sábado, 19 de maio de 2012



                                  PROJETO DE LITERATURA
LIVRO:  O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira

Sugestões de  atividades:
 - Explorando o livro:
#  Mostre  capa, explore- a bem.
#  Fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira ( biografia – capa)
*** A autora ouviu esta história quando era pequena. Gostou tanto que prometeu a sua mãe que quando crescesse iria escreve – La para que outras crianças também pudessem conhece – La.
*** Com esta história vamos trabalhar com a questão da desobediência, do amor e da necessidade de vivermos em boas companhias.
# Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de “ quero mais!”.Crie um suspense parando de ler a história quando o bonequinho chega ao lago ( pág 24 e 25).
*** Será que o bonequinho vai ouvir o patinho e pular na água?
*** E se ele pular o que poderá acontecer com ele?
*** No outro dia termine de ler o livro.
# Confecção do boneco:
*** Material – argila, um pouquinho de açúcar,tinta guache para pintar as roupas no boneco.
*** Exposição dos bonecos – peça aos alunos para inventarem um nome para o boneco criado por eles.
*** Escrevendo sobre o livro ( em anexo).



                          PROJETO DE LITERATURA

LIVRO:  O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira
Ilustrações : Ana Raquel
Editora: Lê

- Pensando sobre o texto
1 – Que motivo levou Lucinha e Lalá fazerem um bonequinho?
______________________________________________________________________________________________________________

2 – Você se lembra deste trecho da história?

                   “ O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
                  Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.”

O que aconteceu logo depois?

_______________________________________________________-_______________________________________________________

3 – O Bonequinho Doce encontrou várias pessoas pelo caminho e todos lhe fizeram o mesmo pedido.

                        “ Bonequinho Doce, espere um pouco!”


Qual foi a atitude do Bonequinho?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Enumere a sequência dos fatos que mostram o que aconteceu com o “ irmãozinho” das meninas no lago.

(   ) O patinho viu o bonequinho e gritou para que ele pulasse na água.
(   ) O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
(   ) O Bonequinho Doce viu um patinho na lagoa.
(   ) Lalá começou a chorar.
(   ) As meninas foram para casa fazer outro bonequinho.

5 – Leia:
“ E o novo Bonequinho  Doce pensou : não vou fugir nunca...”

Por que ele teve este pensamento?

              _______________________________________________________________________
              _______________________________________________________________________

- Participando do texto:
1 – Na sua opinião, por que as meninas colocaram açúcar na massa para fazerem o bonequinho?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
2- Leia:

Quando encontrava alguém pelo caminho o Bonequinho Doce falava sempre a mesma coisa: “ Corra, corra, senão vocês não me apanham”.


Para onde você imagina que o bonequinho ia com tanta pressa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Você já deixou de obedecer aos mais velhos (mais experientes ) e lhe aconteceu  alguma coisa ruim? Conte como foi?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Produzindo texto
# Use  a imaginação e conte uma aventura vivida por você e o bonequinho que você criou.
# Qual o nome do bonequinho?
# Onde vocês foram?
# Como terminou esta aventura?


JACA OU JACARÉ

Cada vez que falar “jaca(s)”, vocês sentam e quando falar “jacaré(s)” vocês levantam.
Prestem atenção na historinha para ninguém sentar no jacaré ou levantar na jaca, é ao contrário.
Manuel ia na casa de seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou :
-  Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés ?
E aí ele chegou na beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo : “jacas” ou “jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou,remou, lutou sempre no meio dos jacarés mas sem esquecer de suas jacas. Até que enfim chegou na margem do rio.
-  Ufa ! Esses jacarés me cansaram. Mas eu estou mais perto das minhas jacas.
Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou dos  jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés. Colocou as jacas na canoa e começou a luta. Salva a jaca e bate no jacaré. Bate no jacaré e salva as jacas. Até que jogou uma jaca nos jacarés e eles deixaram-no seguir em paz. Chegou, desceu da canoa e comeu todas as jacas.


TEMPESTADE


Formação : sentados em cadeiras na formação circular.
Comandos : o apresentador da dinâmica fará a leitura do texto abaixo; os demais devem obedecer os comandos : DIREITA (todos devem mudar para a cadeira a sua direita); ESQUERDA (todos devem mudar para a cadeira a sua esquerda); quando aparecer a palavra TEMPESTADE todos devem mudar de lugar, não podendo ser nem para a sua direita, nem para a sua esquerda.


