quarta-feira, 11 de abril de 2012

Introdução:

Com o intuito de participar das comemorações do Centenário de seu nascimento é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, estará organizado um Projeto de Intervenção Cultural, com parte do seu trabalho de resgate e de construção dos valores locais, para que o seu publico alvo, que são crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

O PETI se propõe a articular uma série de atividades de caráter interdisciplinar voltadas para o desenvolvimento de ações de nítida repercussão comunitária. Para tanto a metodologia escolhida se baseia na participação e interação educador – educando – família e comunidade

Jorge Leal Amado de Faria (nasceu em Itabuna, 10 de agosto de 1912 e faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

Em 1945, foi eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, tendo participado da Assembleia Constituinte de 1946 (pelo Partido Comunista Brasileiro) e da primeira Câmara Federal após o Estado Novo, sendo responsável por várias leis que beneficiaram a cultura. Viajou pelo mundo todo. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941-42), em Paris (1948-50) e em Praga (1951-52).

Justificativa

O presente projeto foi criado para que as crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) conheçam e aprendam a valorizar as referências patrimoniais de sua cidade. O presente ano se destaca por ser o centenário do escritor Jorge Amado, sendo assim de suma importância conhecer tudo o que se refere a ele. Resgatar a historia patrimonial e a trajetória do escritor são nossos dever para que as futuras gerações sejam fruto de uma sociedade mais culta e justa.

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo, fazendo entender que a literatura, o teatro, as artes, ocupam um papel fundamental na formação social do educando, buscando não só desenvolver o prazer da leitura, como também o prazer de representar e criar, viabilizando o acesso a um mundo até então pouco conhecido, como a obra e vida de um grande escritor brasileiro.

Objetivos Específicos:

Ø Valorizar a literatura brasileira e regional,

Ø Criar o gosto pela leitura,

Ø Estimular a leitura de forma lúdica e significativa,

Ø Apresentar a visão popular do autor nas obras que foram adaptadas para a televisão e cinema;

Ø Valorizar a ação de ler e, consequentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento.

Desenvolvimento:

O Projeto será desenvolvido nos Núcleos do PETI, com o acompanhamento das facilitadoras de Cultura e do Pedagogo e da Psicopedagoga, assim como a participação das Educadoras Sociais do programa.

Durante o desenvolvimento haverá a organização de diversas atividades sobre o tema “Jorge Amado” como: Elaboração de um painel sobre Jorge Amado e apresentação dos itens contidos nele, Apresentação da coreografia de uma música inspirada na obra de Jorge Amado, pelas crianças e adolescentes do PETI.

Haverá a confecção de uma maquete do quarteirão Jorge Amado no centro de Ilhéus, com o Bar Vesúvio, que faz parte do livro Gabriele, Cravo e Canela, da casa onde ele viveu e escreveu o livro “O País do Carnaval”.

Será realizada uma produção em vídeo da biografia dele, feito pelos meninos do programa, uma peça teatral do seu único conto infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.

Conclusão:

O Projeto terá a sua culminância no mês de Agosto mês do seu nascimento. O encerramento será enfrente a Fundação Cultual de Ilhéus situada no Centro Histórico da Cidade, que foi tombada como “Quarteirão Jorge Amado” por que serão usadas as dependências da FCI, apresentação do vídeo e da peça.

Referencia Bibliográfica

GUIA DO EDUCADOR EXTRA. Auto Astral Editora. Edição de Março de 2010.

DELORS, Jacques. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 4. ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. Brasília, DF: Editora Cortez, MEC, UNESCO, 2000.

REVISTA NOVA ESCOLA. Edição Especial. Editora Fundação Victor Civita. Mês de Outubro de 2011.

www. http://pt.shvoong.com/books/biography/1658105-jorge-amado-vida-obra/

Acessado em: 11/04/2012.

www.suapesquisa.com/jorgeamado.

Acessado em: 11/04/2012.

.www.portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22494

Acessado em: 11/04/2012.

