sábado, 16 de fevereiro de 2013

As metas do PNE 2011-2020

Enviado por luisnassif, qua, 15/12/2010 - 14:57

Da Agência Brasil

Confira as 20 metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá vigorar nos próximos dez anos, foi entregue hoje (14) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. O texto também detalha as estratégias necessárias para alcançar os objetivos delimitados.

Conheça as metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020:

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

MetaMeta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. Sete estratégias.

Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Nove estratégias.

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Edição: Lílian Beraldo

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Planejamento anual – Educação Infantil

Posted on 25/01/2011

Fonte: COPEDIN

MATERNAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Maternal – Profª Maristela/Maria do Carmo

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar
- Fonemas de A a E.
1 – Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
2 – Reconhecimento do próprio nome.
3 – Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
4 – Práticas de Escrita. 3 – Participa de situações cotidianas nas quais o educador utiliza a escrita de maneira contextualizada.
5 – Práticas de Leitura. 4 – Participa de diferentes situações de leituras de gêneros propostos pelos adultos como contos, poemas, canções etc..
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Falar e Escutar 1 – Expressa desejos vontades, necessidades e sentimentos nas diversas
situações de interação presentes no cotidiano utilizando a oralidade.
2 – Prática de escrita 2 – Expressa suas idéias através de desenho.
3 – Práticas de Leitura – Fonemas de E a J
3 – Reconhece os fonemas estudados no próprio nome.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais como fábulas, parlendas, canções
e lendas.
2 – Prática de Escrita 2 – Participa de situações cotidianas e da rotina escolar.
3 – Prática de Leitura. – Fonemas de J a Q
2 – Conhece os fonemas propostos para ampliação do seu vocabulário.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais, adivinhações, contos clássicos,
canções e fábulas..
2- Práticas de Leitura 2 – Interpreta gravuras de obras de arte.
3 – Fonema R a Z 3 – Conhece os fonemas propostos para ampliação de seu vocabulário.
4 – Prática de Escrita 4 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes
próprios.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema deNumeração.
2 – Conhece os numerais no contexto diário.
3 – Grandeza e Medidas 2 – Induz as noções de medida de comprimento.
4 – Espaço e forma 3 – Representa posições de pessoas e objetos, utilizando vocabulário
pertinente nos jogos e brincadeiras.

II UNIDADE – (abril/junho)

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração.
2 – Utiliza a contagem oral nas brincadeiras, jogos e músicas, junto ao educador e nos diversos contextos do seu cotidiano.
3 – Grandezas e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
4 – Espaço e Forma 3 – Identifica pontos de referência para situa-se e deslocar-se no espaço.
5 – Introdução à geometria: quadrado, retângulo.
6 – Reconhece as figuras geométricas percebendo e comparando-as ao meio ambiente.
7 – Cores primárias: vermelho,amarelo e azul.
8 – Percebe a harmonização das cores identificando-as no mundo que o cerca.
9 – Conceitos básicos:amargo x salgado; azedo x doce; quente x frio; grosso x fino.
10– Utiliza os conceitos matemáticos aprendidos para comunicar-se e resolver problemas no seu cotidiano.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração.
2 – Constrói as primeiras idéias sobre quantidade.
3 – Grandeza e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
4 – Linhas ,retas, curvas e gregas. 3 – Explora noções de medidas de comprimento e tempo por meio da utilização de medidas convencionais e não-convencionais. – Reconhece as diversas representações de linhas.
5 – Espaço e Forma: junto/separado
6 – Representa posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações do seu contexto.
7 – Conceitos básicos: Pequeno x grande; alto x baixo; largo x estreito.
8 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza.
9 – Cores secundárias: branco, preto, verde, laranja, azul-claro e rosa.
10 – Conhece as cores secundárias no meio ambiente.
IV UNIDADE – (setembro/novembro)

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Número e Sistema de Numeração. – Quantidade
2 – Utiliza- se da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. – Identifica o número (quantidade).
3 – Introdução à geometria: círculo e triângulo.
4 – Utiliza registros orais e escritos para comunicação diferenciação de formas.
5 – Linhas mistas e sinuosas. 3 – Reconhece linhas mistas e sinuosas. – Identifica figuras geométricas percebendo e comparando-as entre objetos no seu cotidiano.
6 – Cores Secundárias: lilás, marrom, cinza
7 – Identifica cores secundárias no meio ambiente. – Diferencia cores no seu cotidiano.
8 – Conceitos básicos: Gordo x magro; cheio x vazio; amargo x doce; azedo x salgado.
9 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza. – amplia progressivamente sua percepção comparando sabores, tamanhos, espessuras e formas variadas.

