sábado, 14 de outubro de 2017

Problemas com as quatro operações

1.     Cinira comprou uma sombrinha por R$ 18,00, uma bota por R$ 98,00 e um casaco por R$ 620,00 Quanto Cínara gastou ao todo?
2.     No supermercado gastei R$ 18,50 em verduras, R$ 15,00 em doces e R$ 36,80 em frutas. Quanto gastei no supermercado?
3.     Comprei três peças de fita. A primeira com 10 m, a segunda com 95 m e a terceira com 48 m, quantos metros comprei?
4.     Tenho R$ 86,50 para comprar uma boneca, mas ainda me falta R$ 12,50. Qual é o preço da boneca?
5.     Antonio tem 15 amos, Quantos anos terá daqui a 29 anos?
6.     Uma pessoa gastou R$ 25,50 em chocolates, R$ 17,50 em doces, R$ 9,60 balas, ficando ainda com importância igual à que gastou. Quantos possuía antes de fazer as compras?
7.     Um menino vendendo jornais no primeiro dia do trabalho, recebeu R$ 15,00 no segundo dia R$ 35,00 mais que o primeiro dia e no terceiro dia recebeu R$ 6,00 mais que no fim do segundo dia. Quanto recebeu ao todo?
8.     Calcule a soma de 5 números, sabendo-se que p primeiro é 19 e os seguintes valem o dobro do anterior.
9.     Paguei uma divida em 4 prestações mensais na 1º prestação paguei R$ 250,00 e nas seguintes R$ 30,00 mais que a primeira. Qual era a divida?
10.                       Paguei R$ 138,50 no armazém, R$ 112,00 no açougue, R$ 12,60 na farmácia e R$ 36,00 na padaria. Tendo ficado  com R$ 117,50 e tendo ainda gasto R$ 111,40 em outras despesas , Quanto recebi neste mês?
11.                       Se eu tivesse R$ 1,10 a mais do que eu tenho, poderia comprar um caderno de R$ 7,50, um lápis de R$ 2,70 e uma borracha de R$ 2,50 .Quanto tenho?
12.                        Paulo deu 9 laranjas a Luis. Se tivesse dado mais uma dúzia teria ficado com 79. Quanto tinha?
13.                       A soma de dois números é 2176; um deles é 1739 Qual é o outro?
14.                       Teresa e Maria têm R$ 320,00, Teresa tem R$ 170,00 Quanto Maria tem a menos que Teresa?
15.                       Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 750,00; gastou R$ 35,00 para pintá-la e R$ 28,00 para consertos. Querendo vendê-la com um lucro de R$ 165,00 Por quanto vendê-la?
16.                       Uma pessoa nasceu em 1919 e morreu aos 39 anos. Em que ano ele morreu?
17.                       Numa subtração o minuendo é 2149 e o resto 1384.Qual o subtraendo?
18.                       Um menino deu R$ 10,00 de esmolas, se tivesse dado menos R$ 2,50 ele teria ficado com R$ 20,00. Quanto possuía?
19.                       Uma pessoa casou-se em 1906 com 23 anos. Morreu com. Em que ano morreu?
20.                        Um filho tinha 39 anos quando perdeu a mãe e esta tinha 21 anos quando o filho nasceu. Com quantos anos morreu a mãe?
21.                       Numa subtração o subtraendo é 1786 e o resto 925. Qual é o minuendo?
22.                       Numa subtração o resto é 379 e o subtraendo é 429. Qual o minuendo?
23.                       Fernando nasceu em 1947. Quantos anos fará em 1980?
24.                       Em que ano completou 25 anos uma pessoa que fez 62 anos  em 1954?
25.                       Se eu tivesse 13 livros a mais do que eu tenho, teria 89 quantos livros tem meu primo, se eu tenho 11 livros a mais que ele?
26.                       Se eu tivesse R$ 1,90 mais do que eu tenho, poderia comprar um caderno de R$ 2,50 e um lápis de R$ 1,40. Quanto tenho?
27.                       Se Paulo der R$ 26,00 ao seu irmão José, ainda ficaria com o triplo dessa quantia mais R$ 12,00. Quanto tem Paulo?
28.                       Em um terreno há 26 galinhas, 8 patos, 6 gansos, 3 coelhos, 2 cabritos e 1 bezerro. Quantos pés há no terreno?
29.                       O caçula de 5 irmãos tem 14 anos e cada um dos restantes é dois anos mais velho que o seguinte. Qual é a soma das idades?
30.                       Paulo tomou 48 livros de 200 folhas cada um e fez com ele 9 pilhas iguais. Sobrando apenas 3 livros. Quantos livros colocou em cada pilha?
31.                       Um quitandeiro comprou 480 frutas e distribuiu-as por varias cestas, colocando cada uma delas 30 maçãs e 50 peras. Quantas cestas foram usadas?
32.                       O produto de dois números é 5472, um deles é 12.Qual é o outro?
33.                       Paulo e Jair compraram 108 limões, pagaram pelos mesmos R$ 162,00, Jair entrou com R$ 126,00. Quantos limões ele recebeu?
34.                       Numa divisão o divisor é 360 e o quociente é 29. Qual é o dividendo?
35.                       Numa divisão o divisor é 15, o quociente é 132 e o resto é 7 qual é o dividendo?
36.                       Numa divisão exata o dividendo é 375 e o quociente é 15. Qual é o divisor?
37.                       Sai de casa com R$ 12,00 comprei  3 metros de fita e voltei casa com R$ 5,70. Quanto custou cada metro de fita?
38.                       Com R$ 744,00 poderei comprar 6 gravatas ou 4 camisas. Qual é o objeto mais caro e quanto ele custa a mais que o mais barato?
39.                       Reparti 11000 metros de fazenda por certo numero de associações beneficentes e cada uma delas recebeu 720 m, tendo restado 200 metros. Quantas associações foram beneficiadas?
40.                       Uma professora comprou 50 dúzias de balas, Deu uma dezena e meia de balas a cada aluno e 45 balas reservou para si, Quantos alunos ela tinha?
41.                       Juntando-se R$ 25,00 ao que tenho, poderei comprar 9 objetos a R$ 7,80 cada um. Quanto eu tenho?
Brincar ao ar livre: nada mais gostoso
Em meio a tantos brinquedos eletrônicos atraentes aos olhos das crianças, um tipo de diversão nunca pode ser esquecido na infância: as brincadeiras ao ar livre. Inconscientemente, associamos essas atividades à liberdade, apesar da crescente violência urbana.