TEXTO

            Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio. Chego na margem e entro numa canoa. O dia está lindo. Ao olhar o horizonte, senti o vento soprar levemente para a DIREITA.
            Estou muito contente. Olho ao meu redor e contemplo a cidade. Observo as árvores que estão próximas, na margem a ESQUERDA.
            Estamos nos aproximando de uma grande pedra à DIREITA, mas eu me pergunto : aquelas nuvens podem ser sinal de TEMPESTADE ? É melhor não pensar no pior, ou seja, em TEMPESTADE no meio do rio.
            Quero continuar minha maravilhosa viagem sem pensar. Agora aprecio lindos pássaros e outras novas árvores que estão bem longe, à ESQUERDA.
            Meus amigos me chamam para lanchar e, ao tentar ficar de pé, desequilíbrio e caio para a DIREITA. Então percebo que o sol começa a baixar, fico preocupado e penso : será sinal de TEMPESTADE ? Mesmo assim, continuo brincando, curtindo esse dia.
            Meus amigos resolveram pescar e jogam seus anzóis : uma joga para a DIREITA e o outro para a ESQUERDA.
            E o sol de repente desaparece, com final da tarde. O rio começa a jogar a canoa para a ESQUERDA. Vi então, um raio refletir lá no horizonte e gritei para o dono da canoa : TEMPESTADE ! E então todos se mexem, ora para a DIREITA, ora para a ESQUERDA, e eu começo a temer e penso : será que esta TEMPESTADE vai acabar com meu passeio ?
            Bem perto, eis que começa a chover, a trovejar e raios cortam o céu e eu penso, com alívio : a TEMPESTADE vai me pegar em terra firme.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROJETO "AMIZADE"

SLOGAM: "O Amigo Respeita"

Profa Alessandra

Duração: julho à dezembro – 6 meses

JUSTIFICATIVA:
Em virtude de ter observado a agressividade, tanto por atitudes como por palavras, vimos a necessidade de trabalhar o comportamento, as relações humanas e valores como: companheirismo, compreensão, amizade, respeito mútuo, etc...; procurando despertar o senso crítico de nossos alunos e melhorar assim a relação e sociabilização entre eles.

OBJETIVOS:
•Desenvolver a postura do educando dentro da sala de aula e do ambiente escolar.
•Conscientizar o aluno de que ele vive em sociedade e para viver bem, deve viver em união, amizade e respeito mútuo.

•Despertar na criança, o verdadeiro sentido da amizade.

•Despertar na criança o sentido de respeito – "O amigo respeita".

•Despertar no aluno o respeito pelo prédio, dependências e mobiliário escolar.

DESENVOLVIMENTO
•Relato das experiências das crianças. (refletir e discutir).

•Leitura de textos, histórias e notícias referentes a situações de amizade e respeito.
•Levar o aluno a observar e relatar situações de amizade na sala de aula, escola e família.

•"O amigo respeita" e:

- quer bem o outro

- conta sempre a verdade – não mente

- Conversa para entrar em acordo – não agride

- tem sempre palavras boas para o outro – não diz palavrões

- Não se apodera das coisas do outro

- É educado ao conversar: sabe dizer "obrigado", "por favor", "com licença", etc...

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

•Leitura de histórias, textos, notícias que evidencie a amizade e respeito

•Observação dos acontecimentos na própria sala

•Cartazes, desenhos, dramatizações.

AVALIAÇÃO
O professor deverá notar mudança de comportamento em relação à amizade e respeito nas atividades desenvolvidas no dia-a-dia da criança através de:
•Postura diária do aluno em sala de aula e no ambiente escolar
•Jogos, brincadeiras e atividades variadas

SUGESTÃO
Livro: Amigos

Autor: Helme Heine

Editora: Ática

Hoje a 1ª Série vai apresentar pra vcs um teatro sobre amizade.....Um tema que foi bastante trabalhado nas aulas de filosofia e constantemente no dia-a-dia da sala de aula.... Dividir a coisas, emprestar, respeitar as diferenças, tratar a todos com igualdade foram alguns dos conceitos que a turma vem colocando em prártica, o que facilitou muito o trabalho no cotidiano...

speramos que vcs gostem....Vamos lá.....

O nome da peça é:Bom Dia Todas as Cores....

Bom Dia, Todas as Cores!!!

Narrador: Nosso amigo Camaleão acordou de bom humor.

Camaleão: Bom Dia Sol!

Bom Dia Flores!!

Bom Dia Todas as Cores!?

Narrador: Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e saiu para o Sol, contente da vida.

