domingo, 22 de outubro de 2017

Sugestões de jogos para trabalhar a construção do número
1. JOGO DO TABULEIRO
 Material: tabuleiro individual com 20 divisões, um dado com pontos ou numeração, material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).
– Aplicação: cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.
Exercício 1

1.Aristóteles com sua frase queria dizer que a filosofia irá existir de qualquer modo, mesmo que alguns digam que preferem não filosofar, para chegar a tal ponto eles tiveram que filosofar, pois filosofar é indagar e buscar soluções para essas questões.
2. Alcançar as idéias por meio de exercício de pensamento racional e que a sabedoria provem do estudo e da busca das coisas que a filosofia nos deu capacidade de estudar
3. Por que é o estudo dos problemas fundamentais relacionado a existência, conhecimento e verdade sobre os valores, a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. Na realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso já a ciência não.


3.2 REGÊNCIA (INTERVENÇÃO)

A regência foi desenvolvida no período vespertino com a turma do 8º ano “C”.

3.2.1 DESCRIÇÃODASATIVIDADESREALIZADAS

3.2.1.1 AULAS REFERENTES MUSICA
Data: 16/05
Horário: 13:10 às 17:15
            Primeiro foi feito uma dinâmica, todos deveriam fazer um desenho do que mais gostasse, alguém da família, um amigo, etc. Em seguida deveriam rasgar. Depois um desenho do que mais sentisse desprezo. Aí rasgar também. Foi feito a explicação de que na vida da gente muitas vezes a sociedade faz isso com nossos sonhos, mas que devemos lutar e ser persistente neles. 
            Foi explicado com slides a história da dança, ritmos diferentes, e alguns vídeos de vários tipos de dança.
            Aí o grande grupo foi dividido em quatro grupinhos e explicado que a dança é a mais pura expressão de sentimentos, sendo assim, foi colocada a música Bandolins e eles teriam que expressar no corpo o que aquela música queria dizer pra eles. A reação foi a esperada. Poucos foram os que se mexeram, tímidos, sem expressão nenhuma. Em seguida foi colocada a música Lepo, Lepo. Aí os grupos se soltaram. Dançaram, se expressaram. Mas foi explicado que nem sempre a música de primeiro momento nos traz simpatia, então devemos conhecer vários repertórios e experimentar variar, porque na dança o que vai contar é a expressão…o corpo fala.

3.2.1.2 AULAS REFERENTES À ARTES VISUAIS
Data: 24/11
Horário: 13:10 às 17:15
    Foi iniciada a aula com explicação histórica bem dinâmica e ilustrativa sobre a pintura e escultura. Em seguida a escola cedeu o pátio para realizarmos as atividades do processo inicial do preparo das placas de gesso pro entalhe. Levamos o gesso e algumas formas e ensinamos todo o processo desde untar a forma até a desenformar. Todos os alunos prepararam sua própria forma. Foi muito legal porque todos colocaram a mão na massa mostrando o maior interesse e curiosidade.

Data: 25/11
Horário: 13:10 às 17:15
    Com a placa na mão, os alunos ganharam um desenho e com um carbono passaram a figura para o gesso. Em seguida munidos de tesoura sem ponta e um prego executaram o processo de entalhe, orientados pela professora. Saíram trabalhos maravilhosos. Mas a maioria ficou com a peça pela meta, pra acabar em casa.

3.2.1.3 AULAS REFERENTES À MÚSICA
Data: 27/11
Horário: 13:10 às 17:15
Os alunos foram convidados a conhecer e explorar partes de corpo. Em seguida utilizando as mãos foram batendo com elas fechadas, abertas, côncova uma na outra, depois nas pernas e no peito.
Produziram muitos sons diferentes e por final, utilizando o corpo tocaram um rap e os alunos cantaram. Pra encerrar a aula os alunos ouviram algumas músicas no teclado.





