quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO DE LITERATURA

LIVRO: O Bonequinho Doce

AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira

Sugestões de atividades:

- Explorando o livro:

# Mostre capa, explore- a bem.

# Fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira ( biografia – capa)

*** A autora ouviu esta história quando era pequena. Gostou tanto que prometeu a sua mãe que quando crescesse iria escreve – La para que outras crianças também pudessem conhece – La.

*** Com esta história vamos trabalhar com a questão da desobediência, do amor e da necessidade de vivermos em boas companhias.

# Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de “ quero mais!”.Crie um suspense parando de ler a história quando o bonequinho chega ao lago ( pág 24 e 25).

*** Será que o bonequinho vai ouvir o patinho e pular na água?

*** E se ele pular o que poderá acontecer com ele?

*** No outro dia termine de ler o livro.

# Confecção do boneco:

*** Material – argila, um pouquinho de açúcar,tinta guache para pintar as roupas no boneco.

*** Exposição dos bonecos – peça aos alunos para inventarem um nome para o boneco criado por eles.

*** Escrevendo sobre o livro ( em anexo).

PROJETO DE LITERATURA

LIVRO: O Bonequinho Doce

AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira

Ilustrações : Ana Raquel

Editora: Lê

- Pensando sobre o texto

1 – Que motivo levou Lucinha e Lalá fazerem um bonequinho?

______________________________________________________________________________________________________________

2 – Você se lembra deste trecho da história?

“ O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!

Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.”

O que aconteceu logo depois?

_______________________________________________________-_______________________________________________________

3 – O Bonequinho Doce encontrou várias pessoas pelo caminho e todos lhe fizeram o mesmo pedido.

“ Bonequinho Doce, espere um pouco!”

Qual foi a atitude do Bonequinho?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Enumere a sequência dos fatos que mostram o que aconteceu com o “ irmãozinho” das meninas no lago.

( ) O patinho viu o bonequinho e gritou para que ele pulasse na água.

( ) O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...

( ) O Bonequinho Doce viu um patinho na lagoa.

( ) Lalá começou a chorar.

( ) As meninas foram para casa fazer outro bonequinho.

5 – Leia:

“ E o novo Bonequinho Doce pensou : não vou fugir nunca...”

Por que ele teve este pensamento?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

- Participando do texto:

1 – Na sua opinião, por que as meninas colocaram açúcar na massa para fazerem o bonequinho?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

2- Leia:

Quando encontrava alguém pelo caminho o Bonequinho Doce falava sempre a mesma coisa: “ Corra, corra, senão vocês não me apanham”.

Para onde você imagina que o bonequinho ia com tanta pressa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Você já deixou de obedecer aos mais velhos (mais experientes ) e lhe aconteceu alguma coisa ruim? Conte como foi?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Produzindo texto

# Use a imaginação e conte uma aventura vivida por você e o bonequinho que você criou.

# Qual o nome do bonequinho?

# Onde vocês foram?

# Como terminou esta aventura?

Copie as letras que estão em destaque no texto. Ao lado de cada uma delas, faça os cálculos necessários e descubra as informações numéricas que faltam.

O aniversário de Alice

Alice fez a sua festa de aniversário no segunda, dia 28 de maio. Sua mãe mandou os convites pelo correio 10 dias antes, no dia A de maio. A festa começou as 19 horas e terminou à B horas, ou seja, durou 4 horas.

Alice convidou 28 pessoas e calculou tudo certinho para não faltar nada e nem sobrar muito. Contando com Alice e sua mãe seriam C pessoas. Para cada sanduiche, reservou duas fatias de pão de forma. Se cada uma das pessoas comessem dois sanduíches, seriam necessárias D fatias de pão. Se cada pacote de pão de forma tem 20 fatias, seriam necessários E pacotes.

Alice calculou que cada grupo de 5 pessoas tomaria uma garrafa de refrigerante contendo 2 litros. Então comprou F garrafas.

O pacote de pão custa R$ 3,50 e cada refrigerante, R$ 2,25. Então Alice gastou G nessa compra. A avó de Alice tinha lhe dado R$ 50,00 para as compras, e portanto, sobraram. H.

Copie as letras que estão em destaque no texto. Ao lado de cada uma delas, faça os cálculos necessários e descubra as informações numéricas que faltam.

