domingo, 26 de novembro de 2017

ESCOLA MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
                          EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5 ANOS                                      DATA: _______/______/2.015

PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS  REGINA –  SUELEN  CHAVES

 






1-   CONTE   AS   JABUTICABAS   E   COLOQUE     A   QUANTIDADE  NO  QUADRADO.
2-      QUANTOS   LAÇOS    HÁ    NO   CABELO    DA   MENINA?

3-      DESENHE   O   QUE    SE    PEDE.



ESCOLA MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
                          EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5 ANOS                                      DATA: _______/______/2.015

PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS  REGINA –  SUELEN  CHAVES

 






OBSERVE   BEM   O   SEU   ROSTO   E   A   COR   DE   SUA   PELE. AGORA   DESENHE   O   RESTANTE   DE   SEU   CORPO   COM MUITO   CARINHO. (COLAR   A   FOTO   DO   ROSTO   DA  CRIANÇA)











































ESCOLA MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
                          EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5 ANOS                                      DATA: _______/______/2.015

PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS  REGINA –  SUELEN  CHAVES

 






MENINA    BONITA    DO     LAÇO    DE  FITA
(COLAR   O   VESTIDO   DE  TECIDO)












































ESCOLA MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
                          EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5 ANOS                                      DATA: _______/______/2.015

PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS  REGINA –  SUELEN  CHAVES

 









ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Adição  e  cálculo Mental
1)Cálculo mental:

O gráfico abaixo registra a venda na papelaria do pai de Valentina,mês a mês,de janeiro a abril. Ela resolveu calcular a venda juntando os meses.
Janeiro e fevereiro: 400+500=900, pois 4 centenas+5 centenas = 9 centenas e 9       centenas =900 unidades.
Fevereiro e março: 500+600=1100, pois 5 centenas+6 centenas =11 centenas e 11 centenas =1100.
Agora analise o gráfico e calcule a venda juntando os meses de março e abril:

ESCOLA MUNICIPAL
Professora Cátia ___2017
PARECER DA TURMA FINAL 4º ANO A


No segundo semestre dividi a sala em duplas e percebi que os avanços foram enormes. A professora elencou em seus planos de trabalho docente atividades que foram realizadas de forma lúdica, onde foram contempladasbrincadeiras, histórias, jogos matemáticos, recorte e colagem, Produções de textos, cartazes,  gráficos e tabelas, produções de textos coletivos, produções de textos individuais, leitura no microfone, competições de leitura e escrita.
A turma no inicio do ano letivo estava com extrema dificuldade em leitura, pois a maioria lia silabando e sem autonomia, apresentavam-se muito infantilizados ate no falar.
Na escrita muitos não conseguiam ler e entender o que escreviam e alguns alunos não eram alfabetizados, mas agora apresentaram avanços gradativos. Os maiores avanço foram leitura e compreensão da escrita. A turma é uma turma difícil de trabalhar pelo volume das conversar e muito alto. Porem a maioria atingiu os criterios estudados e estão aprovados para a serie seguintes.
A maioria dos alunos da turma são leitores seguros, conseguem interpretar e demonstram diferentes habilidades tanto em leitura quanto em matemática, eles poderão exercer com autonomia seus aprendizados, bem como, formular, escrever, ler e compreender qualquer tipo de gênero apresentado.


O que é o Natal


    O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.
    Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

 Origem do Natal


   Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.

Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA     -   5º ANO -2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 



Expectativas avaliadas:     Utilizar procedimentos de leitura identificando implicações do enunciado na compreensão do texto;  Identificar o objeto da solicitação; Identificar o contexto (veículo da mídia, página e seção) e seu significado na construção do sentido do texto; Elaborar a carta com as marcas de primeira pessoa, assinando-a;  Examinar em textos o uso de tempos verbais do presente e do pretérito.

