quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

GINÁSTICA HISTORIADA

 

GINÁSTICA HISTORIADA

Esse tipo de ginástica é aquele em que o(a) professor(a) conta a história e ao mesmo tempo executa os movimentos sugeridos (em negrito).
O(a) professor(a) é o modelo e as crianças vão seguindo-o.
Pode ser utilizada também como dinâmica em reunião de professores e pais.
Essa sugestão é excelente para o desenvolvimento da Psicomotricidade.
Vale ressaltar que é importante, após atividades de movimentos mais intensos, fazer relaxamento. Além disso, é ideal que o(a) professor(a) vivencie as atividades antes de aplicá-la junto aos educandos.
Segue o texto:

FOGO NO CIRCO

O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo (o professor abre os braços para dar idéia do tamanho da lona e as crianças imitam). Lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um macaco.
Era noite e estava escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o Sr. João, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarinho, assim na pontinha dos pés (deslocamento de todo o grupo).
Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa... Começou a correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo e passou assim, por baixo dos bancos (quadrupedismo).
Para chegar mais depressa à rua, gritou: --- O circo está pegando fogo, o circo está pegando fogo! Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros.
Vieram muitos carros, e os bombeiros puseram as escadas e foram subindo (trepar) e começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande.
Os leões urravam (imitar), os cavalos relinchavam, os tigres rugiam, os macacos guinchavam. Os pobres macacos, que estavam presos na jaulas, começaram a pular de um lado para outro (saltar), pois o fogo já estava perto deles.
Seu João veio abrir as jaulas. Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar), com muito cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão uma corda para as crianças andarem em cima).
Os macacos também quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontraram eles iam jogando.
Então os bombeiros apagaram o fogo.
Os carros começaram a voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a sirene tocando assim (correr imitando barulho da sirene).
Lá no circo já estava tudo calmo outra vez.
Se João, que tinha tomado um grande susto, agora estava contente, porque tinha salvo todos os bichos. E foi feliz para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando). FIM

                                            A sementinha

 Fonte; Internet.

Descobrindo as letras do meu nome

 

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta atividade, propõe-se que a criança:
- Explore e Identifique a(s) primeira(s) letra(s) do seu nome; - Desperte a curiosidade em conhecer o próprio nome;
- Explore a estrutura gráfica das letras;
- Nomeie as letras de seu nome e dos colegas.

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante já ter explorado as primeiras letras do nome de cada criança.

Estratégias e recursos da aula

Elaboramos a aula em questão, para uma turma de 1º período da Educação Infantil. Nesta fase é de extrema importância que a criança identifique o seu nome e se interesse em conhecê-lo.

1º Momento: As crianças terão colada(s) às suas costas, pela professora, a(s) letra(s) inicial(is) de seu nome. Ao sinal da professora as crianças irão se movimentar pelo espaço e procurar em qual colega está(ao) a(s) sua(s) letra(s). Ao encontrarem a(s) letra(s) deverão retirá-la(s) e colá-la(s) no peito. Ao final da brincadeira, as crianças poderão consultar as fichas de seus nomes e conferir juntamente com a professora e a turma se a(s) letra(s) está(ao) correta(s). Caso a escolha não esteja correta, a(s) letra(s) deverá(ao) ser fixada(s) em um quadro para que as demais crianças que perceberem que sua(s) letra(s) não esteja(m) correta(s) possam realizar a substituição das mesmas.

2º Momento: Após a brincadeira com as letras dos nomes, as crianças poderão colar as letras no caderno e decorarem com os materiais previamente disponibilizados. A professora tentará disponibilizar diferentes tipos de materiais (feltro cortado, eva cortado, papel crepom, papel filipinho cortado, lantejoulas, tecido cortado, etc) a fim de que a criança possa personalizar a(s) letra(s) inicial(ais) do seu nome.

3º Momento:

Ao término da atividade monte uma exposição em sala para socializar as diferentes produções e assim valorizar o trabalho realizado pelas crianças.

