domingo, 2 de julho de 2017

POEMA DO COLETIVO

Substantivo coletivo
É facinho de entender
Não fique muito pensativo
Logo logo vai saber!

Coletivo é coleção
Todo mundo conhece
Substantivo é diversão
Quando aprende nunca esquece!

Pra começar a brincadeira
Explicar é grande idéia
Ver um lobo é tremedeira
Muitos lobos é alcatéia.

Pra entender agora e não depois
É só pensar numa coitada
na frente de muitos bois
sem saber que é boiada.

Se não entendeu, se queixe!
Dúvida dá azedume
É simples, pense num peixe
Muitos peixes dá cardume.

Animal é uma boa
Mas humanos também são
Se pensarmos em pessoas
Muita gente é multidão

Vamos ver um outro achado
Coletivo em n’outra pista
Exército é de soldado
E elenco é de artista.

Agora pense firme
Coletivo é simples, assuma!
Jogadores dá um time
E com alunos temos turma.

Turma tem que ser boa
Alunos espertos e ativos
Não fique mais à toa
Pesquise mais coletivos!!!

Evelyn Cordeiro

Aluno (a):
Turma: Quarto ano
Data:____/____/2017
              
Produção textual                   

Produção textual

O SONHO

Em uma noite de lua cheia, Maria e João resolveram levar sua única filha Clarice, de apenas sete anos, para conhecer a noite e ver a lua. O passeio estava ótimo, poderia se dizer que a noite estava perfeita, até que, de repente, surgiram umas quatro ou cinco bruxas do meio do mato e rapidamente pegaram Clarice do colo de sua mãe e a levaram para o Castelo do Medo, onde moravam cinco bruxas muito más.
O Castelo do Medo era um lugar em que nenhuma criança desejaria estar, mas lá já estavam, além de Clarice, outras crianças que também tinham sido tomadas de seus pais.
As bruxas tomavam um soro que as deixavam cada vez mais fortes e más. E adivinhem do que é feito esse soro: LÁGRIMAS DE CRIANÇAS!
Toda noite as crianças eram levadas até o quarto do medo, um lugar escuro e muito medonho. Ali, as bruxas faziam com que as crianças ficassem chorando por um bom tempo, até que recolhessem uma boa quantidade de lágrimas. Isso foi acontecendo por muitos e muitos anos...
 
Em uma dessas noites de recolhimento, uma criança lembrou-se de uma coisa boa que acontecia com ela em seu lar e deu uma gargalhada muito boa. No mesmo momento em que a criança sorriu, a máquina de recolhimento travou e assim as crianças perceberam que o riso não deixava a máquina funcionar!
Aí, todas as vezes que as crianças eram levadas até o quarto do medo, elas iam com muita alegria e sorrindo muito. Assim, as bruxas más viram que não havia mais jeito de fazer as crianças chorarem e resolveram levá-las de volta para casa.
Todas as crianças foram dormir e, de repente, Clarice abriu os olhos e não conseguiu entender o que estava vendo: ela estava deitada em sua cama e viu que tudo não passava de um sonho.
(Daniela Oliveira Dias Coelho)

 Quais são os personagens dessa narrativa?
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Qual a solução encontrada pelas crianças para escaparem do Castelo?
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COMO CRIAR UM TEXTO

                Para criar um texto narrativo, primeiro você precisa colocar no papel a história que você quer contar. Por exemplo: a história de uma princesa que se apaixona por um súdito do rei. Você estará definindo o ENREDO da sua história. Depois, você terá que definir quais serão os seus PERSONAGENS e quais serão as CARACTERÍSTICAS dele. Por exemplo: os personagens serão a princesa, o súdito, o rei e o pretendente. A princesa é uma linda jovem e sonhadora; o súdito é um rapaz honesto e trabalhador; o rei é um pai muito exigente e autoritário; e o pretendente é um homem rico apaixonado pela princesa.
                Lembre-se de que sua história deverá ser organizada por parágrafos, porque se for escrita de forma corrida, poderá ficar muito confusa. Os parágrafos são divididos em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você precisa apresentar os personagens principais e a ambientação (o ambiente onde a história se passa). No desenvolvimento, você precisa desenvolver o conflito da história, que geralmente se dá entre protagonista x antagonista (vilão da história). A conclusão deverá apresentar a solução e as consequências do conflito.  
                No texto acima, a autora narra a história da menina Clarice. Clarice é uma criança que foi raptada por várias bruxas. O autor “não dá a voz” à personagem Clarice. É ele que conta a história. Isso significa que a história é narrada em primeira pessoa.

