domingo, 3 de março de 2019



NOS BALÕES ESTÃO ESCONDIDOS PALAVRAS DO QUE DEVEMOS FAZER COM A ÁGUA. A PROFESSORA VAI DITAR PARA VOCÊ COLORIR DE UMA COR DIFERENTE OS BALÕES QUE FORMAR CADA PALAVRA.


NOS BALÕES ESTÃO ESCONDIDOS PALAVRAS DO QUE DEVEMOS FAZER COM A ÁGUA. A PROFESSORA VAI DITAR PARA VOCÊ COLORIR DE UMA COR DIFERENTE OS BALÕES QUE FORMAR CADA PALAVRA.



DESPOLUIR         POUPAR          ECONOMIZAR          MODERAR             RENOVAR                PRESERVAR



NOME:_______________________________________________________________ Nº_______
DATA: _____/_____/_____ - 4º ANO ____ -PROFª _____________________________________

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

1) Represente com numerais romanos:

56 - _____________________________________   49 - ________________________________
33 - _____________________________________   100 - _______________________________
14 - _____________________________________   203 - _______________________________
500 - ____________________________________   1.000 - _____________________________
746 - ____________________________________   1.337 - _____________________________

2) Represente com números indo-arábicos (nossos):
http://www.fotos.ntr.br/wp-content/uploads/2013/05/desenhos-coracao-colorir.gif
XXXI - _______________             LXXXV - __________________
LVI - ________________              MDXX - ___________________
CLXVI - ______________            DLXIX - ___________________
MCC - _______________             CCC - ____________________
IX___________________            MMXV - ___________________

3) Escreva por extenso:

XV - __________________________________________________________________________
XXIX - ________________________________________________________________________
LXXVII - _______________________________________________________________________
D - ___________________________________________________________________________
MCCL - _______________________________________________________________________

4) Coloque em ordem crescente:

1.500 - 349 - 106 - 58 - 99 - 1.050 - 340 - 15 - 999 - 10
______________________________________________________________________________

5) Agora coloque em ordem decrescente:

98 - 378 - 778 - 1.090 - 1.800 - 456 - 87 - 888 - 898 - 1.567
______________________________________________________________________________

6) Coloque o antecessor e o sucessor:

_______ 690_______                               _______ 1.000_______                            BOA
_______ 770_______                               _______ 59_______                                  PROVA!!!
_______ 459 _______                              _______ 188_______
_______ 1.345 _______                           _______ 1.349_______
_______ 99 _______                                 _______ 777_______



A escola da bicharada

Na escola da bicharada, dona coruja por ser muito inteligente, é a professora.
O papagaio fala o tempo todo, por isso ainda não aprendeu a ler. O macaco só faz palhaçada.
O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso pavão. Ele não fica quieto na carteira e passeia o tempo todo, pra lá e pra cá.
Um dia o pavão falou:
¾ Como sou lindo! Vejam minhas penas!
O macaco respondeu:
¾ Olhe para seu pés, como são feios!
O pavão olhou para os pés e levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.

Quem é a professora da escola da bicharada? Como ela é?


O que o texto fala sobre os bichos abaixo:

Papagaio = _____________________________________________
Macaco= _______________________________________________
Pavão = ________________________________________________

Por que o pavão é o aluno que dá mais trabalho?



Retire do texto a frase que mostra o que o pavão falou:


Retire do texto o que o macaco respondeu para o pavão:






A escola da bicharada

Na escola da bicharada, dona coruja por ser muito inteligente, é a professora.
O papagaio fala o tempo todo, por isso ainda não aprendeu a ler. O macaco só faz palhaçada.
O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso pavão. Ele não fica quieto na carteira e passeia o tempo todo, pra lá e pra cá.
Um dia o pavão falou:
¾ Como sou lindo! Vejam minhas penas!
O macaco respondeu:
¾ Olhe para seu pés, como são feios!
O pavão olhou para os pés e levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.

Quem é a professora da escola da bicharada? Como ela é?


O que o texto fala sobre os bichos abaixo:

Papagaio = _____________________________________________
Macaco= _______________________________________________
Pavão = ________________________________________________

Por que o pavão é o aluno que dá mais trabalho?



Retire do texto a frase que mostra o que o pavão falou:


Retire do texto o que o macaco respondeu para o pavão:






O que é rotação e translação?

O planeta Terra possui vários movimentos, com destaque para a Rotação e a Translação
Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio).
A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano. Como o eixo de inclinação do nosso planeta é de 23º27', há períodos em que os dias são maiores que as noites (solstícios de verão), períodos em que as noites são maiores que os dias (solstícios de inverno) e períodos em que eles possuem a mesma duração (equinócios de primavera e outono).
Esquema das estações do ano no movimento de translação
Esquema das estações do ano no movimento de translação
Além desses dois importantes movimentos, a Terra realiza outros 12 movimentos, envolvendo a precessão, a nutação, a revolução, entre outros.

