terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Projeto dia pais.

 

Fonte: Internet.

 Projeto dia pais

JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dá asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio

O homem que amava caixas

Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
Adivinha Quanto Eu Te Amo
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
Datas que falam! Folclore

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Experiência, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore.
• Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc.
• Despertar-se para a valorização das diferentes culturas.
• Desenvolver o interesse pela pronúncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua por meio dos trava-línguas.
• Apropriar-se da linguagem visual como expressão.
• Apropriar-se da expressão verbal, da memória e da criatividade.
• Despertar a curiosidade e a valorização pela pesquisa e pela cultura escrita.
• Desenvolver a percepção visual e espacial e conhecer os personagens do folclore brasileiro por meio do jogo da memória.
• Desenvolver a habilidade manual.
• Desenvolver a coordenação e o equilíbrio por meio do brinquedo pé-de-lata.
• Conhecer cantigas, brinquedos e brincadeiras do folclore.
• Despertar-se para a preservação do meio ambiente, tendo como referências os personagens folclóricos defensoras da natureza.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa e registro: sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto, através de perguntas problematizadoras:
Ø Quem acha que gato preto dá azar? Você já viu o Saci Pererê num redemoinho? Quem acredita que o Curupira seja o protetor dos animais? Dizem que o Lobisomem aparece em noite de lua cheia... Você já ouviu a canção Ciranda Cirandinha? Já brincou de pique-pega e cabra-cega? Já comeu arroz com galinha e tutu? Já viu um tapete feito à mão? Já dançou quadrilha? Já assistiu a uma capoeira? Ah... Tudo isso e muito mais é o que chamamos de Folclore. Vamos estudar sobre ele e entender onde ele está presente.

 Estratégias e recursos da aula” PROJETO FOLCLORE”

1° momento: Rodinha de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios, hipóteses e curiosidades sobre o tema do folclore.

Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”

2° momento: “Mala-surpresa”: dramatizando o folclore.
Ø Mala contendo alguns objetos para ilustrar o tema: corda, livrinho do saci, tapetes, trabalhos manuais, músicas etc.

Estratégias e recursos da aula “PROJETO FOLCLORE”

3° momento: apresentação dos personagens do folclore com os murais colar na sala. Contação da história eleita pela maioria das crianças.(Saci, Curupira, Iara...)

Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”

4° momento: Atividades folhas musicas folclórica encenação

Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”

5° momento atividades na folha

CULMINÂNCIA

Confecção de brinquedos

                                  VEGETAIS(plantas)

 

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar os diferentes tipos de plantios: mudas, caroços ou sementes;

§  -Mostrar para as crianças que as plantas têm tamanhos e formas diferentes e vivem em diferentes lugares.

§        -Falar como nascem os vegetais, etc...       

§  Importância da preservação.

§  Plantar mudas de árvores;

§  Semear um canteiro;

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)

§  1º momento :Levar diferentes tipos  de sementes

§  O/a professor/a proporá que cada criança traga a sua semente de casa (melancia, feijão, abobora, mamão, milho etc) e cada criança fará o seu plantio. Quando todos tiverem plantado a sua semente deverão regar e todas as garrafas deverão ser colocadas num local que receba a luz do sol. Dia-a-dia o/a professor/a juntamente com as crianças deverão acompanhar a evolução da germinação.

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)

§  2º momento : assistir o DVD João e o pé de feijão
Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)

§  3º momento: Contação da História: “João e o Pé de Feijão”. Neste momento o professor deve organizar a sala de modo a criar um ambiente confortável para a contação da história.

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)

§  4º momento: ler a poesia do porta-texto e instigá-los com a seguinte pergunta:

§  “O que vocês fariam com feijões mágicos?” plantar os feijões para a observação.( a observação deve acontecer todos os dias após o plantio)

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)

§  6º momento: “Colcha de retalhos” –Ouvir a musica sementinha.  Pedir para que os alunos destaquem a parte da história que mais tenham gostado através de um desenho. Posteriormente reconstruir com eles a ordem cronológica da história (explorando noções de início, meio e fim), através desta ordem cronológica construída a partir dos desenhos fixar um desenho no outro como se fosse uma colcha de retalhos.