ATIVIDADE OBJETIVANDO A GRAFIA E A FONÉTICA

O CUCO DORMINHOCO – CIDO MORAIS

FIGURAS

PALAVRAS

   
 

VOVÔ

   
 

RELÓGIO

   
 

NETINHA

   
 

CASA

   
 

CUCO

   

VOVÓ ( ´ ) ACENTO AGUDO

LIGUE AO CORRETO

VOVÔ ( ^ ) ACENTO CIRCUNFLEXO

A HISTÓRIA DE HOJE É....

O CUCO DORMINHOCO

AUTOR: CIDO MORAIS

NOME: ______________________________________________

ANGELA É UMA MENINA MUITO ESPERTA E ESTÁ SEMPRE ATENTA A TUDO EM SUA VOLTA.

1- QUAl A IDADE DE ANGELA?

A) ( ) 3 ANOS

B) ( ) 5 ANOS

C) ( ) 7 ANOS

2- NAS FÉRIAS DE FINAL DE ANO ANGELA FOI PASSEAR NA CASA DE:

A) ( ) SEUS TIOS

B) ( ) SEU AVÔ

C) ( ) SEUS AMIGOS

3- COMO ERA CASA DO VOVÔ DE ANGELA ?

A) ( )A CASA INTEIRA É FEITA DE TIJOLO

B) ( )A CASA INTERIRA É FEITA DE PALHA.

C)( ) A CASA INTEIRA É FEITA DE MADEIRA.

AGORA PINTE A CASA DO VOV Ô.

AJUDE ANGELA A CHEGAR ATÉ O RELÓGIO COMPLETANDO AS LETRAS DO ALFABETO QUE ESTÃO FALTANDO.

B

F

J

K

N

O

S

W

Z

 

AGORA VAMOS ESCREVER O ALFABETO?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

TRABALHANDO COM A PALAVRA :

1- RELÓGIO

A- LETRA INICIAL DA PALAVRA_______

B_ LETRA FINAL DA PALAVRA ________

_______

________

2- COMPLETE A FAMÍLIA SILÁBICA DO : R – L – G .

DEPOIS PINTE CADA SÍLABAS QUE FORMA A APALAVRA:

RELÓGIO.

A

E

I

O

U

R

L

G

ANGELA FICOU EM SILÊNCIO ESPERANDO O PASSARINHO SAIR DE NOVO E CONTAR MAIS VEZES . ENQUANTO ISSO FICOU OLHANDO AQUELES PONTEIROS GIRANDO, GUARDANDO...PEGOU NO SONO E DORMIU.

VAMOS MARCAR AS HORAS ENQUANTO ANGELA DORME?

VOCÊ SABE QUANTO TEMPO É UMA HORA?

....TEMPO DO MEU BANHO, A MAMÃE FALA QUE EU GASTO UMA HORA EMBAIXO DO CHUVEIRO.

ESSA FRASE QUER DIZER QUE :

A)( ) ANGELA SABE A HORA EXATA.

B ( ) ANGELA DEMORA NO BANHO.

C)( ) ANGELA NÃO GOSTAVA DE BANHO.

“VIVE ME APRESSANDO!”

ESTA FRASE QUER DIZER QUE ANGELA É:

A ( ) ESPERTA

B ( ) ÁGIL

C ( )LENTA

MÚSICA : O CUCO

CIDO MORAIS

UMA PULGA ATRÁS DA ORELHA

TÁ ME DEIXANDO MALUCO

EU NÃO SEI QUEM FAZ A HORA

SE É O RELÓGIO OU SE É O CUCO.

TRÊS PONTEIROS VÃO GIRANDO

TRÊS IRMÃOS, BONS AMIGUINHOS,

PRA COMPLETAR A FAMÍLIA

O CUCO DORME BEM QUIETINHO.

O BAIXINHO É PREGUIÇOSO

GIRA BEM DEVAGARINHO

O MAGRELO TIC-TAC

VAI À FRENTE APRESSADINHO.

MAS QUEM MANDA É O GIGANTE

MAIS OU MENOS LIGERINHO,

QUANDO APONTA PARA O CÉU...

