domingo, 8 de abril de 2018



Dificuldades na aprendizagem da matemática
Áreas de dificuldade que podem interferir no desempenho em matemática
Habilidades espaciais: as dificuldades em relações espaciais, distâncias, relações de tamanho e para formar sequências podem interferir em habilidades como: medir, estimar, resolver problemas e desenvolver conceitos geométricos.
Perseverança: são dificuldades para passar mentalmente de uma tarefa para outra,ou seja, atividade com vários passos para resolução.
Linguagem: são dificuldades para compreender termos como: primeiro, último, seguinte, maior que, menor que e outros.


Plano de revisão de aulas para o Ciclo 3 fase I e II, da Escola do Retiro.
Com o objetivo de melhorar e desenvolver a aprendizagem dos alunos do Ciclo 3 Fase I e II, apresento este Projeto de Revisão para que assuntos que foram trabalhados nos dois primeiros trimestres, e parte do terceiro, sejam retiradas as suas duvidas.



CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

Escola: Municipal do Retiro
Série – Ano: 4º ao 5º ano do fundamental I.
Período: Janeiro e Fevereiro, de 2015.

O Projeto de Reforço Escolar deverá atender aos alunos (as) de 4º e 5º anos que estudam na Escola do Retiro, que faz parte da Escola Nucleada de Aritaguá II. O reforço será feito nos horários normais da aula, pois muitos alunos das duas turmas têm dificuldades nos conteúdos trabalhados durante os dois trimestres do ano letivo de 2014.
Objetivos:
Ø Aumentar o rendimento escolar dos alunos.
Ø Reduzir o índice de reprovação dos alunos.
Ø Aumentar o interesse das relações sociais da comunidade e escola.
Ø Elevar o nível das didáticas do professor.



Leitura de textos jornalísticos

Objetivo(s) 
Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Conhecer a organização de alguns jornais.
Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
Localizar as informações principais numa reportagem.
Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
Conteúdo(s) 
Diferentes gêneros presentes no jornal.
Cadernos dos jornais.
Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
Papel das imagens e das legendas.
Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
Identificação das vozes dentro da reportagem.
Ano(s) 
4º e 5º
Tempo estimado 
7 aulas.
Material necessário 
Diferentes jornais, papel pardo e fita crepe.
Desenvolvimento 
1ª etapa 


ESTAÇÕES DO ANO - GEOGRAFIA PARA 4º E 5º ANO

Vamos estudar as estações do ano?
Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinacão do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

As quatro estações do ano , no Brasil e nos demais países.
No mês de dezembro, o Pólo Norte fica mais distante do Sol. Esta é a época em que os países localizados na metade norte do mundo, enfrentam sua estação mais fria, o inverno. Nesta época os dias são mais curtos e bem mais frios.

Neste mesmo mês é verão nos países localizadas na metade suldo mundo, como, por exemplo, o Brasil. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos.

No mês de março, o hemisfério norte ainda está mais afastado do Sol em relação ao hemisfério sul, que ainda está mais próximo. Contudo, aos poucos, a situação vai sendo invertida.


Caminhada pelo entorno da escola
Objetivo(s) 
Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente; 
Identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu entorno. 
Conteúdo(s) 
A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
O desrespeito do homem com o meio ambiente;
A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
Ano(s) 
Tempo estimado 
5 aulas



ESCOLA MUNICIPAL DO RETIRO
DATA:
ALUNO
PROFESSOR:
Introdução
O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Formação do Sistema Solar 
A formação do Sistema Solar remonta há  aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do se equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.
Os planetas 





1      Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos.

a)    Meu cachorro está magro.



b)    A roupa da minha boneca está suja.



c)    A tartaruga anda bem devagar.



d)    O macarrão está quente.



e)    O meu carrinho é diferente do seu.