1.    Leia uma reportagem publicada na Folhinha de S. Paulo no dia 21 de março de 2009 para responder as questões:

Terra das águas
Rios são a fonte de alimento, servem como "estrada" e ainda garantem a diversão de moradores da reserva Mamirauá, na floresta amazônica
Luiz Claudio Marigo São Paulo, sábado, 21 de março de 2009.
DIDA SAMPAIO / AE
PAULA LAGO- EM TEFÉ (AM)
Amanhã é o Dia Mundial da Água. E água é o que não falta na reserva Mamirauá, no Amazonas, que a Folhinha visitou recentemente. A água é importante não só para beber, cozinhar e tomar banho. Na floresta Amazônica, é ela que carrega as pessoas, dá trabalho e ajuda a fazer daquele lugar um dos mais ricos em espécies do mundo inteiro. As pessoas de fora podem visitar Mamirauá(www.mamiraua.org.br), onde vivem 1.585 pessoas. A reserva fica a 600 km de Manaus, capital do Amazonas. Para chegar ao local, é preciso ir até a cidade de Tefé e, de lá, viajar de barco durante uma hora e meia. Para os turistas, há uma pousada só, que não fica em terra firme: é flutuante. E só dá para sair de barco ou canoa. É gostoso imaginar que a casa está boiando enquanto andamos. À noite, você pode ouvir pirarucus e jacarés batendo no chão do quarto. Não é um ataque, não: eles estão lá fora e devem ter "tropeçado" no hotel. E há outros barulhos noturnos que podem assustar:corujas,árvores balançando e macacos.
O macaco símbolo da reserva, o uacari-branco (...), escapou da ameaça de extinção. Ele só vive naquela região e, como é tímido, é difícil de achar. Mas não se preocupe. O guariba está lá para se mostrar e gritar. E como grita. É para se comunicar, diz o guia. Parece, porém, que é para fazer as pessoas tremerem de medo e deixarem aquele paraíso só para eles.

  Ricardo tem 9 anos, mora na cidade de Niterói que fica no estado do Rio de Janeiro. Ele tem o hábito de ler a Folhinha de S. Paulo todos os sábados. Ricardo leu esta reportagem e comentou:

“Não gostei da reportagem Terra das águas. Da maneira como eles escreveram ninguém vai querer visitar Mamirauá. As pessoas, principalmente as crianças, vão ficar com medo de serem atacadas por jacarés e pelos guaribas. Vou escrever uma carta para criticar. Também vou sugerir que escrevam uma matéria sobre o rio Negro e o rio Solimões.”



AVALIAÇÃODE MATEMÁTICA (MODELO SIMAVE) – 5º ANO - 3ºBIMESTRE - 2012

NOME DO ALUNO:____________________________________________________________________
PROFESSORA:_________________________________TURMA: _______________          DATA___/___/____

1 –(D1) - Carla fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-acom seu nome. Localizou também a casa de 5  amigas e marcou-as com o nome de cada uma e de sua escola.
Veja abaixo o que ela fez.









A casa que fica mais distante da escola de Carla é a da amiga:
a)Ana                   b)Sara                                  c)Paula                                                d)Sofia
_______________________________________________________________________________________
2 – (D2) - As ruas Do Girassol e Das Flores ligam a casa de Mara e Lara. A avenida das Rosas corta as ruas.
      No mapa abaixo, estão representadas essas ruas e avenida.
Quais delas são paralelas?
A)Avenida das Rosas e rua Dos Girassóis.
B)Rua Dos Girassóis e rua Das Flores.
C)Rua Das Flores e avenida das Rosas.
D)Rua Das Flores, rua  Dos Girassóis e avenida Das Rosas.


ENCONTREO  NOME   DE  CADA  NÚMERO  DO  QUADRO  E  ESCREVA-O   NO  LUGAR  CORRETO
15-____________         18 - _______________ 10  - ________
8-____________14  -____________       16  -_________         12  - _____________ 6  -__________11 -_________
4-_____________             5- ________3- _________    1 -____________                2  - __________0  - ________
7 - _________                     9- ___________         13  -________
17- _________________  19 - ________________
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