                 CULMINÂNCIA :

            PLANTAR SEMENTES PARA LEVAR PARA CASA

TROCA TROCA (sequência de atividades) Fonte: Interne.

 

TROCA TROCA (sequência de atividades) Fonte: Interne.


OBJETIVO:

# Construir o conceito de letra, palavra, sílaba e frases;

# Entender a diferença entre letra, representação gráfica e sílaba, fruto de sons pronunciado numa só emissão de voz;

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Será realizado uma seqüência de atividades tendo como objetivo fazer com que os alunos analisem as palavras partindo da troca apenas das vogais, depois das sílabas e após de frases.

Após a leitura do livro de obra complementar, Ciranda das vogais, de Zoé Rios, destacou as palavras contidas no desafio feito pelos animais, as quais havia somente a troca de uma vogal e a  palavra era outra.

Fizemos uma lista destas  palavras no caderno, as escrevendo, circulando a vogal diferente e desenhando o  que estava escrito dos dois modos.

 

Em um segundo momento foi contada novamente a história e os alunos fizeram o exercício do livro didático, o qual pedia que se juntasse a primeira sílaba com as demais sílabas distintas para formar outras palavras.

 

Em outro dia, por estarmos trabalhando o tema folclore, realizamos, também no livro didático, atividades com frases, onde ao invés do desenho contido nos trava-língua, os substituíamos  por palavra o completando.

 

No outro dia, realizamos a atividade em folha que os alunos precisavam trocar as sílabas, formando outra palavra utilizando alfabeto móvel.

 

Para finalizar, jogamos o jogo 7 da caixa de jogos, chamado "Troca letras". Foi lido as instruções no jogo como no mostra no livreto contido na caixa:

Houve a divisão da classe em 3 grupos, havendo nestes alunos nos diferentes níveis de escrita, mostrei as figuras das fichas para que não houvesse dúvida e fiz uma amostra de como seria o jogo, para que somente após começássemos a jogar realmente.

 

A realização do jogo foi primordial para finalizarmos esta seqüência de atividades, verificando-se claramente a análise das crianças frente ao SAE, discutiam entre si, trocaram experiências, fizeram várias associações com seus conhecimentos anteriores, para somente após solucionarem o problema apresentado.

Isso está retratado na primeira foto, o grupo todo seguiu a lousa e discutiram entre si a solução, manipulando as cartas e destacando diversas possibilidades até chegarem, juntos, a conclusão certa.

O que pretende que os alunos aprendam:

Os alunos aprenderam a refletir sobre o SAE, fazendo trocas que lhe traziam outros resultados e puderam concluir que a simples troca de uma letra modifica a estrutura da palavra ou frase. Também foi muito importante para eles o trabalho em grupo, destacando a necessidade de cooperação e respeito a si e ao próximo.

INTERVENÇÕES:

Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:

Vários questionamentos foram feitos para que os alunos refletissem e tirassem suas próprias decisões.

Descrição de como serão agrupados os alunos:

Os alunos se agruparam aleatoriamente de acordo com sua afinidade, assim, os agrupamentos foram feitos com alunos de diversos níveis alternando a troca de experiências.

Perguntas que foram realizadas durante o desenvolvimento da atividade, a fim de potencializar a reflexão dos alunos:

 

As perguntas realizadas foram sobre as possibilidades de se formar novas palavras, após a reflexão das crianças.

Capacidade para serem trabalhadas inclusive pelo professor regente.

 

Capacidade para serem trabalhadas inclusive pelo professor regente:

Fonte internet.

