terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A criança e os nomes próprios

A criança e os nomes próprios

Nada é mais pessoal que nosso nome. É ele que nos identifica, faz com que sejamos reconhecidos, define quem somos, e mesmo que esteja escondido atrás de um apelido, sempre fará parte de nós.

A força do nome nos acompanha é a nossa marca, é por ele que reconhecemos pessoas, nos apresentamos nos lugares, assinamos nossos compromissos.

Essa ligação tão forte que temos com o nome é que faz com que a criança veja sentido em aprendê-lo e iniciar o desafio da aprendizagem.

A escrita do nome parece ser uma peça chave para o início da compreensão e uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita.

Tanto do ponto de vista lingüístico quanto do gráfico, o nome próprio de cada criança é um modelo estável, tem valor de verdade, dá muitas informações sobre a forma e o valor sonoro convencional das letras, as quantidades necessárias para escrever os nomes, a variedade e a posição das letras em uma escrita convencional.

Como o nome é de memorização rápida, permite a criança estabelecer relações e dá a ela a primeira forma gráfica com estabilidade no processo de aquisição da língua escrita.

Quando escreve o próprio nome, a criança se identifica com ele, o reconhece graficamente e usa-o como fonte de informação para a escrever outros nomes ou palavras.

O nome tem sentido para ela, tem um significado especial, carrega um grande valor afetivo, atribui à criança ser pertencente a um lugar.

Além de representar a criança como pessoa, o nome tem a função social de identificar seus pertences, marcando sua presença e dando a ela a satisfação de pertencer a um grupo.

Na sala de aula

O trabalho com nomes em uma sala de aula é muito rico, pois ao propor aos alunos, por exemplo, que façam uma lista de nomes, o professor está dando-lhes a oportunidade de confrontarem dificuldades, selecionarem letras que já identificam, compararem letras iguais, perceberem dificuldades ortográficas e questionarem dúvidas do processo de aprendizagem.
Para se apropriar do processo de escrita a criança precisa construir respostas para duas questões:

- O que a escrita representa?

- Qual a estrutura do modo de representação da escrita?

A criança, na fase inicial de sua alfabetização, não compreende a escrita como representação da fala e sim como representação do objeto a que se refere. Por isso a escrita do nome é de grande importância para a aquisição e compreensão do sistema de escrita convencional.

As atividades com nomes próprios precisam ir além da montagem de listas ou simples reconhecimento de nomes de colegas ou familiares, é preciso que haja desafios nas atividades para que ocorram situações de conflito quanto à aprendizagem.

A situação de conflito é a oportunidade da interferência do professor, fornecendo dados, questionando, transformando as dificuldades em erros construtivos, levando ao caminho do desenvolvimento e domínio do sistema alfabético de escrita.

Trabalho com nomes em sala de aula

Podemos citar algumas atividades para o trabalho com nomes em sala de aula como:

caça-palavras com os nomes dos alunos da classe, cruzadinhas de nomes, bingo de nomes, montagem de listas de nomes com alfabeto móvel, com ou sem modelo, organização da lista de nomes em ordem alfabética, organização através da última letra, organização de nomes de meninos ou de meninas, contagem de letras em cada nome para comparações como quais têm mais ou menos letras, os que apresentam letras repetidas, os que apresentam letras iguais às de outros nomes, organização de listas pela quantidade de letras, iniciando do que tem mais para o que tem menos letras ou vice-versa e muitas outras atividades.

A cada nova descoberta da criança é preciso que se lance um novo desafio para que ela sinta-se estimulada a continuar a busca pela informação.

As dificuldades devem ser gradativas e possíveis de serem resolvidas para que a criança não só se sinta desafiada como também capaz de soluções.

Numa classe de desenvolvimento heterogêneo a formação de grupos produtivos enriquece o aprendizado, crianças em fases parecidas de desenvolvimento, trabalhando lado-a-lado, faz com que haja uma troca de idéias e possibilita o desenvolvimento do conhecimento.

É preciso que as atividades, para os que já apresentam algum conhecimento sobre o sistema de escrita, apresentem maiores desafios, para isso uma atividade bastante interessante é a criação de novos nomes usando as primeiras sílabas de um e as últimas de outro, por exemplo:

MARTA e LAURA forma MAURA ou RICARDO e GUSTAVO forma RICARTAVO, ou procurar nomes escondidos dentro de outros nomes

MARIANA – MARIA e ANA, ou JULIANA – JULIA e ANA, ou ainda transformar nomes femininos em masculinos

PAULO – PAULA, ou transformar nomes em seus diminutivos

CARLA – CARLINHA, ou ainda transformá-los em plurais

PATRÍCIA – PATRÍCIAs.

Pode-se trabalhar, com os que já apresentam algum conhecimento da escrita, a brincadeira A QUEM PERTENCE?

O objetivo é a identificação dos nomes próprios e a iniciação à leitura.

Material: cartões contendo cada qual o nome de uma criança em letra maiúscula.

As crianças recebem cada qual seu cartão, para aprender a reconhecer seu nome escrito. Isso pode demorar algum tempo. Misturam-se depois os cartões em uma caixa. Uma criança de cada vez retira um cartão. Todos observam e dizem a quem pertence. Continua a brincadeira até que todos os carões sejam retirados e, à medida que forem sendo reconhecidos, cada criança coloca o cartão com o seu nome no peito.

As possibilidades de atividades do trabalho com nomes são muito grandes, têm papel significativo nas classes de alfabetização, porém a competência do professor é fundamental para o desempenho do aluno, pois é ele quem deve propor atividades, desafios e usar da intervenção, dos questionamentos, é preciso que o professor entenda o que a criança pensa e o que vai construindo no processo de escrita, para que a aprendizagem ocorra com sucesso.

