sábado, 27 de outubro de 2012

PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS ALGUNS ASPECTOS PRECISAM SER CONSIDERADOS:

1-PERFIL DO GRUPO: é fundamental que qualquer intervenção seja pensada a partir da "leitura" do grupo de desenvolvimento cognitivo, universo cultural, conhecimento prévio, idade, ano, postura (AGITADOS? QUIETOS?). Só assim os projetos cumprirão a sua finalidade: auxiliar no processo de aprendizagem dos APRENDIZES. De outra forma, vira um "pacote" de atividades prontas, que, muitas vezes, nada tem a ver com as necessidades do grupo.

2-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: dos envolvidos no projeto.

3-JUSTIFICATIVA: (Por que?) A justificativa é o momento de fundamentar a escolha desse projeto, buscando esclarecer a sua importância para o grupo e tendo como referência a proposta curricular. É a partir da justificativa que podemos avaliar se o projeto é pertinente para aquele momento, para aquele grupo. Sem isso, corremos o risco de fazer projetos que, apesar de muito bonito ou bem elaborados, não auxiliam o processo de aprendizagem dos aprendizes envolvidos.

4-OBJETIVO: ( geral: propósito geral- específico: especificação do que se pretende atingir)- É aquilo que a criança será capaz de fazer ao final do projeto. Definir os objetivos significa ter clareza do processo, daquilo que se deseja com as ações desenvolvidas.

EMPREENDIMENTO: ( passos a seguir)- É o objetivo palpável, real que se pretende alcançar. É o detonador dos outros objetivos e o grande "gerador" do envolvimento e participação das crianças. Alguns exemplos de empreendimentos: organizar uma exposição sobre determinado assunto, apresenta uma peça de teatro, criar um cartaz ou panfletos para alguma campanha educativa, confeccionar fantoches, etc.

VIDA COTIDIANO: São objetivos voltados para o funcionamento do grupo envolvido no projeto ( a sala, o ano, a escola...) Dizem respeito ás relações sociais vivenciadas pelo grupo. Aqui é importante que o professor e os aprendizes tenham em consideração: que tipo de cidadão queremos formar? Que valores grupais queremos construir? Que relações vamos vivenciar?

COMPETÊNCIAS: São os objetivos ligados á construção de habilidades, destrezas necessárias para êxito do empreendimento.Dizem respeito ás áreas de conhecimento necessárias á etapa de aprendizagem em que se encontram os envolvidos no projeto. Nesse aspecto, professor e aprendiz devem sempre se perguntar: que competências preciso desenvolver para realizar esse projeto? Como alcançá-las? O professor entra como apoio e como organizador desse processo e deve ter em consideração o nível de desenvolvimento cognitivo e o conhecimento prévio dos aprendizes- Que competência deve ser exigida de uma aluna do 3ºano ao se confeccionar um cartaz? E para um do 5º ano?

5-ETAPA: é o processo de desenvolvimento do projeto. Aqui as ações são organizadas de forma sequenciada, levando em consideração o objetivo final do empreendimento. A questão da sequenciação é fundamental para não queimar etapas e não esquecer outras que são importantes.

6-RECURSOS: É importante levantar os recursos necessários para execução do projeto (objetos, textos, recursos audiovisual...) bem como dividir responsabilidade para consegui-los. Cabe ao professor, a responsabilidade de selecionar e levar recursos que dão suporte a projetos de apoio(estudos,pesquisas, análises de modelos...)

7-TEMPO: A distribuição do tempo deve ser dimensionada para que o projeto não fique grande demais, criando um desânimo nos alunos. O tempo deve ser pensado tendo como referência o grupo e suas características/necessidades.

8-AVALIAÇÃO: O processo de avaliação é feito junto com os alunos, já que eles participam de todo o processo. Ela vai ser feita tendo como parâmetro os objetivos propostos, o produto do empreendimento e o processo de cada aluno no desenvolvimento do projeto. Dessa forma, a avaliação deixa de ser arbitrária e passa a ser um processo de tomada de responsabilidade de todos os envolvidos.

Nome da Educadora: Letícia Mª. R. B. Alemida Período: tarde Ano: 2009 Turma: 1ª Etapa.

Duração: aproximadamente 2 meses.

PROJETO ALIMENTAÇÃO.

JUSTIFICATIVA:

* O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.

Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;

* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;

* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;

* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;

* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;

* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);

* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;

* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;

* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.

* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);

* Contos;

* Poemas;

* Histórias;

* Adivinhas;

* Parlendas;

* Músicas;

* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:

* Liguar os números;

* Gráfico;

* Quantidade;

* Contagem;

* Classificação;

* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;

* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;

* Meio ambiente (produção dos alimentos);

* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);

* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;

* Fantoche dos alimentos;

* Desenhos com interferência e sem interferência;

* Atividades com papel amassado;

* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;

* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

livremente;

* Massa de modelar;

* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Salada de frutas e legumes;

* Sucos;

* Receitas saudáveis.

TRABALHO COM OS PAIS:

* Participar mandando frutas e legumes;

* Pesquisa enviadas para a casa;

* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.

PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;

* Dramatização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

Fonte: Email recebido de Letícia Braga do grupo professores solidários.

EEB CAETANO BEZ BATTI

PROF.ª: LUCIMARA MARTINS BARZAN

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO FISCAL

PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA.

JUSTIFICATIVA: A família sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla (trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.

Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.

Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.

OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .

Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.

Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares.

Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados.

Valorizar a alimentação oferecida na escola.

Educar os alunos sobre a importância dos tributos pagos ou recolhidos e o retorno destes benefícios para a população proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.

ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.

Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola.

A última etapa do projeto é a finalização do projeto onde haverá elaboração de cardápios de baixo custo e saudável.

Cartazes com diferentes tipos de alimentação.

Quadro comparativo de alimentos saudáveis e alimentos industrializados.

Música: Planeta Azul.

Filme: Tainá: Uma aventura na Amazônia.

AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.

BILBOQUÊ

OU

A criança deve segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro (pode ser feito com pauzinho também).

- Materiais:
1 copo plástico, barbante, folha de papel usado, fita crepe, tinta guache

Como Fazer:
Faça uma bolinha de papel amassada, envolva na fita crepe e pinte com guache. Prenda o barbante na bolinha e faça um furinho na base do copo para completar a amarração. Para deixar o brinquedo personalizado, incentive a criança a fazer uma pintura criativa.