Avaliação

A professora realizará as seguintes observações:
• A criança sentiu-se motivada em participar da brincadeira;
• A criança conseguiu identificar a(s) sua(s) letra(s);
• A criança soube dizer o nome da(s) letra(s) identificada(s);
• A criança demonstrou interagir com a(s) letra(s) no momento de personalização da(s) mesma(s);
• A criança foi capaz de reconhecer a(s) sua(s) letra(s) nos nomes dos colegas. 
Ao final da atividade o professor/a e os alunos realizam uma avaliação coletiva, tentando destacar a opinião do grupo sobre a atividade, ressaltando pontos positivos e negativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades e Jogos Trabalhando o Nome

 

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História do nome:

- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
- Material: Folhas de papel ofício.
- Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: 

- Quem escolheu meu nome? 
- Por que me chamo...? O que significa... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)
- Sugestão de Atividade: 

Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
- Interessante: 

Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
- Observações: 

Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

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Fichário:
- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
- Procedimentos:

Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor)

– Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
- Sugestão de Atividades:

Identificar o nome

Escrever o nome.

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- Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
- Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
- Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
- Observações: 

O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.


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Letras Móveis:
- Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
- Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
- Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
- Sugestão de Avaliação: 

Escrever seu nome numa brincadeira.
- Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.

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Bingo:
- Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
- Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
- Observação: 

É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.
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Dança da Cadeira:
- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:

Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.


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Corrida dos Balões:
- Objetivo: Escrever seu nome.
- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
- Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.
A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz

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Jogo dos Dados:
- Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
- Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
- Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
- Sugestões de Avaliação:

Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O NOME DO ALUNO

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80 ATIVIDADES COM NOMES

O trabalho com nome propicia ao aluno:

Diferenciar letras e desenhos; 
Diferenciar letras e números; 
Diferenciar letras, umas das outras; 
Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome; 
Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc; 
Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita; 
Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos; 
Conhecer o nome das letras; 
Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); 
Desenvolver as habilidades grafo-motoras; 
Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras. 
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social. 

ATIVIDADES COM O NOME 
1. Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes. 
2. Batata - Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas; 
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas;
5. Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram; 
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior; 
7. Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora, deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem (agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.); 
8. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colará o seu nome; 
9. Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado; 
10. Bingo com cartelas contendo mais de um nome; 
11. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono, se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas; 
12. Brincar de Amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá com o nome de quem ganhará o seu presente; 
13. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: "Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?" A turma deverá responder: CAIO. Este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome; 
14. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.; 
15. As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um quebra-cabeça montando assim os seus nomes; 
16. Adivinhe o nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças com as sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome. Ex.: LARCOS = CARLOS; 
17. Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás; 
18. Com a música: A Canoa virou... , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras; 
19. Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia a professora escreve bom dia para uma criança e todos poderão abraçá-la, esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.; 
20. Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento; 
21. Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares. A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente; 
22. Ao chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que sobrarem serão os ausentes; 
23. Arremessando a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro colega; 
24. "BrinCar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas. M- Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos; 
25. Descobrir juntos todas as versões da música: "A Barata diz que tem...", então reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos.
26. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-Ia na roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem. 
27. Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho; 
28. Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes. 
29. Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares, este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade. 
30. Ditado: Entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo. 
31. Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa. 
32. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética. 
33. Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares); 
34. Análise da certidão de nascimento da criança (trabalho com documento) 
35. Montagem de uma árvore genealógica da família. 
36. Análise de fotos antigas e atuais da criança. 
37. Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas 
38. Letras do alfabeto: letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor, EV A ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá falar o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem parte do vocabulário ativo da classe. 
39. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar a disposição dos alunos durante o ano. 
40. Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno. 
41. Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntado aos alunos quais letras devem ser usadas. As listas ficam a disposição dos alunos para futuras consultas. 
42. O professor faz um quadriculado numa Carolina ou sulfite escrevendo uma letra em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome (destacando-a na palavra). 
43. Quebra cabeça - o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde poderá fazer com outras palavras; 
44. Caixa surpresa - o professor, ao final da aula entrega uma caixa a um aluno pedindo a ele que traga um objeto qualquer, de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa. 
45. Chamar o aluno entregando seu cartão; 
46. Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe; 
47. Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça; 
48. Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é. 
49. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu; 
50. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
51. Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada u,m pegue o seu; 
52. Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu; 
53. Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono; 
54. Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente; 
55. Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis; 
56. Passar o dedo sobre as letras; 
57. Contar as letras do nome; 
58. O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome; 
59. Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc) 
60. Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno; 
61. Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia. 
62. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome; 
63. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de azul o nome da professora; 
64. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras... 
65. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser; 
66. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular a 18 letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir; 
67. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular as letras iniciais de cada nome. 
68. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás); 
69. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral. 
70. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora: 
Nomes com 5 letras; 
Nome dos alunos de uma determinada fileira; 
Nomes dos homens; 
Nomes das mulheres; 
Nomes com mais de 6 letras; 
Nomes com menos de 5 letras; 
Nomes iguais;