NATUREZA E SOCIEDADE

I UNIDADE – fevereiro/abril

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. A criança, a escola, a família,
casa.
História do nome,
2 – Participa de atividades que envolvem brincadeiras e canções que dizem respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição da instituição escolar.
3 – Os lugares e suas paisagens:
4 – Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente..
5 – Cooperativismo – Reconhece o valor da cooperação para o bem comum, buscando colaborar
com a organização do ambiente, auxílio dos colegas e professores nas atividades cotidianas.
6 – Datas comemorativas:
- Carnaval.
- Dia Internacional da Mulher
- Dia do Palhaço
- Dia do Circo
- Dia do Índio
7 – Identifica as datas comemorativas como manifestações culturais, reconhecendo sua influência no modo de vida das pessoas.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Objetos e processos de transformação.
2 – Conhece algumas propriedades de objetos. – Cuida dos objetos no uso cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes.
3 – Os seres vivos:
- Estudo do corpo
- Grande divisão do corpo
- Evolução humana diferença de gênero.
4 – Percebe a necessidade dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma geral.
- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem- estar individual e coletivo.
5 – Meio Ambiente:
- Reciclagem e coleta seletiva
- Espaço e mundo
- Criação do sistema solar.
- Movimento de rotação, erosão e desmatamento.
6 – Percebe a importância da participação individual e coletiva na proteção do meio ambiente.
7 – Datas Comemorativas:
- Dia das Mães
- Dia do Trabalho;
- Dia do Meio Ambiente
- São João
8 – Participa e envolve-se com entusiasmo nos eventos realizados nas datas comemorativas.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. (Profissões)
2 – Reconhece os vários tipos e características e importância das profissões.
3 – Meios de Transportes; Semana do trânsito.
4- Identifica os principais meios de transporte e suas utilidades. – Percebe a necessidade de obedecer às leis de trânsito.
5 – Água
- Solo
- Ar
6 – Identifica alguns lugares onde encontramos a água.
- Reconhece os diferentes tipos de solo.
- Percebe a existência do ar e sua importância.
7 – Datas comemorativas
- Dia do Amigo
- Folclore
- Dia do Soldado
8 – Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Dia dos Pais
- Dia do estudante
- Dia da Vovó
IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Objetos e processos de transformação.
2 – Conhece algumas propriedades de alimento e plantas.
3 – Seres vivos
- Animais: vertebrados e invertebrados.
- Classificação dos animais vertebrados; domésticos e selvagens; úteis e nocivos.
4 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.
5 – Meios de Comunicação – Identifica os principais meios de comunicação e sua utilidade.
6 – Datas Comemorativas
- Dia das Crianças
- Dia da Primavera
- Dia da Árvore
- Dia da Consciência Negra
- Natal
7 – Valoriza as festas populares do seu país, participando e identificando-se com seus costumes e tradições.

EDUCAÇÃO FÍSICA

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Acolhimento. – Exame biométrico (1º semestre)
- Jogos de Apresentação
- Jogos de baixa organização
- Jogos de corridas variadas
- Jogos de linha
- Jogos em círculos
- Jogos de interpretação
2 – Apresenta adaptação ao meio escolar percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço e do outro como ser, na coletividade incluindo coleguinhas, professoras, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (altura, envergadura e peso), de acordo com OMS.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu seguintes as habilidades:
1 – Atividades de postura e locomoção.
- Diferentes formas de locomoção (sobre formas geométricas).
- Locomoção em superfície íngremes/planas, alta/baixa, larga/estreita.
- Locomoção trabalhando equilíbrio..
2 – Apresenta conhecimento sobre algumas formas geométricas e os diferentes deslocamentos sobre os mesmos nas diferentes formas de andar em superfícies planas/íngremes, larga/estreita, alta/baixa.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Jogos de percepção e estimulação dos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato).
2 – Apresentar paladar, audição, tato e visão desenvolvidos, dentro dos limites de sua faixa etária. Capaz de diferenciar sabores, texturas, sons e desejos, respectivamente.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Exame biométrico Exercícios de deslocamento na água para o estilo crawl – natação.
2 – Apresenta adaptação ao meio liquido, bem como deslocamento compatível com sua faixa etária.
- Desenvolve movimentos próprios das habilidades propostas pela natação cem como mecanismos de respiração mai coleta das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

LÍNGUA INGLESA

Profª Edmari
I UNIDADE – fevereiro/abril

As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança entra em
contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características
individuais.
2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Observa a diferença entre os compartimentos.
3 – Brinquedos (toys) – Brincando (play ing)
4 – Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas. – Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.
- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e limpeza
dos objetos da escola.
2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das
mesmas.
3 – Dia das Mães (Mather’s day) 3 – Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.
4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as
características individuais.
III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Animais de estimação (pets)
2 – Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
3 – Flores, árvores Nature (Natureza)
4 – Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.
5 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.

IV UNIDADE – setem bro/novembro
7
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.
2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.
3 – Halloween (Dia das Bruxas)
4 – Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.
5 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.
As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada
criança.
MOVIMENTO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros
movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade
do próprio corpo.
2- Equilíbrio e Coordenação Motora
2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos
pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.

MÚSICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração,
intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:

1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.

2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

VIDA PRÁTICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:

1- Cuidados com o corpo. (Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia
da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento
(cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes
utensílios.

- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o
limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.

JARDIM I


Fonate: COPEDIN

Língua Portuguesa Profª Roseclair.

