sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto: Parlendas Preferidas da Turma - EJA I
PROJETO DE LEITURA E REESCRITA
DE PARLENDAS PREFERIDAS DA TURMA - ESTÁGIO I
PROFESSORAS: AUZENI ODILON E KATIUSSE

Apresentaçã

O projeto Didático é uma modalidade organizativa do tempo didático que oferece contextos de leitura e escrita em que ganham sentido e aparece como uma atividade complexa. O mesmo permite uma organização muito flexível do tempo: em função de um objetivo que se queira alcançar, um projeto pode durar alguns dias, ou se desenvolver durante alguns meses.
A aquisição do hábito de leitura é um processo. Ler é um ato que mobiliza o pensamento, os sentimentos, a sensibilidade, a avaliação crítica, a visão de mundo de leitor. Desenvolver o hábito de ler envolve a história de cada indivíduo e suas relações com família, com a escola, com os lugares que freqüenta.
Sequência didática – Educação Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA.
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
TAPIRAMUTÁ - BA
FORMAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS
PROFESSORA: MAIOLE
CURSISTA:
MARIA DA PAZ CEZAR ALMEIDA

Sequência
didática – Educação Infantil
Leitura pelo aluno de texto
memorizado
Projeto: Parlendas Preferidas da Turma - EJA I
PROJETO DE LEITURA E REESCRITA
DE PARLENDAS PREFERIDAS DA TURMA - ESTÁGIO I
PROFESSORAS: AUZENI ODILON E KATIUSSE

Apresentaçã

O projeto Didático é uma modalidade organizativa do tempo didático que oferece contextos de leitura e escrita em que ganham sentido e aparece como uma atividade complexa. O mesmo permite uma organização muito flexível do tempo: em função de um objetivo que se queira alcançar, um projeto pode durar alguns dias, ou se desenvolver durante alguns meses.
A aquisição do hábito de leitura é um processo. Ler é um ato que mobiliza o pensamento, os sentimentos, a sensibilidade, a avaliação crítica, a visão de mundo de leitor. Desenvolver o hábito de ler envolve a história de cada indivíduo e suas relações com família, com a escola, com os lugares que freqüenta.
1. ESCOLA TRADICIONAL:

Desenvolvida no século XIX a Escola Tradicional caracteriza-se por não permitir o questionamento das autoridades, sendo as decisões inquestionáveis. O gestor é um burocrata autoritário, cuja preocupação fundamental é controlar e aplicar programas e ordens oriundas dos órgãos governamentais. O aluno é um ser passivo e seu papel é receber ordens, normas e recomendações do professor, executar a disciplina, a obediência e o espírito de trabalho. O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos.
Plano de aula - Montividiu - Escola Ativa
 O plano de aula é uma ferramenta de muita importância no processo de ensino aprendizagem, embora não tenha uma receita específica de como este deve ser, vários professores tentam aproximar o mesmo da sua realiadade e este não deve ser visto apenas como um roteiro com páginas e exercícios a serem seguidos, ele deve ser um orientador esclarecedor que traga tudo registrado, como forma de organização para o professor, assim, no desenvolver das aulas ele deve ser visto como uma ferramenta auxiliadora . Como ferramentade grande importancia deve conter  objetivos, conteúdos programáticos, material a ser utilizado e a metodologia que se vai trabalhar cada conteúdo e estes devem estar de acordo com os cadernos de ensino e seus módulos.
Pensando desta forma, a equipe de professores das escolas rurais de Montividiu, na semana pedagógica, após  orientação da equipe pedagógica chegou-se ao seguinte plano de aula:

1. Objetivos 
2. Rotina diária 
2.1. Acolhida
2.2. Hora da leitura
2.3. Atividades nos grupos de trabalho
3. Avaliação

As professoras trabalham com um modelo de cronograma para a distribuição das discplinas e trabalhos durante a semana .

 Fonte: http://escolativa10.blogspot.com.br
O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abondono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores. No qual é de grande relevancia para minha classe, propondo-me desenvolver e aperfeicoar minha ação para atender a demanda. Há uma expectativas com relação ao benefício de se trabalhar com uma turma com idades e aprendizagens variadas, isso pelo fato de que eles nesse espaço educativo possam trocar saberes e conhecimento, ter acesso a conteúdos de variadas disciplinas e oriente seu colega numa atividades. 
Trabalho de Campo
Trabalho de Campo
Trabalho de campo sobre a paisagem
Objetivos:
Desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.
Conteúdos:
Construção da leitura e da expressão sobre o lugar e a sua dinâmica.
O gênero descritivo e a paisagem.
Material necessário:
Caderno de campo, papel vegetal, maquina fotográfica e mapas do local/ e ou internet para consulta de mapas e lápis preto.
Anos 2° pode ser adaptada para outras turmas.

Projeto Água
Unidade : Poluição Dos Rios .
Objetivo Geral:
Conscientizar as crianças da importância do meio ambiente e como o homem está inserido nesse meio.
Reconhecer a importância e a utilidade da água na vida das pessoas.
Objetivo específico:
Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos a água.
Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental.
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado a natureza
1. Pratica inicial do conteúdo:
1.1 Conteúdo: