domingo, 22 de julho de 2012

PROJETO: "ELEIÇÕES"

Durações provável: setembro/outubro

Intenção: Os alunos estão comentando e ouvindo muito a respeito da eleição. Aproveitando essa motivação natural desenvolveremos o tema através de um projeto que leve os mesmos a responderem as questões levantadas por eles, reconhecendo sempre a importância de participar efetivamente das eleições.

Escolha do Tema : "Eleições e cidadania!"

O que sabemos: Que existem vários candidatos que após eleitos deverão governar nossa cidade e nosso país tentando atender nossos desejos.

Que muitos tem como objetivos o efetivo desenvolvimento e promoção do bem comum e que alguns candidatos querem apenas legislar em causa própria ou de grupos privilegiados.

O que queremos saber: Sobre o Sistema Eleitoral, partidos politicos, fraude, voto eletrônico e as propostas dos candidatos.

Como faremos para saber: Através de pesquisas, assistindo a debates para ver a divulgação das suas idéias e como reagem em situações de tensão , observando as propagandas gratuitas no rádio e na televisão, fazendo pesquisas na Internet e bibliotecas. Entendendo qual o papel que cada um deverá desempenhar após eleito.

JUSTIFICATIVA:

Devido a proximidade das eleições, faz-se necessário um estudo relacionado ao tema, visto que nossos alunos, bem como suas famílias ainda precisam de informações referentes a valorização do voto e ,através do estudo e discussão do tema , irão aprofundar seus conhecimentos acerca do voto de forma crítica e consciente e, a posteriori e concomitantemente ao projeto mostrando para seus pais a importância do voto para si, sua família e para a comunidade em que estão inseridos, destacando quais são seus interesses ao escolher um candidato que se comprometa a lutar por eles, elegê-lo e depois cobrar dele resultados: é desta forma que eles verão que o voto traz benefícios para suas vidas, pois a verdadeira cidadania passa pelo bom uso do direito de votar. Não anulá-lo ou deixá-lo em branco é uma forma consciente de exercer a cidadania. Votar ensina votar melhor.

OBJETIVO GERAL:

O presente projeto tem como objetivo estimular de forma crítica o conceito que os alunos tem sobre "o voto", abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos agentes transformadores das injustiças que tanto temos criticado e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar os alunos em relação a importância do voto.

Debater assuntos como emprego, casa própria, saúde pública, segurança e moradia.

Comparar as propostas dos candidatos atuais.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:

Montar dentro do grupo série o projeto de eleição (simular uma eleição com candidatos pertencentes a cada classe.)

Definir o nome , sigla e símbolos dos partidos

Produzir textos (Proposta dos candidatos)

Pesquisa, construção e análise de gráficos

Criar o slogam do partido.

Voto simulado.

Confecção das cédulas

RECURSOS:

*Microcomputadores

* Revistas e jornais

*Caixas p/ confecção das urnas.

AVALIAÇÃO:

Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos.

Observar o uso da linguagem oral e escrita .

Se houve colaboração individual com o grupo.

Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolvam atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Efetivação da eleição, com a participação das turmas que desenvolveram os trabalhos.

Contagem de votos.

“Posse “dos candidatos e o discurso proferido pelos mesmos!

SUGESTÃO: VISITA A UMA ZONA ELEITORAL OU PALESTRA NA ESCOLA POR MEMBROS DESSE

PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA

DURAÇÃO: o ano todo

PRODUTO FINAL: ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS E DE UM LIVRO DE RECEITAS

JUSTIFICATIVA: A família . sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla ( trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições, ou mesmo recorrer às inúmeras redes de fast foot . Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.

Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.

Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.

OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .

Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.

Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares

ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor estarão buscando as informações necessárias em diferentes fontes: enciclopédias, revistas, livros, Internet...

Tendo as informações passa-se a segunda etapa que é a reflexão e registro das conclusões do grupo.

A últimas etapa é a finalização do projeto onde haverá a elaboração de cardápios de baixo custo e saudável. Também haverá a confecção de um livro de receita com a colaboração das crianças.

AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo praso, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.

SUGESTÃO: VISITA A UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

PROJETO: ADAPTAÇÃO (ARTES)

JUSTIFICATIVA: O CONTATO COM ARTE APROXIMA, RELEVA, CRIA E ESTIMULA AS CRIANÇAS A MANIFESTAREM SEUS SENTIMENTOS E IDÉIAS. ESTAS MANIFESTAÇÕES, QUANDO FEITAS COLETIVAMENTE, TORNAM O FAZER ARTÍSTICO UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES DO GRUPO.