4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio foi idealizado, inicialmente, através do processo de observação sobre a aula do professor e logo depois a elaboração de sugestões para melhorar a prática pedagógica.
            Através dele conseguimos melhor conhecer a dinâmica de uma escola pública estadual e tudo que nela ocorre. Percebemos que lecionar em espaços como esse não é uma tarefa fácil. Lecionar Arte é algo mais difícil e instigante ainda, pois requer do professor atributos que não seriam de suas responsabilidades devido a carência do espaço.
Os trabalhos realizados foram todos feitos pelos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.





























PLANO DE AULA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plano de Aula 8º/9º Ano
Área: Música
Elementos formais: Tempo / Pulso
Composição: Ritmo
Movimentos e Períodos: Música Popular
·         Objetivo Geral:Sincronizar  batidas criando ritmo.

·         Objetivo  Especifico: Perceber que podemos usar como instrumento  musical o nosso corpo, instrumentos ou objetos.

Metodologia
Contextualizar os elementos formais da musica refletindo sobre os estilos musicais, em seguida utilizando o corpo, instrumentos e objetos fazendo exercícios para criar sons e ritmos.

·         Referencias:


 Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes Curriculares da Educação Básica.





PLANO DE AULA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Plano de Aula 8º/9º Ano
Área: Artes Visuais
Elementos formais: Linhas
Composição: Bidimensional
Movimentos e Períodos: Arte Pública

·         Objetivo Geral:Elaborar através das artes visuais, com o tema Diversidade, desenhos e pinturas artísticas aplicadas no estabelecimento da escola

·         Objetivo  Especifico: Aguçar o senso artístico e criativo dos alunos

Metodologia
A professora iniciará a sua aula na turma do 8º ano C.com a definição de artes visuais enfocando na grafitagem, trazendo os alunos para uma reflexão sobre a diversidade e a utilização das cores.
Em seguida será exibida várias imagens com grafitagem e contextualizado o período, arte contemporânea para depois cada uma escolher um desenho pronto ou criar o seu, sobre o tema proposto.
Após a escolha do desenho, cada um colocará seu projeto no papel, definindo cores e espaço, para depois pintar nos bancos da escola.


·         Referencias:

Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes Curriculares da Educação Básica.





3.2 REGÊNCIA (INTERVENÇÃO)

A regência foi desenvolvida no período vespertino com a turma do 8º ano “C”.

3.2.1 DESCRIÇÃODASATIVIDADESREALIZADAS

3.2.1.1 AULAS REFERENTES MUSICA
Data: 16/05
Horário: 13:10 às 17:15
            Primeiro foi feito uma dinâmica, todos deveriam fazer um desenho do que mais gostasse, alguém da família, um amigo, etc. Em seguida deveriam rasgar. Depois um desenho do que mais sentisse desprezo. Aí rasgar também. Foi feito a explicação de que na vida da gente muitas vezes a sociedade faz isso com nossos sonhos, mas que devemos lutar e ser persistente neles. 
            Foi explicado com slides a história da dança, ritmos diferentes, e alguns vídeos de vários tipos de dança.
            Aí o grande grupo foi dividido em quatro grupinhos e explicado que a dança é a mais pura expressão de sentimentos, sendo assim, foi colocada a música Bandolins e eles teriam que expressar no corpo o que aquela música queria dizer pra eles. A reação foi a esperada. Poucos foram os que se mexeram, tímidos, sem expressão nenhuma. Em seguida foi colocada a música Lepo, Lepo. Aí os grupos se soltaram. Dançaram, se expressaram. Mas foi explicado que nem sempre a música de primeiro momento nos traz simpatia, então devemos conhecer vários repertórios e experimentar variar, porque na dança o que vai contar é a expressão…o corpo fala.

3.2.1.2 AULAS REFERENTES À ARTES VISUAIS
Data: 24/11
Horário: 13:10 às 17:15
    Foi iniciada a aula com explicação histórica bem dinâmica e ilustrativa sobre a pintura e escultura. Em seguida a escola cedeu o pátio para realizarmos as atividades do processo inicial do preparo das placas de gesso pro entalhe. Levamos o gesso e algumas formas e ensinamos todo o processo desde untar a forma até a desenformar. Todos os alunos prepararam sua própria forma. Foi muito legal porque todos colocaram a mão na massa mostrando o maior interesse e curiosidade.

Data: 25/11
Horário: 13:10 às 17:15
    Com a placa na mão, os alunos ganharam um desenho e com um carbono passaram a figura para o gesso. Em seguida munidos de tesoura sem ponta e um prego executaram o processo de entalhe, orientados pela professora. Saíram trabalhos maravilhosos. Mas a maioria ficou com a peça pela meta, pra acabar em casa.

3.2.1.3 AULAS REFERENTES À MÚSICA
Data: 27/11
Horário: 13:10 às 17:15
Os alunos foram convidados a conhecer e explorar partes de corpo. Em seguida utilizando as mãos foram batendo com elas fechadas, abertas, côncova uma na outra, depois nas pernas e no peito.
Produziram muitos sons diferentes e por final, utilizando o corpo tocaram um rap e os alunos cantaram. Pra encerrar a aula os alunos ouviram algumas músicas no teclado.





4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio foi idealizado, inicialmente, através do processo de observação sobre a aula do professor e logo depois a elaboração de sugestões para melhorar a prática pedagógica.
            Através dele conseguimos melhor conhecer a dinâmica de uma escola pública estadual e tudo que nela ocorre. Percebemos que lecionar em espaços como esse não é uma tarefa fácil. Lecionar Arte é algo mais difícil e instigante ainda, pois requer do professor atributos que não seriam de suas responsabilidades devido a carência do espaço.
Os trabalhos realizados foram todos feitos pelos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.





























PLANO DE AULA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plano de Aula 8º/9º Ano
Área: Música
Elementos formais: Tempo / Pulso
Composição: Ritmo
Movimentos e Períodos: Música Popular
·         Objetivo Geral:Sincronizar  batidas criando ritmo.

·         Objetivo  Especifico: Perceber que podemos usar como instrumento  musical o nosso corpo, instrumentos ou objetos.

Metodologia
Contextualizar os elementos formais da musica refletindo sobre os estilos musicais, em seguida utilizando o corpo, instrumentos e objetos fazendo exercícios para criar sons e ritmos.

·         Referencias:


 Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes Curriculares da Educação Básica.





PLANO DE AULA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Plano de Aula 8º/9º Ano
Área: Artes Visuais
Elementos formais: Linhas
Composição: Bidimensional
Movimentos e Períodos: Arte Pública

·         Objetivo Geral:Elaborar através das artes visuais, com o tema Diversidade, desenhos e pinturas artísticas aplicadas no estabelecimento da escola

·         Objetivo  Especifico: Aguçar o senso artístico e criativo dos alunos

Metodologia
A professora iniciará a sua aula na turma do 8º ano C.com a definição de artes visuais enfocando na grafitagem, trazendo os alunos para uma reflexão sobre a diversidade e a utilização das cores.
Em seguida será exibida várias imagens com grafitagem e contextualizado o período, arte contemporânea para depois cada uma escolher um desenho pronto ou criar o seu, sobre o tema proposto.
Após a escolha do desenho, cada um colocará seu projeto no papel, definindo cores e espaço, para depois pintar nos bancos da escola.


·         Referencias:

Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes Curriculares da Educação Básica.





Identifique o sistema que representa cada situação abaixo e determine sua solução.


(Prova Brasil). Um teste é composto por 20 questões classificadas em verdadeiras ou falsas. O número de questões verdadeiras supera o número de questões falsas em 4 unidades.
Sendo x o número de questões verdadeiras e y o número de questões falsas, o sistema associado a esse problema é:   
(A)                    (B)

(C)                    (D)

***************************************
Lucas comprou 3 canetas e 2 lápis pagando         R$ 7,20. Danilo comprou 2 canetas e 1 lápis pagando R$ 4,40. O sistema de equações do 1º grau que melhor representa a situação é (☻☻)
(A)            (B)

(C)                (D)


****************************************

Na 7ª série, há 44 alunos entre meninos e meninas. A diferença entre o número de meninos e o de meninas é 10.
Qual é o sistema de equações do 1º grau que melhor representa essa situação?

