PROJETO REALIZADO PELA PROFESSORA
DEILA MAGDA FERREIRA
Aula de Reforço
UM COMPROMISSO DE TODOS.
JUSTIFICATIVA
Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira
como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o
erro.
O fundamental é
mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de
aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos
propostos.
O acompanhamento do
professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma
espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos
alunos em seu dia-a-dia.
O professor deve
tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas
tarefas.
O trabalho de
reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar
coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os
alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.
Sendo responsável
pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do
mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de
aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes
e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de
trabalho realizado por eles.
OBJETIVOS
O trabalho na escola, deve:
· Estimular
o aluno a localizar os erros;
· Permitir
ao aluno que compreenda o seu potencial;
· Criar
condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
· Criar
novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais
os alunos apresentam dificuldades;
· Estimular
o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o
assunto estudado.