domingo, 22 de abril de 2018



CRECHE MUNICIPAL “MARIA INEZ CREPALDI”

PROJETO MEIO AMBIENTE

Professoras: Paula Juviane –Berçário II
                       Márcia – Maternal I“A”
                      Adriana – Maternal I“B”
                      Maria Aparecida – Maternal II

Tempo estimado:abril à julho 2012

Justificativa: Este projeto tem a intenção de desenvolver em nossos alunos ações e postura responsáveis e saudáveis. Seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de comportamentos baseados em valores morais e sociais.
Objetivos:
-Conscientizar as crianças da importância de cuidar do meio ambiente.
-Explorar o meio ambiente.
-Incentivar o cuidado ao meio ambiente em que vivemos.
-Proporcionar novos conhecimentos e vivências.
Desenvolvimento:
-Confecção de um painel com imagens ilustrando a preservação e cuidados com o meio ambiente.
- Contar uma história relacionada ao plantio e cultivo de plantas;
-Apresentação dos materiais que serão utilizadospara a semeadura.
-Observação do preparo da jardineira e plantio das sementes.
- Escolha do local para dispor a jardineira.
-Cada dia uma turma ficará responsável em regar e cuidar da plantação.

Avaliação:Observação, participação, colheita e degustação feita pelas crianças.








Projeto: "Dedo verde"


 

Público alvo:

De berçário I à jardim II


Autores:

Toda equipe docente e coordenadora pedagógica


Justificativa:

O projeto de Educação Ambiental é uma das metas de trabalho de nossa escola, tendo como princípios a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural , o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.


Objetivos Geral:

Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais. O envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças.


Objetivos Específicos:

·         estimular a implantação de um viveiro de mudas e arbonização na escola;

·         reduzir, reciclar, repensar, reutilizar;

·         sensibilizar o aluno sobre as questões ambientais, através da arte e das brincadeiras;

Projetos por turmas:

·         Berçário I – Projeto Soprinho (ar);

·         Berçário misto - Projeto Passos Molhados (água);

·         Berçário II - Projeto Mãos à Terra;

·         Maternal I A e B - Projeto Cházinho;

·         Maternal II A e B - Projeto Sementinha;

·         Jardim I A e B - Estação das Flores;

·         Jardim II A e B - Salada, saladinha (projeto complementar de artes “Tarcila”).





PROFESSORA: Joyce Petinatti
TURMA: 4º ano
DURAÇÃO: 1º semestre
DATA: 13/03/2017






Projeto leitura: “A árvore da família”


JUSTIFICATIVA
O  aluno é o sujeito da História e será capaz de entendê-la como conhecimento, como experiência e prática de cidadania. Ele tem que ver a História e participar dela. Construindo, ele produz a História. A vida do aluno é a base de todo o trabalho. A partir do conhecimento dela é que o aluno adquirirá a auto- estima e a compreensão dos processos históricos mais amplos.
O trabalho consiste no estudo de toda a vida do aluno desde a vida intra- uterina e no resgate das vidas de seus antepassados , passando por fatos históricos, sociais, culturais etc. Destaco os principais objetivos: comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a própria história de vida, reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais na sociedade, estabelecer relações entre o presente e o passado, valorizar a vida, perceber valores e contra valores, entre outros.
É de fundamental importância para o sucesso do trabalho a participação da família nas atividades.


PROJETO CONTOS DE FADAS

PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil – Mini Maternal e Maternal
Duração:
03 meses
Áreas envolvidas:
Inglês Música
Judô Expressão Corporal
Dança Português
Educação Física Matemática
JUSTIFICATIVA:

Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:

• Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
• Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
• Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
• Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Dramatizar histórias, por meio de expressões orais
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
• Identificar títulos de histórias conhecidas;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:

Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, anões, gigantes, bruxas, etc.;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
• Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:

• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.



            Retirei do site:            http://educandoporamorecomamor.blogspot.com.br/2011/08/projeto-jardins-dos-valores.
Projeto: Jardins dos valores.
"O heroísmo pode salvar um povo em circunstâncias difíceis; mas é apenas a acumulação diária de pequenas virtudes que determina a sua grandeza."
(Gustave Le Bon)

 INTRODUÇÃO:
!
Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em cada país na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam na falta de coesão social.
Nós, educadores, somos solicitados freqüentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.
Sendo assim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo.
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir, elucidando-os sobre o perigo.
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, construindo na infância qualidade para novos desafios; resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites.
Desta forma, desenvolver um cidadão crítico, sua identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica.
A criança aprende moralidade e desenvolve-a observando. A presença de autoridade é importante para o desenvolvimento da mesma.
Educação Infantil é o momento de ensinar as crianças conceitos simples de educação que ajudem a desenvolver princípios morais como, por exemplo:
- Pedir desculpas = Estimulando o senso de justiça
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
Fazer com que a criança se sensibilize com o outro: isso pode ser favorecido com a brincadeira, com a música e com o contar histórias, desenvolvendo a compaixão que é o facilitador para se chegar à moralidade. 
Fonte:Internet.

Projeto Bullying: diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.



APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido na Escola x .na turma x com cerca de x alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

JUSTIFICATIVA

A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.

Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil


OBJETIVO GERAL

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos

  • Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
  • Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
  •  Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
  • Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.
 
METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:


  
CLIENTELA

Alunos, professores e toda a comunidade escolar.

  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Sites para Leitura complemetar.
  