É correndo, pulando ou subindo em árvores que as crianças se desenvolvem tanto no aspecto quanto no conhecimento do mundo. Sem contar que as peripécias de quem corre pra lá e pra cá acabam por si só sendo instrumentos importantes para o raciocínio, reflexo, aumentando a autoconfiança e, mais do que isso, contribuindo para a socialização. Quem de nós será que não se divertia brincando de pega-pega? Impossível achar um que não gostasse.

“A presença de espaço onde a criança possa descobrir, criar, experimentar é um bom caminho para o desenvolvimento da aprendizagem perceptivo-motora, da inteligência, das habilidades da leitura e da escrita e da formação de conceitos através de suas próprias experiências”, afirma o educador físico Thales Ribeiro.
Um pátio, parquinho ou um gramado podem ser um bom espaço para brincar. Além de árvores, da caixa de areia e dos brinquedos tradicionais, como escorregador, balanço, gangorra e trepa-trepa, brincadeiras com bolas, bambolês e cordas são importantes, principalmente pela liberdade de movimento e contato com a natureza.

ENCAMINHAMENTO PARA AULA DE INFORMÁTICA

DATA: ______/________/________
AREA: Ciências
Tema: Biomas brasileiros
Pesquise em: http://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-na-floresta-amazonica/
Animais em Extinção na Floresta Amazônica
Consulte o site veja as imagens e responda no caderno:
1) quantos e quais são os animais da amazonia que estão em extinsão?

2) Quais as principais causas desse desequilíbrio ambiental?

3) como pode ser chamada vulgarmente a floresta amazonica?

4) Em que estados esta localizada a amazonia?

5) O que ameaça  toda sua beleza natural?