Narrador: Ele estava feliz porque tinha chegado a primavera e o sol brilhava alegre no céu depois de um inverno longo e frio.

Camaleão: Hoje estou de bem com a vida! Quero ser bonzinho pra todo mundo...
Narrador: Logo que saiu de casa, o Camaleão encontrou o Professor Pernilongo e seus alunos. Ele toca violino na orquestra do Teatro Florestal...
Camaleão: Bom Dia Professor!!! Como vai o senhor????

Professor Pernilongo: Bom Dia, Camaleão!!

Mas o que é isso, meu irmão?!

Porque é que mudou de cor?!

Essa cor não lhe cai bem.

Olhe para o azul do céu!

Porque não fica azul também????

Narrador: O Camaleão, amável como ele era, resolveu ficar azul, como o céu da primavera...

Narrador: Até que numa clareira, o Camaleão encontrou o Sabiá-Laranjeira.

Sabiá-laranjeira: Meu amigo Camaleão, muito bom dia!!!

Mas que cor é essa agora?

O amigo está azul porque?

A cor mais linda do mundo é a alaranjada, cor de laranja, dourada!!!

Narrador: Nosso amigo bem depressa resolveu mudar de cor. Ficou logo alaranjado, louro laranja, dourado... E cantando alegremente lá se foi ainda contente.
Narrador: Na pracinha da floresta, saindo da capelinha, vinha a Senhora Louva-a-Deus mais a família inteirinha. Ela é uma senhora muito séria que não gosta de gracinha.

Senhora Louva-a-Deus: Bom dia Camaleão?!

Que cor mais escandalosa!!!

Parece até fantasia de carnaval!!

Você deveria arrumar uma cor mais natural. Veja o verde da folhagem. Você devia faze o que a natureza ensina!

Narrador: É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor. Ficou logo bem verdinho é foi pelo seu caminho.

Narrador: Vocês agora já sabem como era o Camaleão. Bastava que alguém falasse mudava de opinião. Ficava roxo, amarelo, ficava cor de pavão. Ficava de toda cor. Não sabia dizer não.

Narrador: Quando o sol começou a se por no horizonte, Camaleão resolveu voltar para casa. Estava cansado do longo dia e mais cansado de tanto mudar de cor.

Camaleão: Ufa! Estou cansado! Vou voltar pra casa!!!

Narrador: Entrou na sua casinha. Deitou para descansar e lá ficou a pensar.

Camaleão: Por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos!!
Alguns gostam de farofa, outros preferem farelo.

Tem quem goste de sapato, tem quem goste de chinelo!

Narrador: Por isso, no outro dia, Camaleão levantou-se bem cedinho....

Camaleão: Bom Dia Sol!!

Bom Dia Flores!!!

Bom Dia Todas as Flores!!!

Narrador: Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bela de todas e saiu para o Sol contente da vida!
Narrador: Logo que saiu, Camaleão encontrou o Sapo Cururu, que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.

Camaleão: Bom Dia meu caro Sapo! O dia está lindo não é?!

Sapo Cururu: Bom Dia! Mas que cor engraçada, antiga e tão desbotada.

Porque você não usa uma cor mais fashion, da moda?!

Narrador: O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo.

Camaleão: Eu uso as cores que eu gosto... Quem gosta de mim vai gostar de mim do jeito que eu gosto de ser...

Sapo Cururu: Tudo bem Camaleão...Eu gosto de você mesmo assim.......

Narrador: E lá se foi o Camaleão junto com o Sapo Cururu feliz da vida com a sua cor preferida....

Também tem o livro chamado Programa Vivendo Valores na Educação - Atividade com Valores para Estudantes de 8 a 14 anos. Autor Diane Tillman
Ed. Confluência.

Visite o site

http://www.bkumaris.org.br/publicacoes/vivendo_valores.asp

Projeto: Amizade
Objetivos :
*Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
*Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
*Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
*Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
*Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
*Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.
Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Augusto Cury Pesquisar atividades de Fraternidade.
Tempo da Atividade : depende de cada turma da resposta e necessidade.
Material:
*Livro Ninguém é igual a Ninguém . ( Regina Otero e Regina Rennó)
*Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.
Planejamento :
1º Sensibilização2º Concretização3º Integração4º Exposição
Temas Transversais
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
Sensibilização:Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas as disciplinas em questão da 3ª série do Ensino Fundamental tem sido desenvolvido paralelo a outros projetos em andamento.
Este trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo, especificamente na E.E.Prof.Emídio Jose Pinheiro na cidade do Guaruja- SP
Concretização:
* Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas 3 faixas gigantes pintadas pelos mesmos com o tema sugestivo da Amizade com Amor se faz Fraternidade; Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade;
* Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;
* Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.
* Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.
Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).2ª Aula:Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo.Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade.3ª Aula:Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas.4ª Aula:É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Integração:Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação de números naturais; Conjuntos; Algarismos Romanos; Tempo: relógio em números romanos.Ciências: Estudo dos Animais: introdução Amizade com os animais;Educação Artística: Para desenvolver a criatividade dos alunos e trabalhar em equipe, com desenhos com o tema do projeto AMIZADE COM AMOR SE FAZ FRATERNIDADE.
Conclusões e Aplicações :
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.