ELE ACORDA O PASSARINHO.

CUCO! ... CUCO! ...CUCO! ...

O CUCO DORMINHOCO

Cido Morais

  • Ângela é uma menina de sete anos, ela é muito esperta e está sempre atenta a tudo o acontece em sua volta.
  • Nas férias do final de ano ela foi passear na casa de seu avô.
  • Ficou encantada com tudo que viu. Brincou o dia inteiro, não parou um minuto.
  • Pegou laranja no pé, tomou banho de cascata, até se arriscou a andar num cavalinho. Tudo era novidade, sempre morou na cidade e só conhecia os campos pela televisão.
  • Quando a noite chegou, ela já estava bem cansadinha. Tomou um bom banho, vestiu uma roupa limpinha e jantou uma gostosa comida feita no fogão a lenha da vovó.
  • Mais tarde foi descansar na sala de estar, que era bem grandona e toda feita de madeira.
  • A casa inteira era feita de madeira.
  • Deitou no colo do vovô, que ficou acariciando seus cabelos dourados e ondulados. O vovô cantava uma canção de ninar enquanto Ângela olhava os quadros antigos e os retratos da família pelas paredes.
  • Alguma coisa chamou a sua atenção.
  • Um enorme relógio fazia tic-tac quando de repente uma portinha se abriu e de dentro saiu um passarinho que repetiu oito vezes a mesma palavra como se estivesse cantando:
  • -Cuco!... Cuco!... Cuco!...
  • Ela tomou um grande susto, mas se sentiu segura nos braços de seu avô.
  • -O que é isso vovô? – a menina perguntou.
  • -É o cuco avisando que está na hora de ir para a cama. São oito horas... Hora de neném nanar.
  • -Eu não sou neném, quero ficar mais um pouco. Quero ver o cuco cantar de novo.
  • -Agora, só daqui uma hora. Vai demorar... – disse o vovô.
  • -Demora não, uma hora passa rapidinho.
  • -Você sabe quanto tempo é uma hora?
  • -Sei sim... É o tempo do meu banho, a mamãe fala que eu gasto uma hora embaixo do chuveiro. Vive me apressando!
  • O vovô deu uma risadinha e resolveu esperar mais um pouco.
  • Ângela ficou em silêncio esperando o passarinho sair de novo e cantar mais vezes. Enquanto isso ficou olhando aqueles ponteiros girando, girando... Pegou no sono e dormiu.
  • O vovô ficou olhando aquele rostinho lindo, imaginou que ela devia estar sonhando pelas caretinhas que fazia enquanto estava dormindo.
  • E sonhava mesmo!...
  • Ângela estava tendo um sonho maravilhoso.
  • Sonhava que aquele relógio de parede era um prédio ainda em construção igualzinho um que ficava na frente da sua escola.
  • Os ponteiros eram os trabalhadores da obra. Ela só não sabia o que o cuco fazia.
  • Angela resolveu subir no relógio e conversar com os ponteiros, chegou toda exibida e foi logo dizendo:
  • -Bom-dia ponteiros!
  • -Bom-dia! – responderam todos.
  • -O que faz uma menina tão bonita por aqui, no meio desta bagunça? – perguntou um dos ponteiros, o mais baixinho.
  • -Só curiosidade, eu queria ver de perto o que vocês estão fazendo.
  • -Estamos controlando o tempo do mundo. As horas... Os minutos... Os segundos...
  • -Não acaba nunca?
  • -É muito demorado... Aqui cada um faz a sua parte. – Falou o ponteiro magrelo.
  • -Eu não acho!... Lá de baixo eu fico olhando e notei que uns são mais ligeiros que outros.
  • -Cada um faz sua parte sim, senão a gente se perde no tempo e o serviço fica todo mal feito. – Respondeu o maiorzão, que parecia ser o chefe.
  • -Podem me explicar? – Perguntou a menininha.
  • -Aqui tudo tem que ser bem feito e bem certinho, cada um tem seu lugar. – Continuou o chefe - Nada pode acontecer nem antes em nem depois da hora certa.
  • -Parece um passatempo. – Comentou a menininha.
  • -Passatempo coisa nenhuma! Somos importantes. O mundo depende de nós pra tudo. – Falou o ponteiro baixinho.
  • -Como assim?
  • -No tempo a gente marca a hora de levantar, de tomar café, de ir pra escola e tudo mais. – Falou o magrelo.
  • -Não entendi...
  • -Vou explicar, - disse pacientemente o ponteiro-chefe – Já vi que você acha o baixinho muito preguiçoso, o magrelo muito apressadinho e eu, mais ou menos ligeirinho.
  • -É isso mesmo.
  • -Pois bem, funciona assim: O ponteiro baixinho não deixa o tempo passar muito rápido, senão as pessoas, os bichos e as coisas envelhecem muito depressa. Por isso ele gira tão devagar.
  • -Pensei que ele ficava só “fazendo hora”.
  • -Todo mundo pensa.
  • -E o ponteiro magrelo, o que faz?
  • -Ponteiro de Segundos, é como se chama. Ele vai à frente para ver como andam as coisas no futuro. Cada volta que dá, passa por nós dizendo que ta tudo bem, que podemos ir adiante.
  • -Devia ser o chefe, vive passando por cima de vocês.
  • -Não devia não, sou eu que controlo tudo. Fico de olho nos dois para que o tempo passe certinho, do jeito que tem que ser.
  • -Você não disse o seu nome.
  • -Eu sou o Ponteiro dos Minutos.
  • -Você deve ser muito querido.
  • -Por quê?
  • -Eu sempre escuto as pessoas dizendo: Dá um minuto... Dá dois minutinhos...
  • -Ah!... Ah!.. Ah!...
  • -Só mais uma coisa. E aquele passarinho que sai pela portinha cantando cuco... cuco...?