Nomes com 6 letras que comece com a letra R. etc 
71. O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes (função social da escrita): 
72. Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). 
73. Lista de chamada da classe. 
74. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc. 
75. Escrever bilhetes assinando-os; 
76. Escrever cartas assinando-as e escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope. 
77. Brincar de "banco", assinando cheques e documentos; 
78. Elaborar uma carteira de identidade; 
79. Pedir xerox da certidão de nascimento reproduzindo-a. 
80. Montar acrósticos.

 

 

 

SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES NOMES

 

TÍTULO:Nomes

EIXO: Linguagem oral e escrita.

TEMPO PREVISTO:1º e 2º semestre.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:Práticas de leitura.(escrita do próprio nome em situações nas quais se faz necessário)

OBJETIVOS:Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

PUBLICO ALVO:JARDIM I

ETAPAS PREVISTA:

Hora do canto

Pesquisa dos nomes.

Trabalhar letras iguais.

Trabalhar crachás.

HORA DO CANTO:

→ Em roda cantando esta música passando uma bola.

A -----vai passando vai passando sem demora

Vai ___________diga seu nome agora.

→ Em circulo todos cantando está música na classe.

Fui andando por um caminho

Encontrei a ( mostrarei o crachá)

Segue um aluno falando.

A Tânia não encontrei

Encontrei o André.

Cada criança ao ser enunciada irá se colocando em uma roda.

→ Brincando de roda no pátio.

A canoa virou

Pois deixaram ela virar

Foi por causa de _______

Que não soube remar.

Siriri pra cá.siriri pra lá

A _______é velha e não quis casar.

→ Em roda no pátio

Se eu fosse um peixinho e soubesse a nadar

Eu tirava ____________ do fundo do mar.

Colocar todos os crachás no centro da roda

Falar o nome da criança ela irá procurar o seu crachá e depois sentar na roda.

→ Todos em roda sentados cantando esta música.

Casa do João na classe ou pátio

__________comeu pão na casa do João

Todos perguntam comeu?

A criança reponde Não?

Então quem foi?

Foi a (fulana)

→ No pátio.

Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar.

PESQUISA SOBRE NOME DE CADA UM.

Mandará uma pesquisa para casa

Mamãe porque você escolheu este nome?

Conversa informal:

Você sabe a história do seu nome?

Você gosta do seu nome?

Qual o nome que você gostaria de ter?

Alguém na sua família tem o mesmo nome que você?

Será que na classe alguém tem o mesmo nome que você?

O que aconteceria se todas as pessoas tivessem o mesmo nome?

Como fazemos para identificar as pessoas que tem o mesmo nome?

APÓS RECEBER AS PESQUISAS O PROFESSOR DEVE:

Ler todas as pesquisas em roda ressaltando o nome de cada criança.

Todos em circulo em silêncio ouvem a história do seu nome e do seu colega.