"Sugiro aqui um trabalho dinâmico, através de projetos os quais estou aplicando e refletindo constantemente,obtendo excelentes resultados.
Acredito que o "jeitinho"de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários .
O que estou apresentando, não são teorias, nem receitas prontas,mas acredito que estou lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola."

PROJETO UM AMIGO É QUEM GOSTA DE VOCÊ
Professora: Jessica.W.S.Costa                  Turma: 2 período
I- Objeto detonador e problematização
        Tema: UM AMIGO É QUEM GOSTA DE VOCÊ
    A criança precisa valorizar o amigo e mesmo que não o queira como amigo,
ela precisa respeitar o próximo. Toda boa amizade deve ser cultivada, deve
ser recíproca, não ter barreiras de cor, sexo e posição social.
    São propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas que possam
incorporar em seus hábitos de vida.
II- Justificativa
    Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito muito importante.
Trabalhar a amizade é algo que não é imediato. A amizade se constrói no
convívio com o outro, nas ações do dia a dia. O sentimento é algo pessoal,
interno. Porém temos que respeitar todas as pessoas.
III- Perfil do grupo
    Crianças de 5 e 6 anos de idade em processo de alfabetização,
participativas e com grande interesse nas atividades propostas.
IV- Objetivos
Conceituais
- Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma
pessoa agradável com os outros;
- Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência,
fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si;
- Aprender a compartilhar as coisas, de forma prazerosa, saber sinceramente
o que significa ser generoso;
- Ampliar o vocabulário;
- Ler e interpretar imagens;
- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para o amigo;
- Adquirir hábitos de trabalhar em grupo;
- Reconhecer e valorizar o número.
Procedimentais
- Produzir trabalhos de artes;
-    Explorar textos a partir do auto conhecimento;
-    Coletar dados por meio de entrevistas;
-    Desenvolver a capacidade criadora;
-    Estimular a criatividade;
-    Registrar experiências vividas pelo grupo;
-    Recontar histórias lidas pela professora.
Atitudinais
- Respeitar e valorizar o próximo;
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Apresentar atitudes de colaboração;
- Desenvolver o auto conhecimento;
- Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
- Confrontar realidade e fantasia.
V- Janelas
-    Linguagem oral e escrita
-    Matemática
- Artes visuais
- Música
VI- Etapas
1- Iniciar o projeto com a leitura d livro "Amigos até debaixo d'água
(Therezinha Casasanta) para que as crianças façam o reconto coletivo,
oralmente e depois a cópia;
2- Conversar na rodinha com as crianças sobre a amizade. O que é ser amigo,
o que é legal o amigo fazer, o que não é legal o amigo fazer. Registrar em
um cartaz e expor na sala. Atividade e folha: Desenhar você e seu melhor
amigo
3- Confeccionar com as crianças um outro cartaz para espalhar pela escola
com o título: AMIZADE É.... Cada criança vai escrever o significado de
amizade para ela;
4- Afixar na sala um envelope para cada criança com seu nome. Elas poderão
escrever para os amigos e colocar os bilhetes nos envelopes corretos. N o
final da semana, a professora faz a leitura e cola em uma folha para anexar
no projeto;
5- Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade. Expor na
sala;
6- Brincadeira de roda: "Eu fui à Bahia comprar um chapéu, da cor da lua, da
cor do céu. Não é para mim, não é para ninguém, é para o amigo que quero
bem".( cantiga popular). Escolher um amigo e entregar o chapéu. Copiar a
música em uma folha e ilustrar;
7- Atividade em folha: Escolher o chapéu que gostaria de dar para um amigo,
escrever o nome d amigo e colorir;
8- Atividade em folha: Escolher os amigos de toda a escola e escrever em
ordem alfabética;
9- Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas; Iniciar a
confecção do álbum de figurinhas;
10- Atividade em folha: Colocar as cenas da histórias na ordem correta e
produzir ma história coletiva. Fazer a cópia;
11- Atividade em folha: Entrevistar um amigo e apresenta-lo para a turma;
12- Atividade em folha: Escrever características das pessoas que estão nas
fotos, respeitar as diferenças;
13- Atividade em folha: Fazer o acróstico da palavra amizade. Trabalhar
outras palavras relacionadas ao sentimento;
14- Produzir uma história em quadrinhos que tenha 3 partes;
15- Registro da Fábula o ratinho e o leão, através de atividades artísticas;
16- Iniciar o livro do amigo;
17- Intercâmbio de amigos. As crianças poderão escolher um
amigo da escola, de qualquer turma, para passa o dia com a gente. Fazer
atividades interessantes como, culinária, produzir um presente, fazer uma
brincadeira, um piquenique e assistir um filme
18- Relaxamento e amigo secreto. As crianças deitam sobre almofadas, a
professora as incentiva, em voz baixa a soltar a imaginação. Pode dizer, por
exemplo: "Imaginem um lugar lindo onde vocês adorariam brincar". As crianças
relaxam nessa posição por cerca de 10 minutos, com os olhos fechados. Depois
a professora distribui folhas e lápis de cor e pede para cada um desenhar
aquele lugar que imaginou. Em um pote devem ser colocados papeizinhos com os
nomes de todos os alunos que participaram da atividade. A professora pede
para que cada aluno tire um papelzinho. Todos abrem ao mesmo tempo. Em um
momento de confraternização geral, cada aluno procura o colega sorteado e
lhe entrega o desenho que fez de presente;
18- Finalizar o projeto com um teatro para mostrar a importância de se fazer
amigos.
VII- Avaliação
    Semanalmente, porque a proposta de trabalho é nova e várias situações
podem surgir. A cada situação colher a opinião das crianças para deixar
registrada no projeto. Pedir para que em casa os pais mandem depoimentos
sobre resultados positivos ou negativos relacionados ao projeto.
VIII- Duração
     Aproximadamente um bimestre.