APRENDENDO COM OS SERES VIVOS: GENTE, BICHO, PLANTA
 
Professoras: Priscila Braga Oyafuso e Debora C. Belagamba Brandão
E-mail
edinfantil@colegioconsolata.com.br
Série
Educação Infantil
Tempo necessário

1 semestre
Introdução

As crianças hoje vivem em uma sociedade letrada e tecnológica. A realidade cria, a todo momento, desafios que exigem uma visão mais crítica e ampliada sobre os recursos que estão a nossa volta. Portanto, nosso trabalho implica na expressão de formas variadas associadas ao poder da palavra presente em livros, revistas propagandas, jornais, materiais de pesquisas e rodas de conversa em classe.Nesta feita, possibilitamos a reflexão e  a concretização de imagens reais ou imaginárias que as crianças podem vir a fazer “ viajando” entre o passado, presente e o futuro.                  Nossa proposta é muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto propomos, através do tema “ Aprendendo com os seres vivos”, atividades que desenvolvam habilidades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que irá ampliando o universo das crianças,através, de diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Objetivos

Serão desenvolvidas as competências e habilidades referentes ao domínio de:
a) Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
b) Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
c) Conhecer diferentes tipos de plantas e animais e perceber que suas características estão relacionadas ao meio em que vivem;
d) Reconhecer, valorizar e respeitar o meio ambiente e o ser humano.
Recursos didáticos



PROJETO ADAPTAÇÃO



02 DE FEVEREIRO: QUINTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Receber os alunos com brinquedos nas mesas em grupo.
2ª ATIVIDADE: Passeio pela escola.
(Os alunos levarão de recordação de primeiro dia, um lápis)
3ª ATIVIDADE: Brincar de corre-cutia.

03 DE FEVEREIRO: SEXTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Roda de história – Confecção de fantoche no palito relacionada à história. (Os alunos levarão o fantoche para a escola).
2ª ATIVIDADE: Gincana: dividir os alunos em duas equipes (cores), cada equipe com pulseira de TNT para diferenciar. Bolinha na colher e bolinha debaixo das pernas. Fazer uma tabela com a pontuação da gincana.

06 DE FEVEREIRO: SEGUNDA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de Português: Bingo dos nomes.
2ª ATIVIDADE: Brincar de barra-manteiga

07 DE FEVEREIRO: TERÇA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Atividade significativa: Recortar em revistas as letras do nome.
2ª ATIVIDADE: Brincar de elefante colorido.
3ª ATIVIDADE: Caça ao tesouro com os livros didáticos. Fazer as dicas e colocar na escola.

08 DE FEVEREIRO: QUARTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno interdisciplinar: Autorretrato
2ª ATIVIDADE: Brincar de morto-vivo.

09 DE FEVEREIRO: QUINTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de artes: Arte-livre com giz de cera.
2ª ATIVIDADE: Brincar de coelhinho sai da toca (Desenhar letras nas tocas).

10 DE FEVEREIRO: SEXTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Atividade Significativa: Acróstico com o nome da criança. (Escrever o nome do aluno com lápis de cor)
2ª ATIVIDADE: Gincana: dividir os alunos em duas equipes (cores), cada equipe com pulseira de TNT para diferenciar. Bolinha no cesto e circuito de obstáculos (passar por baixo, pisar em linha reta...)

13 DE FEVEREIRO: SEGUNDA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de Matemática: Fazer um comparativo com o número de meninas e meninos. Construir um gráfico para o mural e um no caderno.
2ª ATIVIDADE: Brincar de coelhinho sai da toca (Desenhar números nas tocas).

14 DE FEVEREIRO: TERÇA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de Português: Escrita espontânea com desenhos (objetos escolares)
2ª ATIVIDADE: Brincar de amarelinha.

15 DE FEVEREIRO: QUARTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de Português: Escrita espontânea com desenhos (objetos escolares)
2ª ATIVIDADE: Brincadeiras de roda: se eu fosse um peixinho, eu tenho uma linda laranja.

16 DE FEVEREIRO: QUINTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Culinária de Fevereiro: Roda de frutas – Fazer o registro
2ª ATIVIDADE: Pular corda

17 DE FEVEREIRO: SEXTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Arte: Colar os pinos do boliche, a bola e a criança irá fazer seu desenho jogando.
2ª ATIVIDADE: Gincana: dividir os alunos em duas equipes (cores), cada equipe com pulseira de TNT para diferenciar. Boliche.



20 DE FEVEREIRO: SEGUNDA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Cineminha: Monstros S.A (Projeto convivência – Empreendedorismo e Ética): trabalhar medo, coragem, amor e amizade.
2ª ATIVIDADE: Caderno Interdisciplinar: Registro do vídeo: o que aprendemos com o filme? Desenhar o aluno e um amigo da sala.

21 DE FEVEREIRO: TERÇA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Fazer uma pequena produção de texto coletiva, com o título: Minha escola é:
2ª ATIVIDADE: Pato-ganso

22 DE FEVEREIRO: QUARTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Caderno de Matemática: Bingo dos números até o 20.
2ª ATIVIDADE: Foguinho (Escolher dois participantes para girar uma corda para um terceiro pular. Enquanto giram a corda, cantam: “salada, saladinha, temperada com sal, pimenta, fogo, foguinho”, chacoalham a corda bem rápido, até a pessoa que está pulando esbarrar nela).

23 DE FEVEREIRO: QUINTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: O mestre-mandou
2ª ATIVIDADE: Caderno de Português: Registro da brincadeira “O mestre mandou”: Título: O mestre mandou escrever: (nomes de brinquedos)

24 DE FEVEREIRO: SEXTA-FEIRA

1ª ATIVIDADE: Baile de carnaval
2ª ATIVIDADE: Pique-nique
3ª ATIVIDADE: Final da gincana: entregar medalhas para todos os alunos (Adoleta)
 Projeto retirado da internet.