Capacitação dos Educadores do PETI 2012

Capacitação dos Educadores do PETI 2012

Proposta de Projeto de Capacitação para Educadores Sociais que trabalham com atendimento de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

Capacitação para Educadores Sociais deve Proporcionar aos educadores sociais um momento de reflexão, compreensão e troca de experiências pedagógicas, visando estabelecer uma estreita relação entre os diversos setores que trabalham com a criança e o adolescente na perspectiva de aumentar o entrosamento e a articulação entre os mesmos.

Objetivos:

A proposta aqui apresentada tem por objetivo capacitar os educadores sociais do PETI, no sentido de proporcionar um melhor atendimento e uma pratica pedagógica diferenciada no trabalho com crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

Ø Promover o desenvolvimento global dos adolescentes e das crianças, trabalhando as relações sociais e seus aspectos afetivos;

Ø Desenvolver habilidades que permitam a esse público superar e evitar o desenvolvimento de problemas de conduta ética e social dentro e fora da escola como também na sua comunidade,

Ø Diagnosticar e prevenir problemas de adaptação e rendimento escolar que estiverem relacionados com a falta de habilidades e competência social desses adolescentes e crianças.

Conteúdo

O Programa de capacitação dos educadores do PETI terá um conteúdo pedagógico onde serão trabalhadas as questões de aplicação das atividades nos núcleos, para que essas atividades possam garantir uma aprendizagem significativa no contexto escolar sem conotação de uma banca.

Também terá uma abordagem dentro das Novas Orientações do MDS ( Ministério do Desenvolvimento Social e combate a Fome), que foram aprovadas em 2010, e que nos no ano de 2011, não chegamos implantá-la aqui em nossos núcleos.

Para isso propomos que a secretaria faça um convite a SEDHES, para que traga um profissional da área para ministrar essa capacitação, dentro desses modos.

A capacitação pedagógica deve ser feita em convenio com a Secretaria de Educação, pois, esta detém valorosos profissionais que deve nos auxiliar nessa tarefa nas atividades pedagógicas.

Também será de grande importância a parceria com a Casa dos Artistas e a Fundação Cultural para a capacitação sobre artes e ludicidade.

Procedimento.

Para o desenvolvimento deste programa será realizados em três dias das oito da manhã ao meio dia e das 14 às 18 horas.

Nesse encontro os educadores serão capacitados em primeiro lugar nas novas Orientações do MDS.

No segundo dia sobre as questões pedagógicas e no terceiro e ultimo dia nas atividades lúdicas e artísticas.

Estrutura.

Para um bom funcionamento da capacitação devemos ter:

Ø Alimentação nos três dias,

Ø Material didático e pedagógico e de artes,

Ø Reprodução das novas Orientações do MDS.

No fim da Capacitação será entregue certificados para quem obtiver 75% de frequência.

Inicio: 09, 10,11. De 2012.

Publico alvo.

Educadores sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI.

Cronograma da capacitação

Dia 09. Abertura às 8 horas com o Secretario e a Coordenadora Geral.

Dia 10. Inicio do segundo dia. De oito ao meio dia.

O PETI e a pratica pedagógica do Educador Social no trabalho com crianças e adolescentes no espaço não- escolar.

Dia 11. Inicio dos trabalhos do ultimo dia.

8:00. O uso da arte no espaço não formal.

10:30. Intervalo.

11:00 retorno.

12:00 almoço.

Inicio da capacitação. 08h30min. Tema: As novas Orientações do PETI e a sua nova demanda.

14:00. Retorno. Os temas transversais no espaço não escolar.

15:30. Intervalo.

16:00 retorno. Formação dos grupos.

17:00. Avaliação e debate.

18:00. Encerramento.

14:00 oficinas de artes e ludicidades.

15:00 intervalo.

15:30. Retorno.

17:00 avaliação da capacitação.

18:00 encerramento com uma pequena festa.

10h30min.intervalo. 11h00min retorno. 12h00min. Almoço.

   

14h00min. O CRAS como base de acolhimento e acompanhamento do PETI.

   

15h00min. intervalo

15h00min. Organização dos grupos de trabalho.

17: horas debate sobre o trabalho do dia.

18h00min. Horas encerramento.

   

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

1- DESIGUALDADE ECONÔMICA

UM É POUCO, DOIS É BOM... 6 BILHÕES É DEMAIS!

No mês de outubro de 1999, a população do planeta ultrapassou os 6 bilhões de habitantes. Já pensou quantos "vizinhos" nós temos aqui na Terra?

O bebê escolhido para simbolizar a marca dos 6 bilhões nasceu na Bósnia nos primeiros minutos do dia 12 de outubro de 1999. Chama-se Adnan Nevic e vai encontrar pela frente um mundo bem complicado.

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UNS COM TANTO, OUTROS COM TÃO POUCO...

Os números indicam que o crescimento da população mundial vem diminuindo desde 1995.
Até que seria uma boa notícia. Mas há um pequeno "detalhe": 95% desse crescimento acontece nos países pobres, enquanto nos países desenvolvidos a taxa de crescimento diminui ou permanece a mesma.
O que acontece? Cada vez aumenta mais a desigualdade. É justamente nos países com maior dificuldade econômica onde a população mais cresce.
O resultado é muito triste: 2 bilhões de pessoas passam fome todos os dias, porque não têm terra para plantar, porque não há emprego suficiente, porque não há assistência médica.

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No Brasil, a desigualdade econômica é gigantesca. Os números sobre a distribuição de renda no país causam espanto. Pesquisas de 1983 indicavam que os 50% mais pobres da população detinham apenas 13,6% da renda total do país. Enquanto isso, os 10% mais ricos ficavam com 46,2% dessa mesma renda.