O aniversário de Alice

Alice fez a sua festa de aniversário no segunda, dia 28 de maio. Sua mãe mandou os convites pelo correio 10 dias antes, no dia A de maio. A festa começou as 19 horas e terminou à B horas, ou seja, durou 4 horas.

Alice convidou 28 pessoas e calculou tudo certinho para não faltar nada e nem sobrar muito. Contando com Alice e sua mãe seriam C pessoas. Para cada sanduiche, reservou duas fatias de pão de forma. Se cada uma das pessoas comessem dois sanduíches, seriam necessárias D fatias de pão. Se cada pacote de pão de forma tem 20 fatias, seriam necessários E pacotes.

Alice calculou que cada grupo de 5 pessoas tomaria uma garrafa de refrigerante contendo 2 litros. Então comprou F garrafas.

O pacote de pão custa R$ 3,50 e cada refrigerante, R$ 2,25. Então Alice gastou G nessa compra. A avó de Alice tinha lhe dado R$ 50,00 para as compras, e portanto, sobraram. H.

Situação problema com Real

A mesada de Marcelo e de R$ 20,00 e a de Rafael, seu irmão mais velho, é de R$ 15,00> Eles resolveram juntar as mesadas, durante 3 meses, para comprar um jogo eletrônico.

a) Quanto Marcelo conseguiu juntar nesses 3 meses?

b) E Rafael, quanto juntou nesse 3 meses?

c) Quanto Marcelo e Rafael conseguiram juntar ao todo?

d) O menor preço que Marcelo e Rafael encontraram para o jogo foi de R$ 100,00. Se eles pegaram todo o dinheiro que guardaram durante os três meses, conseguirão comprar o jogo? Por quê?

e) Juntando um ano de mesada, quanto terá Marcelo?

f) E Rafael, quanto terá em um ano?

g) Quanto terão os dois juntos?

No final do ano, o pai dos meninos resolveu aumentar a mesada de Marcelo em R$ 5,00 e dar a Rafael R$ 6,00 por semana> Quanto cada um recebe, agora, por mês?

Pelas contas que Marcelo fez, quantas mesadas ele precisará juntar para comprar um tênis de R$ 89,00?

Situação problema com Real

A mesada de Marcelo e de R$ 20,00 e a de Rafael, seu irmão mais velho, é de R$ 15,00> Eles resolveram juntar as mesadas, durante 3 meses, para comprar um jogo eletrônico.

a) Quanto Marcelo conseguiu juntar nesses 3 meses?

b) E Rafael, quanto juntou nesse 3 meses?

c) Quanto Marcelo e Rafael conseguiram juntar ao todo?

d) O menor preço que Marcelo e Rafael encontraram para o jogo foi de R$ 100,00. Se eles pegaram todo o dinheiro que guardaram durante os três meses, conseguirão comprar o jogo? Por quê?

e) Juntando um ano de mesada, quanto terá Marcelo?

f) E Rafael, quanto terá em um ano?

g) Quanto terão os dois juntos?

No final do ano, o pai dos meninos resolveu aumentar a mesada de Marcelo em R$ 5,00 e dar a Rafael R$ 6,00 por semana> Quanto cada um recebe, agora, por mês?

Pelas contas que Marcelo fez, quantas mesadas ele precisará juntar para comprar um tênis de R$ 89,00?

clip_image002

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSORA JANICE – COLÉGIO CONQUISTAS

NOTA:

NOME:

Data:

Matéria:HISTÓRIA

Profª SIDIANE

Nº.

ANO

             

ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA DO 2º BIMESTRE

No Brasil um grande número de crianças frequentam a escola atualmente.

Você conheceu um pouco da história de diferentes escolas brasileiras da atualidade e de outros tempos.

Sabemos que nem todas as escolas são iguais.

1)Nossa escola fica na área _______________________,no bairro_________________________,faz parte do municipio de____________________________,que fica no Vale do ___________________________ no estado de _______________________________________________________.

2)Nossa escola é particular,mas temos em nosso bairro também escolas___________________________, que são mantidas pela prefeitura municipal.Atualmente o prefeito de nosso municipio é o senhor ______________________________________________________.

3)Falamos muito sobre as escolas indígenas.Com a formação profissional que eu tenho posso trabalhar com alunos de escolas publicas e particulares.Mas posso trabalhar como professora em uma escola indigena? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

4)As escolas são diferentes entre si,não só na construção mas também no que é transmitido aos alunos,pois dependem do local onde se localizam e do publico que atendem.

a)Sua escola fica na ( ) área rural? ( ) área urbana?

b)Você estuda ( ) periodo integral? ( ) um unico turno?

c)Que meio de transporte você usa para chegar até a escola?___________________________________

5)Escreva o que significa a sua escola para você.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

6)Nas escolas estudamos sobre muitos assuntos e várias disciplinas.