Jardim I

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 –Falar e Escutar – Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de histórias, poemas, canções e adivinhas.
– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no
cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
2 – Práticas de Leitura
- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções e adivinhas.
– Participa nas situações em que os adultos lêem diferentes gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer entretenimento.
3 – Práticas de Escrita – Produção de textos coletivos ditados ao professor para diversos fins.
- Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
escrita.
3.1 – Produz textos coletivos.
3.2 – Reconhece o próprio nome.
3.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.
4 – Coordenação motora (ampla e fina)
– Reconhece e desenvolve seus limites e possibilidades através de jogos
que envolvam coordenação motora, demonstrando equilíbrio e confiança em
si mesmo.
5 – Reconhecimento e escrita do nome.
– Participa de situações cotidianas que envolvam a leitura e escrita do nome.
6 – Letras e fonemas 6 – Identifica a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros
portadores de textos.
7 – Vogais 7 – Identifica as vogais em situações de leitura e escrita do seu cotidiano.
II UNIDADE – (abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar
- Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de materiais infantis.
1 – Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1- Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente histórias infantis e fatos.
1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.
2 – Práticas de Leitura.
- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções, adivinhas, poemas.
2 – Participa de situações em que os adultos lêem textos de diferentes
gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Articulação correta das palavras.
- Relato oral.
– Participa de situações em que as crianças lêem, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Utiliza a linguagem oral demonstrando ampliação gradativa do
-Reconto oral das histórias infantis. vocabulário.
4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se necessita da escrita.
4.1 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
4.2 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se faz necessário.
4.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.
5 – Coordenação motora fina 5 – Manuseia corretamente o lápis.
6 – Letra inicial do seu nome e dos colegas.
6 – Reconhece a letra inicial do seu nome e dos colegas.
7 – Vogais (conteúdo acumulativo)
7 – Reconhece as vogais em situações de uso da leitura e escrita.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Falar e Escutar – Articulação correta das palavras.
- Relato oral de novidades.
- Reconto oral de: histórias, poemas, canções, adivinhas, parlendas, travalínguas, quadrinhas.
– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
2 – Práticas de Leitura – Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos.
- Canções e adivinhas
– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.
2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Práticas de Escrita.
- Produção de textos coletivos e ditados ao professor para diversos fins.
– Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário a escrita.
3.1 – Produz texto coletivo com ajuda do professor.
4 – Conhece o que dispõe no momento sobre o sistema da escrita em
língua materna.
4 – Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento.
5 – Promoção de situações em que faz-se necessário o reconhecimento de seu próprio nome.
– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
5.1- Respeita a sua produção e a alheia.
5.2 – Escreve o seu próprio nome. – Apresentação do alfabeto.
– Reconhece as letras do alfabeto em situações de uso da leitura e escrita..
6 – Consoantes (noção) 6 – Identifica as consoantes no seu cotidiano.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Falar e escutar – Textos prescritivos (receitas), contos, músicas.
– Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano
1.2 – Participa em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.
1.5 – Interpreta oralmente textos prescritivos, contos e músicas infantis.
1.6 – Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da
história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.
2 – Práticas de Leitura
- Canções, adivinhas, poemas.
– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
- Observa e manuseia materiais impressos.
- Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
3 – Articulação correta das palavras no momento do relato e reconto oral de histórias infantis e
novidades.
– Participa de situações em que crianças lêem, ainda que não o façam de
maneira convencional.
4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o registro
escrito.
5 – Produção de Textos 5 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
6 – Trabalho de indução com noções básicas do Sistema da escrita da língua materna.
(esquerda para direita, de cima para baixo, uso de maiúsculas e minúsculas)
– Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que
dispõe no momento.
7-Reconhecimento próprio nome.
– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
- Respeita a sua produção e a alheia.
- Escreve seu próprio nome.
- Percebe e reconhece a diferença entre os diversos tipos de letra(cursiva e bastão).
8 – Vogais e consoantes 8 – Trabalho com as letras do alfabeto.
- Reconhece as vogais e consoantes nas palavras em diferentes contextos.
Matemática

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração decimal: contagem oral e visualização de 1 a 3.
– Reconhece e valoriza os números, contagem oral e noções espaciais e temporais como ferramentas necessárias para a resolução de problemas do seu cotidiano.
1. 1 – Utiliza noções simples de cálculo mental.
1.2 – Faz a comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou sem registros não-convencionais.
2 – Grandezas e Medidas: Vocabulário comparativo: alto/baixo; grande/pequeno; maior/menor; subir/descer; aberto/fechado.
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
2.1 – Estabelece comparações utilizando as noções matemáticas para resolver problemas no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
3 – Espaço e Forma: (Introdução à geometria: ponto sobre linha, ponto sobre duas linhas, figuras geométricas, curvas abertas e fechadas).
– Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como
formas, tipos de contornos, bidimensionais, tridimensionais, faces, planos,
lados, etc.
4 – Cores Primárias 4 – Identifica as cores primárias nas paisagens do seu cotidiano os elementos constituintes da língua.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com registros convencionais e não convencionais..
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
2 – Numerais de 1 a 7. 2 – Reconhece e agrupa quantidades de 1 a 7, identificando diferentes representações numéricas através de seu cotidiano.
3 – Grandezas e Medidas:
- Vocabulário comparativo:
- Devagar/depressa
- Áspero/liso
- Amargo/doce
- Em cima/embaixo
- Quente/frio
- Dentro/fora
– Explora o espaço que o cerca localizando e classificando objetos e empregando as noções topológicas básicas.
- Introduz a noção de medida de comprimento, pela utilização de unidades não convencionais.
4 – Espaço e Forma 4 – Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando
vocabulário pertinente a diversas situações nas quais as crianças considerem necessária essa ação.
5 – Figuras geométricas (conteúdo acumulativo)
– Reconhece as figuras geométricas no ambiente que está inserido.
- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.
6 – Cores secundárias – Identifica as cores secundárias no ambiente, percebendo tonalidades.
III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou registros não convencionais.
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as
crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de
sucessor e antecessor.
2 – Numerais de 1 a 9 2 – Reconhece, escreve e agrupa quantidades de 0 a 9, identificando a sua
representação numérica.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.
- Compara as escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
3 – Grandezas e Medidas
- Vocabulário Comparativo:
- Dia/noite; manhã/tarde; hoje/amanhã; mais leve/mais pesado;
- Vocabulário Comparativo: junto/separado; muito/pouco; grosso/fino.
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
- Introduz as noções de medida, de peso e de tempo, através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.
- Estabelece relações matemáticas discriminando semelhanças e diferenças.
4 – Espaço e Forma
- Vocabulário comparativo:
– Identifica, explica e representa a posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente.
- Para frente/para trás; em cima/em baixo.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração. Numerais de 0 a 10.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com e sem registros convencionais ou não convencionais.
- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Identifica a posição de um objeto numa série explicitando a noção de sucessor e antecessor.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.
- Faz a comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
- Reconhece os numerais de 0 a 10.
2 – Grandezas e Medidas
- Vocabulário comparativo:
- Leve/pesado
- Estreito/largo
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas da mesma natureza.
3 – Espaço e Forma
- Utilização de vocabulário adequado a determinadas situações com em jogos, brincadeiras…
- Figuras geométricas
– Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente.
- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.
- Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc…
4 – Sistema Monetário – Identifica as medidas do nosso sistema monetário de troca.
Natureza e Sociedade