VAI E VEM

- Materiais:
2 garrafas PET, tampinhas coloridas, 2 pedaços de fio de varal com 3m, fita crepe

- Como Fazer:
Primeiro corte as garrafas no meio e separe apenas a parte de cima para utilizar na confecção do brinquedo. Depois, passe os dois pedaços de varal pelo gargalo de uma das partes e coloque também as tampinhas coloridas para proporcionar um visual diferente. Uma as duas partes das garrafas na forma de cilindro e passe uma fita crepe no meio. Dê um nó reforçado nas pontas dos fios.

TELEFONINHO. Potes de iogurte vazio e barbante. É só fazer um furo no fundo do pote, passar uma ponta do barbante e dar um nó. O mesmo deve ser feito com a outra ponta e com o outro pote. Depois é só se comunicar pelos potinhos. É uma ideia super divertida, principalmente quando aparece o resultado

CARRINHOS COM CAIXAS DE SAPATO PETECAS

BINÓCULOS

Dois rolos de papel higiênico. Pinte os rolos com tinta guache ou outro tipo de tinta atóxica e deixe secar. Cole os dois rolos com cola branca. Você também pode colocar um pedaço de papelão na parte superior dos rolos, ou entre eles, para uni-los de maneira mais fácil, desta forma você pode ajustar a distância entre os rolos para que fiquem centralizados nos olhos da criança. Quando a cola estiver seca, faça um furo em cada lado do binóculo, em uma das extremidades, e amarre um barbante para que ele possa ficar pendurado no pescoço da criança.

CARRINHOS DE CORRIDA

Pinte um tubo de papel higiênico com tinta acrílica para dar um efeito brilhante no acabamento de um carro de corrida. Faça um recorte ligeiramente à frente de um rolo de papel higiênico, com cerca de três centímetros, para que seja a cabine de pilotagem. Esse recorte pode ser oval ou retangular.

Corte quatro círculos de papelão de 2,5 cm para fazer os "pneus" e cole-os. Você também pode utilizar tampinhas de garrafa plásticas para fazer as rodas e fixa-las com arame. Adicione adesivos e o número do carro de corrida. Você também pode usar uma tampa de produto de limpeza para fazer o piloto.

1. PETECA

Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)

Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).

2. BOLA DE MEIA

Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.

Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.

3. BOLA AO PÉ

Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.

Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.

BONEQUINHA E AVIÃO

TRENZINHO

JOGO DA VELHA

CARRINHO

MATERIAL

- 2 caixinhas de papelão (de tamanhos diferentes)
- 4 tampinhas de refrigerante
- varetas de pipa ou espetos de churrasco
- papel higiênico
- pincel grosso e fino
- cola branca
- tesoura
- tinta guache ou acrílica de várias cores
- pedacinhos de arame e tudo mais de
  sucata quevocê achar que pode  aproveitar.

COMO FAZER


1
. Cole as duas caixinhas .


2
. Você já tem a estrutura do seu automóvel.


3
. Faça um furinho com o espeto, em cada tampinha, para montar os pneus.


4
. Encaixe e cole as varetas nos fundos dos pneus.


5
.Você já construiu as estruturas dos pneus, traseiros e dianteiros.


6
. Cole as duas estruturas, na parte de baixo do automóvel.


7
. Cole tiras de papel higiênico na peça.
O papel se mistura com a cola bem diluída em água e cria uma textura, para depois ser pintada. Você pode criar o automóvel do jeito que desejar.

 

 


8

. Com a cola seca, mãos à obra: pinte o carro do jeito que você achar mais legal.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


31 de outubro - Dia do Saci

Lenda do Saci

No Brasil, quem não conhece o Saci?

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.

Sua lenda provavelmente originou-se das tribos Tupi Guarani no sul do Brasil. No começo era retratado como um "curumim" endiabrado de cor morena, duas pernas e um rabo típico.

Mas durante o período de colonização portuguesa, o Saci transformou-se com a influência da cultura africana.

Tornou-se um negrinho, perdeu uma perna num luta de capoeira, ganhou um cachimbo e um gorro vermelho, mas continuou sapeca e brincalhão.

Aliás, a principal característica do Saci é a travessura. Ele se diverte com os animais e pessoas e sendo muito moleque, acaba causando diversos transtornos como esconder objetos, queimar a comida, emitir ruídos e assustar bois e cavalos no pasto.

Você já viu cavalos a relinchar e galopar desabaladamente no pasto durante a noite?

Pois é... Há quem diga que é feito do Saci, para se divertir e também assustar. Ele pode até cavalgar, dando nós e fazendo tranças na crina dos cavalos.

E dizem que seu gorro tem poderem mágicos que o fazem desaparecer na forma de um corrupio de vento, sempre que entra numa enrascada e volta a aparecer quando lhe convém, assustando e surpreendendo quem quiser.

Dizem que um bando de Sacis costuma se reunir durante a noite escura, sem que ninguém os veja, para planejarem as travessuras que vão fazer no dia seguinte.

Pelo menos, está é a lenda que se contava na época da escravidão, onde as amas assustavam as crianças com as mais terríveis histórias sobre as travessuras do Saci.

Há quem acredite que o Saci nasce em brotos de bambus, onde vivem por sete anos.

Mas cuidado!

Não espreite os espaços ocos do bambu para vê-lo, porque espertinho como ele é, pode soprar uma brasa de cachimbo e cegar os mais curiosos.Depois disso, vivem mais setenta e sete anos atentando a vida das pessoas e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Mas, como o Saci vive nas matas, ele conhece todas as ervas da floresta, e sabe os efeitos da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas.

Só ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, pedir sua autorização, caso contrário, serão vítimas de suas travessuras.

O Saci desperta sentimentos diferentes nas pessoas.

Segundo contam, como o Saci se esconde nos redemoinhos de vento, pode-se captura-lo jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Depois de capturado, deve-se retirar o seu capuz para garantir sua obediência e então prende-lo numa garrafa.

Mas também há quem diga que quem conseguir tirar-lhe o capuz, é recompensado com a realização de um desejo. Ou que para apanha-lo deve atirar um rosário sobre o redemoinho de vento.

O fato é que a lenda do Saci é conhecida em todas as regiões do Brasil e pode até sofrer algumas modificações. Em alguns lugares, acredita-se que o Saci tenha as mãos furadas no centro, e que sua maior diversão é jogar uma brasa para o alto para que esta atravesse os furos. Noutros lugares dizem que ele faz isso com uma moeda.

Para fugir do Saci, o melhor é atravessar um riacho ou então colocar cordas com nós em seu caminho, para que ele pare para os desatar, deixando a pessoa escapar.

Em Portugal, há quem o conheça como o Fradinho da Mão Furadaou também Pesadelo.

Sabe o que ele faz?