6) quais os muito projetos estão aliados à essa causa de defesa da amazonia?

7) Na Amazônia há aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, sendo que muitas delas estão em ameaças de extinção.
Cite algumas especies da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.



Ciclo do Charque
O começo da história
No século 18, enquanto ocorria o ciclo econômico da mineração no Brasil envolvendo os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, havia uma crescente valorização do rebanho de gado existente no Rio Grande do Sul, introduzido pelos jesuítas no século 17. Os bois serviam para a alimentação e as mulas para o transporte dos mineradores.
Para que fosse possível manter a carne em estado propício para ser consumida foi dado o início da conservação deste produto, primeiro através da sua secagem ao sol, na região do Ceará, sob a forma de carne de sol ou carne do sertão.
Entretanto, uma grande seca no Ceará em 1777 aniquila os rebanhos. Para sorte dos gaúchos, no mesmo período é assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que permitia uma trégua na luta entre espanhóis e portugueses, possibilitando investimentos econômicos na região, até então exclusivamente criadora de gado, através da estância.
Em 1779 é registrada a chegada do retirante da seca, o português José Pinto Martins, que transfere-se do Ceará para o RS, estabelecendo a primeira charqueada industrial dentro dos limites da Vila do Rio Grande, fundada em 1737.
Esta primeira charqueada, localizada num dos distritos do futuro município, às margens do arroio Pelotas, protegeria a propriedade do vento e das areias do litoral, que arruinariam a produção. Outro ponto favorecedor era a fácil comunicação com o porto do Rio Grande através de iates.


PREFEITURA DE INDAIATUBA
CAMPANHA: TRÂNSITO NÃO É BRINCADEIRA NÃO!
Parcerias: Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente - Departamento de Trânsito; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Governo

Publico alvo: alunos do 4º ano
De acordo com o artigo primeiro, § 1º do Código de Trânsito Brasileiro, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
Segundo o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito deverá ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Assim, é necessário sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se investir na educação para o trânsito, uma vez que na atualidade ela se torna fundamental para um convívio social mais ético, respeitoso e seguro. Dessa forma, oprofessor da escola, poderá propor e executar atividades  relacionadas a esta temática, desenvolvendo-o com os alunos de maneira crítica, vivencial e criativa.Pensar e discutir com os alunos sobre trânsito como algo inerente à vida; como um direito adquirido de todas as pessoas, em todos os lugares; como um exercício permanente de ética e cidadania.
Tendo em vista todos esses aspectos e sabendo da relevância deste tema, a Secretaria Municipal de Educação abraçou juntamente com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Governoo compromisso de contribuir com uma campanha permanente que vise a educação para o trânsito. Para isso pensou-se que os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino sejam convidados a participar de reflexõessobre essa questão, através de  oportunidades que os professores podem vir a planejar em suas aulas. Além disso, os alunos também receberão um talonário de multas adaptado, que levarão para casa para registrarem informalmente as infrações que puderem observar quando estiverem num veículo sendo passageiro conduzido por algum motorista. As segundas vias desses talonários serão recolhidas pelo Departamento de Trânsito e através da análise dos mesmos será possível seter uma ideia do que acontece no trânsito, a partir da ótica das crianças. Com essa ação, que assume um caráter lúdico, as criançasalertarão os adultos quanto ao trânsito consciente.
Com o intuito de inspirar abordagens nas aulas sobre a temática do trânsito, colocamos abaixo algumas ideias que podem ser desenvolvidas ao longo de todo ano, na proporção e frequência que o professor julgar possível.

NOME __________________________________  DATA _____.


1)Quais as principais formas de relevo?
­­­­­­_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

2) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna

( a ) Planície                           (    ) Região baixa
( b ) Planalto                           (    ) São grandes extensões de terrenos, planos e baixos.
( c ) Montanhas                      (    ) São superfícies elevadas.
( d ) Depressão                      (    ) Grandes elevações de terreno.Tem pico.