Dá para notar que não existe muita justiça na distribuição de renda. Proporcionalmente está tudo invertido: muito dinheiro para pouca gente e pouco dinheiro para muita gente. Não está na hora de mexer nesses números?

       

2- TRABALHO COM JORNAL (pode ser usada na coletânea)

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     * Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”.

     * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.

     * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.

     * Vivenciar uma situação concreta de leitura e escrita.

     * Despertar o leitor crítico.

Duração das atividades :2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos devem saber ler e escrever narrativas e bilhetes para poderem desenvolver um trabalho comparativo.

Estratégias e recursos

     1ª etapa:

a)    Solicitar aos alunos previamente que pesquisem e tragam para a aula a sessão de Classificados de um jornal.

b)    Em um grupão, pedir aos alunos que selecionem um classificado.

c)    Cada aluno lerá seu classificado para os colegas.

d)    A professora discutirá com os alunos sobre os aspectos envolvidos na elaboração de um anúncio:

    * assunto (compra, venda, empréstimo, troca, oferta de serviço, achados e perdidos, etc)

    * descrição do objeto do anúncio

    * anunciante 

    * contato

    * informações complementares.

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e)    Depois, solicitará que cada aluno recorte de seu jornal um anúncio para a montagem de um mural. Os anúncios serão agrupados de acordo com sua função comunicativa: compra, venda, aluguel, etc.

              2ª etapa:

a)      A professora selecionará um anúncio para ser apresentado em destaque aos alunos em um cartaz, retroprojetor,etc.

b)      Em seguida, orientará a observação dos alunos para o texto em questão: linguagem concisa, informações precisas, descrições atraentes que conquistem o leitor.

         Exemplo: “Vendo casa de praia com vista maravilhosa para o mar. Pagamento em suaves prestações mensais”.

&n bsp;  &nbs p;    Ela mostrará aos al unos que, para serem e ficazes, os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor. Tam bém irá alertá-los para o fato de que tudo o que se escreve é intencional nesse tipo de texto e levá-los a descobrir a força das palavras.

   3ª etapa:

· Distribuição de uma folha xerocada com diferentes anúncios:

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Leia os anúncios e responda no caderno:

a) Qual é a função de cada anúncio? ( venda e oferta de serviço).

b) Qual é o anunciante de cada produto?

c) Como é a forma de contato de cada anunciante?

d) Quais as qualidades dos produtos que os anunciantes usaram para conquistar os compradores? ( preço e qualidade)

e) Outras informações.

· A professora estimulará seus alunos para a criação de anúncios bem interessantes. Depois de prontos, eles serão lidos pelos autores para  toda a classe.

· Após a leitura dos anúncios, os alunos darão suas opiniões sobre os trabalhos apresentados e poderão eleger os classificados mais criativos, convincentes ou engraçados.  

(PORTAL DO PROFESSOR)

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Atividades complementares

      Os anúncios criados pelos alunos poderão compor um jornalzinho da classe, juntamente com outros artigos escritos por eles: notícias, agenda cultural, coluna social, lazer e cultura e outros.

· Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

      Durante todas as atividades a professora avaliará o desempenho dos alunos, observando se:

· estão se envolvendo nos trabalhos de forma prazerosa;

· demonstram um bom desempenho oral;

· conseguem retirar as informações essenciais de um anúncio: assunto, anunciante, contato, dados complementares:

· escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram;

· respeitam as opiniões e os trabalhos dos colegas.

3 – MATERIAL DOURADO (pode ser uma atividade para nota, se sua turma já tiver costume de trabalhar com esse material)

  • Atividade 1:

Qual é o nome de cada peça do material dourado?

Qual é a menor peça?

E a maior peça?

Existem semelhanças entre as peças? Quais?

Existem diferenças entre elas? Quais?

  • Atividade 2:

Utilize o material dourado para descobrir quais são os números que podem ser representados assim:

a- 1 placa, 2 barras e 3 cubinhos?

b- 1 placa e 9 barras?

c- 11 barras e 5 cubinhos?

d- 19 barras e 6 cubinhos?

· Atividade 3:

Utilize o menor números de peças que você conseguir para representar os números seguintes:

a- 16, 61, 99, 124, 448.

b- Faça o registro matemático (com o material dourado) de cada um.

  • Atividade 4:

Usando apenas cubinhos monte uma barra. Quantos cubinhos foram necessários?

Usando apenas barras, monte 1 placa. Quantas placas foram necessárias? E se fossem cubinhos, quantos seriam?

4- TABUADAS

  • Divida a turma em dois grupos.
  • Coloque os grupos em fila.
  • Desenhe no quadro, duas tabelas grandes, onde os alunos alcançam, contendo resultados das tabuadas que você queira trabalhar (as tabelas devem possuir os mesmos resultados, mas COM OS NÚMEROS em posições diferentes).
  • Combine com os grupos que, ao seu sinal, o primeiro da fila deverá correr e bater a mão sobre o resultado da tabuada solicitado por você.
  • Acertando ou errando, o aluno irá para o final da fila, e assim por diante.
  • Ganha o grupo que mais acertar os resultados.

5- SUGESTÕES DE PLANIFICAÇÕES DE POLIEDROS

DODECAEDRO

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CUBOS

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TRABALHANDO COM O TEXTO

Após a leitura e interpretação oral do texto, vamos registrar o que aprendemos, escrevendo.

1- Como você classificaria esse texto quanto à sua função?

( ) Como texto instrucional, pois dá instruções a serem seguidas passo a

Passo, como um manual.

( ) Como texto informativo, pois esclarece-nos sobre um determinado

assunto.

( ) Como um texto poético.

( ) Como uma fábula.