OBJETIVO GERAL: PROPICIAR A INTEGRAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, AS HABILIDADES E DIFERENTES MANEIRAS DE EXPRESSÃO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS.

SENSIBILIZAÇÃO: INICIAREMOS O PROJETO COM UMA RODA DE CONVERSA, PARA QUE CADA CRIANÇA COMENTE SOBRE A SUA MUSICA FAVORITA. (LISTAR EM PAINEL.)

APÓS A RODA, SELECIONAR AS MÚSICAS FAVORITAS DAS CRIANÇAS E DRAMATIZAREMOS UM BAILE A FANTASIA PARA QUE AS CRIANÇAS OUÇAM A MUSICA E DANCEM.

REGISTRO: LISTAGEM EM PAINEL DAS MUSICAS FAVORITAS COM ILUSTRAÇÃO DAS CRIANÇAS.

DECORAR AS BORDAS DOS PAINÉIS COM COLAGENS DE SUCATAS SEMPRE QUE POSSÍVEL, TAMBÉM DÁ UM EFEITO LEGAL NA CLASSE.

1ª AULA: NO PÁTIO, BRINCAREMOS COM A MÚSICA O PEZINHO PARA QUE AS CRIANÇAS CANTEM E DANCEM.

O PÉZINHO

Ô BOTA AQUI, Ô BOTA AQUI.

O SEU PEZINHO

O SEU PEZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU.

LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!

LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!

LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, LAIÁ, HEY!

DEPOIS EM RODA, CONVERSAREMOS SOBRE ESSA PRIMEIRA ETAPA DA ATIVIDADE:

  • O QUE VOCÊS ACHARAM DA MÚSICA?
  • QUAL PARTE DO NOSSO CORPO UTILIZAMOS PARA REPRESENTÁ-LA?
  • O QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO?

PARA ILUSTRARMOS A MÚSICA, CONVIDAREI AS CRIANÇAS A TIRAREM O SAPATO, LAMBUZAR OS PÉS DE TINTA E CAMINHAR SOBRE O PAPEL QUE ESTARÁ ESTENDIDO NO PÁTIO, CARIMBANDO-OS.

REGISTRO: PAINEL COM PEGADAS COLORIDAS. (PAINEL DE PORTA)

PARA ENRIQUECER A PRODUÇÃO, É INTERESSANTE UTILIZAR CORES BEM VIVAS E EVITAR OS TONS MAIS ESCUROS.

2ª AULA: BRINCAR COM A MÚSICA CORRE-LENÇO

CORRE-LENÇO

CORRE-LENÇO

JÁ CORREU

CORRE COTIA

NA CASA DA TIA

CORRE CIPÓ

NA CASA DA VÓ

LENCINHO NA MÃO

CAIU NO CHÃO

MOÇA BONITA

DO MEU CORAÇÃO POSSO JOGAR?

PODE!

EM QUEM EU QUISER?

É!

NÃO VAI ACHAR RUIM?

NÃO!

ENTÃO

FECHE OS OLHOS?

NESTA BRINCADEIRA CANTADA, UTILIZAREMOS UM LENÇO DE TECIDO E DEIXAREI AS CRIANÇAS LIVRES PARA MANUSEAREM O MATERIAL.

RODA DE CONVERSA:

  • O QUE VOCÊS ACHARAM DA BRINCADEIRA?
  • QUAL O MATERIAL QUE UTILIZAMOS PARA BRINCAR?
  • DO QUE ELE É FEITO?
  • COMO ELE É?
  • QUE COR ELE É?

APÓS ESSA RODA DE CONVERSA, ENTREGAREI UM PEDAÇO DE TECIDO PARA CADA CRIANÇA PARA QUE FAÇAM UMA PINTURA COM TINTA E ASSIM ILUSTRAREMOS A CAPA DAS AGENDAS.

OU G1: COLAR RETALHOS NA FOLHA

ACHO INTERESSANTE PRIMEIRAMENTE VOCÊ PROPOR A PINTURA DO FUNDO DA CAPA DA AGENDA COM A COR QUE CADA CRIANÇA ESCOLHER. SE NECESSÁRIO MISTURE AS CORES COM BRANCO PARA OBTER TONS MAIS CLAROS, ASSIM COMO TAMBÉM FAÇA MISTURAS PARA OBTER NOVAS CORES. APÓS A SECAGEM, ANTES DA COLAGEM DE PEDACINHOS DE RETALHOS DIVERSOS, QUE PODE SER FEITA TANTO PARA O G1 COMO PARA O G2, PASSE DUREX COLORIDO NAS BORDAS PARA FICAR UM ACABAMENTO MAIS BONITO. NA SALA DE ARTES TEM UMA CAIXA COM VÁRIOS RETALHOS COLORIDOS. TAMBÉM É LEGAL FIXAR A CANTIGA DIGITADA E COM O LOGO NO VERSO DA PRODUÇÃO.

