domingo, 7 de maio de 2017

LENDA DO GUARANÁ

 













         Há alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués, havia ali um casal de Índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.
         Passado alguns meses a Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos, perto dali na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. A mesma, não suportando ver o curumim tendo a atenção toda voltada para sí, sendo protegido por todos.
        Um dia,  escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber. A  perversa cobra deu um bote e picou o menino  na perna.
        Ao darem pela falta do índio, saíram todos a procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.
        Desesperados os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos ordenou-lhes que tirassem-lhe os olhos do menino e enterrassem na aldeia, sendo obedecido pelo casal.
       Passaram-se quatro luas e quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo...Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e tomaram para si que era os olhos do menino que se multiplicaram para tomar conta e proteger.
       Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.

1)    A lenda do guaraná pertence a que tribo de índios?
                _______________________________________________________________________
2)    Qual era o grande desejo do casal de jovens?
________________________________________________________________________

3)    Quem matou o curumim e por quê?
________________________________________________________________________
4)    O quem aconteceu quando se passaram quatro luas?
________________________________________________________________________
5)    Coloque em ordem os fatos desta lenda:

(      ) A planta servia para deixá-los bastante corajosos.
(      ) A cobra invejosa e má mordeu o indiozinho.
(      ) Um casal jovem e feliz desejava ter um filho.
(      ) Tupã mandou enterrar os olhos do menino na aldeia.
(      ) A índia deu a luz um lindo indiozinho.
(      ) Os pais desesperados suplicaram ajuda a Tupã.
(      ) A planta começou a dar frutos que pareciam dois olhinhos.


6)    Tupã procura ajudar os índios. De que maneira Deus tem ajudado você?                 ______________________________________________________________________
TRABALHANDO COM LENDAS
Marque a resposta certa:
Lendas são:
        (     ) histórias verdadeiras
        (     ) tradições populares, histórias fabulosas ou misteriosa
        (     ) musiquinhas de ninar.
                                                       O SACI- PERERÊ

           O Saci – Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra do que o carvão em noite escura e usa na cabeça uma carapuça vermelha.

     O negrinho de uma perna só está sempre com o cachimbo na boca e , quando encontra uma pessoa, a primeira coisa que ele faz é pedir fumo para colocar no seu cachimbozinho.
     Ele não gosta de fazer grandes maldades. Mas faz sempre pequenas brincadeiras para assustar as pessoas: azeda o leite fervido, joga mosca na sopa, queima o feijão na panela...
4DC2BF71 Outra coisa que ele gosta de fazer é assustar as galinhas! Elas correm e gritam apavoradas enquanto o Saci dá gostosas gargalhadas !

           Entendimento do texto

1)O texto fala sobre:

 
(   ) As comidas que o Saci come;
(   ) O Saci e suas travessuras;
(   ) O Saci  e suas brigas com a Cuca.

2)Ele vive:
(   ) Nas ruas;
(   ) No campo;
(   ) Nas florestas do Brasil.

3)Como o texto descreve o Saci?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Qual é a primeira coisa que o Saci  faz quando encontra uma pessoa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que brincadeiras o Saci faz para assustar as pessoas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6)Quando o Saci assusta as galinhas,ele:
(   ) Chora enquanto as galinhas dão risada;
(   ) Pula e as galinhas correm;
(   ) Dá gostosas gargalhadas e as galinhas  correm e gritam apavoradas.



LENDA DO GUARANÁ
C98E1744
 












         Há alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués, havia ali um casal de Índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.
         Passado alguns meses a Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos, perto dali na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. A mesma, não suportando ver o curumim tendo a atenção toda voltada para sí, sendo protegido por todos.
        Um dia,  escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber. A  perversa cobra deu um bote e picou o menino  na perna.
        Ao darem pela falta do índio, saíram todos a procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.
        Desesperados os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos ordenou-lhes que tirassem-lhe os olhos do menino e enterrassem na aldeia, sendo obedecido pelo casal.
       Passaram-se quatro luas e quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo...Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e tomaram para si que era os olhos do menino que se multiplicaram para tomar conta e proteger.
       Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.
Cai número de leitores no país e metade não lê
Publicado em 29/3/2012 por: Maria Fernanda Rodrigues
A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a ser apresentada hoje na Câmara, revelou que a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%.
São considerados leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Diminuiu também, de 4,7 para 4, o número de livros lidos por ano. Entraram nessa estatística os livros iniciados, mas não acabados. Na conta final, o brasileiro leu 2,1 livros inteiros e desistiu da leitura de 2.
A pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência por encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entidade criada em 2006 por Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. "É no mínimo triste a gente não poder comemorar um crescimento", disse Karine Pansa, que acumula a direção do IPL e da CBL.