Entra sorrateiramente à noite pelo buraco da fechadura da porta do quarto de dormir e coloca-se em cima das pessoas causando os mais terríveis pesadelos. Só quando a pessoa acorda, é que ele vai embora.

O Pesadelo é o Diabo que vem com uma carapuça e com uma mão muito pesada.

Ao dormir de barriga para cima, o pesadelo põe a mão no peito da pessoa e não a deixa gritar. Se alguém consegue retirar-lhe a carapuça, ele foge para o telhado.

Outros Sacis

É possível que já tenha ouvido falar sobre mais do que uma espécie de Saci tais como o Pererê, o Trique e o Saçurá.

E o Caipora? Há quem diga que é o Pai de Saci!

No mato, quando se ouve um “trique” é sinal que deve andar por perto umSaci trique, um menino moreninho e muito brincalhão.

O Saci saçurá é um menino negrinho de olhos vermelhos.

Matinta Perêra

Uns dizem que é o Saci-pererê na forma de umaave cheia de mistério com um assobio confuso, para que ninguém saiba de onde vem. Outros dizem que é também o Saci-pererê na forma de uma velha vestida de preto, com parte do rosto coberto. Conta-se que prefere sair nas noites escuras, sem lua e que quando vê uma pessoa sozinha, assobia ou grita, e cujo som lembra a expressão: "Matinta Perêra".

Hoje me dia, existe até o dia do Saci.

Com o objetivo de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência do Halloween no Brasil, foi criado o Dia do Saci no dia 31 de outubro.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DATA:________________________________________________________

clip_image002OLHE AS IMAGENS E ESCREVA O RESTANTE DA HISTÓRIA EM QUADRINHO.

NOME:_____________________________________________________

clip_image002[4]clip_image004

clip_image006

PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

clip_image002[6]

PERSONAGEM - ANINHA

MENINA SIMPÁTICA, MEIO CIUMENTINHA, NAMORADA DO TITI. E A COISA PARECE SÉRIA. FAZ TEMPO QUE SÃO VISTOS JUNTOS...

MAS COMO AINDA SÃO JOVENZINHOS, ACONTECEM ALGUMAS OUTRAS PAQUERAS NO INTERVALO DOS ENCONTROS DOS DOIS. PRINCIPALMENTE PELO LADO DO TITI.

clip_image004[4]

PERSONAGEM - ANJINHO

O ANJINHO DAS HISTORINHAS DA MÔNICA É UM ANJO DE VERDADE, QUE DESCEU DAS NUVENS PARA SE MISTURAR COM AS CRIANÇAS E PROTEGÊ-LAS DE ALGUM ACIDENTE, SE POSSÍVEL.

SEU MAIOR PROBLEMA É QUANDO A TURMA DE MOLEQUES APRONTA COM A MÔNICA. DAÍ NÃO CONSEGUE EVITAR AS COELHADAS QUE MÔNICA DISTRIBUI A TORTO E DIREITO NOS MENINOS. ÀS VEZES SOBRA ATÉ PARA ELE.

VOLTA E MEIA TEM QUE DAR UMA SUBIDINHA PARA "RECEBER ORDENS". MAS VOLTA CORRENDINHO PARA CONTINUAR BRINCANDO DE MOLEQUE COM A TURMA.

clip_image006[4]

PERSONAGEM - BIDU

CÃOZINHO DE ESTIMAÇÃO DO FRANJINHA. ACOMPANHA AS AVENTURAS DA TURMINHA COMO UM CÃOZINHO FIEL. MAS DE VEZ EM QUANDO TEM SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS, ONDE FALA COM OBJETOS E OUTROS ANIMAIS.
"NASCEU" EM 1959, JUNTAMENTE COM O FRANJINHA, NAS PÁGINAS DA FOLHA DE SÃO PAULO. E COMO FOI O PRIMEIRO PERSONAGEM DE SUCESSO DO MAURICIO, ATÉ HOJE É O SÍMBOLO DA MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES.
COMO VEMOS, O MAURICIO TAMBÉM SE MANTÉM FIEL A ELE.

clip_image008PERSONAGEM - BRONTOSSAURO

ESTE BRONTOSSAURO ENORME E DESAJEITADO É UM DOS AMIGOS DO HORÁCIO.

APESAR DO TAMANHO ASSUTADOR, O BRONTOSSAURO É COMO UMA CRIANÇA, DOCE E DELICADA, SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR OS OUTROS.

COMO NOSSO AMIGUINHO HORÁCIO, ELE É VEGETARIANO E SONHADOR.

PERSONAGEM - BUGU

CACHORRINHO ESQUISITO QUE VIVE INFERNIZANDO A VIDA DO BIDU. SURGE NÃO SE SABE DE ONDE E TENTA "ROUBAR A CENA" DO PERSONAGEM PRINCIPAL.

COM TAPEAÇÕES E IMITAÇÕES, QUER "APARECER" MAIS QUE O BIDU. MAS APRONTA TANTO QUE NO FINAL É "DESPACHADO" PELO TITULAR DA HISTÓRIA COM UM CHUTE NO TRASEIRO, QUANDO AINDA TEM TEMPO DE GRITAR "ADEUS MAMÃE"!

clip_image010

clip_image012

PERSONAGEM - CAPITÃO FEIO

É O MAIOR VILÃO DAS HISTÓRIAS DO MAURICIO.

VIVE QUERENDO POLUIR O MUNDO. VIVE NOS ESGOTOS E SUBTERRÂNEOS AO LADO DE FIÉIS SEGUIDORES (CRIATURINHAS DE LIXO).

TEM LEVADO A PIOR NOS SEUS PLANOS DE SUJAR O MUNDO. SEMPRE TERMINA PERDENDO AS BATALHAS PARA A TURMA DA MÔNICA. MAS NÃO DESISTE (COITADO).

clip_image014

PERSONAGEM - CASCÃO

PINTOU SUJEIRA

CASCÃO NASCEU EM 1961, BASEADO NAS RECORDAÇÕES DE INFÂNCIA DO PRÓPRIO MAURICIO.

ELE CONTA QUE, NO INÍCIO, TEVE RECEIO DA REAÇÃO DO PÚBLICO PARA COM ESTE PERSONAGEM COM UMA CERTA “MANIA DE SUJEIRA”. A ACEITAÇÃO, ENTRETANTO, FOI IMEDIATA E A POPULARIDADE CRESCEU TANTO QUE DESDE AGOSTO DE 1982, CASCÃO TEM SUA PRÓPRIA REVISTA.

clip_image016

PERSONAGEM - CASCUDA

É A NAMORADA DO CASCÃO.