-É o nosso bichinho de estimação. Vive dormindo, acorda de hora em hora, avisa as pessoas e logo volta pra cama.

  • -Avisa o que?
  • -Que é hora de alguma coisa.
  • - É tão bonitinho!
  • -As crianças gostam...
  • -Será que eu podia pedir um favor?
  • -Pode pedir, temos todo o tempo do mundo.
  • -Fala para o ponteiro das horas ir mais devagarzinho, eu queria continuar sendo criança por muito mais tempo ainda.
  • -Ah!... Ah!... Ah!... – Todos riram.
  • Nisso o cuco do relógio de parede da casa do vovô saiu e cantou nove vezes.
  • Cuco... Cuco... Cuco...
  • Ângela tomou mais um grande susto, acordou e se encolheu nos braços do vovô pedindo outra canção de ninar.
  • Seu avô cantou uma musiquinha mais ou menos assim:

Uma pulga atrás da orelha

Tá me deixando maluco

Eu não sei quem faz a hora

Se é o relógio ou se é o cuco.

Três ponteiros vão girando

Três irmãos, bons amiguinhos,

Pra completar a família

O cuco dorme bem quietinho

O baixinho é preguiçoso

Gira bem devagarzinho

O magrelo tic-tac

Vai à frente apressadinho.

Mas quem manda é o gigante

Mais ou menos ligeirinho,

Quando aponta para o céu...

Ele acorda o passarinho.

Cuco!... Cuco!... Cuco!...

-Boa-noite vovô.

-Boa-noite querida, tenha bons sonhos.

Toda a Turma do Sítio do Picapau Amarelo

clip_image001Os principais personagens da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, grande clássico da literatura brasileira escrito por Monteiro Lobato, São: Dona Benta, Pedrinho e Narizinho, Emília, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, cuca, Saci, lobisomem, Mula sem Cabeça, Boitatá, Anjinho, Besouro, Doutor Caramujo, Rabicó, Quindim, Curupira, Conselheiro e o Príncipe Escamado.
Além desses personagens principais, muitos outros personagens de histórias conhecidas, como: Peter Pan, Dom quixote, Minotauros e outros personagens da mitologia grega se misturam com lendas e mitos brasileiros, proporcionando aventuras magníficas que enriquecem culturalmente a todos.
Todos esses personagens fazem parte do 'mundo do faz de conta' da coleção de livros do Sítio do Picapau Amarelo, obra literária de Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infanto-juvenil no Brasil.
Dona Benta