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
2 – Minha escola 2 – Conhece a escola (nome, dependências, funcionários, professores.)
3 – Adaptação 3 – Tem prazer e sente-se estimulado em participar.
4 – Identidade da Criança 4 – Percebe-se como indivíduo com características próprias, e ao mesmo
tempo semelhantes a outros que fazem parte do mesmo grupo social.
5 – Eu e minha família 5– Reconhece a família como o primeiro grupo social.
6 – Datas Comemorativas
- Dia Internacional da Mulher
- Páscoa
- Dia do Circo
- Fundação da Cidade do
Salvador
- Cooperativismo
– Identifica a importância da mulher na sociedade.
- Reconhece a importância do Circo.
-Identifica os símbolos da Páscoa, compreendendo seu verdadeiro significado.
- Explora cidade e sua localização no estado a que pertence.
- Contribui para uma ação consciente de seus direitos e deveres na construção da sociedade.
7 – Os lugares e suas paisagens
– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.
8 – Objetos e processos de transformação.
– Participa em atividades que envolvam processos de confecção de
objetos.
9—Seres Vivos
- Eu e meu corpo (evolução, partes, órgãos genitais,
– Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Percebe os cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e saúde, de forma geral. diferenças corporais, higiene, saúde e prevenção de acidentes)
- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
2 – Datas comemorativas:
- Dia do Índio
- Descobrimento do Brasil
- Batalha de Riachuelo
- Identifica os hábitos e costumes do índio brasileiro.
- Importância do Descobrimento do Brasil para nação.
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e demonstra interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Conhece a importância da Batalha de Riachuelo.
- Reconhece manifestações culturais de um povo.
- Participa de diferentes atividades que dizem respeito às tradições culturais
de sua comunidade e de outras.
3 – Profissões: 3 -Identifica alguns papéis sociais em seus grupos de convívio, dentro e fora
de instituição.
- Identifica os profissionais no ambiente de trabalho.
- Identifica o trabalho como forma de sobrevivência e valorização humana.
4 – Dia do Livro 4 – Conhece a importância do livro para o desenvolvimento do indivíduo.
5 – Os lugares e suas paisagens.
– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e
demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.
6 – Eu e minha casa 6 – Identifica os tipos de habitação e seus diferentes cômodos.
7 – Meio ambiente: Os seres vivos
– Observa a paisagem local (construções, campo, mar).
- Utiliza com ajuda dos adultos (de fotos, relatos e outros registros) para a
observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do ano.
- Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
8 – Objetos e processos de transformação.
- Erosão, desmatamento, reflorestamento.
- Reciclagem e coleta seletiva.
– Reconhece a importância do meio ambiente no nosso cotidiano.
- Participa de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
- Conhecimentos de algumas propriedades dos objetos produzidos.
9 – Mundo e espaço
- Criação do Sistema Solar
– Percebe o meio Ambiente que o cerca: Planeta/terra/dia/noite/continente/país/estado/cidade/bairro/zona
rural/urbana.
10 –Órgãos dos Sentidos 10 – Conhece as funções principais dos órgãos dos sentidos.
11 – Meios de comunicação:
- computador;
- correios: carta, telegrama;
- televisão;
- jornal;
- revista;
- livro.
– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem reconhecendo-se como parte integrante e atuante deste mundo globalizado (Mundo e espaço)
– Identifica os sistemas de comunicação no seu cotidiano.
- Conhece algumas propriedades e utilidades dos objetos utilizados para transmitir informação e proporcionar a comunicação entre as pessoas. (os que transmitem sons, imagens, sons e imagens, ondas etc.)

