sábado, 7 de outubro de 2017


Projeto dia pais
JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dá asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio
O homem que amava caixas
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
Adivinha Quanto Eu Te Amo
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.

DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.










          Datas que falam! Folclore
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Experiência, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore.
• Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc.
• Despertar-se para a valorização das diferentes culturas.
• Desenvolver o interesse pela pronúncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua por meio dos trava-línguas.
• Apropriar-se da linguagem visual como expressão.
• Apropriar-se da expressão verbal, da memória e da criatividade.
• Despertar a curiosidade e a valorização pela pesquisa e pela cultura escrita.
• Desenvolver a percepção visual e espacial e conhecer os personagens do folclore brasileiro por meio do jogo da memória.
• Desenvolver a habilidade manual.
• Desenvolver a coordenação e o equilíbrio por meio do brinquedo pé-de-lata.
• Conhecer cantigas, brinquedos e brincadeiras do folclore.
• Despertar-se para a preservação do meio ambiente, tendo como referências os personagens folclóricos defensoras da natureza.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversa e registro: sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto, através de perguntas problematizadoras:
Ø Quem acha que gato preto dá azar? Você já viu o Saci Pererê num redemoinho? Quem acredita que o Curupira seja o protetor dos animais? Dizem que o Lobisomem aparece em noite de lua cheia... Você já ouviu a canção Ciranda Cirandinha? Já brincou de pique-pega e cabra-cega? Já comeu arroz com galinha e tutu? Já viu um tapete feito à mão? Já dançou quadrilha? Já assistiu a uma capoeira? Ah... Tudo isso e muito mais é o que chamamos de Folclore. Vamos estudar sobre ele e entender onde ele está presente.

 Estratégias e recursos da aula” PROJETO FOLCLORE”
1° momento: Rodinha de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios, hipóteses e curiosidades sobre o tema do folclore.

Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
2° momento: “Mala-surpresa”: dramatizando o folclore.
Ø Mala contendo alguns objetos para ilustrar o tema: corda, livrinho do saci, tapetes, trabalhos manuais, músicas etc.

Estratégias e recursos da aula “PROJETO FOLCLORE”
3° momento: apresentação dos personagens do folclore com os murais colar na sala. Contação da história eleita pela maioria das crianças.(Saci, Curupira, Iara...)
Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
4° momento: Atividades folhas musicas folclórica encenação
Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
5° momento atividades na folha
CULMINÂNCIA
Confecção de brinquedos
                                  VEGETAIS(plantas)

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Identificar os diferentes tipos de plantios: mudas, caroços ou sementes;
§  -Mostrar para as crianças que as plantas têm tamanhos e formas diferentes e vivem em diferentes lugares.
§        -Falar como nascem os vegetais, etc...
§  Importância da preservação.
§  Plantar mudas de árvores;
§  Semear um canteiro;
§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  1º momento :Levar diferentes tipos  de sementes
§  O/a professor/a proporá que cada criança traga a sua semente de casa (melancia, feijão, abobora, mamão, milho etc) e cada criança fará o seu plantio. Quando todos tiverem plantado a sua semente deverão regar e todas as garrafas deverão ser colocadas num local que receba a luz do sol. Dia-a-dia o/a professor/a juntamente com as crianças deverão acompanhar a evolução da germinação.



                                                                      




                                                                                Sam Mc Bratney

Era hora de ir para a cama, e o Coelhinho se agarrou firme nas longas orelhas do Coelho Pai.
       Ele queria ter certeza de que o Coelho Pai estava ouvindo.
       -- Adivinha quanto eu te amo – disse ele.
       -- Ah, acho que isso eu não consigo adivinhar – respondeu o Coelho Pai.
       -- Tudo isto – disse o Coelhinho, esticando os braços o mais que podia.
       Só que o Coelho Pai tinha os braços mais compridos. E disse:
       -- E eu te amo tudo isto!
       -- Hum, isso é um bocado, pensou o Coelhinho.


-- Eu te amo toda a minha altura – disse o Coelhinho.
       -- E eu te amo toda a minha altura – disse o Coelho Pai.
       Puxa, isso é bem alto, pensou o Coelhinho.
       Eu queria ter braços compridos assim.



Então o Coelhinho teve uma boa idéia. Ele se virou de ponta-cabeça, apoiando as patinhas na árvore.
       -- Eu te amo até as pontas dos dedos dos meus pés!
       -- E eu te amo até as pontas dos dedos dos teus pés – disse o Coelho Pai, balançando o filho no ar.

 Eu te amo a altura do meu pulo! – riu o Coelhinho, saltando para lá e para cá.
       -- E eu te amo a altura do meu pulo – riu também o Coelho Pai, e saltou tão alto que suas orelhas tocaram os galhos da árvore.
       Isso é que é saltar, pensou o Coelhinho. Bem que eu gostaria de pular assim.
       -- Eu te amo toda a estradinha daqui até o rio – gritou o Coelhinho.
       -- Eu te amo até depois do rio, até as colinas – disse o Coelho Pai.
       È uma bela distância, pensou o Coelhinho.