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, nome da vó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta é uma expert em geografia, adora contar história para seus netos, que com muita atenção e imaginação ouvem maravilhados.

clip_image002

clip_image004clip_image005
Narizinho
Narizinho é o apelido carinhoso de Lúcia, neta de Dona Benta. O motivo do apelido foi seu nariz arrebitado. Narizinho ao contrário de Pedrinho, seu primo, morava com Dona Benta no sítio. Já Pedrinho só aparecia no sítio nas férias, dia que Emília contava nos dedos para que chegasse logo, pois a presença de Pedrinho é sinônimo de muitas aventuras.
Pedrinho
Pedrinho é o Neto querido de Dona Benta e o primo querido de Narizinho. Menino educado na cidade tem um grande coração. Destemido, Pedrinho adora passar as férias no sítio, onde vive grandes aventuras na terra do faz de conta, embaladas pelas histórias contadas por Dona Benta, que são sempre regadas com os quitutes de Tia Nastácia.
Tia Nastácia
Trabalha no sítio da Dona Benta e ajuda a criar Pedrinho e Narizinho, foi também a criadora da irreverente e tagarela boneca Emília. Tia Nastácia é uma espécie de faz de tudo, quituteira de mão cheia, seus bolinhos e rosquinhas de polvilhos são delícias saboreadas pela família e amigos. Além de cuidar dos afazeres domésticos, também é uma excelente contadora de 'causos'.

Emília
Emília a boneca de pano, traquina e irreverente, criada por Tia Anastácia,tem os olhos de retróis preto e sombrancelhas levantadas. Foi Doutor Caramujo que inventou a pílula da fala fazendo com que a boneca virasse uma matraca. Metida a filósofa, Emília acredita que "A verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".

Tio Barnabé
Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.

clip_image006 Visconde de Sabugosa
clip_image007Um boneco feito de sabugo de milho, com cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa. O verdadeiro sábio do sítio que de tanto estudar, um dia, quase morreu empanturrado de álgebra. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio.

Cuca
Cuca, uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos. Cuca mora em uma caverna e adora fazer magias e encantos. Essa bruxa nunca dorme, ou melhor, dorme uma noite a cada sete anos e quando fica brava, urra de raiva e seus gritos são ouvidos a distância.

Saci
clip_image008
Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as travessuras
possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia.
Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci, que lhe ensina muitos segredos da floresta, e o solta. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.

Rabicó
clip_image009O Porquinho Rabicó, criado no sítio desde de pequeno, foi salvo pelo amor de narizinho que impediu que o comilão porquinho fosse para o forno. Mais tarde esse porquinho vira Marquês e passa a participar das aventuras da turma.

Quindim
Quindim é um rinoceronte craque na gramática. Ele pertencia a um Circo de cavalinhos do Rio de Janeiro e sem muita explicação apareceu no sítio de Dona Benta, onde Emília o descobriu na mata. Depois de muito tempo assustando as pessoas e sob a proteção da boneca traquina, Quindim logo se amansou e se enturmou com a turma do sítio.

clip_image010

Conselheiro (Burro Falante)
O Conselheiro é um burro falante, educado e culto, trazido do 'país das fábulas' pelas crianças do Sítio. Seu nome foi dado por Emília e ele é muito querido por todos do Sítio.
Os livros infantis de Lobato foram transformados em séries de televisão chamada "Sítio do Picapau Amarelo", onde a GLOBO mistura histórias originais de Monteiro lobato com textos inspirados em temas atuais. Veja alguns momentos desse clássico brasileiro de M. Lobato, vividos na TV.

Vivenciando valores e atitudes humanas no PETI.

Apresentação:

Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia; buscando um mundo melhor onde as pessoas possam viver dentro de valores humanos, baseados nesses propósitos é que apresentamos o nosso projeto: Vivenciando valores e atitudes humanas no PETI.