É MEIO SUJINHA, MAS DE VEZ EM QUANDO TOMA BANHO. PARA DESENCANTO DO NAMORADO.

PERSONAGEM - CEBOLINHA

clip_image017
UM GALOTO DIFELENTE

CEBOLA, UM GAROTO DE CABELOS ESPETADOS QUE, QUANDO FALAVA, TROCAVA O “R” PELO “L”, EXISTIU MESMO, FAZIA PARTE DE UMA TURMA DE GAROTOS, LÁ DE MOGI DAS CRUZES, E ACABOU EMPRESTANDO SUAS CARACTERÍSTICAS PARA O CEBOLINHA, PERSONAGEM CRIADO EM 1960 POR MAURICIO DE SOUSA.

ELE JÁ FOI MAIS GORDINHO, MAIS CRESCIDINHO E ATÉ MAIS CABELUDO, MAS SEMPRE COM O MESMO JEITO “ENGLAÇADO” DE FALAR. PARCEIRO DE AVENTURAS - OU SERIA MELHOR DIZER “VÍTIMA”? - DA MÔNICA, A QUEM VIVE TENTANDO DERROTAR COM SEUS “PLANOS INFALÍVEIS”, CEBOLINHA TEVE A SUA REVISTA LANÇADA EM 1973 E NAS HORAS VAGAS TAMBÉM É ASTRO DE TEVÊ, CINEMA E TEATRO.

clip_image019

PERSONAGEM - CHICO BENTO

PRIMO CAIPIRA

CHICO BENTO, CRIADO EM 1961, TEVE COMO MODELO UM TIO-AVÔ DE MAURICIO, SOBRE QUEM ELE OUVIA MUITAS HISTÓRIAS CONTADAS PELA SUA AVÓ.

EM AGOSTO DE 1982, FOI LANÇADA A PRIMEIRA REVISTA, ONDE A TURMA DA ROÇA, ENTRE ELES A ROSINHA, NAMORADA DO CHICO BENTO, O ZÉ LELÉ, HIRO, O ZÉ DA ROÇA, A PROFESSORA DONA MAROCAS, O PADRE LINO E VÁRIOS OUTROS PERSONAGENS VIVEM DIVERTIDAS HISTÓRIAS NUM AMBIENTE GOSTOSO E PACATO DO INTERIOR.

clip_image021

PERSONAGEM - CHOVINISTA

É O PORQUINHO DO CASCÃO... QUERO DIZER, É O BICHINHO DE ESTIMAÇÃO DO CASCÃO. DIVERTIDO, ESPERTO E CARINHOSO, NUNCA DEIXA SEU DONO NA MÃO. ÀS VEZES ATÉ SALVA O CASCÃO DE ALGUM APURO, COMO UM BANHO ACIDENTAL OU UMA SITUAÇÃO QUE TENHA ÁGUA NO MEIO.

MAS AO CONTRÁRIO DE SEU DONO, CHOVINISTA NÃO SE IMPORTA MUITO EM TOMAR BANHO, O QUE DEIXA O CASCÃO DECEPCIONADO DE VEZ EM QUANDO.

clip_image023

PERSONAGEM - DO CONTRA

PERSONAGEM CRIADO EM 1994, BASEADO NO FILHO CAÇULA DO MAURICIO DE SOUSA. E O NOME VEM DA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO CAÇULINHA: SE VÊ ALGUÉM FAZENDO ALGUMA COISA DA MESMA MANEIRA, SEMPRE, ELE QUER EXPERIMENTAR FAZER DE OUTRO MODO. PRA VER COMO É QUE FICA.

NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, MAURICIO EXAGERA UM POUCO E FAZ O DO CONTRA TENTAR SER O CONTRÁRIO EM QUALQUER SITUAÇÃO.

O DO CONTRA SE MUDOU HÁ POUCO PARA O BAIRRO DA MÔNICA E TEM UM IRMÃO - O NIMBUS - QUE PARTICIPA DAS AVENTURAS, TAMBÉM.

clip_image025

PERSONAGEM - DUDU

DUDU É DAQUELES GAROTINHOS QUE ESTÃO NUMA FASE DE CRESCIMENTO EM QUE NÃO GOSTAM DE COMER QUASE NADA OU NADA.

ELE É AMIGO DA MAGALI. E PRA SORTE DELE... OU DELA, É A MAGALI QUEM SEMPRE ACABA AJUDANDO ELE A COMER A COMIDINHA QUE SUA MÃE PREPARA COM TANTO CARINHO.

clip_image027

PERSONAGEM - DUQUE

CÃOZINHO AMIGO DO BIDU.

NORMALZINHO (AO CONTRÁRIO DO BUGU).

OUVE, DÁ CONSELHOS E, COMO BOM CACHORRO, É UM AMIGÃO FIEL NOS BONS E MAUS MOMENTOS DAS HISTÓRIAS.

QUANDO MUITO, QUANDO PASSA UMA BELA CACHORRINHA, TENTA PASSAR O BIDU PRA TRÁS.

clip_image029

PERSONAGEM - FLOQUINHO

FLOQUINHO É O MISTERIOSO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DO CEBOLINHA.

COM UMA PELAGEM SUPER-ORIGINAL, ESPALHA A DÚVIDA POR ONDE PASSA:

ESTÁ INDO OU ANDANDO DE COSTAS?

DE QUE LADO É O FOCINHO?

É UM CACHORRO, MESMO?

PERSONAGEM - FRANJINHA

clip_image030

FRANJINHA É UM MENINO INTELIGENTE E CURIOSO, SEMPRE ENVOLVIDO COM PESQUISAS E INVENÇÕES.

TEM MAIS DE DEZ ANOS, VAI À ESCOLA E É UM AMIGÃO DA TURMA TODA. MAS ÀS VEZES, COM A MANIA DE TENTAR AJUDAR O CEBOLINHA OU O CASCÃO CONTRA A MÔNICA, INVENTA COISAS INCRÍVEIS E QUE NEM SEMPRE DÃO CERTO. DAÍ ATÉ ELE LEVA COELHADAS.

TEM SEU "LABORATÓRIO" NUM GALPÃOZINHO NO FUNDO DO QUINTAL.

NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO MAURICIO, FOI O PRIMEIRO PERSONAGEM CRIADO COMERCIALMENTE, AO LADO DO SEU CÃOZINHO BIDU. SUAS AVENTURAS FORAM LANÇADAS EM TIRAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO A PARTIR DE 1959. E NAS TIRAS DO BIDU E FRANJINHA NASCEU, TEMPOS DEPOIS, O CEBOLINHA. QUE, EM SEGUIDA, GANHOU SUA PRÓPRIA SÉRIE.

