domingo, 19 de maio de 2019


APRENDENDO OS NUMEROS ATRAVEZ DA INDENTIFICAÇÃO DO CORPO
Objetivo(s) 
Ler, comparar e ordenar números.
APRENDER OS NUMERAIS DE 1 Á 5 ATRAVES DA CONTAGEM DOS DEDOS
Conteúdo(s) 
Ø  Investigação de algumas regularidades do sistema de numeração.  
Público alvo:
Educação Infantil: 04 a 5 anos.
Tempo estimado 
04 aulas
Material necessário 
Papel. Lápis de cor, lápis de escrever.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
APRESENTAR NUMEROS DE 01 A 5 
Avaliação 
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números encontrados através da contagem dos dedos, na comparação e na utilização das informações através de desenhos, pinturas, tabelas numéricas.  É importante também observar os critérios utilizados para fazer as comparações.
Pensando que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você pode analisar aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as questões que ainda poderiam ser explorados e quais outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.



PROJETO: Trabalhando o nome próprio.
JUSTIFICATIVA
A construção do processo de alfabetização a partir da leitura e escrita do próprio nome da criança pode levá-la a compreender que o nome tem uma função social dentro e fora da escola, além de compor uma marca afetiva para a criança, pois é sua marca pessoal, e que se constitui como sua identidade. É a partir da leitura do nome que a criança vai entender como a escrita funciona. E por fim, gradativamente ela vai percebendo que as letras e as sílabas do seu nome se repetem também em outros nomes.
OBJETIVOS:
Ø  Trabalhar a construção do processo de alfabetização da criança, enfocando a leitura e a escrita do próprio nome, com o fim de compreender como a escrita funciona.
ESPECÍFICOS:
Ø  Reconhecer e escrever seu nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Ø  Participar de diferentes situações de leitura que envolva seus nomes, como músicas, histórias, jogos e brincadeiras.
DURAÇÃO: 4aulas durante duas semanas. PÚBLICO ALVO: crianças de 04 e 05 anos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS ATIVIDADES:
Ø  Faça a leitura do alfabeto todos os dias com a turma. Faça a leitura coletiva do alfabeto com a turma. Em seguida, leia a lista dos nomes completos.
TRABALHANDO COM ALFABETO MÓVEL:
Chamar um aluno de cada vez, entregue sua ficha com seu nome e peça para que ele forme seu nome com o alfabeto móvel. Essa atividade será ser feita com os alunos por dia, até que todos consigam formar seu nome e identificar as letras.
MONTANDO O NOME:
Escrever os nomes das crianças em fichas de cartolina e depois recorte em pedaços (em letras). Entregar os pedaços dos nomes para cada criança e peça para ela montar. Vence quem primeiro conseguir montar seu nome.
ADIVINHA QUEM É?
Sente-se no chão com as crianças em forma de círculo, mostre a caixa com os nomes, retire um nome de dentro da caixa e vá dando pistas sobre a pessoa que você tirou, dizendo, por exemplo: como é o cabelo dela, a cor da roupa que ela está usando, o tipo de calçado, até que alguém adivinhe quem é.