segunda-feira, 6 de março de 2017

Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
Dificuldade de aprendizagem são todas as dificuldades encontradas no âmbito escolar e relacionadas com a aprendizagem, esse artigo abordará as dificuldades relacionadas à área da leitura e da escrita. Por meio desse ensaio procuramos compreender como ocorre a aprendizagem, e a partir disso, procuramos identificar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais que... Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita:um desafio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

domingo, 5 de março de 2017

PROJETO REFORÇO ESCOLAR
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista Mariene Teixeira Galvão
Nome da Escola: Escola Municipal William Castelo Branco Martins Local:Araguaína - To
Série: 1º ao 5º ano Número de alunos: 121
Professores envolvidos: Mariene Teixeira Galvão, Silvia Carvalho Marques, Eunice Macedo Dias, Antonia Macedo Dias e Maria José Dias de Sousa.


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Reforço Escolar
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
O Projeto de Recuperação Paralela “Semestral” e ou/Reforço Escolar

PÚBLICO ALVO
Alunos reprovados no 1º e 2º semestre de 2014 do Ensino Fundamental II (6° ao 9°) anos da Escola Estadual Alvina Rocha.
  INTRODUÇÃO
A educação, enquanto prática social, constitui-se em direito do indivíduo, não só pela garantia de escola, mas de um ensino que atenda, qualitativamente, à população em idade escolar, direito adquirido na Constituição de 1988:
 “A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”    

PROJETO REFORÇO ESCOLAR/2010
    Justificativa
     Tendo em vista a multiplicidade de dificuldades em aprendizagem apresentadas por parte da clientela e a necessidade de promover o progresso em suas aprendizagens para que possam prosseguir seus estudos, será oferecida a recuperação nas disciplinas de língua portuguesa, focando a interpretação e fluência textual em matemática o pleno domínio total das quatro operações na Modalidade dos Anos e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Características do conto

Características do conto :O conto caracteriza-se como uma modalidade narrativa
Desde pequeninos ouvimos histórias contadas por alguém, seja por familiares, amigos, e uma grande parte delas pelos livros. Quem não conhece a história do Chapeuzinho Vermelho, A bela Adormecida, Os Três Porquinhos, entre tantas outras, não é verdade?
E quando falamos sobre elas, lembramo-nos de alguns elementos que já são do nosso conhecimento, isto é, sabemos que são contadas por alguém, que acontecem em um determinado lugar e com algumas pessoas, entre outros aspectos. Há também aquele do qual não podemos nunca nos esquecer: o fato de que toda história pertence a uma modalidade de texto – o chamado texto narrativo, ou seja, está relacionado com o ato de narrar, relatar sobre um determinado assunto.
Entre os tipos de textos que representam esta modalidade está o conto, que se caracteriza por ser uma narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos, com também, apresenta poucos personagens.
Estas são algumas das características que a ele pertencem, mas há outras que também precisamos conhecer. Para isso, logo abaixo segue um exemplo, e por meio dele estudaremos todas as partes que serão discutidas. Então, vamos à análise:



PROJETO REALIZADO PELA PROFESSORA DEILA MAGDA FERREIRA
Aula de Reforço

UM COMPROMISSO DE TODOS.



JUSTIFICATIVA



Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.

O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.

O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.

 O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.



OBJETIVOS



O trabalho na escola, deve:

·      Estimular o aluno a localizar os erros;

·      Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;

·      Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;

·      Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;

·      Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.