3) Marque com um ( x ) o que constitui o litoral:

(    )ilha                       (    ) serra                    (    )baía                      (    ) praia
(    ) planalto               (    )oceano                 (    )arquipélago          (    )planície

           
4) Qual oceano banha o litoral brasileiro?
________________________________________________________________________

5) Complete as frases com as palavras do quadro:

 


afluentes –riachos- rio – nascente – leito
_

a)Rios que deságuam em outro rio chama-se ___________________________________.
b)Pequenos cursos de água são chamados de___________________________________
c) Lugar onde o rio corre___________________________________________________.
d)Grande quantidade de água que deságua no mar, em um lago ou em outro rio _____________________.

e) Lugar onde o rio nasce __________________________________________________.

Desde de que nascemos, convivemos com nossos parentes, amigos,pessoas do bairro da escola do trabalho. O ser humano não vive sozinho. Ele necessita de outras pessoas para o seu bem-estar.
Para viver bem é importante ter boa saúde.
Temos saúde quando todo o nosso organismo funciona bem, estamos livres de doenças, sentimos o bem-estar do corpo e da mente e convivemos bem com outras pessoas.
Para manter a saúde são necessários certo cuidados de higiene.

Desde pequenos devemos ter hábitos de higiene com nosso corpo:
Escovar os dentes pela manhã, ao se levantar, depois das refeições, e antes de dormir;
·         Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro;
·         Limpar e cortar as unhas;
·         Tomar banho diariamente e usar roupas limpas;
·         Dormir de 8 a 10 horas por dia, em quarto arejado. Etc...
É importante também práticar esportes, fazer exercicio físicos, tomar sol e respirar ar puro.

Se faz com o descanso nas horas de folga e lazer, nos fins de semana e feriados. Para se fazer uma boa higiene mental, você pode:
·         Ler bons livros;
·         Praticar esportes;
·         Passear, fazer exursões e acampamentos;
·         Assistir a bons filmes e peças de teatro, própria para a sua idade;
·         Brincar com jogos educativos
A saúde física e mental fazem parte da higiene pessoal, isto é, dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo.


É o conjunto de atitudes que podemos ter com as outras pessoas da nossa comunidade, e assim viver bem com elas.
São atitudes sociais:
·         Colaborar com as pessaos e respeitá-las;
·         Tratar de todos com educação e dedicação;
·         Manter e proteger as arvores das ruas, das praças, dos jardins e dos parques;
·         Ajudar a conservar a escola, não quebrando vidros nem escrevendo nas paredes;
·         Não jogar ou qualquer outro tipo de sujeira nas ruas e lugares públicos. A sua cidade é como sua casa;
·         Proteger e preservar a natureza também é uma atitude de higiene social.


Fonte: http://euniceorientadora.blogspot.com.br/

Ditado Dinâmico
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.

Ditado com Dicas
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.

Ditado Relâmpago
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.


O PROFESSOR VAI LER A ADIVINHA.  DEPOIS, RESPONDA JUNTO AOS COLEGAS E PROCURE A RESPOSTA CORRETA.

brincanDO DE AdiVINHAS

1)    O que é, o que é: Quem inventou a fila?

                 __  __  __  __ __ __ __


2)    Dois vizinhos. Um não vai À casa do outro e os dois não se vêem por causa de um morrinho ? Quem são eles ?

                __ __ __  __  __


3)    O que é que cai de pé e corre deitado?

              __  __  __ __ __
                                  

4)    Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?

            __ __ __ __


5)  O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca, mas não fala, tem asa mas não voa?

      __ __ __ __


6)  O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
  
             __ __ __ __ __  __



7)  O Que é, uma casinha sem tranca e sem janela?
    
               __ __ __


      8)  O que pesa mais no mundo?

               __ __ __ __ __ __ __
 

           Respostas: formiga, olhos, chuva, alho, bule, pipoca, ovo, balança

Resumo sobre o ar atmosférico:

Apesar de ser invisível, o ARé matéria e ocupa todo o espaço do ambiente onde não exista outra matéria.
Ex: Em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa.
O ar:
- Tem massa: Na Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro.
- É compressível- propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim. Mas podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando a sua compressibilidade.
- Tem elasticidade- Propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando pára a sua compressão.
- É expansível- A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.
- Exerce pressão- A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
Em geral, não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra no nosso organismo. Dos pulmões ele passa para o sangue e outros líquidos do corpo, exercendo de dentro para fora uma pressão igual à pressão atmosférica.