2- De acordo com o que você respondeu na atividade 1, copie do texto um trecho que comprove sua resposta.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

3- Você sabe de que fonte o texto “O Primeiro de Maio” foi extraído? Transcreva-a abaixo. ______________________________________________

_______________________________________________________________

4- Onde podemos encontrar textos parecidos com o texto “O Primeiro de Maio”? Em que fontes? Discuta com o professor e registre pelo menos 3 fontes. _________________________________________________________

_______________________________________________________________

5- O que você acha da ideia de se comemorar o dia 1º de maio? Justifique.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

6- Como é comemorado esse dia em sua cidade/país?

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_______________________________________________________________

7- Procure em jornais, revistas, panfletos, dados sobre a comemoração do dia 1º de maio em sua cidade ou país, recorte e cole abaixo. Depois leia para seus colegas.

8- A) Leia a seguinte frase do texto:

Nessa data, deveriam acontecer greves, manifestações, passeatas. Mas, naquele tempo, a data era marcada também por outra festa, onde se festejava a época de semear para depois ter uma boa colheita.

Que palavra abaixo poderia substituir a que está destacada no texto sem alterar o sentido da frase?

( ) entretanto ( ) porém ( ) contudo

B) Agora, leia esta outra frase:

Naquela época, os operários chegavam a trabalhar mais de 15 horas por dia.

A palavra destacada no texto expressa a ideia de:

( ) quantidade, intensidade

( ) ideias contrárias

C) Agora que você descobriu a diferença entre MAS e MAIS, assinale as frases em que essas palavras foram empregadas corretamente:

( ) O dia 1º de Maio não é comemorado apenas no Brasil, mas em todo o

mundo.

( ) Até hoje é assim, o dia do trabalhador é marcado por protestos, mais

também por festas.

( ) Os trabalhadores queriam reduzir a jornada de trabalho de mais de 15

horas por dia para 8 horas.

( ) É importante comemorar, mas também é importante reivindicar melhores

salários e condições de trabalho.

9- Para mostrar que você realmente aprendeu a diferença entre o uso de MAIS e MAS, escreva pelo menos duas frases onde essas palavras apareçam. Ah! Mas não é só isso! As frases devem ser relacionadas ao tema trabalho.

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O TRABALHO EM EQUIPE É UM DESAFIO, MAS TAMBÉM É UMA ALEGRIA!clip_image002
MATEMÁTICA NO DIA A DIA

1- Com as informações do motivando e do texto da hora da leitura, vamos realizar alguns cálculos.

A - A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi instituída no ano de 1932. Há quantos anos, então, ela foi instituída? Faça os cálculos e escreva todos os números que aparecerem nos cálculos por extenso.

B – Os trabalhadores de Chicago, numa manifestação por melhores salários e condições de trabalho, queriam reduzir sua jornada diária de horas trabalhadas de 16 para 8 horas. Então:

  • Se um trabalhador tiver uma jornada diária de 8 horas de trabalho, quantas horas trabalhará numa semana?
  • E num mês?
  • Lembre-se de que a semana trabalhada não é de 7 dias.

C – Um trabalhador recebe R$ 6,00 por hora trabalhada. Numa jornada de trabalho de 44 horas semanais, quanto ele receberá?

D – De acordo com o salário recebido na atividade C, para comprar uma geladeira de R$ 1.056,00, quantas semanas de trabalho serão necessárias? Isso equivale a quantos dias/meses?

E – DESAFIO! Crie uma situação-problema relacionada ao tema trabalho onde seja preciso usar as operações de multiplicação e divisão.

O TRABALHO DA MULHER

1- Leia o texto abaixo e discuta-o com seu professor e colegas.

A Mulher no Mercado de Trabalho

Não vai muito longe o tempo em que a presença da mulher no mercado de trabalho era praticamente uma exceção e, mesmo assim, elas eram vistas com muito receio e até mesmo com certa desconfiança por parte de todos, porque era corrente duvidar-se da honestidade das mulheres que trabalhavam fora e em quase todas as fichas cadastrais femininas, no quesito "profissão", via-se sempre a especificação, "do lar".

Mas esse tempo já é passado e hoje elas ocupam as mais diversas profissões no mercado de trabalho, como médicas, operárias, comerciárias, professoras, policiais, motoristas de ônibus, taxistas e praticamente todas as demais profissões, indiscriminadamente.

São os tempos modernos, em que já não há mais salários mais baixos que o dos homens para as mulheres que ocupam os mesmos cargos que eles.

As maiores dificuldades enfrentadas por elas para a obtenção de um emprego remunerado são as que elas enfrentam quando têm filhos pequenos e precisam deixá-los com alguém que cuide deles para que elas possam trabalhar.

Nota-se, no entanto, que a presença de filhos pequenos não parece impedir a maioria das mulheres de procurar trabalho, mas dificulta o seu acesso a uma ocupação, seja por restringir sua escolha de trabalho por um local mais próximo de sua residência e/ou por um tipo de jornada de trabalho menor ou mais flexível ou, ainda, pelo lado do empregador, por preferir contratar mulheres que não possuam filhos menores.

Essa situação aponta para a necessidade de atenção por parte dos gestores de políticas públicas no sentido de ampliar-se a oferta de vagas em creches e ensino infantil, especialmente no caso das famílias que são chefiadas por mulheres.

Sem dúvida, a entrada das mulheres de forma mais intensa no mercado de trabalho, entre outros motivos, em busca de crescimento e emancipação profissional, fruto do aumento da escolaridade e da possibilidade de novos projetos profissionais, abre a possibilidade de se discutir mais profundamente o papel da mulher e do homem na família e na sociedade, bem como a necessidade de compartilhar de forma mais igualitária as tarefas do lar, da educação, e da criação dos filhos.

www.webartigos.com

E qual é a realidade das mulheres que vocês conhecem? Escolham duas delas e façam uma entrevista para conhecer seu dia-a-dia.