Ele estava sonolento demais para continuar pensando.
       Então ele olhou para além das copas das árvores, para a imensa escuridão da noite. Nada podia ser maior que o céu.
       Eu te amo ATÉ A LUA! – disse ele, e fechou os olhos.
       -- Puxa, isso é longe – disse o Coelho Pai. – Longe mesmo!
       O Coelho Pai deitou o Coelhinho na sua caminha de folhas.
       E então se inclinou para lhe dar um beijo de boa-noite. Depois, deitou-se ao lado do filho e sussurrou sorrindo:
       -- Eu te amo até a lua... IDA E VOLTA!






















CAPA DO CADERNO QUE ACOMPANHA A SACOLINHA VIAJANTE
 
 
 


A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, contribui para a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. Considerando essa realidade, o Projeto: Viajando na Sacola Mágica, foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
Uma vez por semana, duas crianças serão sorteadas para levar para casa a Sacola Viajante. Na Sacola conterá diversos gêneros textuais, livros, um lápis preto, uma caixa de lápis de cor, uma borracha, uma régua, uma caneta azul, um apontador e um caderno, onde terão que registrar e recontar a história lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo o que a imaginação mandar.
Em casa, a criança deverá fazer a leitura para um adulto da família, caso a criança não consiga ler o adulto deverá ajudá-lo e depois junto discutir sobre o que ele(a) entendeu sobre história. 
              Logo após a discussão sobre a história o adulto deverá pegar o caderno de registro e colocar o dia em que foi lida a história, qual foi o lugar que foi lido (exemplo: quarto), o título e o autor da história, o que sentiu ao ouvir seu filho (a) ler.
           Depois de ter registrado no caderno é a vez da criança registrar através de desenho e da reescrita de uma parte da história que mais gostou e escrever o seu nome.
No dia da devolução da Sacola Viajante o aluno deverá contar para a classe a história lida por eles e como foi esse momento de estar junto aos familiares.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caixa de texto: Roteiro a ser seguido:
ü Data;
ü Título do livro;
ü Nome do ilustrador (a);
ü Local em que a família se reuniu para ouvir as histórias;
ü Relato dos pais ou responsáveis ouvindo o filho(a) lendo;
ü Relato do aluno(a) sobre a leitura;
ü Desenho sobre a parte que o aluno mais gostou da leitura que leu;
ü A leitura desperta em nós vários sentimentos, não é mesmo? Escreva uma lista de sentimentos despertados através da sua leitura.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


      O QUE A LEITURA PODE FAZER POR VOCÊ?

1- SOLTA A IMAGINAÇÃO
2- ESTIMULA A SUA CRIATIVIDADE
3- AUMENTA SEU VOCABULÁRIO
4- FACILITA A ESCRITA 
5- SIMPLIFICA A COMPREENSÃO DAS COISAS
6- AJUDA NA VIDA PROFISSIONAL
7- MELHORA A COMUNICAÇÃO COM OS OUTROS
8- AMPLIA SEU CONHECIMENTO GERAL
9- LIGA SEU SENSO CRÍTICO NA TOMADA
10- FICA MAIS ESPERTO NOS ESTUDOS E NA VIDA.

 
 
      O QUE A LEITURA PODE FAZER POR VOCÊ?

1- SOLTA A IMAGINAÇÃO
2- ESTIMULA  A SUA CRIATIVIDADE
3- AUMENTA SEU VOCABULÁRIO
4- FACILITA  A ESCRITA 
5- SIMPLIFICA A COMPREENSÃO DAS COISAS
6- AJUDA  NA VIDA PROFISSIONAL
7- MELHORA A COMUNICAÇÃO COM OS OUTROS
8- AMPLIA SEU CONHECIMENTO GERAL
9- LIGA SEU SENSO CRÍTICO NA TOMADA
10- FICA MAIS ESPERTO NOS ESTUDOS E NA VIDA.








Capa do caderno individual do aluno
 
Querido aluno, querida aluna...

Este caderno foi feito especialmente para você. São textos variados: canções para você cantar, adivinhas para você descobrir a resposta, decorar e depois perguntar aos seus amigos, poemas para você recitar, parlendas para você brincar, quadrinhas para você se divertir, histórias para você se emocionar, receitas para você cozinhar... e muitos outros, que não só vão ajudar você a aprender a ler, mas também vão deixar você cada vez mais sabido(a)!
 Alguns destes textos você poderá ler sozinho (a) mesmo que ainda esteja aprendendo a ler; outros você irá ler com a ajuda de sua  professora ; outros, ainda, serão lidos por sua professora, mas você poderá acompanhar a leitura.
O caderno é seu e você deverá cuidar bem para que possa usa-lo todo este ano. Você pode levá-lo para casa para ler com seus familiares, para mostrar para  outros amigos ou, simplesmente, para se divertir, cantar,    se emocionar, brincar, cozinhar, aprender...          
Divirta-se e aproveite!