Projeto: Valores e Sentimentos

OBJETIVO

  • Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
  • Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.

Formulação dos Problemas

Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
Pesquisar atividades de voluntariado.

Tempo da Atividade: 2 meses

Material

  • Levantamento das entidades beneficentes que seriam destinados os alimentos arrecadados.
  • Músicas, mensagens e orações elaboradas pelos alunos;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Textos de reflexão sobre valores;
  • Cartolinas para cartazes, aparelho de vídeo;
  • Máquina fotográfica

Planejamento

1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição

Temas Transversais

  • ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
  • SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
  • PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
    Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
    Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Execução

  • Sensibilização:
    Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
    Comece o projeto com um texto de reflexão para cada grupo e este com um tema diferente, como: gratidão, amor, liberdade, ociosidade, perdão, sexualidade, bondade, família, construção do ser, o arriscar para crescer, etc.
  • Concretização:
    Ministrar palestras aos alunos, visitas às famílias carentes da comunidade local e aos funcionários afastados da escola; mensagens positivas de incentivo e gratidão aos funcionários e professores da escola, músicas e orações, lembretes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em cada sala e muito outras atividades que os próprios alunos idealizar.
  • Exposição:
    Documentar através de vídeo e fotografias;

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

clip_image002

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

Professora responsável: Adirene das Graças Morais Santos

Turma Envolvida: 5º ano – 2012

Escola Santa Rita de Cássia – Douradina - Pr

clip_image004

Literatura de Cordel
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.
Os folhetos de cordel
Nas feiras eram vendidos
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.
A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.
Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.
O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
Acabe a fome e miséria
Haja paz e harmonia.

clip_image006(Francisco Diniz)

JUSTIFICATIVA

Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.

Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.

Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.

OBJETIVOS

  • Objetivo principal

Esse projeto visa desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias, vivências, e exemplos de vida.

Objetivos Secundários

  • Promover uma aproximação com a cultura popular.
  • Reconhecer a diversidade literária do Brasil
  • Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel
  • Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade.
  • Contribuir para o resgate da literatura de cordel
  • Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
  • Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos;
  • Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
  • Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
  • Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
  • Organizar um mural/feira para exposição dos cordéis;
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;

PLANOS DE AÇÃO

  • ETAPA 1: Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos pela professora;

· Estudar a origem, história, rimas, métricas e a produção brasileira.

· Pesquisar a biografia dos cordelistas brasileiros.

· Apresentar a variação linguística: Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim, levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e nos falares de pessoas de altas classes sociais.

  • ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel

· Apresentar folhetos de cordel do projeto do ano anteriror para leitura e apreciação.

· Identificação das rimas

· Identificação dos temas

· Pesquisa sobre os principais personagens, ente eles Lampião.

  • ETAPA 3: Escolha do temas para elaborar textos

· Os alunos escolherão temas para a confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas, humor, terror.

· Também serão pesquisadas figuras, ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.

  • ETAPA 4: Arte: O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira)

· A origem da xilogravura Nordestina;

· Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;

· Confecção de Releituras de Xilogravuras com tinta e prato de isopor;

· Mostra dos trabalhos e da xilografia através de PowerPoint;

· Confecção de um painel para divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.

AVALIAÇÃO

As atividades permitirão à professora uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.

CULMINÂNCIA

· O livro com a história do cordel, biografia e poesias dos autores e o poema do aluno será doado ä biblioteca da unidade escolar depois de apresentado à comunidade escolar

· Será confeccionado, também, um livro com apenas os cordéis dos alunos e apresentado à comunidade escolar através de uma feira.

DURAÇAO DO PROJETO : Abril a Julho de 2012.

Identificação: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças

Localização: Pato Branco - Paraná

Responsável pelo Projeto: Édina Maycot (Professora de Geografia) e Valéria Meler P. da Silva (Professora de Ciências)

Público alvo: Alunos - Pais - Professores - Comunidade em geral

Tema: Resíduos Sólidos Urbanos - Lixo

Título de Projeto: Lixo é Luxo

Justificativa: Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, com também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral: Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.

Procedimentos Metodológicos e Técnicos: Esse projeto terá como ações concretas a realização de algumas visitas técnicas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos baldios, rios, etc) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, realização de mini-concursos, distribuição de cestas básicas com venda do lixo recolhido no colégio, entre outras. Enfim, serão efetivados vários levantamentos bibliográficos relacionado ao tema junto às bibliotecas públicas, particulares, instituições públicas ou particulares e a internet, que servirão de embasamento teórico para a execução do presente trabalho.

Atividades Desenvolvidas:

Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas.

Exposição dos trabalhos criados pelos alunos.

Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio Colégio.

Venda do lixo reciclado.

Compra de cestas básicas para distribuição às famílias carentes.

Realização de palestras com profissionais de instituições públicas e/ou privadas.

Realização de um ecodesfile com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos.

Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: mascote, livreto, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros.

Organização de um livro de receitas.

Confecção de adesivos para divulgação da importância de se reciclar o lixo, usando o mascote e a frase criadas pelos próprios alunos.

Organização de um livro com histórias sobre o lixo.

Cronograma: De julho de 2001 a abril de 2002 ( 9 meses )

Recursos Humanos: Professores - Alunos - Pais

Recursos Materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, serviços de terceiros (ônibus para as prováveis visitas técnicas de estudos), enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.

EMEF “VERCENÍLIO DA SILVA PASCOAL”

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

TEREZA REGINA BARCELOS REGIANI

VITÓRIA 04 SETEMBRO 2003

TEREZA REGINA BARCELOS REGIANI

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causado sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente

VITÓRIA 04 SETEMBRO 2003

SUMARIO

INTRODUÇÃO.. 4

OBJETIVOS. 4

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. 5

EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. 7

AVALIAÇÃO.. 10

PROJETO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.

- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade am­biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.

Um dos problemas que será identi­ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envol­vendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.

Não só a questão do lixo será analisada e modifi­cada, mas também o desper­dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, perce­bendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas.

É também proposta da Escola trabalhar com correspondências e/ou e­mails, para troca de expe­riências relacionadas aos temas propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um “livro virtual”.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

MATEMÁTICA

1ª e 2ª séries

- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:

- conjuntos: agrupando por tipos de

embalagens, tamanhos, cores, formato.

- números cardinais e ordinais.

- Adição e subtração.

3ª e 4ª séries

- situações-problemas envolvendo emba­lagens de supermercado trabalhando o

sistema monetário

- adição, subtração e multiplicação

- situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico

de consumo de refrigerantes vendidos na cantina.

PORTUGUÊS

1ª e 2ª séries

- Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta,etc.

- Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.

- Em grupos, apresentar propagandas so­bre determinado produto.

e 4ª séries

- Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.

- Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva­ção do Meio Ambiente.

- Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.

- “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.

- Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente.

CIÊNCIAS

1ª e 2ª séries

- Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.

- Pesquisar os processos da reciclagem.

- Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.