Nome: _________________________________________________________

Idade: ____________ Local de nascimento: ___________________________

1. Você trabalha fora? _____________________________________________

2. Em quê você trabalha? __________________________________________

_______________________________________________________________

3. Em sua casa, quem cuida dos serviços domésticos (inclusive dos filhos)?

______________________________________________________________________________________________________________________________

4. Os homens de sua casa costumam fazer esses trabalhos? ______________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

5. No que se refere ao serviço doméstico, o que você acha mais justo: só as mulheres devem fazê-lo, mesmo trabalhando fora? Ou deve ser dividido igualmente entre homens e mulheres? ________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Por que? _______________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Qual a profissão dos seus sonhos? ___________________________________

Você estuda? ____________________________________________________

Por que? _______________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

  • Com os colegas, reúnam todas as entrevistas.
  • A partir delas, façam uma pequena peça (um jornal falado, por exemplo) falando da situação das mulheres no mercado de trabalho e no trabalho doméstico.
  • Apresentem para toda a sala.
  • Bom trabalho!


CESTA BÁSICA

Você sabia que um trabalhador que ganha salário mínimo precisa trabalhar 39 horas para comprar os itens de uma cesta básica? Você sabe quais são esses itens? Confira-os abaixo.

Cesta básica é o nome dado a um conjunto formado por produtos utilizados por uma família durante um mês. Este conjunto, em geral, possui gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza.

No Brasil, o DIEESE (DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS), utiliza a Cesta Básica Nacional, ou Ração Essencial Mínima, composta de treze gêneros alimentícios com a finalidade de monitorar a evolução do preço deles através de pesquisas mensais em algumas capitais dos estados brasileiros. A quantidade dos gêneros na cesta varia conforme a região.

Os produtos desta cesta básica são:

Carne

Leite

Feijão

Arroz

Farinha

Batata

Legumes (Tomate)

Pão Francês ou de Forma

Café em Pó

Açúcar

Óleo de soja ou banha

Manteiga

Frutas (Banana)

Realize uma pesquisa no comércio de seu bairro e descubra os preços dos itens que aparecem na lista abaixo.

ITENS DA CESTA BÁSICA

PREÇO (R$)

Carne (KG)

 

Leite (1 L)

 

Feijão (1 KG)

 

Arroz (1 KG)

 

Farinha (1 KG)

 

Batata (1 KG)

 

Legumes (Tomate) (1 KG)

 

Pão Francês ou de Forma

 

Café em Pó (1 KG)

 

Açúcar (1 KG)

 

Óleo de soja ou banha (1 L)

 

Manteiga (1 KG)

 

Frutas (Banana) (1 KG)

 

TOTAL

 

SALÁRIO MÍNIMO

Vamos aprender um pouco sobre o salário mínimo. Leia as informações abaixo:

  • Salário mínimo nominal: é o salário mínimo vigente.

  • Salário mínimo necessário: é o salário mínimo de acordo com o previsto na Constituição Federal: "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo.” (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário.

Sabendo que o salário mínimo atual nacional é de R$ 510, 00, uma família de 5 pessoas (2 adultos e três crianças) teve os seguintes gastos mensais:

GASTOS MENSAIS

ALIMENTAÇÃO

180,00

ALUGUEL

200,00

ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA

40,00

LAZER

50,00

SAÚDE

100,00

TRANSPORTE

40,00

TOTAL

 
  1. Calcule o total dos gastos mensais dessa família.
  2. Compare-os com o salário mínimo: é suficiente? Sobra ou falta dinheiro?
  3. Uma das crianças adoeceu e os gastos com saúde aumentaram de 100,00 para 177,00. A água e a energia elétrica tiveram um acréscimo de 12,00. Quanto sobrou/faltou para pagar os gastos da família nesse mês?
  4. Agora observe a tabela abaixo, fornecida pelo DIEESE, com o salário vigente e o salário necessário para a sobrevivência. Escolha pelo menos três meses da tabela e faça os cálculos para encontrar a diferença entre um e outro.

2009 salário vigente salário necessário

Janeiro

R$ 415,00

R$ 2.077,15

Fevereiro

R$ 465,00

R$ 2.075,55

Março

R$ 465,00

R$ 2.005,57

Abril

R$ 465,00

R$ 1.972,64

Maio

R$ 465,00

R$ 2.045,06

Junho

R$ 465,00

R$ 2.046,99

Julho

R$ 465,00

R$ 1.994,82

Agosto

R$ 465,00

R$ 2.005,07

Setembro

R$ 465,00

R$ 2.065,47

Outubro

R$ 465,00

R$ 2.085,89

Novembro

R$ 465,00

R$ 2.139,06

Dezembro

R$ 465,00

R$ 1.995,91

2010 salário vigente salário necessário

Janeiro

R$ 510,00

R$ 1.987,26

CONHECENDO A NOSSA LÍNGUA - I

Leia a frase abaixo e observe as expressões destacadas.

Hoje em dia, por exemplo, tem muita gente apostando que o trabalho manual, aquele feito com as mãos, está com seus dias contados.

Trabalho manual é o mesmo que trabalho feito com as mãos. Podemos dizer que a palavra MANUAL deriva da palavra MÃOS.

Descubra algumas palavras que têm sua origem em outras:

Mãos: manual, manuseio.

Pão: ___________________________________________________________

Dia: ____________________________________________________________

Pedra: _________________________________________________________

Ferro: __________________________________________________________

Noite: __________________________________________________________

Quando dizemos que um alimento é DERIVADO DE OUTRO, por exemplo, a manteiga é derivada do leite, significa que a manteiga é retirada do leite, vem do leite. O LEITE é o elemento PRIMITIVO, QUE DÁ ORIGEM À MANTEIGA. A manteiga é um ELEMENTO DERIVADO DO LEITE.