REGISTRO: RESPOSTAS DAS CRIANÇAS EM PAINEL PARA EXPOR NA CLASSE.

3ª AULA: BRINCAR COM A MÚSICA MARCHA SOLDADO.

MARCHA SOLDADO

MARCHA SOLDADO

CABEÇA DE PAPEL

SE NÃO MARCHAR DIREITO

VAI PRESO NO QUARTEL

O QUARTEL PEGOU FOGO

FRANCISCO DEU O SINAL

ACODE, ACODE, ACODE

A BANDEIRA NACIONAL.

NO PÁTIO BRINCAREMOS COM A MÚSICA, MAS ANTES CADA CRIANÇA RECEBERÁ UM CHAPÉU PARA SE TRANSFORMAREM EM SOLDADOS. APÓS ESSA PRIMEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, FAREMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE A MESMA.

  • VOCÊS GOSTARAM DA BRINCADEIRA?
  • QUAL MATERIAL UTILIZAMOS PARA FAZER O CHAPÉU?
  • SERÁ QUE DÁ PARA CONFECCIONARMOS OUTROS OBJETOS COM ESSE MATERIAL?
  • VAMOS BRINCAR DE FAZ DE CONTA COM JORNAL?

DEPOIS DA RODA DE CONVERSA, ENTREGAREI UMA FOLHA DE JORNAL PARA CADA CRIANÇA PARA BRINCARMOS DE FAZ DE CONTA; TRANSFORMAREMOS O JORNAL EM ALGUNS OBJETOS COMO: BOLA, CAPA DE SUPER-HERÓI E OUTROS OBJETOS CITADOS PELAS CRIANÇAS. (FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS BRINCANDO E ANEXAR NA APOSTILA).

REGISTRO: COLAGEM DE JORNAL E PINTURA COM TINTA GUACHE.

NO A3.

ALINE,

COMO VOCÊ TRABALHA COM O PAPEL A3, SERIA INTERESSANTE VOCÊ COLAR UMA CÓPIA DA CANTIGA OU POESIA EXPLORADA NO VERSO DA FOLHA ACOMPANHANDO A CONSÍGNA.

4ª AULA: MÚSICA A CANOA VIROU

A CANOA VIROU

A CANOA VIROU

POR DEIXAR ELA VIRAR

FOI POR CAUSA DO ZÉ

QUE NÃO SOUBE REMAR

TIRIRI PRA LÁ

TIRIRI PRA CÁ

O ZÉ É VELHO

E NÃO QUER CASAR.

NO PÁTIO, PEDIREI AS CRIANÇAS QUE DÊEM AS MÃOS PARA FORMARMOS UMA RODA E LOGO EM SEGUIDA, BRINCAREMOS COM ESSA CANTIGA DE RODA, INSERINDO OS NOMES DOS AMIGOS E ENFOCANDO A IMPORTÂNCIA DE TERMOS AMIGOS.

RODA DE CONVERSA:

  • VOCÊS GOSTARAM DA BRINCADEIRA?
  • QUEM GOSTA DE BRINCAR?
  • QUAL A SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
  • QUEM SÃO OS SEUS AMIGOS?
  • O QUE PODEMOS FAZER COM ELES?

REGISTRO: ENTREGAREI PARA AS CRIANÇAS A FOLHA DA ATIVIDADE PARA QUE DESENHEM OS AMIGOS DA CLASSE UTILIZANDO CANETINHA.

PARA FINALIZAR COLAREMOS NA PAREDE OS NOSSOS COMBINADOS.

5ª AULA: MÚSICA PIRULITO

PIRULITO

PIRULITO QUE BATE, BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU

QUEM GOSTA DE MIM É ELA

QUEM GOSTA DELA SOU EU.

REGISTRO: APÓS CANTARMOS A MÚSICA PIRULITO, ENTREGAREI PARA CADA CRIANÇA UM PEDAÇO DE BARBANTE E UM PALITO DE SORVETE, PARA CADA QUAL CRIAR SEU PIRULITO COLANDO OS MATERIAIS OFERECIDOS NA FOLHA.

G1: COLAGEM DOS ELEMENTOS TRABALHADOS (BARBANTE E PALITOS DE SORVETE)

6ª AULA: MÚSICA: PARABÉNS:

PARABÉNS

PARABÉNS PRA VOCÊ

NESTA DATA QUERIDA

MUITAS FELICIDADES

MUITOS ANOS DE VIDA.