PERSONAGEM - GISELDA

clip_image031

ENFIM UM PERSONAGEM QUE HOMENAGEIA AS GALINHAS: GISELDA. A GALINHA DE ESTIMAÇÃO DO CHICO BENTO. ALIÁS, COMO TODOS OS ANIMAIZINHOS DO SÍTIO. MAS GISELDA TEM DADO UM BOM TRABALHO AO CHICO. VOLTA E MEIA ESCAPA DE VIRAR CANJA OU ALMOÇO DE RAPOSA GRAÇAS À PROTEÇÃO DO CHICO BENTO.

EM TROCA, BOTA OVOS BONITOS E SAUDÁVEIS. QUE O CHICO TAMBÉM EVITA COMER. NÃO POR CAUSA DO COLESTEROL (ELE AINDA NÃO SABE SOBRE ISSO) MAS PORQUE PREFERE QUE NASÇAM, CADA VEZ MAIS, LINDOS PINTINHOS NO GALINHEIRO.

clip_image033

PERSONAGEM - HIRO

ESTE NISSEI, FILHO DE IMIGRANTES JAPONESES, É UM DOS AMIGUINHOS DO CAIPIRINHA CHICO BENTO.

APESAR DE MORAR NO INTERIOR, O HIRO E SUA FAMÍLIA SÃO BEM TRADICIONAIS EM RELAÇÃO AOS COSTUMES E À CULTURA JAPONESA.

PERSONAGEM - HORÁCIO

clip_image034
HORÁCIO É UM FILHOTE DE TYRANNOSSAURUS REX. MAS NÃO PARECE. É GENTIL, AMIGO, PREOCUPADO EM AUXILIAR O PRÓXIMO.

TEM VÁRIOS AMIGOS: O TECODONTE, O ANTÃO, O PTERODÁCTILO ALFREDO E UMA JOVEM DINOSSAURA QUE SONHA EM SER SUA NAMORADA, A LUCINDA, MAS A SIMONE, OUTRA DINOSSAURA TAMBÉM ESTÁ NA PARADA.

HORÁCIO APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ NAS TIRAS DE JORNAL DO PERSONAGEM PITECO, PUBLICADAS NO EXTINTO DIÁRIO DE SÃO PAULO. DEPOIS GANHOU ESPAÇO PRÓPRIO EM PÁGINAS DOMINICAIS NA FOLHINHA DE SÃO PAULO, SUPLEMENTO INFANTIL LANÇADO EM 1963.

DURANTE QUASE 30 ANOS SUAS HISTÓRIAS FORAM

ESCRITAS E DESENHADAS EXCLUSIVAMENTE PELO PRÓPRIO MAURICIO, PARA A FOLHA DE SÃO PAULO COM REDISTRIBUIÇÃO PARA DIVERSOS OUTROS JORNAIS.

clip_image036

PERSONAGEM - HUMBERTO

HUMBERTO, AMIGUINHO DA CRIANÇADA DA TURMA DA MÔNICA, NÃO FALA. SÓ MURMURA "HUM-HUM"... UNS ACHAM QUE ELE É MUDINHO. OUTROS, QUE ECONOMIZA A VOZ. MAS ENQUANTO ISSO, VAI APRONTANDO ALGUMA CONFUSÃO. JAMAIS CONSEGUIU GANHAR DUAS COISAS QUANDO PERGUNTADO. SÓ FICA COM UMA.

clip_image038

PERSONAGEM - JEREMIAS

UM DOS VELHOS AMIGOS DA TURMA. E UM DOS MAIS ANTIGOS PERSONAGENS DE MAURICIO.

JEREMIAS, COM SEU ETERNO BONEZINHO, BRINCA, BRIGA E ÀS VEZES CORRE DA MÔNICA. COMO TODO MUNDO DA RUA.

clip_image040

PERSONAGEM - JUCA

SEU JUCA ESTÁ SEMPRE TENTANDO TRABALHAR EM PAZ. JÁ FEZ DE TUDO E TRABALHOU EM MUITAS COISAS.

MAS COITADO DO SEU JUCA, SEMPRE ENTRA NUMA FRIA QUANDO A TURMA DA MÔNICA ESTÁ POR PERTO.

TODOS GOSTAM DELE E QUEREM AJUDÁ-LO, MAS ISSO NUNCA DÁ CERTO E ELE SEMPRE ACABA SE DANDO MAL.

POR ISSO ELE QUER VER A TURMA DA MÔNICA O MAIS LONGE POSSÍVEL, SÓ QUE A TURMINHA NÃO SABE DISSO E APRONTA COM ELE... SEM QUERER, É CLARO.

clip_image042

PERSONAGEM - LOUCO

O LOUCO É UM PERSONAGEM COM UM POUCO DE CADA UM DE NÓS (EM ALGUM MOMENTO).

CONSTA QUE MORA NUM ASILO PRÓXIMO DA CASA DO CEBOLINHA. POR ISSO VIVE ATAZANANDO O MENINO. MAS NO FUNDO, NO FUNDO, SÓ PROVOCA SITUAÇÕES ABSURDAS, LOUCAS, SEM MÁ INTENÇÃO NENHUMA.

O LOUCO É UM PRODUTO EXCLUSIVO DE MAURICIO NAPOLEÃO DE SOUSA. E VIVA A REPÚBLICA! ABAIXO OS GIGANTES, TENHO DITO. E PAULO, E PEDRO ....

clip_image044

PERSONAGEM - LUCINDA

LUCINDA É UMA DAS DINOSSAURINHAS AMIGAS DO HORÁCIO. MAS É A MAIS CHEGADINHA A ELE. AS INTENÇÕES SÃO ÓBVIAS: ELA AMA DE PAIXÃO O NOSSO HERÓI.

TALVEZ, UM DIA ... MAS ENQUANTO O DIA NÃO CHEGA, ELA CONTINUA ENCANTANDO AS HISTORINHAS COM SUA FEMINILIDADE, E ÀS VEZES FAZENDO CENAS DE CIÚME QUE O HORÁCIO JURA QUE NÃO TEM RAZÃO DE SER

clip_image046

PERSONAGEM - MAGALI

MAGALI É OUTRO PERSONAGEM BASEADO EM PESSOA REAL.

A MAGALI REAL É FILHA DO MAURICIO (COMO A MÔNICA E A MARIA CEBOLINHA ) E A MAGALI PERSONAGEM É UMA DAS CRIAÇÕES MAIS SIMPÁTICAS E CONHECIDAS DA TURMA.