ƒ Crie sua narrativa nas linhas abaixo. Lembre-se de que seu texto deve conter os seguintes personagens: uma criança e uma bruxa. Para escrever o texto “O Sonho”, a autora imaginou um universo mágico, com bruxas e magias. No seu texto, você deverá fazer o mesmo.

_____
                COLÉGIO PRESBITERIANO 12 DE AGOSTO
   “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”. Pv.22:06
Aluno (a):
N°:
Professor (a): Lucivalda S. Santos
Valor:
Série:
Disciplina:  MATEMÁTICA
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:
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Nota:
Data: ____/_____/2016
AVALIANDO O CONHECIMENTO-  MATEMÁTICA – SITUAÇÃO - PROBLEMA 
 II UNIDADE

1. KAUAN ganhou de sua mãe uma cédula de R$ 5,00, duas de R$ R$ 2,00 e três moedas de R$ 0,25. Isso dá um total de:
a) (   )  R$ 7,25      b) (   )  R$ 7,75
c) (   )  R$ 9,25      d) (   )  R$ 9,75
e) (   )  R$ 8,75

2. ANA CLARA tem no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,10, cinco moedas de R$ 0,25  e  duas moedas de R$ 0,50. Que quantia ANA JULIA tem no cofrinho?
a) (   )  R$ 2,75        b) (   )  R$ 3,25
c) (   )  R$ 4,80        d) (   )  R$ 1,98
e) (   )  R$ 2,90

3. Um elefante africano “pesa” cerca de 6 toneladas. Quantos quilos “pesa” esse elefante?
a) (   )  5.000 quilos   b) (   )  9.000 quilos
c) (   )  7.000 quilos   d) (   )  6.000 quilos
e) (   )  4.000 quilos

4. A tabela abaixo mostra a altura de seis jogadores do time de vôlei. Os vencedores:
Nome do jogador
Altura (em metros)
Paulo
1,87
Beto
1,89
Duda
1,92
Lucas
1,85
Fernando
1,90
João
1,91
Escrevendo-se as alturas em ordem  crescente obtemos:
a) (   )  1,85- 1,87- 1,89- 1,90- 1,91- 1,92
b) (   )   1,87- 1,89- 1,92- 1,85 1,90- 1,91

c) (   )  1,92- 1,91- 1,90- 1,89- 1,87- 1,85

d) (    )   1,91- 1,90- 1,85- 1,92- 1,89- 1,87

e) (   )  1,90- 1,85- 1,92- 1,89- 1,87- 1,91



5. O pai de MARIA CLARA fez um empréstimo de R$ 900,00 para liquidar as dívidas. Ele devia R$350,00 para seu sogro e R$ 220,00 para o cartão de crédito. Quanto restou ainda para o pai de MARIA?

a) (   )  R$ 300,00          b) (   )  R$ 310,00
c) (   )  R$ 320,00           d) (   )  R$ 330,00
e) (   )  R$ 340,00

6. GLEICE foi contratada para fazer um trabalho temporário ganhando R$ 15,00 por dia. Ao final de 15 dias, quanto ela receberá?

a) (   )  R$ 500,00
b) (   )  R$ 235,00
c) (   )  R$ 225,00
d) (   )  R$ 300,00
e) (   )  R$ 240,00