·         Coordenação motora grossa;

·         Orientação espacial;

·         Discriminação visual;

·         Coordenação viso motora;

·         Orientação temporal-rítmica;

·         Orientação temporal;

·         Coordenação motora fina;

·         Orientação temporal (noção de ritmo);

·         Linguagem oral;

·         Memória;

·         Memória visual;

·         Memória auditiva;

·         Atenção;

·         Análise e síntese;

·         Classificação;

·         Comparação;

·         Seriação;

·         Concentração;

·         Discriminação tátil;

·         Lateralidade;

 

Antes de dar inicio a qualquer jogo ou brincadeira, deve-se dar uma explicação bem clara e breve aos alunos

 

- é muito importante que se conheça bem o jogo ou brincadeira antes de propô-lo aos alunos

 

- é fundamental estimular os alunos para que criem novas situações, variando os jogos e brincadeiras.

 

- todo material utilizado nas aulas deverá ser preparado com antecedência.

- nunca estipule regras em que os alunos não consigam cumpri-las;

- incentive os alunos, para que ninguém deixe de participar;

- evite jogos e brincadeiras em locais escorregadios ou molhados;

- seja justo e imparcial

- o jogo ou brincadeira deve se encerrar antes que o interesse e a satisfação dos alunos acabem

 

 

 

DOIS EM UM:

 

Formação: os alunos no pátio formam duplas.

Cada aluno escolhe uma parte do corpo e se une ao colega.

Ex: dão-se as mãos, os braços, unem-se as pernas, etc;

 

Desenvolvimento: o professor avisa que os alunos só poderão se movimentar unidos, evitando se soltarem.

O professor então dará as ordens:

- andar para trás

- andar para o lado

- andar para frente

- andar depressa

- andar para frente

- saltar um bastão

 

Se alguma dupla de soltar, o professor pedirá que fique assentada

E a brincadeira se repete.

Será considerada a vencedora a dupla que não se soltar ate o final da brincadeira

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Lateralidade

QUEM ESTÁ COM O ANEL

Formação: alunos no pátio, ajoelhados em circulo, segurando um cordão que passa por dentro de um anel.

O professor coloca um aluno no centro da roda

 

Desenvolvimento: os alunos passam rapidamente o anel para o colega ao lado, enquanto o colega do centro procura acompanhar o seu deslocamento.

A um sinal do professor, todos ficam parados. Ele pergunta ao aluno do centro:

- quem está com o anel?

Ele apontara um colega.

Se acertar ira para o lugar dele, se errar continuará no centro da roda.

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Memória visual

·         Coordenação motora

 

 

 

 

 

 

OS TRÊS PÉS

 

Formação: os alunos deverão formar, aos pares, duas fileiras.

Cada aluno amarrará o seu tênis ao do colega (pé direito com pé esquerdo), dando um laço com cadarços.

A uns três metros à frente das fileiras, o professor colocará duas cadeiras.

 

Desenvolvimento: o professor dará um sinal, e o primeiro par de cada fileira sairá com os pés amarrados, caminhando bem depressa, devendo contornar a cadeira e voltar novamente, ocupando o último lugar da fila.

Dado outro sinal, o segundo par sairá do lugar, e assim sucessivamente, até que todos tenham feito o mesmo percurso.

Será considerada vencedora a fileira que terminar primeiro.

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Lateralidade

 

ZOOLÓGICO    

 

Formação: o professor leva os alunos para o pátio e todos se sentam no chão, formando uma roda. Cada aluno escolhe ser um animal que quiser.

 

Desenvolvimento: o professor inicia a brincadeira dizendo:

- fui ao zoológico e vi que lá não tinha elefante

O aluno que escolheu esse animal retruca imediatamente:

- elefante tinha, o que não tinha era macaco

- macaco tinha, o que não tinha era camelo

E assim por diante. O aluno que não responder imediatamente, quando for citado o animal que ele escolheu, sairá da brincadeira ou pagará um prenda.

 

·         Concentração

·          Atenção

·          Memória auditiva

 

COMO EU SOU?

 

Formação: No pátio, o professor coloca os alunos aos pares, um de frente para o outro, formando duas rodas.