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Datas Comemorativas
- Vovó
- Papai
- Estudante
- Folclore
- Soldado
- Independência do Brasil
- Árvore
- Primavera
- Trabalha as datas comemorativas, através de atividades lúdicas, salientando a importância da comemoração dos mesmos.
2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, respeitando as tradições culturais de sua comunidade e de outros.
3 – - Meio de Transporte
- Trânsito.
- Sinalização.
- Cuidados com o trânsito.
- Identifica os diferentes meios de transporte e suas as utilidades.
4 – Os lugares e suas paisagens.
- Solo, água e mar.
– Conhece a importância dos recursos naturais na vida cotidiana.
- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes de manutenção dos mesmos.
5 – Os seres vivos
- Vegetais (germinação, classificação, partes, horta, pomar e jardim).
- Objetos e processos de transformação.
– Reconhece a importância dos vegetais para a manutenção do equilíbrio ecológico.
- Valoriza a vida nas situações em que impliquem cuidados com as plantas.
- Estabelece algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
- Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes
épocas e por diferentes grupos sociais.
IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Datas Comemorativas
- Dia da Criança
- Dia do Professor
- Proclamação da República
- Dia da Bandeira
- Natal
– Trabalha as datas comemorativas através de atividades lúdicas,
identificando a importância da comemoração das mesmas.
2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do
presente e do passado.
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interessando-se em
conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções
que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
3 – Os lugares e suas paisagens.
- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes
de manutenção dos mesmos.
4 – Objetos e processos de transformação.
– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes
grupos sociais.
5 – Os seres vivos 5 – Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Valoriza as atitudes relacionadas ao bem estar coletivo e individual.
- Valoriza a vida nas situações que implicam cuidados prestados aos animais.
6 – Classificação dos animais vertebrados.
– Diferencia a classificação dos animais vertebrados.
7 – Animais vertebrados e invertebrados.
– Reconhece os animais vertebrados e invertebrados no seu cotidiano.
8 – Animais
- Úteis e nocivos
– Identifica os animais estabelecendo comparações com os demais seres.
9 – Animais domésticos, selvagens.
– Reconhece a diferença entre os animais domésticos e selvagens.
Educação Física

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Jogos de apresentação
- Exame biométrico
- Jogos tradicionais
– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;
- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos números;
- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.
- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos de construção;
- Jogos de formação
- Jogos recreativos prédesportivos.
– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio
ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.
- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;
- Apresenta noções de lateralidade;
- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras
básicas e suas diferentes bolas.
- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos motores;
- Jogo dos sabores;
- Jogos recreativos prédesportivos
- Jogos rítmicos
- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.
- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;
- Possuir noção de divisão e localização;
- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;
- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de
diferenciar sabores, textura e som.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
– Exame biométrico;
- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.
- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

Língua Inglesa
Profª Edmari

I UNIDADE – setembro/abril

As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais
uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança
entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características
individuais.
2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
- Observa a diferença entre os compartimentos.
3 – Brinquedos (toys)
- Brincando (play ing)
– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas.
- Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que
desempenham.
- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e
limpeza dos objetos da escola.
2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das
mesmas.
3 – Dia das Mães (Mather’s day)
– Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.
4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as
características individuais.

III UNIDADE – (agosto/setembro)

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Animais de estimação (pets)
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
2 – Flores, árvores Nature (Natureza)
– Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.
3 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.

IV UNIDADE – (setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.
2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.
3 – Halloween (Dia das Bruxas)
– Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.
4 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.


As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as
unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade e respeitando os limites de cada faixa
etária e aptidões de cada criança.
MOVIMENTO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de
outros movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
2- Equilíbrio e
Coordenação Motora
-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e
o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam
correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força,
velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de
materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia
cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os
dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta
papéis,etc.

MÚSICA

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.
ARTES VISUAIS

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer artístico -Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
2- Apreciação – Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor,
volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos.

VIDA PRÁTICA
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Cuidados com o corpo.
(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento (cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e
saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.
- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.