Procure no dicionário e dê as informações pedidas:

DERIVAR SIGNIFICA: _____________________________________________

_______________________________________________________________

PRIMITIVO SIGNIFICA: ____________________________________________

_______________________________________________________________

Agora, junto com sua professora, dê um conceito, uma definição para:

SUBSTANTIVO PRIMITIVO: ________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

SUBSTANTIVO DERIVADO: ________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Faça uma lista dos substantivos primitivos e derivados que fazem parte do seu dia-a-dia.

   
   
   
   
   

CONHECENDO A NOSSA LÍNGUA - II

Leia um trecho do texto “Profissões que o Tempo Apaga”, observando as palavras destacadas.

Em 1900, Machado de Assis já era considerado um dos maiores escritores do Brasil. Em um de seus contos, Pai contra Mãe, Machado de Assis começa tratando das profissões que desapareceram com o tempo. Machado de Assis se referia ao indivíduo que capturava escravos fugidos, que deixou de existir com o fim da escravidão no país.

  • Como poderíamos reescrever o texto acima sem repetir o termo em negrito nas 2ª e 3ª linhas? Que palavras poderíamos usar? Reescreva o trecho, substituindo pelas palavras que você acha possíveis.

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  • As palavras que usamos no lugar do nome (no texto acima o nome é “Machado de Assis”), chamam-se pronomes.
  • Leia o texto abaixo e reescreva-o, substituindo os nomes por pronomes ou os pronomes por nomes. Escolha a melhor opção e o que cai melhor aos ouvidos.

Cordel do Bom Malaquias

O Mineiro Malaquias

Trabalhou de motorista.

Nas estradas do Brasil,

Que a gente perde de vista,

O Mineiro Malaquias

Comeu muita da poeira,

Correu por tudo que é pista.

Maria ficava em casa,

Quase sempre barriguda.

Trabalhando de empregada,

Maria nunca lhe negou ajuda.

Deu pensão, lavou pra fora,

Fez de tudo essa miúda.

Mineiro trabalhador,

Agarrado ao volante,

Malalquias dava duro

Numa labuta constante.

O dinheirinho pingava,

Mas nunca era o bastante.

Ter seu próprio caminhão

Malaquias desejava.

O lucro era do patrão,

Assim como Malaquias estava.

Mas Deus ia dar um jeito,

Malaquias confiava.

(www.releituras.com/jcarino)

ANALISANDO UM TEXTO JORNALÍSTICO

Cortadores de cana são libertados de trabalho escravo em Goiás

A partir do pagamento de salários com cheques sem fundo, fiscalização descobriu 143 trabalhadores aliciados por "condomínio de gatos" que trabalhavam sem descanso semanal e ocupavam alojamentos precários.

Por Bianca Pyl

O que parecia ser um mero episódio de salários pagos com cheques sem fundo escondia, conforme veio a ser constatado por equipe de fiscalização, mais um caso do trabalho escravo. Depois que um supermercado se negou a aceitar cheques recebidos como pagamento pelo plantio e corte de cana-de-açúcar em duas fazendas do grupo Sada em Aragarças (GO), trabalhadores decidiram denunciar o ocorrido à Promotoria de Justiça local. 

Os graves problemas não se resumiam aos salários. Os empregados tinham sido contratados de forma irregular em janeiro no Maranhão, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Ao chegar a Goiás, foram colocados em casas e barracos sem as mínimas condições de moradia. As casas ficavam nas cidades de Aragarças (GO), Montes Claros de Goiás (GO) e no povoado de Ponte Alta do Araguaia.

Alguns receberam colchões. Outros tiveram de dormir no chão. O aluguel e a alimentação ficavam por conta dos próprios trabalhadores. A convenção coletiva de trabalho da categoria determina que o empregador ofereça alimentação e alojamentos para contratados em localidades diferentes daquela de prestação do serviço.
Cerca de cem trabalhadores tiveram suas Carteiras de Trabalho e da Previdência Social (CTPS) retidas ilegalmente no escritório de contabilidade da Cana Barro, em Barra do Garças (MT). Outros tiveram suas CTPS extraviadas.
Nas frentes de trabalho, não havia instalações sanitárias. Os empregados não tinham acesso à água potável. As jornadas eram contínuas: de segunda a segunda, sem descanso semanal renumerado. Os cortadores eram transportados em veículos sem autorização e inspeção do órgão de trânsito.

Repórter Brasil – Agência de Notícias (reporterbrasil.org.br)

  • Qual o título da reportagem? __________________________________

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  • Quem é o autor (a) do texto? __________________________________
  • Em que jornal essa reportagem foi publicada? _____________________

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  • Onde aconteceu o fato citado no título da reportagem? ______________

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  • De acordo com o texto, os trabalhadores estavam sujeitos a trabalho escravo. Cite fatos descritos na reportagem que comprovem essa afirmativa. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  • Cite pelo menos três condições subumanas às quais os trabalhadores estavam sujeitos.

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  • Registre palavras novas que você leu nesse texto.

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Deixe sua opinião sobre a reportagem. Pinte a carinha que mostra sua opinião.

       
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  • O texto trata de assunto importante?
       
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  • A ideia central do texto ficou clara?
       
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  • A leitura da reportagem trouxe conhecimentos novos a você?
       
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  • A linguagem utilizada no texto é fácil ou difícil?
  • O que você mudaria no texto?

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TRABALHO DURO E UM GÊNIO DE VÁRIAS FACES

Durante esse mês vamos conhecer vida e obras de um gênio! Seu nome? Certamente você, pelo menos, já ouviu falar dele! LEONARDO DA VINCI.

No caça-palavras abaixo você encontrará as áreas em que ele se destacou. Mas, aí vai uma dica! Todas as palavras (11 ao todo) estão de trás pra frente! Boa sorte!