(A)                      (B)

(C)                     (D)

****************************************









João e Pedro foram a um restaurante almoçar e a conta deles foi de R$ 28,00. A conta de Pedro foi o triplo do valor de seu companheiro. O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:
(A)               (B)

(C)               (D)


******************************************************

(Saresp – SP). Na promoção de uma loja, uma calça e uma camisa custam juntas R$ 55,00. Comprei 3 calças e 2 camisetas e paguei o total de R$ 140,00.
O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:  (☻☻)
(A)          (B)

(C)            (D)

*************************************

(Saresp – SP). Paguei R$ 75,00 por um par de chuteiras e uma bola. Se eu tivesse pago R$ 8,00 a menos pelo par de chuteiras e R$ 7,00 a mais pela bola, seus preços teriam sido iguais.


O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:
(A)               (B)

(C)                (D)

*************************************




(Praticando matemática). Essa sorveteria vendeu 70 picolés e faturou R$ 100,00.  (☻☻)
O sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:
(A)                  (B)
(C)                   (D)

***************************************

No restaurante, Laura pagou a quantia de R$ 7,00 por uma refeição e um suco.
Rafael pagou a quantia de R$ 9,00 por uma refeição e dois sucos.
Qual sistema representa essa situação?


******************************************************

Em um jogo de tênis de mesa, João e Carlos marcaram juntos 32 pontos. A quantidade x de pontos marcados por João foi igual a metade da quantidade y de pontos marcada por Carlos.
Qual é o sistema que melhor representa essa situação?
(A)                 (B)

(C)                    (D)









(Saego 2011). Numa festa tinha 60 pessoas, dos quais eram homens e mulheres. A quantidade de mulheres era o dobro de homens, onde a quantidade de mulheres é representada por x e de homens por y.
O sistema de equações que melhor traduz o problema é
(A)                  (B)
(C)                  (D)


*****************************************************
(Supletivo 2010). Uma esfera e um cubo de metal pesam, juntos, 250 gramas.
Quatro dessas esferas e três desses cubos pesam juntos, 840 gramas.
Nessas condições, o sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:
(A)               (B)

C)                    (D)

****************************************


(Imenes & Lellis). Em um teste de 20 questões, cada acerto vale 3 pontos e cada erro vale –2 pontos. Acertei x questões, errei y e fiz 45 pontos. Pode-se encontrar o valor de x e y resolvendo o sistema:
A)     B)
C)     D)

*********************************************************
(Imenes e Lellis). Três latas iguais de massa de tomate mais uma lata de atum custam R$ 6,00. Duas latas de massa de tomate mais duas latas de atum (todas iguais às anteriores) custam R$ 6,80. Sendo x a quantidade latas de massa de tomate e y a quantidade latas de atum. 
O sistema de equações que melhor traduz o problema é:
A)   B)
C)   D)


*********************************************************





(Projeto con(seguir) - DC). Numa partida de basquete as duas equipes fizeram um total de 155 pontos. A equipe A fez o triplo de pontos, menos 5, que a equipe B. Um sistema de equações que representa esse problema é:


******************************************************
(Projeto con(seguir) - DC). Um objeto que custa R$ 180,00 foi pago com cédulas de R$ 5,00 e de R$ 10,00.
Se o número total de cédulas é 23, então necessariamente foi pago com:
(A) 10 cédulas de R$ 5,00
(B) 12 cédulas de R$ 5,00
(C) 13 cédulas de R$ 5,00
(D) 14 cédulas de R$ 5,00

******************************************************
(Projeto con(seguir) - DC). Carlinhos organizou uma festa junina e vendeu 200 ingressos. Ele arrecadou R$ 900,00 sendo, R$ 5,00 o preço do ingresso para adulto e, R$ 3,00, para criança.
Qual o sistema que representa esse problema?


******************************************************