JARDIM II

COPEDIN
LÍNGUA PORTUGUESA.
I UNIDADE – fevereiro/abril

JARDIM II – Profª Fernanda


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Identidade e autonomia 1 – Expressa controle progressivo de suas necessidades, seus desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeita as manifestações das pessoas com
as quais convive.
2 – Coordenação Motora.
- Expressividade.
- Equilíbrio e coordenação.
– Valoriza as conquistas corporais, identifica e respeita as suas limitações e dos outros.
- Utiliza expressões intencional do movimento como forma de comunicação.
3 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
3 – Usa linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos.
- Participa de situações cotidianas usando a leitura e escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras iniciais das palavras.
– Base gramatical
- Vogais
- Encontros vocálicos
- Consoante e seus fonemas.
– Identifica nas situações diárias as letras do alfabeto e encontro vocálicos
apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras.
4 – Reconhecimento e escrita
do nome.
– Escreve seu próprio nome em situações de jogos e quando se faça necessário
a sua identificação pessoal, recorrendo ou não a um referencial.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem Oral e Escrita
- Falar e escutar
- Práticas de Leitura
- Práticas de Escrita
– Relata experiências vividas, narra fatos em seqüência temporal e causal;
- Reproduz e interpreta jogos verbais como rimas, adivinhas, poemas e canções.
2 – Base Gramatical
– Consoantes:
- p, m, v, d, r, j em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e cursivas.
– Reconhece e diferencia os diferentes tipos de letras fazendo relação entre a fala e a escrita.
3 – Sílabas: p, m, v, d, r, j e todos que surgirem no contexto de sala de aula e que
desperte a curiosidade da criança.
– Identifica, copia, lê e escreve as famílias silábicas, empregando o uso das famílias silábicas associa aos valores sonoros convencionais, emprega o uso das famílias das palavras.
4 – Leitura de quadrinhas.
- Palavras que rimam
– Interpreta e dramatiza pequenos textos, identifica personagens e palavras que rimam.
- Respeita sua produção e pela produção alheia.
III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
- Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos, participa
de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e
pontos de vista.
2 – Consoantes: n, x, t, f, c, z em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e
cursiva.
– Identifica, lê e escreve as consoantes, diferenciando suas formas, fazendo relação entre a fala e a escrita (texto – escrita)
3 – Interpretação oral de textos expositivos.
– Lê e interpreta texto identificando mesmo que com a ajuda da professora os
lementos que o compõem.
4 – Adivinhas 4 – Lê e interpreta advinhas para divertir-se tentando identificar o seu sentido.
IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Linguagem oral e escrita
- Falar e escutar
- Práticas de leitura
- Práticas de escrita
– Reconhece as características de jogos verbais, como quadrinhas, poemas e canções;
- Reconta histórias com aproximação das suas características originais no que se refere à descrição de personagens;
- Observa e manuseia livros, revistas, histórias em quadrinhos;
- Participa das situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
2 – Consoantes: b, q, g, h, s em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e
cursiva.
– Reconhece, lê consoantes e suas famílias, completando palavras de acordo
com a escrita, faz relação entre a fala e a escrita. (texto-escrita)
3 – Interpretação oral de textos prescritivos.
– Ouve, interessa-se e interpreta textos prescritos.
4 – Contos infantis 4 – Identifica nos contos infantis relações com sua vida cotidiana, destacando sentimentos de alegria, tristeza, amizade, etc.
MATEMÁTICA
I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário comparativo/lateralidade:
- alto / baixo
- subir / descer
- embaixo / em cima
– Desloca-se no espaço obedecendo aos comandos e utilizando o vocabulário comparativo.
2 – Cores Primárias 2 – Reconhece as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.
3 – Espaço e Formas geométricas.
– Representa situações vivenciadas, identificando pontos de referência em
relação aos elementos de espaço e forma.
4 – Números e Sistema de Numeração.
- Numerais de 0 a 9.
- Quantidade
- Sucessor e antecessor
– Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e escrita nas situações cotidianas,
usando os números nos diferentes contextos e formas que se encontram.
5 – Grandezas e Medidas 5 – Compara grandezas, utiliza diferentes procedimentos.
- Introduz as noções de medidas de tempo, pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais, marca o tempo por meio de calendário.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário comparativo: quente/frio; doce/amargo; áspero/liso; grosso/fino;
aberto/fechado; muito/pouco/ nenhum.
– Reconhece e compara objetos e alimentos diversos, diferencia texturas apresentadas ampliando seu vocabulário.
2 – Números e Sistema de Numeração.
- Dezena
- Números até 30.
– Ordem crescente e decrescente.
– Reconhece os números em vários contextos, identifica a dezena como
agrupamento de dez elementos e como a base do nosso sistema de numeração.
3 – Cores secundárias 3 – Estabelece relação entre cores primárias e secundárias, identificando através das misturas de tintas novas cores.
4 – Sistema monetário 4 – Identifica as diferentes cédulas e moedas do nosso sistema monetário. brasileiro.
5 – Grandezas e medidas:
- Relógio
- Calendários
– Compara as grandezas de tempo, utilizando diferentes procedimentos marca o tempo através de calendário.
6 – Espaço e Forma 6 – Explora, identifica a representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, também posição de pessoas e objetos numa cena..
7 – Subtração (situações problemas)
– Utiliza as ações das operações (retirar, comparar e completar).

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Vocabulário Comparativo:
- junto/separado,
- muito/pouco,
- curto/comprido,
- estreito/largo
- longe/perto
- dentro/fora
– Compara e utiliza as diversas ações contidas nas atitudes diárias.
2 – Numerais e Sistema de Numeração.
- Numerais até 60.
– Conta as quantidades, utiliza a linguagem oral, anotação numérica ou registros convencionais e não-convencionais, identificando a dezena como agrupamento de dez elementos e como base do nosso sistema de numeração.
3 – Pares e ímpares 3 – Utiliza os conceitos: pares e ímpares na vida cotidiana, conhece melhor os números.
4 – Inteiro e metade 4 – Aplica os conceitos de inteiro e metade na vida cotidiana.
5 – Grandezas e Medidas; 5 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, marca o tempo por meio do calendário.
6 – Números ordinais 6 – Ordena agrupamentos segundo as quantidades de elementos.
7 – Sólidos geométricos: 7 – Reconhece estes sólidos em objetos e construções encontrados na
comunidade, em casa e na própria escola.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Números e Sistema de Numeração.
- Numerais até 99.
– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas, identifica a dezena como agrupamento de dez elementos e como a
base do nosso sistema de numeração.
2 – Grandezas e medidas
- Hora e meia hora
- Comprimento
- Capacidade
- Massa
– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, identifica as
unidades de tempo: hora e meia hora.
3 – Espaço e Forma 3 – Reconhece e explora propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados, retos etc.