 

Desenvolvimento: o professor dá um sinal, e os alunos que estão no centro da roda começam a observar o seu par.

Depois de alguns minutos, o professor dá um novo sinal e aponta para um dos alunos que foi observado. O aluno apontado pelo professor pergunta ao seu par:

- como eu sou?

E o aluno que observou deverá fechar os olhos e descrever o colega

(dizer o nome, a cor dos olhos, a cor do cabelo, etc).

E assim continua a brincadeira, ate que todos tenham participado.

O aluno que não souber descrever o colega pagará uma prenda.

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Memória visual

 

TEMPESTADE NO MAR

 

Formação: o professor coloca no pátio tantas cadeiras quantos forem os alunos, menos um, formando um circulo. No centro do circulo colocara um aluno em pé, que será o comandante.

 

Desenvolvimento: a um sinal do professor, o comandante começa a falar:

- Atenção! Estamos em um navio em alto mar, e esta ameaçando cair uma tempestade. Portanto, façam tudo conforme eu disser:

- todos à direita! (os alunos deverão, ao mesmo tempo, mudar de lugar assentando-se na cadeira do vizinho a direita)

- todos à esquerda! (os alunos deverão, ao mesmo tempo, mudar de lugar assentando-se na cadeira do vizinho a esquerda)

O comandante dará muitas ordens, ora pra direita, ora pra esquerda. Num determinado momento falará:

- tempestade no mar! (nesse momento, todos os alunos deverão se levantar de suas cadeiras, trocando de lugar com os colegas, assentando-se em qualquer lugar).

O comandante aproveitará a confusão e ocupará um lugar, e quem ficar de pé, será o novo comandante.

 

·         Atenção

·          Concentração

·         Orientação espacial

·         Lateralidade

·         Coordenação viso motora

 

OS MARINHEIROS

 

Formação: o professor levará os alunos para a quadra e pedirá que se coloquem sobre a linha central.

Dirá aos alunos que um lado da quadra representará o mar e o outro representará a terra.

Fará o papel de capitão, e os alunos serão marinheiros, que devem ficar um ao lado do outro sobre a linha que separa o mar da terra.

 

Desenvolvimento: o professor, que será o capitão, iniciara a brincadeira dando ordens aos seus marinheiros.

O capitão dirá:

- ao mar pulando!

Os marinheiros devem se deslocar em direção ao mar pulando.

O capitão dirá:

- ao mar, andando nas pontas dos pés!

Os marinheiros continuam na parte que representa o mar, agora andando na ponta dos pés.

Depois o capitão dirá:

- a terra correndo!

Os marinheiros então correm em direção a terra.

E o capitão continuará dando ordens, que deverão ser cumpridas pelos marinheiros.

- A terra pulando de um pé só.

- Ao mar, pulando com as mãos para cima.

- a terra, com os braços abertos, como se fossem asas.

A brincadeira terminará quando cessar o interesse.

 

·         Atenção

·         Concentração

·          Coordenação motora grossa

O CESTO DE FRUTAS

Formação: o professor leva os alunos para o pátio e coloca-os em circulo, assentados. Cada um escolhe uma fruta que quer representar. No centro do circulo, o professor coloca um aluno em pé.

Desenvolvimento: o professor dá um sinal para iniciar, e o aluno do centro pergunta em voz bem alta:

- passou por aqui um fruteiro que levava no cesto, banana e laranja.

Os alunos que tem os nomes dessas frutas trocam rapidamente de lugar, um com outro.

Nesse momento, o aluno do centro tenta ocupar um dos lugares vagos.

Se o aluno do centro conseguir pegar o lugar vago, o dono do lugar passa a dirigir a brincadeira.

Ao invés de falar o nome das duas frutas, poderá dizer:

- o cesto virou!

Nesse caso, todos os alunos mudam de lugar.