1. Uma caixa tinha 273 pregos. Coloquei outros 358. Quantos pregos há na caixa agora?
(A) 358 – 273            (B) 358 + 273            (C) 273 x 2            (D) 358 : 2

2. Em uma estante havia 367 livros. Foram colocados mais 185 livros. Quantos livros ficaram na estante?
(A) 367 – 185             (B) 367 + 185            (C) 185 x 2            (D) 367 : 3  

3. Vicente ganhou 48 balas de seu padrinho e uma dúzia de balas de sua madrinha. Quantas balas ele ganhou?
(A) 48 + 12                 (B) 48 - 12                   (C) 48 x 12            (D) 48 : 12 

4. Uma quitanda recebeu 25 caixas com 8 pêssegos em cada uma. Quantos pêssegos essa quitanda recebeu?
(A) 25 + 8                    (B) 25 - 8                   (C) 25 x 8               (D) 25 : 8

5. José tinha uma dezena e meia de bolinhas de gude. Seu irmão tem o triplo. Quantas bolinhas tem o irmão de José?
(A) 15 - 3                    (B) 15 : 3                   (C) 15 x 3             (D) 15 + 3

6. Num cinema há 63 poltronas distribuídas em 7 fileiras iguais. Quantas poltronas há em cada fileira?
(A) 63 + 7                (B) 63 - 7                  (C) 63 x 7              (D) 63 : 7  

7. Pablo colou 105 figurinhas no seu álbum e ainda faltam 274 figurinhas para acabar de enchê-lo. Quantas figurinhas tem o álbum?
(a) 105 - 274               (B) 274 +105             (C) 274 - 105         (D) 105 x 274

8. Mamãe assa 75 empadas em cada fornada. Em 6 fornadas, quantas empadas serão assadas?
(a) 75 - 6                    (B) 75 x 6                  (C) 75 : 6               (D) 75 + 6

9. Em um desfile, 120 crianças marcham em 4 grupos. Quantas crianças estão marchando em cada grupo?
(A) 120 : 4                  (B) 120 x 4                 (C) 120 + 4           (D) 120 – 4

10. Guardei 72 cartões em 9 envelopes. Quantos cartões coloquei em cada envelope?
(a) 72 : 9                  (B) 72 x 9                 (C) 72 + 9           (D) 72 – 9

11. Beto gastou 95 reais na compra de móveis para sua casa. Deu 100 reais para pagar a despesa. Qual a quantia que recebeu de troco?
(A) 100 + 95             (B) 100 – 95              (C) 100 x 95          (D) 100 : 95

12. Nas Lojas Barateiro, um aparelho de som custa 456 reais. Nas Lojas Tedy, o mesmo aparelho custa 408 reais. Qual é a diferença de preços entre a primeira e a segunda loja?
(A) 456 x 2                 (B) 408 : 2                     (C) 456 + 408            (D) 456 - 408



1. Uma caixa tinha 273 pregos. Coloquei outros 358. Quantos pregos há na caixa agora?
(A) 358 – 273            (B) 358 + 273            (C) 273 x 2            (D) 358 : 2

2. Em uma estante havia 367 livros. Foram colocados mais 185 livros. Quantos livros ficaram na estante?
(A) 367 – 185             (B) 367 + 185            (C) 185 x 2            (D) 367 : 3  

3. Vicente ganhou 48 balas de seu padrinho e uma dúzia de balas de sua madrinha. Quantas balas ele ganhou?
(A) 48 + 12                 (B) 48 - 12                   (C) 48 x 12            (D) 48 : 12 

4. Uma quitanda recebeu 25 caixas com 8 pêssegos em cada uma. Quantos pêssegos essa quitanda recebeu?
(A) 25 + 8                    (B) 25 - 8                   (C) 25 x 8               (D) 25 : 8

5. José tinha uma dezena e meia de bolinhas de gude. Seu irmão tem o triplo. Quantas bolinhas tem o irmão de José?
(A) 15 - 3                    (B) 15 : 3                   (C) 15 x 3             (D) 15 + 3

6. Num cinema há 63 poltronas distribuídas em 7 fileiras iguais. Quantas poltronas há em cada fileira?
(A) 63 + 7                (B) 63 - 7                  (C) 63 x 7              (D) 63 : 7  

7. Pablo colou 105 figurinhas no seu álbum e ainda faltam 274 figurinhas para acabar de enchê-lo. Quantas figurinhas tem o álbum?
(a) 105 - 274               (B) 274 +105             (C) 274 - 105         (D) 105 x 274

8. Mamãe assa 75 empadas em cada fornada. Em 6 fornadas, quantas empadas serão assadas?
(a) 75 - 6                    (B) 75 x 6                  (C) 75 : 6               (D) 75 + 6

9. Em um desfile, 120 crianças marcham em 4 grupos. Quantas crianças estão marchando em cada grupo?
(A) 120 : 4                  (B) 120 x 4                 (C) 120 + 4           (D) 120 – 4

10. Guardei 72 cartões em 9 envelopes. Quantos cartões coloquei em cada envelope?
(a) 72 : 9                  (B) 72 x 9                 (C) 72 + 9           (D) 72 – 9

11. Beto gastou 95 reais na compra de móveis para sua casa. Deu 100 reais para pagar a despesa. Qual a quantia que recebeu de troco?
(A) 100 + 95             (B) 100 – 95              (C) 100 x 95          (D) 100 : 95

12. Nas Lojas Barateiro, um aparelho de som custa 456 reais. Nas Lojas Tedy, o mesmo aparelho custa 408 reais. Qual é a diferença de preços entre a primeira e a segunda loja?
(A) 456 x 2                 (B) 408 : 2                     (C) 456 + 408            (D) 456 - 408