 
 
 
 
 
 

 

Relatório Evolutivo do jardim I – II unidade – 2014
Ana Julia
Apresenta uma ótima evolução congnitiva, dominando o som das letras apresentadas, como também a escrita das letras.
Consegue quantificar os numerais apresentados até o momento, assim como já identifica as cores primarias.
Já consegue negociar a divisão dos brinquedos e apresenta os problemas a professora, tendo paciência para resolver as situações de conflito entre os colegas.
Bernardo
Consegue escrever seu nome completo com ajuda da ficha, mas já identicar todas as letras através do som interpreta imagens criando historinhas com facilidade.
Domina a contagem e quantificação de 1 até 10 e mesmo apresentando aleatóriamente os numerais o aluno consegue coloca-los em ordem crescente.
Bettina
Identifica as letras do alfabeto e já realiza a junção de algumas letras formando silábas, é bastante curiosa e sempre realiza perguntas sobre o tema apresentado na sala.
Consegue realizar a sequencia numérica seja em ordem crescente ou decrescente identifica várias cores e gosta de ensinar os colegas que apresenta maior dificuldade.

Aluno (a):
Turma: Quarto ano
Data:____/____/2017
              
Produção textual                   

Produção textual

O SONHO

Em uma noite de lua cheia, Maria e João resolveram levar sua única filha Clarice, de apenas sete anos, para conhecer a noite e ver a lua. O passeio estava ótimo, poderia se dizer que a noite estava perfeita, até que, de repente, surgiram umas quatro ou cinco bruxas do meio do mato e rapidamente pegaram Clarice do colo de sua mãe e a levaram para o Castelo do Medo, onde moravam cinco bruxas muito más.
O Castelo do Medo era um lugar em que nenhuma criança desejaria estar, mas lá já estavam, além de Clarice, outras crianças que também tinham sido tomadas de seus pais.
As bruxas tomavam um soro que as deixavam cada vez mais fortes e más. E adivinhem do que é feito esse soro: LÁGRIMAS DE CRIANÇAS!
Toda noite as crianças eram levadas até o quarto do medo, um lugar escuro e muito medonho. Ali, as bruxas faziam com que as crianças ficassem chorando por um bom tempo, até que recolhessem uma boa quantidade de lágrimas. Isso foi acontecendo por muitos e muitos anos...
Em uma dessas noites de recolhimento, uma criança lembrou-se de uma coisa boa que acontecia com ela em seu lar e deu uma gargalhada muito boa. No mesmo momento em que a criança sorriu, a máquina de recolhimento travou e assim as crianças perceberam que o riso não deixava a máquina funcionar!
Aí, todas as vezes que as crianças eram levadas até o quarto do medo, elas iam com muita alegria e sorrindo muito. Assim, as bruxas más viram que não havia mais jeito de fazer as crianças chorarem e resolveram levá-las de volta para casa.
Todas as crianças foram dormir e, de repente, Clarice abriu os olhos e não conseguiu entender o que estava vendo: ela estava deitada em sua cama e viu que tudo não passava de um sonho.
(Daniela Oliveira Dias Coelho)

 Quais são os personagens dessa narrativa?
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Qual a solução encontrada pelas crianças para escaparem do Castelo?
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COMO CRIAR UM TEXTO

            Para criar um texto narrativo, primeiro você precisa colocar no papel a história que você quer contar. Por exemplo: a história de uma princesa que se apaixona por um súdito do rei. Você estará definindo o ENREDO da sua história. Depois, você terá que definir quais serão os seus PERSONAGENS e quais serão as CARACTERÍSTICAS dele. Por exemplo: os personagens serão a princesa, o súdito, o rei e o pretendente. A princesa é uma linda jovem e sonhadora; o súdito é um rapaz honesto e trabalhador; o rei é um pai muito exigente e autoritário; e o pretendente é um homem rico apaixonado pela princesa.
            Lembre-se de que sua história deverá ser organizada por parágrafos, porque se for escrita de forma corrida, poderá ficar muito confusa. Os parágrafos são divididos em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você precisa apresentar os personagens principais e a ambientação (o ambiente onde a história se passa). No desenvolvimento, você precisa desenvolver o conflito da história, que geralmente se dá entre protagonista x antagonista (vilão da história). A conclusão deverá apresentar a solução e as consequências do conflito.  
            No texto acima, a autora narra a história da menina Clarice. Clarice é uma criança que foi raptada por várias bruxas. O autor “não dá a voz” à personagem Clarice. É ele que conta a história. Isso significa que a história é narrada em primeira pessoa.

ƒ Crie sua narrativa nas linhas abaixo. Lembre-se de que seu texto deve conter os seguintes personagens: uma criança e uma bruxa. Para escrever o texto “O Sonho”, a autora imaginou um universo mágico, com bruxas e magias. No seu texto, você deverá fazer o mesmo.