2
Complete os espaços com ar, er , ir, or ou ur.







vore
v


de

mão










p


que
c


po

so








3



te


gola

dem








Coloque as palavras do quadro abaixo, nos lugares adequados.

circo – mar – formiga – sorvete – borboleta – irmão carta – colher – ervilha – arco – mulher

Palavras
Palavras
Palavras
Palavras

com ar
com er
com ir
com or
















1






NOME___________________________________    Nº ______________   SÉRIE/ANO _______________
1º TRABALHO DE MATEMÁTICA – entregar dia
OBS: resolva o exercício1 atrás da folha; escreva a resposta do exercício2 ao lado de cada conta.
1)Resolva os problemas:

1.Raquel já tem 326 figurinhas das 450 que faltavam para completar o álbum. Quantas figurinhas ainda faltam?
2.Lucas já tinha marcado 17 gols no campeonato quando entrou para jogar a última partida, em que marcou mais 5 gols. Quantos gols ele marcou no campeonato?
3.Júlia levou R$ 102,00 para lanchar no clube e sobraram R$ 14,00. Quanto ela gastou?
4.Luís pagou uma compra de R$ 53,00 com uma nota de R$ 100,00. Quanto recebeu de troco?
5.Alexandre pagou uma compra com uma nota de R$ 563,00 e recebeu R$ 17,00 de troco. Qual foi o valor da compra?
6.Depois de pagar uma compra de R$ 153,00, Vinícius recebeu R$ 18,00 de troco. Quanto Vinícius deu em pagamento?
         7. Paulinho tem 96 bolas de gude, Pedrinho tem 17 bolas de gude a mais que Paulinho e Plínio tem
         55.Quantas bolas de gude tem os três juntos?
         8.-Numa quitanda há 5 centenas e meia de melancia, 2 centenas e 7 dezenas de laranjas e 4
         centenas de abacate. Quantas frutas há na quitanda?
9-Uma escola tem 1136 alunos de 1ªa 4ªsérie e 1478 de 5ªa 8ª.Quantos alunos há na escola?
10. Marcelo tem 175 chaveiros. Felipe tem 87 a mais que Marcelo e Sandro têm 263.
Quantos chaveiros têm os três juntos? 



Leia este texto com atenção para resolver as questões propostas.

A PATOTA DA PIPOCA


Carla, Lili, Rosa, Zé, Paulo e Luis são da patota. Vivem pulando, brincando, correndo, jogando bola.

A bola sobe e desce no vidro da janela do vizinho. O vidro quebra, o vizinho berra, a patota some.

Por dois dias ficam sem bola e sem televisão! Que amolação!
A patota está no jardim.
Fala a Carla:
-Olha uma perereca.
Pegam a perereca. Levam a perereca para o chuveiro do pai do Zé. Ele chega, vai tomat banho. A perereca pula no pé do pai do Zé. O pai grita. A perereca pula. A patota some.

GÓES, Pimentel Lúcia. A patota da pipoca. Ed. do Brasil


1)      Quantos parágrafos há no texto? (Dê resposta completa.)


2)      Relacione os parágrafos aos fatos que acontecem no texto.


1
º
parágrafo



2
º
parágrafo



3
º
parágrafo




































4
º
parágrafo


5
º
parágrafo





















 Indica o que a aconteceu durante o jogo.
 Mostra o castigo que a patota recebeu.
 Aparecem os nomes dos principais personagens da história.

 Mostra o que as crianças sentiram ao ficarem sem bola e sem televisão.
Mostra o que as crianças faziam.




3)  Observe a palavra destacada em cada uma destas frases as que se apresentam dentro dos balões. Em seguida, pinte o balão que traz a palavra com o mesmo sentido daquela destacada anteriormente.

a) Foi uma amolação ficar de castigo.


alegria                          chateação                        choradeira






b) A patota quebrou o vidro da casa do vizinho.


amizade                        pipoca                         turma





4)  Escreva os trechos do texto relacionados abaixo trocando os termos destacados por outros deste quadro.


Elas              Os pequenos        Os amigos


a) As crianças são da patota.

__________________________________________________________



b) As crianças são Carla, Lili, Zé, Paulo e Luís.

__________________________________________________________



c) As crianças quebraram o vidro e ficaram de castigo.

__________________________________________________________