ALUNO(A)_________________________________________________4 ANO______
PROFESSORA :_________________________________________data:___/___/___.

Valor: 60.    Nota:___________

AVALIAÇÃO DE  LINGUA PORTUGUESA

O Caderno
Toquinho
 
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser                                                                
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer




Compreensão do texto
1)    O texto está escrito em:
a)    (      ) prosa                  
b)    (      ) poesia
c)    (      ) Música 

2)    De quem é a letra dessa musica?
______________________________________________________________________________________________________________________________

3)    O texto O caderno    está organizado em____ estrofes   com______ versos cada.

1)    É escrito mais para o público:
a)    (     ) masculino                         
b)    (     ) feminino

2)    O caderno está se dirigindo a um menino ou a uma menina?
______________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Que verso comprova sua resposta? Copie:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)    Na letra da música, quais são as palavras que rimam?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)    O caderno do texto é:
a)    (     ) um diário
b)    (     ) um caderno de aulas

6)    Por que o caderno “sofre” nas provas bimestrais com o dono?
______________________________________________________________________________________________________________________________

7)    “Seus primeiros raios de mulher”. Isso se diz quando a menina:
a)    (      ) começa a se pintar
b)    (      ) começa a sentir mudanças no corpo
c)    (      ) passa dos dez anos
d)    (      ) começa a tingir os cabelos com reflexos dourados

8)    Por que você acha que o caderno pede para não ser esquecido num canto qualquer?  Será que acontece isso? Você tem seus cadernos dos primeiros anos escolares?
__________________________________________________________________________________________________________________________
9)    Narrador é quem conta uma história. No texto, quem é o narrador?
______________________________________________________________________________________________________________________________

10)  Para você, como o caderno pode ser um confidente fiel?
______________________________________________________________________________________________________________________________

11)  Muitas pessoas têm diário, que é um caderno especial para registrar alguns fatos da vida de cada um. Você tem diário? O que você escreve nele? Se não tem o que você gostaria de escrever?
______________________________________________________________________________________________________________________________
12)       Se seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:

______________________________________________________________________________________________________________________________
13) Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________

14)  Relacionar os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:



 ( A )  Companheirismo                
 ( B ) Solidariedade                    
 ( C ) Tristeza                                  
 ( D ) Amizade                                  
 ( E ) Fidelidade                                  


(     ) “Sofrer também nas provas bimestrais   junto com você”.
(     ) “Sou eu que vou seguir você”.
(     ) “Serei sempre seu confidente fiel”.
(     ) “Seus problemas ajudar a resolver”.  
(     ) “Sou eu que vou ser seu amigo”.




15) Completar:
Sílaba _______________é aquela pronunciada com maior força.

16)   Separar as sílabas e circular a sílaba tônica das palavras abaixo  e classificá-las em Oxítonas, Paroxítonas , Proparoxítona:
Palavra
Separação silábica
Classificação
Papel


Mulher


Abrigo


Primeiros


Música


Caderno


Rabisco






17)  Acentuar as palavras com acento agudo ou acento circunflexo:


FICARA  
VOCE 
ESTA
CIPO 
NUMERO
LAMPADA
MEDICO
TONICA
SILABA
 BEBE
TAXI
VOVO



18)  Reescreva as frases do texto substituindo as palavras por sinônimos:
a)    Vou lhe dar abrigo.
_______________________________________________________________

b)    Sou eu que vou ser seu colega
_______________________________________________________________

19) Leia o texto e pinte os substantivos masculinos de azul e os substantivos femininos de vermelho:


Masculino
Feminino















20) Passe as frases para o feminino:
a)    O pardal voou alto.
__________________________________________________________
b)     Papai, um homem muito trabalhador e bondoso trabalha na casa de um de ator famoso.
_______________________________________________________________
c)  O conde  comprou um pavão para presentear o padre japonês.
_______________________________________________________________

21)  Leia o texto, circule e reescreva os adjetivos do texto:
                                                                                                             _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________













________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________