3ª e 4ª séries

- Pesquisar sobre o tempo de decomposi­ção gasto para cada tipo de material.

- Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo

mal-acondicionado.

- Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.

HISTÓRIA

1ª e 2ª séries

- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.

- Montar maquetes sobre o tema.

3ª e 4ª séries

- Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui­ção das águas.

- Fazer o relatório.

GEOGRAFIA

1ª à 4ª série

- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim­pos.

- Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

rganizar uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e ar­bustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.

Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.

e 2ª séries poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:

- observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;

- observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.

3ª e 4ª séries poderão ser orientadas para o seguinte:

- observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.

- indagar: serão nativas? Foram plantadas?

- observar o solo em que nasceram;

- na vizinhança há algum córrego?

- que tipo de vegetação margens?

O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.

Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos.

Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.

De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão aprofundar suas observa­ções.

série: examinar as sementes colhidas:

forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as semen­tes? Alguma criança pode sugerir plantá-­las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos.

2ª série: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verifican­do o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se são da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.

Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, pre­parando-as para um mostruário ou ál­bum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.

Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.

e 4ª séries examinar as terras, de bar­rancos e dos solos que se encontram de­baixo de árvores. Quais as conclusões ti­radas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

Atividades que serão realizadas com os grupos de alunos

1ª série

· verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados;

verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer isso com o grupo;

· discutir com o grupo a respeito do me­lhor lugar para os vasinhos;

· recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;

· cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.

2ª série:

· ajudar a organização do álbum com as folhas;

· providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;

· discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;

· trocar idéias sobre a ordem de coloca­ção dessas páginas com as folhas.

3ª série:

· ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos,

latinhas ou caixinhas e rotulá-los;

· trocar idéias sobre rótulos, com indica­ções de onde foi colhida a amostra;

· desenhar trechos de paisagem da excur­são e escrever sobre a paisagem;

· organizar uma exposição com esses de­senhos.

4ª série:

· ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. E atividade rica por­que exige observação, habilidade para co­piar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas.Coleta seletiva na escola

E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas.

E para haver esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.

Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.

A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.

Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.

COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA

· Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.

· Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:

Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.

Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.

Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar­garina, etc.

· Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.

O que fazer com as sobras?

· As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.

· Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.

Discussão:

a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.

b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?

c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.

Reciclagem do papel

· Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.

· Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.

· Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transforma-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.

O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário concientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.

Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas

Chico Bento (1963) - Menino tipicamente roceiro ou caipira, que anda sempre descalço, com roupas simples e chapéu de palha,mora na vila Abobrinha. Vai à escola mas não gosta muito de estudar . Acorda antes do nascer do sol para ajudar o pai na roça, vive tentando roubar goiabas do rabugento Nhô Lau. Brinca com os demais da turma e ainda namora a Rosinha. Rosinha  sempre veste um tipo de vestido vermelho de quermesse, um par de maria-chiquinhas e não costuma andar descalça. Adora ir às quermesses com Chico, mas odeia seus constantes atrasos. Chico tem um porco chamado Torresmo de estimação. É claro que o Chico adora todas as criações de seu sítio e nunca vai deixar seu Torresmo virar comida, nem a sua galinha Giselda (Giserda), a vaca Malhada (Maiada), o bode Barnabé, o burro Teobaldo e tantos outros. O sonho do Chico é um dia ver Torresmo ganhar um prêmio numa feira, ou exposição de animais. Entre seus amigos estão Zé Lelé seu primo e melhor amigo, Zé da Roça, Hiro.Nhô Tonico Bento e Dona Cotinha são os pais do Chico Bento. Dona Marocas a professora da roça. É bem exigente com seus alunos (especialmente Chico Bento, que costuma esquecer de fazer ou levar para a escola as lições de casa), mas apenas quer o bem de todos eles.

FICHA DO CHICO BENTO

COMO CHICO É COM A ESCOLA____________________________________________

ONDE MORA____________________________clip_image002

MELHOR AMIGO______________________________

SEUS PAIS___________________________________

PRINCIPAL CARACTERISTICA_______________________________________________

NAMORADA______________________________

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO____________________________

PROJETO “APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”

JUSTIFICATIVA

A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência das professoras

E pedagogos na Educação Básica onde observamos que há um número significativo de crianças nas Séries Iniciais da sua escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las, uma vez que não há uma sala psicopedagógica específica que atenda suas defasagens curriculares. e estes alunos se revoltam partindo pro lado da indisciplina.

Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de.

Forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que compõem uma parcela significativa da população das escolas publicas, principalmente devido ao fato de ter um numero exagerado de alunos em sala de aula, professores desvalorizados, desmotivado que tem que ter carga horária de trabalho dobrada pra garantir o sustento de suas famílias. Estes alunos não conseguem as

Aprender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos. Também por falta de envolvimento das famílias, que já se encontram bastante desestruturada. projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem em que o educando desperte a vontade de aprender e que seja valorizados neste processo e que principalmente percebam que a habilidade da leitura e escrita pode ser adquirida com prazer. Acreditamos que para a superação dos problemas é necessário um

Planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto. mostrar pro educando que ele é capaz.

OBJETIVOS

Espera-se oferecer às crianças, alvo do projeto, ambiente alfabetizador ,atividades diversificadas,jogos...Que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio de atividades praticas, lúdicas, construídas á partir da historia de cada aluno,pra que ele tenha interesse em aprender,onde ele faça parte do processo.

Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o domínio do conhecimento.

Pedagógico e científico da aprendizagem da criança com dificuldades.

PUBLICO ALVO

As crianças serão selecionadas para o projeto pelos docentes regente da

Turma, sendo que o critério a ser adotado é o seguinte: casos de multirrepetência,

Dificuldades na leitura e escrita, dificuldades na matemática, notas baixas e crianças.

Que não estão sendo atendidas por nenhum outro programa de recuperação de

Estudos. Cada turma será composta por no máximo

10 crianças. Alunos dos 3º anos e dos 4º anos

.

METODOLOGIA

A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma

Vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das

Dificuldades de aprendizagem requer a escolha de estratégias e atividades

Pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados. Estratégia da

Pedagogia lúdica da Alfabetização partindo da observação da realidade de cada aluno

. As aulas do projeto são semanais e em acordo com o professor regente, para que não interfira nas tarefas de sala regular.

.a professora deste projeto deverá ter horário de planejamento com a pedagoga e com o professor regente destes alunos para avaliar o desenvolvimento e buscar novas estratégias.

.

RESULTADOS ESPERADOS

O educador construindo sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com Dificuldade de Aprendizagem construindo melhores fundamentos e agregando diversas metodologias a fim alcançar o raciocínio de cada aluno, uma vez somos seres únicos e cada aluno deve construir seu conhecimento partido das experiências já vivenciadas.

PEDAGOGA DO PROJETO:

ROSANGELA DA PENHA

ESCOLA: ANTONIO BEZERRA DE FARIAS

PROFESSORA:________________________________

ALUNOS ATENDIDOS:

3º ANO A

3º ANO B

3º ANO C

3º ANO D

4º ANO A

4º ANO B

4º ANO C

OS ALUNOS DEVERÃO SER AVALIADOS E DE ACORDO COM O SEU DESENVOLVIMENTO ENCAMINHADO PARA OUTROS PROJETOS, PARA CONTINUAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mauricio de Sousa

clip_image002

Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935. Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa.

Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte da infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes. Suas primeiras aulas foram no externato São Franciso, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Mas depois continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.

clip_image004

Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança. E, para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres. Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente. Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi. Mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho. Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Não conseguiu. Mas havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. E Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.

Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão. Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono - Bidu e Franjinha - e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista. Essa passagem deu-se em 1959. Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho - e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos. Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década. Daí chegou o tempo das revistas de banca.

clip_image006Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, 2 anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras. Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos. Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.

Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses. Maurício ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados. Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação - a Black & White - com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria em controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.

clip_image008Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.

Pai de dez filhos, além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus, Do Contra, Vanda, Valéria e Dr. Spada.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.

As revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio:

Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.

Magali: Colabora como roteirista.

Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

Em 2007 Maurício de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".

A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.

1) Onde nasceu Maurício de Souza/

2) Quem eram seus pais/

3) Onde ele passou a infância?

4) Antes de trabalhar no jornal, o que ele fez?

5) Qual foi seu primeiro emprego no jornal?

6) Quando decidiu dedicar-se aos quadrinhos, quais foram seus primeiros personagens?

7) Quantos anos Maurício de Souza tinha quando criou seus primeiros personagens?

8) Que outros personagens surgiram?

9) Quando começou a lançar as revistas em quadrinhos? Qual a ordem de lançamento?

10) O que aconteceu na década de 80?

11) Que personagens foram inspirados em seus filhos?

12) Quais filhos de Maurício de Souza passaram a trabalhar com ele e qual a função de cada um?

13) Qual dos personagens de Maurício de Souza você mais gosta? Justifique.

14) Qual a finalidade deste texto?