A DE VERDADE COMIA UMA MELANCIA INTEIRA EM CRIANÇA. DAÍ O PERSONAGEM SEGUIR SEUS HÁBITOS.

MAS APESAR DESSE APETITE TODO, MAGALI CONTINUA ELEGANTE E FEMININA.

É A ÚNICA QUE NÃO VIVE BRIGANDO COM A MÔNICA.

TEM UM GATO, O MINGAU, E VIVE COM OS PAIS.

clip_image048

PERSONAGEM - MAMUTE ANTÃO

É UM SIMPÁTICO E PELUDO FILHOTE DE MAMUTE, BOM AMIGO DO HORÁCIO, TAMBÉM SERVE PARA AQUECÊ-LO, NO INVERNO.

O HORÁCIO SE SENTA BEM JUNTINHO DO ANTÃO E SE DEFENDE DO VENTO E DA NEVE. É QUE O ANTÃO, APESAR DE FILHOTÃO, JÁ É BEM MAIOR DO QUE O HORÁCIO.

PERSONAGEM - MANFREDO

É O FAZ TUDO NAS HISTÓRIAS DO BIDU: CONTRA-REGRA, SECRETÁRIO, ASSISTENTE, PRODUTOR... ENFIM, O QUE FOR PRECISO.

SEMPRE COM SEU BONÉ NA CABEÇA E SUA PRANCHETINHA NA MÃO, ORGANIZA A BAGUNÇA TODA.

O BIDU COSTUMA DIZER QUE ELE É SEU ANJO DA GUARDA, MAS O MANFREDO ACHA QUE ANJO NÃO MERECE SOFRER TANTO.

clip_image050

clip_image052

PERSONAGEM - MARIA CEBOLINHA

BEBEZINHO, IRMÃ DO CEBOLINHA.

INSPIRADA NA FILHA MAIS VELHA DE MAURICIO; MARIANGELA

clip_image054

PERSONAGEM - MARINA

PERSONAGEM RECENTE, CRIADO PELO MAURICIO, RETRATA A MARINA DE VERDADE, FILHA DO ARTISTA.

COM SEUS LONGOS CABELOS ONDULADOS, INTELIGÊNCIA BRILHANTE E GOSTO PELO DESENHO, NÃO PODIA FICAR DE FORA DA GALERIA DE PERSONAGENS BASEADOS EM FILHOS REAIS DE MAURICIO DE SOUSA.

A DÚVIDA ERA SE ELA ENTRARIA COM SEU TEMPERAMENTO FORTE, DE LIDERANÇA, OU COM ALGUMA MODIFICAÇÃO, PARA NÃO FICAR TÃO PRÓXIMA DO GÊNIO DA MÔNICA.

DAÍ FOI RESOLVIDO QUE ELA SERIA A FILHA DO MAURICIO, MESMO. PINTANDO E DESENHANDO JUNTO À TURMA.

PERSONAGEM - MINGAU

clip_image055

O GATINHO DA MAGALI É UMA GRAÇA. MIMOSO COMO A DONA. EMBORA NÃO TENHA O MESMO APETITE.

INTELIGENTE, ESPERTO, PARTICIPA ATIVAMENTE DA VIDA DA CASA, DA FAMÍLIA, COM SUA GRAÇA E ELEGÂNCIA. TODOS O ADORAM. MENOS O PAI DA MAGALI, COITADO. PUDERA: ELE TEM ALERGIA A PÊLOS DE GATO.

NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, O MINGAU SE COMPORTA EXATAMENTE COMO UM BICHANO DOMÉSTICO. DAÍ SEU ENCANTO.

PERSONAGEM - MÔNICA

clip_image056

MÔNICA É O PERSONAGEM MAIS CONHECIDO DE MAURICIO DE SOUSA. REPRESENTA UMA MENINA FORTE, DECIDIDA, QUE NÃO LEVA DESAFORO PRA CASA MAS, AO MESMO TEMPO, TEM MOMENTOS DE FEMINILIDADE E POESIA.

MORA COM OS PAIS, TEM UM CÃOZINHO CHAMADO MONICÃO E VIVE PRA BAIXO E PRA CIMA AGARRADA A UM COELHO DE PELÚCIA. E ESTE COELHO, QUE ELA TRATA COM TODO O CARINHO, TAMBÉM SERVE DE "ARMA" CONTRA OS MENINOS. PRINCIPALMENTE O CEBOLINHA E O CASCÃO, QUE NÃO PARAM DE "APRONTAR" COM ELA. DAI LEVAM CADA COELHADA QUE VOU TE CONTAR.

FOI CRIADA EM 1963, BASEADA NA FILHINHA DO MAURICIO, COM O MESMO NOME. NO INÍCIO, SAÍA NAS TIRAS DO CEBOLINHA, NOS JORNAIS.

DEPOIS COMEÇOU A "ROUBAR A CENA" E GANHOU SUA REVISTA PRÓPRIA EM 1970. DESDE ESSA ÉPOCA, É UMA DAS REVISTAS QUE MAIS SE VENDEM NO PAÍS.

HOJE, ALÉM DOS QUADRINHOS - ONDE APARECE NA HISTÓRIA COMO LÍDER IMBATÍVEL E DONA ABSOLUTA DA RUA - MÔNICA É ESTRELA DE CINEMA, TEATRO, TEM VÁRIOS PRODUTOS QUE LEVAM SEU NOME, FAZ CAMPANHAS EDUCATIVAS E COMERCIAIS DE TEVÊ. ESTRELA MAIS VERSÁTIL, IMPOSSÍVEL.

clip_image058

PERSONAGEM - MONICÃO

ESTE CACHORRINHO BAIXINHO, GORDUCHO E DENTUÇO NÃO É A CARA DA DONA ?

QUEM É A DONA ?!

A MÔNICA, CLARO !

O MONICÃO FOI UM PRESENTE DO CEBOLINHA E DO CASCÃO PARA A MÔNICA.

BEM, A INTENÇÃO DELES ERA FAZER UMA GOZAÇÃO COM A CARA DELA,
MAS NÃO DEU MUITO CERTO PORQUE A MÔNICA E O MONICÃO SE DÃO SUPERBEM E "AI" DE QUEM MEXER COM ELES.

clip_image060

PERSONAGEM - NAPÕES

UMA ESPÉCIE TOTALMENTE DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS QUE POVOAVAM A TERRA NA PRÉ-HISTÓRA, HOJE NÃO EXISTE NEM SINAL DE QUE ELES REALMENTE TENHAM VIVIDO POR AQUI.

