quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

ATIVIDADES

- AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE

AS PECULIARIDADES RELATIVAS A

CADA ESPÉCIE ANIMAL ESTUDADO

TAIS COMO: HABITAT, HÁBITOS, ALI-

MENTAÇÃO, ETC;

-IDENTIFICAR OS PRODUTOS FORNECIDOS PELO ANIMAIS ESTUDA-

DOS;

- CONHECER OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO SOFRIDOS PELOS PRODUTOS ATÉ O CONSUMO E UTILIZAÇÃO.

ANIMAIS

- HABITAT

-REPRODUÇÃO

-ALIMENTAÇÃO

-HÁBITOS

PRODUTOS

-CARNE

-LEITE

-OVOS

-LÃ

-COURO

PROCESSOS INDUSTRIAIS

HISTÓRIAS

TEXTOS

MÚSICAS

PARLENDAS

DVDS

IMAGENS

CARTAZES

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

ATIVIDADES

- USAR A LINGUAGEM ORAL PARA EXPRESSAR IDÉIAS;

-ELABORAR PERGUNTAS E RESPOSTAS DENTRO DO CONTEXTO

TRABALHADO;

-“LER” DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS , AINDA QUE NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL;

-PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS;

-NOMEAR FATOS EM SEQUÊNCIA TEMPORAL E CASUAL;

-ENTENDER A ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA FALA;

-RECONHECER A ESCRITA DE PALAVRAS TRABALHADAS

ORALIDADE

LEITURA

ESCRITA

HISTÓRIAS

RIMAS

CONVERSAS

ESCRITA ESPONTÂNEA

JOGOS

CARTAZES

LISTAS

CRUZADINHAS

CAÇA-PALAVRAS

MÚSICAS

PARLENDAS

BINGO

MATEMÁTICA

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

ATIVIDADES

- IDENTIFICAR O NUMERAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS;

- UTILIZAR A SEQUÊNCIA NÚMERICA NAS ATIVIDADES PROPOSTAS;

- REPRESENTAR AS QUANTIDADES, UTILIZANDO LINGUAGEM ORAL, E NOTAÇÃO NÚMERICA OU REGISTRO CONVENCIONAL;

- IDENTIFICAR A POSIÇÃO DO NÚMERO EM UMA SÉRIE, EXPLICITANDO A NOÇÃO DE SUCESSOR E ANTECESSOR;

- RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS SIMPLES ENVOLVENDO O CONCEITO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;

-EXPLORAR DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

GRANDEZAS E MEDIDAS

ATIVIDADES ESCRITAS

RECORTES

COLAGENS

PARLENDAS

BRINCADEIRAS

JOGOS

BINGO

ARTES VISUAIS

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

ATIVIDADES

- INTERESSAR-SE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES;

-RESPEITAR AS PRODUÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO;

-PRODUZIR TRABALHO DE ARTES, UTILIZANDO A LINGUAGEM DO DESENHO DA PINTURA, DA MODELAGEM, DA CONSTRUÇÃO,ETC;

-EXPLORAR ESPAÇOS BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS;

- PRODUZIR INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO;

-EXPLORAR E MANIPULAR DIFERENTES MATERIAIS

FAZER ARTÍSTICO

DOBRADURAS

CONSTRUÇÃO DE ANIMAIS COM MATERIAIS RECICLADOS:

ANIMAIS COM CDS, COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, PRATOS, GARRAFAS PET, COPOS, ETC

DESENHOS

PINTURAS

COLAGENS

MURAIS

RECORTES

MAQUETE

domingo, 5 de agosto de 2012

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-PETI

PLANEJAMENTO PEDAGOGICO OUTUBRO-2011

PROJETO JOVEM ESCRITOR

Ler nos dias de hoje é um ato de bravura. São tantos os convites da modernidade, da era digital, que a tarefa dos pais e educadores é um grande desafio.

Os educadores sabem da importância da leitura na formação da criança, não só na formação da imaginação, mas de todo o processo de aprendizagem e criatividade.

O Projeto Jovem Escritor, visa desenvolver nas crianças e nos adolescentes do PETI uma compreensão da importância da produção textual dentro e fora do contexto escolar.

Ajudando a desenvolver a capacidade expressar as suas ideias através da escrita, criando o gosto pela leitura.

Desenvolvimento do projeto:

O trabalho será desenvolvido no mês de outubro em comemorações do mês da criança, o projeto poderá ser modificado mediante a necessidade de cada espaço educativo.

Culminância do Projeto:

O projeto visa à produção textual de um livro de conto feito pelas crianças e adolescentes do programa, que depois será organizada uma tarde (manhã) de autografo, com todos os jovens escritores. As produções poderão dependendo da necessidade de cada espaço ser feita em dupla.

A Facilitadora de Cultura ficará responsável para a organização do projeto e os pedagogos acompanharam todos os processos de construção das atividades.

Objetivos:

Ø Despertar na criança e no adolescente o gosto pela poesia,

Ø Capacitar o aluno a expressar suas ideias em linguagem poética, com sentimento e emoção,

Ø Construir o habito de escrever.

Conclusão:

O projeto Jovem Escritor do PETI visa reconhecer a importância da leitura e da escrita no âmbito escolar e extraescolar com mecanismos de desenvolvimento pessoal, social e educativo na vida de nossos adolescentes e das nossas crianças.