Atividades para alfabetizar
Construtivismo
na prática!
Sequências
didáticas para fazer o aluno avançar nos diferentes níveis:
-pré-silábico
-silábico
-silábico-alfabético
-alfabético
Para começar
Um
desafio e tanto
Ensinar a ler e
a escrever, hoje, é algo completamente novo. Não é raro encontrar professores que
tenham sido alfabetizados por um sistema, tido contato com outro durante a
faculdade, ao se tornarem educadores dessa área, se deparado com um terceiro
método.
Para ensinar com
qualidade, você já deve ter percebido que é fundamental se adaptar rapidamente
a tantas mudanças, além de buscar fundamentação teórica e prática, garantindo
estratégias adequadas para o sucesso escolar de seus pequenos. No contexto do
construtivismo, a alfabetização parte dos usos da leitura e da escrita que a
criança fará em seu cotidiano, e não mais apenas do domínio da escrita
alfabética, o que implica que todo o processo seja feito de modo diferente -
e,, para isso, é preciso conhecê-lo muito bem.
Hipóteses de escrita
O novo processo
de alfabetização só é possível com a participação ativa dos alunos, que constroem
seus próprios conceitos sobre a escrita. A meditação do adulto também é
essencial, e deve em consideração os conhecimentos prévios das crianças e a
hipótese de escrita em que cada uma encontra. Veja, nas paginas a seguir,
exemplos de atividades para cada etapa da construção alfabética de seus alunos.
Adapte e aproveite!
Nível pré-silábico
A escrita
pré-silábica se caracteriza pela não correspondência entre as letras e os sons
das palavras. Ao nomearem um animal ou objeto nessa fase, os pequenos escrevem
uma série de letras desconexas, e depois as leem sem fazer nenhum tipo de
análise. As letras conhecidas, como as do próprio nome da criança, por exemplo,
servem como referência para suas tentativas de escrita: isso acontece porque
elas ainda não conseguiram perceber que palavras diferentes não podem ser
escritas da mesma maneira.
Nesta etapa, os
pequenos também costumam relacionar o tamanho do objeto que ela representa,
utilizando, por exemplo, muitas letras para escrever “boi” e poucas para
“formiga”.
A fase
pré-silábica pode ser dividida em dois momentos:
No primeiro, os alunos conseguem distinguir um desenho
de uma escrita, reconhecendo o que é possível ler.
No segundo, organizam dois conceitos importantes para
o processo de alfabetização: que é necessário um mínimo de letras para formar
uma palavra inteligível e que, para a escrita, não se deve utilizar caracteres
aleatoriamente.