Após o relato cada aluno escreverá o seu nome na lousa. Professor escreverá o nome de cada um na lousa.

Fará uma comparação dos nomes escritos.

 

TRABALHANDO LETRAS IGUAIS:

→ Estimularem para que as crianças digam seus próprios nomes.(repita também os nomes dos colegas).

→ Montar um painel com os nomes das crianças.

→ Quais são os nomes iguais?

→ Lista de nomes de três crianças para que elas possam identificar o seu nome.

→ Escrever as iniciais na lousa e esperar que descubram o nome a ser escrito;

→ Escrever na lousa quatro nomes, mostrar as semelhanças dos nomes.

→ Quem tem nome com quatro letras?

→ Qual é o nome que começa com A?

→ Quantos pedaços têm seu nome?

TRABALHANDO CRACHÁS :

→ Confecção dos crachás em etiqueta auto-colante.(colar na blusa para identificação das crianças).

→ Chamada com apoio do crachá.

→ Colocar os crachás em um varal para que cada aluno pegue o seu.

→ Misturar os crachás para cada um identificar o seu.

→ Distribuir crachás trocados para que a criança identifique o seu nome.

→ Apresentação do crachá em roda, deixando-os adivinhar a quem pertence aquele nome, fornecendo algumas características da criança.

→ Colocar aleatoriamente o nome das crianças nas cadeiras e dizer às crianças que devem sentar onde está escrito o seu nome (variar o local nos outros dias).

→ Nomear objetos pessoais junto com a criança (escova de dente, cadernos)

→ Crachás ao centro da roda virados ao contrário, escolher um, apresentar e perguntar:

Quem é o dono deste nome?

O dono levanta, pega outro crachá podendo dar para a professora ou ter o mesmo procedimento.

→ Combinar com as crianças que vamos guardar nomes grandes numa caixa grande e pequeno em outra; depois que usarem, pedir que guarde na caixa certa, exemplo: nomes pequenos na caixa azul e os grandes sempre na amarela.

→ Oferecer as letras moveis ou massinha para que eles construam seus nomes.

→ Nome surpresa (escrever o nome da criança com giz de cera ou vela. Sugerir que a criança passe o “aguado” na folha; aparecerá o nome.

→ Pinte as letras do seu nome.

→ Desenhe você e circule as letras do se nome.

→ No dia do aniversariante faremos um cartão onde todos terão que escrever seu nome.

→ Ajudante do dia será escrito na lousa e os alunos terão que adivinhar quem será.

→ Bingo de nomes.

O nome de cada aluno escrito em uma ficha.

O professor tira uma letra de cada vez, de dentro do saquinho mostra à classe ao mesmo tempo em que fala o nome da letra.

As crianças vão marcando as letras que estiverem na sua cartela.

Termina o jogo quando todos tenham preenchido o seu nome.

AVALIAÇÃO:

Através das atividades proposta às crianças conseguiram reconhecer as letras do seu nome?

Houve participação dos alunos nas atividades propostas?

Conseguiram escrever seu nome com crachá?

Consegue escrever seu nome sem o crachá?

TRABALHAR COM NOMES PRÓPRIOS. PLANO DE AULA

 

 PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS.

 

Introdução 
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.

 

Objetivos 
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens: 
- Diferenciar letras e desenhos; 
- Diferenciar letras e números; 
- Diferenciar letras, umas das outras; 
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; 
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc; 
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita; 
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos; 
- O nome das letras; 
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); 
- Habilidades grafo-motoras; 
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras. 

O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3... 

É preciso considerar: 
· Os conhecimentos prévios das crianças. 
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético. 
· As características concretas do grupo. 
· As diferenças individuais. 

Conteúdos 
Leitura e escrita de nomes próprios 

Tempo estimado 
Um mês 

Materiais necessários 
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos 
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás) 
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3 

Organização da sala 

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização: 

- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda. 
- Identificação do próprio nome: individual. 
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos. 