É PIC, É PIC É PIC, É PIC

É HORA, É HORA, É HORA, É HORA.

RA, TIM, BUM.

DEPOIS DE APRENDEMOS A CANTAR ESTA MÚSICA, DRAMATIZAREMOS NO PÁTIO/BRINQUEDOTECA UMA FESTA DE ANIVERSARIO, COM OS MATÉRIAS UTILIZADOS NUMA FESTA (CHAPEUZINHO,FORMINHAS DE BRIGADEIRO, LATAS DE REFRIGERANTE, BEXIGAS, ETC).

APÓS A FESTA, FAREMOS UMA RODA DE CONVERSA:

  • QUEM JÁ FOI A UMA FESTA DE ANIVERSARIO?
  • O QUE COMEMOS NA FESTA?
  • O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NUMA FESTA DE ANIVERSÁRIO?

APÓS A RODA DE CONVERSA E A BRINCADEIRA, SELECIONAREMOS ALGUNS MATERIAIS DA SALA DE ARTES PARA COLARMOS NO NOSSO PAINEL CUJO FUNDO SERÁ OS XÉROX DAS CERTIDÕES DE NASCIMENTO ( AS CRIANÇAS TERÃO COLADO).

REGISTRO: PAINEL DE ANIVERSÁRIO.

CULMINÂNCIA: FESTA DE CARNAVAL.

7ª AULA: MÚSICA: BORBOLETINHA

BORBOLETINHA

BORBOLETINHA

ESTA NA COZINHA

FAZENDO CHOCOLATE

PARA A MADRINHA

POTI, POTI

PERNA DE PAU

OLHO DE VIDRO

E NARIZ DE PICA PAU

PAU-PAU.

APÓS APRENDERMOS A MÚSICA BORBOLETINHA, SAIREMOS PELO QUINTAL DA ESCOLA PARA VER SE ENCONTRAMOS ALGUMA BORBOLETA VOANDO NO PARQUE. CASO NÃO ENCONTREMOS NENHUMA, MOSTRAREI UMA FOTOGRAFIA DESSE ANIMAL.

1- REGISTRO: FAREMOS UMA LEITURA DE IMAGEM (GRAVAR E DIGITAR OS COMENTÁRIOS).

2 – REGISTRO: CONFECCIONAR UMA MASCARA DE BORBOLETA PARA A FESTA DE CARNAVAL. OS ALUNOS PODERÃO DECORAR UTILIZANDO PEQUENAS SUCATAS, GLITER E OUTROS MATERIAIS.

OBSERVAÇÃO: TININHA QUAL É A MELHOR TÉCNICA QUE VOCÊ ACHA PARA FAZER A CAPA DA AGENDA.( DA 2ª AULA OU ESSA?).

ALGUNS DIAS ANTES, PEDIREI FOTOS DAS CRIANÇAS QUE POSSAM SER RECORTADAS, POIS ELAS SERÃO O CORPO DA BORBOLETA, AS ASAS ELAS CONFECCIONARÃO COM SUCATAS PEQUENAS.

ANTES DA COLAGEM, PITAREMOS O FUNDO COM CORES BEM VIVAS.

PARTICULARMENTE GOSTEI MAIS DESSA, MAS O QUE VOCÊ, QUE TEM TODA EXPERIÊNCIA COM ESTA FAIXA ETÁRIA ACHA? GI.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BAIRRO NOVO

ESCOLA MUNICIPAL MADRE TERESA DE CALCUTÁ

PLANO DE AULA

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências DATA(S): _______________________

PROFESSORA: Adriana Petroski Nunes TURMA: 5º Ano E TURNO: Tarde TEMPO PREVISTO: __________aula(s)

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

AVALIAÇÃO

· Contribuir para melhorar as informações sobre sexualidade e consequentemente diminuir o atual percentual de gravidez precoce na adolescência;

· Promover uma reflexão de um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do início da atividade sexual.

· Gravidez na adolescência;

· Métodos anticoncepcionais

Os conteúdos serão trabalhados através de aulas:

· Expositivas

· Imagens

· Cartaz

· Livro didático

· Atividades Complementares

Obs. : Atividades anexadas ao plano.

O processo de avaliação será contínuo, verificando se o aluno participou da aula e realizou as atividades propostas dentro do encaminhamento; Contribuiu para melhorar as informações sobre sexualidade e consequentemente diminuir o atual percentual de gravidez precoce na adolescência; Promoveu uma reflexão de um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do início da atividade sexual.