Agora você vai escrever qual é a importancia da escola indígena na vida dos indios que a frequentam.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

7)As escolas primárias que existiam no Brasil em outros tempos recebiam o nome de ESCOLAS DAS PRIMEIRAS LETRAS.Pinte da mesma cor os quadros que identificam as etapas do ensino brasileiro do passado.

PRIMEIRA LETRAS

Nesta etapa,as crianças aprofundavam seus conhecimentos em leitura e aritmética,entre outras matérias.

ENSINO SECUNDÁRIO

As crianças iniciavam seus estudos nesse tipo de escola.

ENSINO SUPERIOR

As crianças matriculadas nesse tipo de escola,além de aprenderem a ler e escrever,também aprendiam um ofício( sapateiro, encadernador,etc.)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Nesta etapa do ensino,os jovens se dedicavam a obter conhecimentos relacionados à carreira que pretendiam seguir no futuro.

8)Por volta do ano de 1900, as escolas eram multiceriadas e meninos e meninas estudavam em escolas diferentes.Escreva o que eles estudavam.

MENINAS ESTUDAVAM:

MENINOS ESTUDAVAM:

   

9)O que é uma escola multisseriada?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Como o professor trabalhava ?

_____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

10)Escreva os conhecimentos ensinados nas escolas de antigamente e o que ensinado nas escolas atuais.

Conhecimentos ensinados nas escolas do passado.

Conhecimentos ensinados na minha escola.

   

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto reciclagem

Justificativa:

Num país que produz cerca de 180 mil toneladas de lixo por dia, a preocupação com a forma e o local de descarte é iminente. Um passo importante em relação à gestão do lixo brasileiro foi dado no ano passado quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada, depois de quase 20 anos encalhada no Congresso. A nova lei torna a logística reversa obrigatória (o setor empresarial será responsável pela coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos domiciliares, como papéis, vidros, plásticos, metais etc.) e determina que lixões sejam banidos e que sejam implantados sistemas para a coleta de materiais recicláveis nas residências, além de incentivar a integração de catadores de resíduos recicláveis.

A escola é um bom lugar para se aprender sobre a importância de descartar o lixo corretamente. E isso pode começar desde cedo. “Hoje, a criança já nasce ouvindo falar em reciclagem.

Na escola temos concentrado a atenção de alunos, pais de alunos, professores, equipe escolar e pessoas da comunidade para a questão ambiental, uma vez que a temática evidencia as interrelações e a interdependência dos elementos da natureza na constituição e na manutenção da vida no planeta.

Objetivos:

Conceituar o que é reciclagem

Reconhecer a importância da reciclagem para o nosso planeta;

Reconhecer o dia 05 de junho como dia mundial do meio ambiente;

Diferenciar os tipos de lixos que existem;

Reconhecer as cores das latas de lixos recicláveis;

Reutilizar embalagens para a confecção de brinquedos e vasos de plantas

Turmas:

1ºs anos do Ensino Fundamental

Duração:

2º bimestre

Atividades desenvolvidas:

1- Roda da conversa: O que é a reciclagem?

2- Pintar desenho sobre o dia do meio ambiente

clip_image002

3- Leitura em capítulos do texto informativo

Materiais Recicláveis

LIXO ORGÂNICO

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. São restos de comida em geral, cascas de frutas, casca de ovo,sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.

A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem. No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: gorduras, laticínios, carne de peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.

PAPEL

Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.

São recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.

PLÁSTICO

O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente. O ideal: serem recuperados e reciclados. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.

São Recicláveis: Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.
Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.

METAL

Os metais são 100% recicláveis, por exemplo, para fabricação de uma tonelada de alumínio são necessárias 5 toneladas de bauxita. A reciclagem de uma tonelada de sucata de alumínio economiza 5 toneladas de bauxita, um recurso natural não-renovável. As latas, tanto as de folhas-de-flandres quanto as de alumínio, são as principais sucatas metálicas desprezadas hoje em dia e que podem ser recuperadas em grandes quantidades pela coleta seletiva.

São Recicláveis: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros…
Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.