Justificativa:

Devido aos problemas existentes em decorrência das distorções dos valores humanos na sociedade, com a preocupação de fortalecer vínculos e desenvolver a pratica do bem entre as crianças e os adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil,PETI, no intuito de estimular a volta dos valores humanos, estamos elaborando este projeto.

Objetivo Geral:

Resgatar a importância dos valores humanos, para uma transformação de uma sociedade onde estes valores estão se perdendo, buscando uma autonomia entre os membros de uma sociedade, que desenvolva a paz, a solidariedade, harmonia e respeito mutuo.

Objetivos Específicos:

Ø Reconhecer que os valores humanos são importantes para vivencia harmoniosa entre as pessoas,

Ø Valorização da pessoa e de si mesma,

Ø Ter valores cívicos e morais,

Ø Respeitar a sua família e a comunidade onde você reside;

Desenvolvimento:

Ø Leitura de textos sobre valores,

Ø Leitura de textos sobre Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente,

Ø Contação de história com enredo sobre valores;

Ø Roda de conversa;

Ø Dinâmicas;

Ø Dramatização.

Culminância: Construção de mural com todo o trabalho realizado.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

clip_image002Colégio Participação

O melhor é estudar aqui!

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Sistema COC de Ensino

Nome: ___________________________________________________________N°_____ 4º Ano

Professora: Janaína Data: ______/______/______

TESTANDO OS CONHECIMENTOS – PORTUGUÊS

Vamos fazer um teste e para isso é preciso lembrar-se de tudo que estudamos até aqui. Não tenham pressa. Pense, reflita e só então realize os exercícios. É preciso ler com atenção ao que se pede para não preencher errado. Sucesso!!! Confio em vocês.

clip_image003

1 - COMPLETE as palavras com M ou N.

li_____peza re____da se_____pre de_____tista u____bigo

a___bulâ____cia jardi____ a____tes e____prego o____te_____

e___velope e____tupido pergu____ta substa_____tivo

clip_image004

Cada pedacinho de uma palavra chama-se sílaba. Estas se classificam em monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.

2 - SEPARE as palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas.

a) recreio: ________________________ / _____________________________

b) galinheiro: ______________________/ ______________________________

c) ambiente: _______________________/ ______________________________

d) Sol: ___________________________/ _______________________________

e) Lua: ___________________________/ _____________________________________

clip_image006LEIA

3 - Agora é com você. RETIRE, da tirinha, os itens pedidos abaixo:

a) Palavra com 1 sílaba ___________________________

b) Palavra com 2 sílabas_____________________________

c) Palavra com 3 sílabas____________________________

d) Palavra com 4 silabas ou mais ______________________

4 - A silaba tônica está destacada. Marca sua posição:

( 1 ) oxítona ( 2 ) paroxítona ( 3 ) proparoxítona

( ) numeral

( ) rapidez

( ) pêssego

( ) animal

( ) mulher

( ) pássaro

( ) óculos

( ) vo

( ) então

( ) almoçar

( ) natural

( ) resolver

( ) alguém

( ) afogado

( ) caderno

5 - Escreve as palavras da atividade anterior nos lugares certos:

OXÍTONA

PAROXÍTONA

PROPAROXÍTONA

     
     
     
     
     
     
     

6. Circula as respostas certas:

a) Qual das palavras abaixo não é paroxítona?

compromisso aventura girassol inteligente

b) Qual das palavras abaixo é oxítona?

estudar soldado comportamento aventura girassol inteligente serpente

c) Todas as palavras abaixo são proparoxítonas, menos...

estômago simpático esquisito político

7. Pinta a silaba tônica das palavras:

merenda

chaminé

televisão

trabalhar

Paraná

computado

confusão

amizade

fabula

tênis

jogador

cálculo

página

diretora

recado

brincadeira

alegria

gaúcho

chimarrão

canetinhas

Bons Estudos!!!

clip_image007Profª Janaína

Plantão