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Orientação viso motora

 

CESTO DE BATATAS

 

Formação: o professor leva os alunos para a quadra, divide-os em duas equipes. As equipes se assentam uma de cada lado, nas laterais da quadra.

O professor coloca, numa extremidade da quadra, dois cestos, um ao lado do outro, com mais ou menos 15 batatas em cada um. Do outro lado da quadra, a mais ou menos 15m de distancia, coloca mais dois cestos vazios. O professor delimita, no chão, a linha de partida.

 

Desenvolvimento: a um sinal do professor, o aluno de cada equipe se levanta, seguindo a ordem da fila, e se coloca na linha de partida. O professor do um novo sinal e os dois alunos corre ate os cestos, onde devem pegar as batatas (uma de cada vez) e colocá-las nos cestos vazios.

À medida que os alunos vão terminando de transportar as batatas, assentam-se novamente no seu lugar. O segundo aluno de cada equipe se levanta e reinicia todo o processo, retornando com as batas para o primeiro cesto.

Se algum aluno deixar cair a batata, voltará novamente para a linha de partida.

Será considerada vencedora a equipe que terminar primeiro.

 

·         Atenção

·         Concentração

 

OS CARRINHOS

 

Formação: o professor coloca os alunos na quadra, dividindo a turma em três fileiras. Dirá que eles irão imitar carrinhos

 

Desenvolvimento: o professor mostrará aos alunos cartões de várias cores, e dirá que eles irão se movimentar de acordo com a cor do cartão que ele apresentar, devendo prestar bastante atenção.

 

Ex:      Cartão amarelo: andar para frente

            Cartão verde: andar para trás

            Cartão vermelho: parar de andar

            Cartão azul: andar de lado

 

O professor dará o sinal de inicio e pedirá aos alunos que andem pela quadra, como se estivessem dirigindo um carrinho. Mostrará, de quando em quando, um cartão de cor diferente, para que os alunos andem de acordo com a cor do cartão. Os alunos que errarem, ou que trombarem no colega, deverá passar para o ultimo lugar da fila.

Será vencedora a fileira que errar menos.

 

·         Atenção

·          Concentração

·         Lateralidade

 

BRINCADEIRA DAS CORES

 

Formação: o professor leva os alunos para o pátio e os dispõe assentados, formando uma roda.

No centro da roda, colocará seis cartões  de cores diferentes

 

Desenvolvimento: o professor chamará um aluno ao centro e pedirá que observe bem as cores dos cartões, pois um deles ira desaparecer.

 

Depois de o aluno observá-los  por alguns instantes, o professor colocará uma venda em seus olhos, enquanto os colegas da roda cantam uma música que seja do conhecimento de todos.

 

O professor, então, retirara um dos cartões e esconderá. Ao terminar a música, o professor retirará a venda dos olhos e lhe perguntará:

- qual foi a cor que desapareceu?

 

O aluno, então deverá dizer a cor do cartão que desapareceu. Se ele não acertar, fará nova tentativa para descobrir.

 

·         Atenção

·         Concentração

·         Memória visual

 

ENCONTRE UM LUGAR

 

Formação: o professor colocará no pátio duas fileiras de cadeiras dispostas lado a lado, sendo uma de costas para as outras, tendo, no total uma a menos que o número de alunos. Os alunos se colocam em fila, com as mãos para trás, em volta das cadeiras.

 

Desenvolvimento: o professor dará inicio a brincadeira, colocando uma música para que os alunos andem tornando um circulo em volta das cadeiras.

De repente, os professores para a música e os alunos procurarão assentar-se na cadeira mais próxima.

Como haverá uma cadeira a menos, sobrará um aluno, que deverá sair da brincadeira.

O professor então retirará uma cadeira, sendo reiniciada a brincadeira; e assim por diante, ate restar apenas uma cadeira.

Vencerá o aluno que conseguir assentar-se na última cadeira.

 

Atenção

·         Concentração

·         Orientação espacial

·         Coordenação motora grossa

·          Coordenação visomotora

·         Memória auditiva