7. RUBENS comprou uma bicicleta, pagando 6 prestações de R$ 82,00. Quanto ele pagou pela bicicleta?
                                                              a) (   )  R$ 490,00
b) (   )  R$ 482,00
c) (   )  R$ 492,00
d) (   )  R$ 480,00
e) (   )  R$ 470,00

8. Brasília é a capital do Brasil. Sua construção começou em 1957 e foi inaugurada em 1960.
Quantos anos a capital do Brasil completou em 2010?

a) (   )   30 anos      b) (   )   60 anos
c) (   )   57 anos      d) (   )   50 anos
e)  (   )   40 anos

9. Uma loja está liquidando seu estoque de bicicletas e até agora vendeu 70% das 1800 unidades disponíveis. Marque a alternativa que indica quantas bicicletas já foram vendidas:

a) (   )  900
b) (   )  1350
c) (   )  1 260
d) (   )  1440
e) (   )  1450

10. JOSÉ AUGUSTO foi à livraria com suas primas e comprou um livro por R$ 20,00. Como pagou à vista, teve um desconto de 10%, quanto ele pagou pelo livro?

a) (   )  R$ 18,00
b) (   )   R$ 14,00
c) (   )   R$ 15,00
d) (   )   R$ 17,00
e) (   )   R$ 13,00



                                                                                               BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!


NOME_________________________________________________2º ano


Interpretação de texto: A Baleia Babita

Babita é o nome de uma das baleias que nada no mar de Cabo Frio
Ela tem um bebê que se chama Bobe.
Bobe fica feliz quando nada com sua mãe Babita.
A mamãe baleia observa Bobe e fica feliz.
Ela sorri e abana a cauda para ele.
                                                                  Graça Bocket

1)   Leia e marque com um x a resposta certa:

a)      Babita é uma: (  ) pata  (   ) foca   (   ) baleia

b)     O nome do bebê de Babita é:
(   ) Belo     (   ) Bobe        (   ) Boby

c)      Bobe nada com sua:
       (   ) mãe      (   ) avó     (   ) amiga

2)   Pinte de verde o título e vermelho o nome da autora.

3)   Reescreva as palavras em ordem alfabética:

      Cauda – mar – água – baleia – feliz – sorri


____________________________________________________

4- Escrevam o título do texto



5- Enumerem os parágrafos do texto
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

1)    OBSERVE E RESPONDA:



a-    ESSE INTEIRO FOI DIVIDIDO EM ______ PARTES.
b-    CADA PARTE CHAMA-SE ________________________________
c-    DESSE INTEIRO FORAM TOMADAS______PARTES.
d-    A PARTE TOMADA RECEBE O NOME DE _____________________
e-    ESSA FRAÇÃO PODE SER REPRESENTADA ASSIM 

2)    LIGUE:
DENOMINADOR                                               CADA PARTE EM QUE O INTEIRO FOI DIVIDIDO.
NUMERADOR.                                         .NÚMERO DE PARTES QUE O INTEIRO FOI DIVIDIDO.
FRAÇÃO.                                                                                     .NÚMERO DE PARTES TOMADAS.

3)    ESCREVA A FRAÇÃO QUE REPRESENTA A PARTE COLORIDA DE CADA RETÂNGULO.








a)




b)











c)


d)



















4)    RESOLVA:
a)    QUANTOS CENTÍMETROS HÁ EM    1   DO METRO? _______centímetros
                   2


b)    QUANTAS GRAMAS HÁ EM   1    DO KG? _______gramas
                                                            2


c)    QUANTAS HORAS HÁ EM  1  DO DIA?______horas
                        2


5)    RESOLVA AS OPERAÇÕES:

5  + 2  = __                 1  +  2  = __              -  2  = __                  1  = __
8     8                        5      5                      6     6                         4     4


6)    ASSINALE QUAL REPRESENTAÇÃO É ESPACIAL.
 


(     )                                                              (     )

7)    COMPLETE A TABELA:
        POLÍGONO                   NÚMERO DE LADOS                       NOMENCLATURA