VIDRO

O vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC. Nota-se assim que a fabricação do vidro a partir dos cacos economiza energia gasta na extração, beneficiamento e transporte dos minérios não utilizados. A economia de energia é a principal vantagem do processo, em termos econômicos, pois reflete na durabilidade dos fornos.

São Recicláveis: (podem ser inteiros ou quebrados) tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

TODOS OS MATERIAIS DEVEM ESTAR  SEPARADOS, LIMPOS E SECOS.

4- Pinte os cestos de lixo nas cores que aparecem no paio da escola.

clip_image004

Lugar de lixo é no lixo! Leve cada criança até o cesto!

clip_image006

clip_image008

5- Jogo da memória

clip_image010

6- Ajude a menina encontrar as garrafas para jogá-las todas no lixo e não poluir o meio ambiente.

clip_image012

6- Reutilizando a garrafa PET:

a) Bilboquê:

Para construir um bilboquê você vai precisar de:
• 1 garrafa pet descartável;
• fita adesiva colorida (ou transparente);
• barbante;
• 1 folha de jornal ou revista;
• tesoura
• adesivos ou recortes para enfeitar.

Passo a passo:

clip_image013

Amasse a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, a envolva com a fita adesiva. Se prefeirir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante á bolinha.

clip_image014

Peça a um adulto que corte a garrafa descartável na altura do gargalo, formando uma tacinha. Abra a tampa e prenda a outra ponta do barbante na garrafa.

clip_image015

Pronto! Agora é só usar a imaginação, decorar
o bilboquê e se divertir!

b) Vai e vem:

clip_image016MATERIAL:
2 garrafas pet
Tinta plástica de várias cores
Fio de varal ou barbante (2 pedaços de 3m)
Fita crepe ou fita adesiva incolor

COMO FAZER:

Corte cada garrafa ao meio.

Você vai utilizar as metades de cima, isto é, as que têm gargalo.

Passe os dois fios de varal no centro do gargalo da primeira garrafa. Em seguida, passe os fios pela outra metade, do centro para o gargalo da outra garrafa.

clip_image017Pinte o Vai e Vem com Tinta plástica para dar um visual bonito.

Quando secar e passe fita crepe ou fita adesiva incolor para juntar as duas partes das garrafas.

clip_image018

Faça alças para segurar as pontas do barbante durante a brincadeira, serão no total 4 alças para facilitar a brincadeira. Uma alça para cada Mão (2 jogadores = 4 mãos).

COMO BRINCAR:

Cada um se posiciona de um lado, segurando as pontas dos fios .
Conforme abrirem e fecharem os braços, o cilindro deslizará pelos fios de um lado para o outro.

Plantando em uma garrafa pet:

Cabeça de capim

Material necessário

1 garrafa pet;

Recortes de partes do rosto de revistas ou desenhos xerocados;

Areia ou serragem;

Alpiste;

Água uma vez por dia

Cola;

Tesoura

- Pratinho de plástico ou fundo de garrafa Pet

Modo de fazer

Coloque a areia até metade da garrafa pet (sem alpiste). Depois misture a parte o restante da areia com alpiste e complete a garrafa.
Faça a carinha. Os olhos devem ficar um pouco abaixo da mistura de sementes com serragem.
Coloque o Cabeça-de-Capim sobre um pratinho.

Deixe em local arejado e regue o topete do boneco diariamente mas, lembre-se "NÃO DÊ ÁGUA PARA O MOSQUITO DA DENGUE", todos os dias lave o suporte com uma bucha e troque a água.

clip_image020 clip_image022 clip_image024

Sugestão de atividades de matemática sobre o cabeça de capim

1- Medir o comprimento do cabelo;

2- Fazer gráfico com os resultados das medidas;

3- Pinte o cabeça de capim que ficou com o maior cabelo

clip_image026

Sugestão de atividades de matemática sobre o cabeça de capim

1- Desenhar e listar o nome dos ingredientes;

2- Desenhar e produzir um texto coletivo explicando como fazer o cabeça de capim;

3- Relatar por escrito de tempos em tempos as mudanças do boneco (a escrita pode ser coletiva, cada dia escolhe o boneco de uma criança para ser analisado e feito a escrita, onde o professor é o escriba).

Avaliação:

Direta e continua (observação na mudança de comportamento sobre o uso dos cestos de lixos da escola na hora do recreio)

Produto final:

Exposição dos bonecos durante o recreio.