NATUREZA E SOCIEDADE

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.
- A escola
- Identidade “Eu”
– Eu e minha família:
– Casa, escola
– Datas Comemorativas:
- Cooperativismo.
–Reconhece a necessidade do outro para a ampliação de seus relacionamentos.
- Reconhece e valoriza a cultura como manifestação popular..
2 – Os lugares e suas paisagens.
– Valoriza as atitudes que visem à manutenção do espaço por onde circula.
3 – Objetos e processos de transformação.
- Reciclagem
– Identifica as materiais prima para produção de materiais, participa de
atividades que envolvam produção de elementos.
4 – Os seres vivos:
- Características
- Cuidados com o corpo.
- Movimentos do corpo
- Partes do corpo
- Fases do desenvolvimento
- Higiene e saúde
- Prevenção de acidentes.
– Reconhece as características próprias do desenvolvimento do ser humano,
valoriza a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde.
II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.
- Modo de ser e viver no presente e passado.
- Papéis sociais importantes.
- Patrimônio cultural
– Identifica características do grupo em que está inserido, reconhecendo a importância de alguns papéis sociais em grupos de convívio, fora e dentro da instituição;
- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.
2 – Os lugares e suas paisagens.
Eu e minha casa
Tipos de habitação;
- Bairro
- Rua
- Cidade
- Estado
- País
- Planeta Terra
– – Valoriza a prática de atitudes que visam à manutenção dos espaços por onde circula e de outros.
- Identifica os diferentes tipos de habitação, sua localização no espaço físico e
social.
3 – Objetos e processos de transformação.
- Processo de produção de alguns objetos.
- Confecção de objetos
- Características de objetos
- Cuidado no uso de objetos.
– Conhece o processo de produção de alguns objetos, participa de atividades
que envolvem a confecção de objetos, reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas.
4 – Datas comemorativas:
- Dia da Livro.
- Dia do Índio.
- Descobrimento do Brasil
- Dia do Trabalho
- Mamãe
- Dia da Batalha de Riachuelo
- São João
– Identifica as características, hábitos, costumes e herança culturais.
5 – Os seres vivos
- Características e necessidades vitais dos seres vivos.
- Ação do homem sobre o meio ambiente..
– Reconhece características e necessidades vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações e diferenças entre eles, valoriza e prática atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.
6 – Meio Ambiente:
Os fenômenos da Natureza
- Mundo e época
– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem como parte integrante e atuante deste mundo globalizado.
- Criação do sistema solar
- Planeta/terra/dia/noite
- Continente país/estado
- Cidade
- Bairro zona rural/urbana

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e
trabalhar.
– Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
2 – Objetos e processos de transformações
– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.
3 – Datas Comemorativas
– Dia da Vovó
- Dia dos Pais
- Dia do Estudante
- Dia do Soldado
– Dia do Folclore
- Semana da Pátria
- Dia da Árvore;
- Dia da Primavera
- Participa das atividades lúdicas, referentes as datas comemorativas,
salientando a importância da comemoração dos mesmos.
4 – Meios de transporte
– Trânsito
– Reconhece sinais de trânsito e os direitos e deveres dos pedestres e
motoristas.
5 – Os seres vivos.
- Animais
- Cuidado com os animais.
- Espécies de seres vivos.
- Características dos seres vivos.
- Fauna brasileira.
6 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados com os animais, estabelece alguma relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e
trabalhar.
– Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
2 – Os seres vivos
- Os seres vivos e cuidados com o meio ambiente.
- Cuidados com as plantas.
- Os tipos de plantas.
- Partes das plantas.
- Crescimento horta, pomar e jardim.
– Faz relação entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais, ordena o ciclo vital dos vegetais, nomeando suas partes mais importantes, reconhece as diferenças entre horta, pomar e jardim.
3 – Água
- Importância
- Estados físicos
- Utilidades
- Cuidados contra o
desperdício.
– Identifica a importância da água para a vida, cita métodos de cuidados
para não esperdiçar água.
4 – Ar:
- Importância
- Tipos
- Utilidades
–Identifica a importância do ar para os seres vivos, cita as causas da poluição do ar e sua precauções.
5 – Solo
- Importância
- Tipos
- Utilidades
– Reconhece a importância do solo.
6 – Estação do ano
- Características
– Observa as mudanças ocorridas na natureza e a relação entre fenômenos naturais e a vida humana.

LÍNGUA INGLESA
Profª Edmari
I UNIDADE – fevereiro/abril
As aulas de Língua Inglesa na educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma
forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança
entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Making Friends
- Cumprimentar e apresentarse;
compreender e executar
ações.
- Estruturas: what’s you
name? / I’m Silvia
- Vocabulário: hi, goodbye,
stand up, sit down, clap your
honds, jump, boy, girl.
– Percebe ética na prática de boas maneiras.
- Amplia o vocabulário a partir de novas expressões de cumprimentos e
despedidas.
2– Moving in!
– Foco linguistic: apresentar
pessoas da família e animais
de estimação.
- Estrutura: This is my bike /
A blue car.
- Vocabulário: mom, dad,
brother, sister, dog, car.
- Vocabulário: ball, bike,
teddy bear
This is my dad/This is my
dad/This is my mother/Jacks
brother
– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades
lúdicas.
- Percebe que a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento
intelectual.
- Identifica as pessoas do convívio familiar incluindo-se como parte integrante
dela.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Toy hunt
- Foco linguistic: apresentar e qualificar brinquedos.
-Estrutura: This is my bike / A blue car
- Vocabulário: ball, bike teddy bear, car, dole, blue, green, red,
yellow
– Percebe o cuidado que tem que ter com os brinquedos e de que forma
deve usá-lo.
- Identifica os pronomes relacionados a perto e longe.
- Relaciona objetos a cores forma e tamanho.
2 – Millie is so cute!
-Foco lingüístico: identificar e quantificar animais de estimação.
- Estrutura: look! Rabbits/let’s count the rabbits!/ four rabbits./
– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.
- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.
- Relaciona números a quantidade.
what is it?
A cat
- Vocabulário: cat, dog, fish,
rabbit, numbers

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Amazing masks
- Foco lingüístico: identificar partes do rosto e referir-se a emoções.
- Estrutura: Touch your nose/
I’m happy / Jacck’s sad
– Identifica as diversas expressões do rosto e sentimento relacionados a face.
- Compreende as expressão da face como triste, alegre.
2 – Fun with shapes!
- Foco lingüístico: identificar, qualificar, e quantificar figuras geométricas.
Estruturas: A red square/ how
many triangles? / four triangles
- Vocabulário: triangle, circle, square, rectange.
– Identifica as formas geométricas em diversas construções.
- Observa as formas geométricas em seus aspectos estruturais (casa, bola, barco e
bandeira).