A PROFESSORA MONICA ESCREVEU DUAS LISTAS DE PALAVRAS, MAS O COMPUTADOR MISTUROU TUDO. ENTÃO VAMOS AJUDÁ-LA, LENDO AS PALAVRAS E ESCREVENDO NAS COLUNAS CORRETAS:


BANANA

CEREJA

COLA

CANETA

CADERNO

MELÂNCIA

RÉGUA

MAÇÂ

PERA

TESOURA

MOCHILA

TANGERINA

LÁPIS

BORRACHA

UVA

GIZ DE CERA

CAQUI

LARANJA

MORANGO

LIVRO

MATERIAIS ESCOLARES
FRUTAS
1
1
2
2
3
3
4
4
5
5
6
6
7
7
8
8
9
9
10
10

ESCOLHA DUAS PALAVRAS E FAÇA FRASES:







ARTIGO: papel da escola no combate à violência sexual

É importante que os educadores não se calem mais diante de suspeitas ou de confirmações de casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes

Por: Patrícia Saboya Gomes, Senadora

Em quatro meses de trabalho intenso na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes, nós, parlamentares que integramos esta comissão, já pudemos perceber que o enfrentamento desse problema não se fez sem o engajamento de toda a sociedade. A tarefa de atacar uma violência tão desoladora precisa envolver, não só o governo e o Parlamento, mas também outros atores sociais. É nesse contexto que entra um personagem importantíssimo: a escola.

Diretores, professores e orientadores pedagógicos devem estar de olhos bem abertos para a exploração e o abuso sexual. É fundamental que saibam, por exemplo, reconhecer sinais de maus-tratos nas crianças e nos adolescentes. E não se trata apenas de observar as marcas físicas.
Sequência formativa de produção de texto
Planejamento da sequência
Essa sequência para produção da reescrita do conto As Três Laranjas Mágicas é composta de quatro atividades: leitura compartilhada, planejamento, reconto e reescrita[1].
                                      Leitura compartilhada do conto As Três Laranjas Mágicas
1ª AtividadeLeitura compartilhada
Objetivo
·         Conhecer e compreender a história
·         Mobilizar os conteúdos de leitura, na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.
·         Agrupamento:  Coletivo
Materiais: Uma cópia do texto para cada aluno (ou para cada dois)
Importante
·         Informar os alunos que irá iniciar uma sequência formativa para o ensino da produção de texto por meio da reescrita.
Desenvolvimento da atividade
1.      Informar aos alunos que a história a ser lida faz parte da coletânea “A volta ao mundo em 52 histórias” de Neil Philip. São Paulo: Companhia das Letrinhas. É um conto da Costa Rica
2.      Ler o título e perguntar: Sobre o que o texto irá tratar?  
3.      Propor aos alunos que observem as ilustrações, leiam as legendas e verifiquem se elas ajudam a descobrir o contexto da história (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar). Ainda perguntar:
·      Quem eram as moças? (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar).
·      Pedir a um aluno que leia as informações que margeiam a página e perguntar: qual a relação dessas informações com a história? Lança luz sobre o contexto histórico e situa a história.
4.      Propor que  releiam e identifiquem qual parágrafo da história que se articula com o título. 
5.      Agora ler o conto até o final sem interrupção, enquanto os alunos acompanham em seus textos. Voltar em algumas partes e discutir:
a)      Por que o príncipe foi embora? O que procurava?
b)       Toda vez que o príncipe descascava a laranja o que acontecia?
c)      Que situação fazia com que o príncipe descascasse a laranja? (peça aos alunos para que identifiquem os parágrafos que mostram essa situação)
d)      Todas as moças eram iguais? ( identificar as características de cada moça, localizar o parágrafo que aparece no conto)