Desenvolvimento das atividades 
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc. 

2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos. 

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft. 

4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc 

5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.

 

Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve: 

- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. 
- Identificar a escrita do próprio nome. 
- Escrever com e sem modelo o próprio nome. 
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras. 
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. 
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas. 

Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes. Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes. 

Situação 1- Recolhendo material. Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc. 

Situação 2 - Construindo um crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente. 

Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula? 

Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano. 

Identificação do próprio nome 

Dê para cada criança um cartão com o nome dela. 
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada. 
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível. 
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). 
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe 

Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe. 

Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva. 

Atividade 1- Ditado 
Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo. 

Atividade 2 - Fazendo a chamada 
Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa. 

Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos 
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. 

Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado. 

Avaliação 
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel. 

Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos: 

1. Nome da criança 
2. Escreve sem modelo? 
3. Usa grafias convencionais? 
4. Utiliza a ordem das letras? 
5. Conhece os nomes das letras? 
6. Reconhece outros nomes da classe? 
7. Escreve outros nomes sem modelo? 
8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes? 
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras? 
Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe. 
Atividades complementares - Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares) 
- Análise de fotos antigas e atuais da criança. 
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.

 


 

Os três porquinhos

Era uma vez, na época em que os animais falavam três porquinhos que viviam felizes e despreocupados na casa da mãe.
A mãe era ótima, cozinhava, passava e fazia tudo pelos filhos. Porém, dois dos filhos não a ajudavam em nada e o terceiro sofria em ver sua mãe trabalhando sem parar.
Certo dia, a mãe chamou os porquinhos e disse: 
__Queridos filhos, vocês já estão bem crescidos. Já é hora de terem mais responsabilidades para isso, é bom morarem sozinhos. 
A mãe então preparou um lanche reforçado para seus filhos e dividiu entre os três suas economias para que pudessem comprar materiais e construírem uma casa. 
Estava um bonito dia, ensolarado e brilhante. A mãe porca despediu-se dos seus filhos: 
__Cuidem-se! Sejam sempre unidos! - desejou a mãe. 
Os três porquinhos, então, partiram pela floresta em busca de um bom lugar para construírem a casa. Porém, no caminho começaram a discordar com relação ao material que usariam para construir o novo lar. 
Cada porquinho queria usar um material diferente. 
O primeiro porquinho, um dos preguiçosos foi logo dizendo: 
__ Não quero ter muito trabalho! Dá para construir uma boa casa com um monte de palha e ainda sobra dinheiro para comprar outras coisas. 
O porquinho mais sábio advertiu: 
__ Uma casa de palha não é nada segura. 
O outro porquinho preguiçoso, o irmão do meio, também deu seu palpite: 
__ Prefiro uma casa de madeira, é mais resistente e muito prática. Quero ter muito tempo para descansar e brincar. 
__ Uma casa toda de madeira também não é segura - comentou o mais velho- Como você vai se proteger do frio? E se um lobo aparecer, como vai se proteger? 
__ Eu nunca vi um lobo por essas bandas e, se fizer frio, acendo uma fogueira para me aquecer! - respondeu o irmão do meio- E você, o que pretende fazer, vai brincar conosco depois da construção da casa? 

 

Movimento

Jogos e Exercícios Sensório- Motores

Fonte: internet

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

 1 . Andar

  livremente, batendo palmas.

  para frente.

  de costas.

  com as mãos na cabeça ou na cintura.

  na ponta dos pés.

  encostando um pé à frente do outro.

  sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.

  seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).

  com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.

  procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).

  aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

Correr

  com as mãos na cintura ou na cabeça.

  rolando uma bola.

  chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.

  num pé só (como um saci).

  e parar bruscamente, a um sinal combinado.

  seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.

  sobre uma linha traçada no chão.

  pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).

  desviando de obstáculos colocados no chão.

  em duplas de mãos dadas com o colega.

  ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.

  estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.

  em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.

  Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.

  Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.

  Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).

  Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.