Esse gênio se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

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SAIBA MAIS...

Leonardo da Vinci

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Provável autorretrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515.

Nascimento

15 de abril de 1452
Anchiano, Itália

Morte

2 de maio de 1519 (67 anos)
Ambroise, França

Nacionalidade

clip_image012Italiano

Ocupação

Atuou em diversas áreas, como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico

Escola/tradição

Ateliê de Verrocchio / Pintura Italiana

Movimento estético

Alto Renascimento

Principais trabalhos

Mona Lisa
A Última Ceia
A Virgem das Rochas
Homem Vitruviano

Assinatura

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Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, durante sua vida, mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI (quoeficiente de inteligência) foi estimado em cerca de 180.

Saber um pouquinho mais é sempre muito bom!

QI quer dizer quociente de inteligência e descreve uma pontuação em um teste comparativo que determina a habilidade cognitiva de uma pessoa, ou seja, medem as habilidades gerais de uma pessoa em resolver problemas e entender conceitos, incluindo habilidades de raciocínio, de solução de problemas, armazenar e resgatar informações e relacionar assuntos. Normalmente os testes de QI utilizam uma escala, em que 100 é o resultado máximo e, na maioria deles o resultado entre 90 e 110, ou a média com mais ou menos 10, indica um número de inteligência média. Já o resultado acima de 130 indica uma inteligência excepcional e abaixo de 70, retardamento mental. Os testes mais modernos levam em consideração a idade da pessoa que está realizando o teste, sendo que há diferença entre uma criança, uma pessoa adulta e um idoso, por exemplo. Os testes de QI podem medir a habilidade intelectual de uma pessoa de várias formas.

MONALISA

Observe atentamente a pintura de Leonardo da Vinci e escreva tudo o que você pode observar nela:

  • O que você vê na mulher representada?
  • Como estão suas feições, sua postura?
  • Como é a paisagem ao fundo na pintura?
  • O que você sente ao observar essa imagem?

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Mona Lisa

Leonardo da Vinci, 1503-1507

Óleo sobre madeira de álamo

77 × 53 cm

Museu do Louvre

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Um pouco de história...

Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. Foi começada em 1503 e o quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Alguns historiadores dizem que a mulher representada na pintura pode ter sido vizinha de Leonardo da Vinci e foi retratada em comemoração ao nascimento do primeiro filho (tinha dado à luz há poucos dias). Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a sua maior atração.

E a Mônica Lisa, você conhece? Maurício de Souza fez uma homenagem a vários artistas famosos ao longo de nossa história, pintando algumas obras com seus personagens como tema. Que tal? Você gostou?

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Tente você também recriar a mais famosa obra de Leonardo da Vinci. Use o material que você quiser ou puder usar: tinta, cola colorida, giz de cera, lápis de cor...

Quando terminar sua pintura, conte aos colegas como você realizou o seu trabalho, que materiais usou e por que.

Bom trabalho!

PROFISSÕES

O salário mínimo fixado para o ano de 2010 é de R$ 6.120,00. Calcule:

· Como foi encontrado o valor de R$ 6.120,00? Dica: o salário mínimo mensal é de R$ 510,00.

· O 13º salário é um dos direitos do trabalhador. Ele é pago dividindo-se o salário mínimo em duas parcelas que são pagas durante o ano. Qual o valor de cada parcela?

· O salário total do trabalhador durante o ano é o de 12 salários mínimos, mais o 13º salário. Então, no total, quanto ganha por ano um trabalhador que recebe esse salário?

· Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do IBGE, elaborou uma lista das profissões mais bem pagas do Brasil em 2007. Os valores podem variar muito de acordo com o estado da federação em que o profissional vive. Veja abaixo:

Carreira

Inicial

Médio

Máximo

Juiz

Direito

170.000

150.500

310.500

Médico

Medicina

85.000

40.000

1.550.000

Delegado de polícia

Direito

60.000

50.000

85.000

Engenheiro civil

Engenharia

50.400

22.800

360.000

Engenheiro mecânico

Engenharia

42.600

26.200

105.000

Professor

Educação superior

40.440

20.000

300.000

Agrônomo

Agronomia

40.000

27.600

96.000

Analista de sistemas

Ciência
da computação

38.400

30.000

180.000

Dentista

Dentística

37.800

29.400

720.000

Arquiteto

Arquitetura

37.320

13.800

600.000

Advogado

Direito

36.120

20.040

3.000.000

Contador

Contabilidade

35.880

17.400

216.000

Administrator

Administração

35.400

25.080

1.800.000

Jornalista

Jornalismo

32.880

18.000

2.400.000

De acordo com as informações do texto (tabela), registre:

  • De que assunto trata esse texto? _______________________________

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  • Na tabela, o que significam as palavras:

Carreira: _____________________________________________________

Inicial: _______________________________________________________

Médio: _______________________________________________________

Máximo: _____________________________________________________

  • Pelos valores apresentados na tabela, você acredita que esses salários sejam mensais ou anuais? ____________________________________
  • Que profissão apresenta salário inicial mais baixo? ___________________
  • E qual delas apresenta salário máximo mais alto? ____________________
  • Calcule a diferença entre:

A- Salário inicial maior e menor:

B- Salário máximo maior e menor:

  • DESAFIO:

1- QUANTOS SALÁRIOS MÍNIMOS (510,00) RECEBE UMA PESSOA QUE GANHA 10.200,00 POR MÊS?

2- SE UMA PESSOA RECEBE 510,00 POR MÊS, QUANTOS MESES PRECISARÁ TRABALHAR PARA RECEBER 10.200,00?