OS NAPÕES SÃO MUITO PARECIDOS UNS COM OS OUTROS, TODOS NARIGUDOS, BAIXINHOS E ALARANJADOS.

VIVEM EM SOCIEDADE FORMANDO UMA GRANDE FAMÍLIA E SÃO LIDERADOS POR UM REI.

VEZ POR OUTRA APARECEM NAS HISTÓRINHAS DO HORÁCIO E VIVEM NUM VALE DESCONHECIDO, DE DIFÍCIL ACESSO.

clip_image062

PERSONAGEM - NHÔ LAU

NHÔ LAU É O SOFRIDO DONO DA MAIS ATRAENTE PLANTAÇÃO DE GOIABA NAS TERRAS PRÓXIMAS DA CASINHA DO CHICO BENTO. E COMO NÃO PODIA DEIXAR DE ACONTECER, O POMAR FICA SEMPRE NO CAMINHO DO CHICO BENTO, PARA ONDE QUER QUE ELE VÁ. DAÍ, DAS DUAS, UMA: OU O CHICO SE EMPANTURRA DE GOIABAS DELICIOSAS OU FOGE A TODA DOS TIROS DE SAL QUE O NHÔ LAU DISPARA CONTRA ELE.

MAS O NHÔ LAU NÃO É MAU SUJEITO. SÓ GOSTARIA QUE PELO MENOS UMA VEZ AS SUAS GOIABAS PUDESSEM FICAR NA GOIABEIRA ATÉ O PONTO DA COLHEITA.

clip_image064

PERSONAGEM - NICO DEMO

PERSONAGEM CRIADO HÁ MUITO TEMPO.

LANÇADO NO JORNAL DA TARDE, DE SÃO PAULO, EM 1966, SAÍA EM TIRAS DIÁRIAS, SEM TEXTO, E MOSTRAVA UM LADO ENTRE ABSURDO E CRUEL DA VIDA. ERA O CONTRÁRIO DAS OUTRAS HISTÓRIAS DO MAURICIO

clip_image066

PERSONAGEM - NIMBUS

PERSONAGEM CRIADO RECENTEMENTE POR MAURICIO, BASEADO NO SEU FILHO MAURO. E AS CARACTERÍSTICAS DO NIMBUS NASCERAM DA REAL CURIOSIDADE QUE O MAURO TEM POR TUDO QUE SE REFIRA AO TEMPO, CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS, CLIMA, ETC...

NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, NIMBUS É IRMÃO DO DO CONTRA, E SE MUDARAM PARA A CIDADE DA MÔNICA HÁ POUCO TEMPO. NIMBUS TAMBÉM É MUITO QUERIDO PELAS MENININHAS DO BAIRRO.

clip_image068

PERSONAGEM - PELEZINHO

DE CONVERSAS ENTRE PELÉ E MAURICIO DE SOUSA NASCEU O PERSONAGEM PELEZINHO, BASEADO NO MENINO EDSON ARANTES DO NASCIMENTO. TODOS OS OUTROS PERSONAGENS DA TURMA DO PELEZINHO TAMBÉM NASCERAM DE SUGESTÕES OU REMINISCÊNCIAS DO CRAQUE.

PELEZINHO FOI CRIADO EM 1976 PARA PUBLICAÇÃO EM TIRAS DIÁRIAS NOS JORNAIS. VIERAM TAMBÉM PRODUTOS DE MERCHANDISING E EM 77 A REVISTA PELEZINHO, LANÇADA PELA EDITORA ABRIL. CIRCULOU ATÉ 1982.

PERSONAGEM - PITECO

clip_image069

TÍPICO HOMEM DAS CAVERNAS.

SEU NOME VERDADEIRO É "PITHECANTHROPUS ERECTUS" (DA SILVA), MAS NÓS RESOLVEMOS SIMPLIFICAR.

TEM MUITOS AMIGOS NA ALDEIA DE LEM, ONDE CAÇA E PESCA PARA SEU POVO.

É VALENTE, CORAJOSO ... MENOS QUANDO THUGA, SUA CANDIDATA A NOIVA, ESTÁ POR PERTO. DAI FOGE COMO SE FUGISSE DE DEZ TIRANOSSAUROS.

clip_image071

PERSONAGEM - PTERODÁCTILO ALFREDO

FOI QUASE UM PAI PARA O HORÁCIO, JÁ QUE NAS PRIMEIRAS AVENTURAS, O DINOSSAURINHO ATÉ FICOU "HOSPEDADO" NUM NINHO DO ALFREDO E SUA COMPANHEIRA.

AGORA FICOU UM AMIGÃO DO HORÁCIO E ATÉ O CARREGA PRA LÁ E PRA CÁ, EM VÔOS DELICIOSOS.

clip_image073

PERSONAGEM - QUINZINHO

É UM PORTUGUEZINHO, FILHO DO PADEIRO DO BAIRRO.

APAIXONADO PELA MAGALI, ELE FAZ DE TUDO PARA CONQUISTAR SEU CORAÇÃO.

FAZ DE TUDO MESMO: PÃOZINHO DE QUEIJO, SONHO, BRIGADEIRO, BAGUETE, BOLO, TORTA E MUITO, MAS MUITO MAIS MESMO.

clip_image075

PERSONAGEM - ROSINHA

MENINA DA ROÇA, BONITA E DECIDIDA, É UM ENCANTO PARA OS OLHOS DO CHICO BENTO, COM QUEM MANTÉM UM NAMORINHO TÍMIDO, CHEIO DE OLHARES E MIMOS.

QUEM SABE, UM DIA, ISSO NÃO DÊ EM CASAMENTO?

PERSONAGEM - SANSÃO

COELHINHO DE PELÚCIA AZUL, INANIMADO, É O BICHINHO DE ESTIMAÇÃO DA MÔNICA.

CRIADO EM 1963, SUA PRIMEIRA APARIÇÃO FOI JUNTO COM SUA DONA, NA TIRA DO CEBOLINHA (Nº 18) DO JORNAL "FOLHA DE SÃO PAULO".

AO CRIAR O SANSÃO, MAURICIO INSPIROU-SE NO VERDADEIRO COELHO DE PANO, QUE A PRÓPRIA MÔNICA, SUA FILHA, ARRASTAVA PELA CASA QUANDO TINHA 2 ANOS. NA REALIDADE, ERA AMARELO, RECHEADO DE PALHA, GRANDÃO E PESADO. DELE NÃO SOBROU QUASE NADA.

clip_image077O SEGUNDO SANSÃO VEIO QUANDO MÔNICA, AOS 7 ANOS, APRESENTOU-SE COM SEU PAI - MAURICIO DE SOUSA - NUM PROGRAMA DE TV, E FOI PRESENTEADA COM UM COELHO DE PELÚCIA AZUL, QUE ELA GUARDA ATÉ HOJE.