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – A big surprise!
- Foco lingüísticos: identificar e quantificar frutas, mencionar
frutas de que se gosta.
- Estruturas: How many
apples? / Six apples / I like pear.
- Vocabulário: Apple, banana,
Orange, pear, strawberry,
peach, number 1 – 10.
– Identifica as frutas, cores e forma e para que serve cada fruta.
- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz
contagem e relaciona no número adequado, explicita a noção de sucessor e
antecessor.
2 – Kittys house
- Foco lingüístico: identificar e localizar objetos, animais e pessoas nos cômodos da casa.
- estrutura: Kitty is in the living room/ The Teddy bear is in the bedroom.
- Vocabulário: bedroom,
kitchem, bathroom, living
room, vocabulário review.
– Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.
3 – Halloween (dias das bruxas)
– Percebe que o halloween é uma tradição inglesa que foi introduzido no Brasil.
EDUCAÇÃO FÍSICA
I UNIDADE – fevereiro/abril
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Jogos de apresentação
- Exame biométrico
- Jogos tradicionais
– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;
- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos
números;
- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de
um lado e do outro do corpo.
- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.
- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos de construção;
- Jogos de formação
- Jogos recreativos prédesportivos.
– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.
- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;
- Apresenta noções de lateralidade;
- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras
básicas e suas diferentes bolas.
- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Jogos motores;
- Jogo dos sabores;
- Jogos recreativos prédesportivos
- Jogos rítmicos
- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.
- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;
- Possuir noção de divisão e localização;
- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;
- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de diferenciar sabores, textura e som.

IV UNIDADE – (setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
– Exame biométrico;
- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.
- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – O dia de aula
1.1 – Valoriza o retorno a escola
1.2 – Identifica os ambientes escolares, os membros e funções.
2 – Identidade.
Você faz parte da nossa história.
– Identifica-se com parte integrante do grupo escolar.
2.1 – Identifica sua série e turma.
3 – Partes do computador 3 – Identifica as principais partes do computador e suas funções.
4 – Ligando e desligando o computador.
– Segue os passos necessários para ligar e desligar o computador.
5 – Aprendendo a desenhar com o Paint:
- passos para acessar o programa.
- desenho utilizando as principais ferramentas.
– Reconhece os passos para ter acesso ao programa Paint.
5.1 – Desenha utilizando as principais ferramentas do Paint como lápis, borracha preenchimento.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Figuras Geométricas
- Jogo do Tangran
1.1 – Utiliza as figuras geométricas do programa Paint para criar desenhos e ilustrações.
- Encaixa peças do jogo do TANGRAN
2 – Microkids studio 2 – Cria desenhos utilizando as ferramentas do programa Microkids studio.
3 – Salvando em documento:
- clicar em salvar como;
- nomear arquivo;
- clicar em salvar
– Executa os passos para salvar seus trabalhos em arquivo.
4 – Letras maiúsculas e minúsculas.
– Identifica no teclado as letras do alfabeto digita seu nome utilizando a tecla shift e caps lock

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Sólidos Geométricos do paint
– Identifica sólidos geométricos relacionando-os ao seu meio ambiente.
2 – Números de 0 a 30 2 – Reconhece numerais no teclado, digita a sequência numérica.
3 – Vovó 3 – Demonstra carinho pelos avós, respeita as pessoas mais velhas e conhece
os seus direitos, utiliza os recursos do Power Point e Paint para criar cartões.
4 – Dia dos Pais 4 – Reconhece a figura do pai como um grande amigo, utiliza os recursos do
PowerPoint e Paint para criar cartões.
5 – Sistema de Medidas 5 – Identifica no cotidiano a utilização do sistema de medidas.
.
IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Semana da Criança
- Pesquisa de brinquedos na internet
2 – Discute a importância da criança para o nosso país, seus direitos e deveres,
pesquisa na Internet.
– Bandeira Nacional
3 – Conhece as cores e significado da Bandeira Nacional, utiliza as figuras do Paint para desenhar a Bandeira do Brasil, colori a Bandeira do Brasil com as cores correspondentes no programa Microkids Studio. – Água
4 – Conhece os benefícios da água para a vida na terra, cria frases de preservação no computador.

MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS
E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.

As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de
modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada
criança.
MOVIMENTO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros
movimentos.
- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
2- Equilíbrio e Coordenação Motora
2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.
-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.
MÚSICA
CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as
seguintes habilidades:
1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.
- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases,
partes, elementos que se repetem etc.
Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e país.
Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem
do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.
- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.
- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
VIDA PRÁTICA

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1- Cuidados com o corpo.
(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).
- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.
- Escova os dentes após as refeições.
- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento
(cabelo, uniforme);
- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.
- Calça e tira roupas e sapatos,
- Dá laços e desamarra cadarços.
2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.
- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.
- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.
- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.
- Joga lixo no lixo.
- Preocupa-se com a coleta seletiva.
3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.
- Serve-se sem precisar de ajuda.
-Transporta objetos em bandejas,
-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,
-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.
- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.

  • Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

This entry was posted in Planejamento and tagged Educação Infantil, Planejamento by Cybele. Bookmark the permalink.

fonte: http://educaja.com.br.