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UMA CIÊNCIA ESPERTAclip_image021
Ai, que fome! Ainda bem que o supermercado está aberto. Saindo do super, sua mãe reclama que seu tênis está furado, e vocês dão uma passada no shopping para comprar outro. Na volta, você tropeça na calçada e rala o joelho. Xi, vai ter que dar uma passadinha na farmácia para comprar um curativo. Para compensar, saindo de lá, sua mãe leva você ao cinema, com direito a pipoca e chocolate. E depois...

Depois, ou antes, tanto faz. Uma ciência muito esperta estava lá, escondidinha, seguindo todos os seus passos. A economia fica ocupadíssima sempre que o assunto é a satisfação das pessoas: ela é a ciência que estuda a melhor forma de atender às necessidades de uma sociedade.

Para viver bem, as pessoas precisam de um monte de coisas materiais, chamados bens - comida, roupas, carros, brinquedos, casas, computadores, etc. E também de coisas não-materiais, os chamados serviços - transporte, educação, comunicação, saúde, lazer, etc.
Para que todas essas coisas existam, as pessoas precisam se dedicar a um trabalho que produza bens ou serviços. No mundo moderno, as mais variadas profissões e tecnologias fazem com que quase nada falte, já que se produz de tudo: de pregos a computadores, de lápis a roupas, de máquinas a brinquedos, etc, etc,etc.

Canal Kids

Quanta informação esse texto nos traz! Mostre que você entendeu tudo, tudinho, respondendo às questões propostas.

  • O que é Economia? _________________________________________

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  • Segundo o texto, do que as pessoas precisam para viver bem? _______

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  • Quem produz tudo isso (todas essas coisas que as pessoas precisam para viver)? ________________________________________________

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  • Procure no seu bairro os nomes de estabelecimentos onde compramos:

Roupas: _____________________________________________________

Calçados: ____________________________________________________

Brinquedos: __________________________________________________

Alimentos: ___________________________________________________

Materiais escolares: ____________________________________________

Remédios: ___________________________________________________

Observe a palavra SUPERMERCADO, que se encontra no texto. Nós a chamamos de substantivo composto, pois é formada pelas palavras SUPER e MERCADO.

E a palavra NÃO-MATERIAIS, no 3º parágrafo, linha 15? Tambem é uma palavra composta: advérbio não + substantivo materiais.

Você conhece outras palavras assim, compostas? Registre algumas nas linhas abaixo.

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Você percebeu que elas podem ser separadas por um sinal, chamado hífen? Das duas palavras acima, qual delas é separada por hífen? _______________________________________________________________

Sabia que existem regras para a escrita de palavras compostas?

1. Usa-se o hífen para escrever palavras compostas que indicam espécies de plantas ou de animais:

COUVE-FLOR TAMANDUÁ-BANDEIRA

PIMENTA-DO-REINO CANÁRIO-DA-TERRA

ERVA-DOCE PICA-PAU

2. Não se usa hífen nessas palavras compostas:

AUTORRETRATO

AUTOSSERVIÇO

SEMIRRETA

CONTRASSENSO

Você não precisa decorar essas regras, pois são várias e algumas, bem novas. Mas é bom estudá-las. Faça uma pesquisa num dicionário que já possua a nova ortografia e registre algumas palavras compostas da seguinte maneira:

PALAVRAS COMPOSTAS SEPARADAS POR HÍFEN

PALAVRAS COMPOSTAS SEM HPIFEN

AINDA SOBRE O TEXTO...

  • Você sabe como são produzidos os bens e serviços dos quais necessitamos para sobreviver? Que tal realizar uma pesquisa sobre o assunto?
  • Juntes-se a um ou mais colegas e procurem na internet, livros, revistas, como são produzidos, por exemplo, o leite que bebemos, os calçados que usamos, o asfalto que cobre nossas ruas, os móveis de nossas casas, as embalagens dos produtos que adquirimos... É uma infinidade de produtos, não é mesmo? Então, mãos à obra!
  • Depois da pesquisa pronta e ilustrada, faça uma exposição do trabalho para a turma.

SISTEMATIZANDO

1. Faça uma lista (lembre-se de que, numa lista, as palavras são escritas uma embaixo da outra) de atividades que você pode fazer:

SOZINHO

EM EQUIPE

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

2. Dessas atividades listadas por você, qual é a sua preferida? Justifique.

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3. Você percebeu que os temas estudados por nós se completam? Começamos o ano falando sobre nossa identidade, quem somos, o que fazemos, nosso corpo... Cuidar do corpo é importante, isso é saúde (tema do mês de março). Não adianta cuidar apenas da minha saúde; preciso cuidar da saúde coletiva, como por exemplo, para evitar a dengue! Isso é ética, tema do mês passado. Ser solidário, dialogar, colocar-me no lugar do outro; a vida em sociedade só funciona assim! E a sociedade, como estamos estudando agora, precisa de bens e serviços, produzidos por vários trabalhadores, em várias profissões, que também precisam ser éticos no trabalho que realizam!

Os conhecimentos também precisam ser construídos num todo! Registre, nas linhas abaixo, tudo o que você aprendeu sobre o tema TRABALHO. Nunca se esqueça de ilustrar!

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FELIZ DIA DO TRABALHO

1- Observe a imagem abaixo.

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2- Agora vamos procurar entendê-la.

  • O que você vê? _____________________________________________

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  • Quem são os personagens desse texto? _________________________

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  • O que você pode relatar sobre:

A- O que está abaixado? ________________________________________

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B- O que está sobre as costas do que está abaixado? _________________

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  • E o que essa imagem que você vê quer dizer? ____________________

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· Você concorda com essa imagem? Justifique sua resposta. __________

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  • Crie um desenho que demonstre a atitude que você acha correta entre patrão/empregado ou empregado/empregador.

fonte:http://andreiadedeana.blogspot.com

 

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