NO INÍCIO, O SANSÃO DOS QUADRINHOS NÃO TINHA NOME, O QUAL FOI ESCOLHIDO EM 1983, ATRAVÉS DA SUGESTÃO DE UMA MENINA DE 2 ANOS, CHAMADA ROBERTA CARPI, DE RIBEIRÃO PRETO.

A PRIMEIRA HISTÓRIA EM QUE O SANSÃO APARECEU COM SEU NOME DEFINITIVO FOI INTITULADA "TUM DUM TUM DUM TUM DUM", NA REVISTA "MÔNICA" Nº 161, EM SETEMBRO DE 1983.

clip_image079

PERSONAGEM - SIMONE

OUTRA AMIGUINHA DO HORÁCIO. FEMININA E GENTIL, QUASE CHEGA A BALANÇAR O CORAÇÃO DO NOSSO AMIGUINHO DINOSSAURO. PARA DESESPERO DA SUA RIVAL LUCINDA.

SIMONE NÃO CHEGA A SER TÃO DIRETA NAS INTENÇÕES DE NAMORO (COMO LUCINDA) MAS QUANDO APARECE, MOSTRA-SE BASTANTE INSINUANTE.

clip_image081

PERSONAGEM - TECODONTE

MELHOR AMIGO DE HORÁCIO.

ACOMPANHA-O NAS MAIS DIVERTIDAS HISTÓRIAS.

MAS NEM SEMPRE CONCORDA OU COMPARTILHA DAS IDÉIAS "HUMANISTAS" DO HORÁCIO. PORÉM MANTÉM FIRME SUA FIDELIDADE AO AMIGO.

clip_image083

PERSONAGEM - THUGA

MORA NA ALDEIA DE LEM, NUMA CAVERNA BEM CUIDADA, LEGALZINHA, CHEIA DE FLORZINHAS...

UM NINHO QUE ELA PREPARA PRA QUANDO CONSEGUIR "CAÇAR" O SOLTEIRÃO PITECO.

INSISTE E NÃO DESISTE.

clip_image085

PERSONAGEM - TIA NENA

QUEM É QUE NÃO TEM UMA TIA QUE ADORA COZINHAR E FAZ MARAVILHAS NA COZINHA?

POIS A TIA NENA É EXATAMENTE ASSIM. E VOCÊS SABEM QUEM É A SORTUDA DA SOBRINHA DELA? A MAGALI.

E A TIA NENA FICA TODA PROSA QUANDO A MAGALI COME TODAS AS DELÍCIAS QUE ELA PREPARA. BEM...MESMO QUE NÃO FOSSEM TÃO DELICIOSAS ASSIM, A MAGALI NÃO SE IMPORTARIA.

TIA NENA É A TIA QUE CAIU DO CÉU, DIRETO PARA O FOGÃO.

clip_image087

PERSONAGEM - TITI

É UM DOS MAIS VELHOS DA TURMA. ESTÁ SEMPRE EM CRISE, POIS É JOVEM DEMAIS PARA ALGUMAS COISAS E VELHO DEMAIS PARA OUTRAS.

TEM UMA NAMORADA CHAMADA ANINHA.

PERSONAGEM - TORRESMO

PORQUINHO DE ESTIMAÇÃO DO CHICO BENTO.

É CLARO QUE O CHICO ADORA TODAS AS CRIAÇÕES DO SEU SÍTIO, E NUNCA VAI DEIXAR O SEU TORRESMO VIRAR COMIDA, NEM A SUA GALINHA GISELDA, A VACA MALHADA, O BODE BARNABÉ E TANTOS OUTROS.

O TORRESMO É MUITO LEVADO E ADORA BRINCAR NA LAMA, COMO TODOS OS OUTROS PORQUINHOS. O SONHO DO CHICO É UM DIA VER O TORRESMO GANHAR UM PRÊMIO NUMA FEIRA OU EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS. clip_image089

clip_image091

PERSONAGEM - VÓ DITA

É A AVÓ DO CHICO BENTO.

SEMPRE COM CONSELHOS E CARINHO PARA DAR AO SEU NETINHO E A TODAS AS CRIANÇAS DA ROÇA.

É UMA FABULOSA CONTADORA DE HISTÓRIAS. EXATAMENTE COMO A PESSOA QUE A INSPIROU: A VÓ DITA (DE VERDADE), VÓ DO MAURICIO DE SOUSA .

clip_image093

PERSONAGEM - XAVECO

FAZ PARTE DA TURMA DA MÔNICA.

CURTE AS ESTREPOLIAS GERALMENTE "INVENTADAS" PELO CEBOLINHA.

E, COMO TODOS, DE VEZ EM QUANDO, CORRE DA MÔNICA.

PERSONAGEM - ZÉ DA ROÇA

AMIGUINHO E COLEGA DE ESCOLA DO CHICO BENTO.

NÃO FALA "CAIPIRÊS".

COMO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS, SURGIU ATÉ MESMO ANTES DO CHICO. EM TIRAS DIÁRIAS NO JORNAL "DIÁRIO DE SÃO PAULO", NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60.

SEU COMPANHEIRO DE TIRA DE JORNAL, ANTES DE SURGIR O CHICO, FOI O NISSEI (FILHO DE JAPONÊS) HIROSHI, QUE TEVE O NOME SIMPLIFICADO PARA HIRO. A TIRA SE CHAMAVA "HIROSHI E ZEZINHO". E FOI ALI QUE APARECEU O CHICO.

OS MESMOS "HIROSHI E ZEZINHO"(QUE É O ZÉ DA ROÇA) TAMBÉM FORAM PUBLICADOS EM PÁGINAS MENSAIS PELA REVISTA "COOPERCOTIA", NA clip_image095DÉCADA DE 60.

clip_image097

PERSONAGEM - ZÉ LELÉ

ZÉ LELÉ SURGIU, COMO PERSONAGEM NAS HISTÓRIAS DO CHICO BENTO, NÃO FAZ MUITOS ANOS.

MAS AGRADOU DESDE O INÍCIO PELO HUMOR QUE TRAZ ÀS HISTÓRIAS E PELA SUA PARTICIPAÇÃO SEMPRE SURPREENDENTE.

É PRIMO DO CHICO

clip_image099

PERSONAGEM - ZÉ LUIS

É O MAIS VELHO DA TURMA.