sábado, 22 de setembro de 2012

Do fundo do dicionário

1- Se sua mãe fala “Filho, jogue videogame com pacimônia”, ela está dizendo:

A- Que você precisa jogar videogame com atenção.

B- Que não é para jogar com excesso.

C- Que é para você usar o controle pacimônia que é mais macio.

2-“Por obséquio” significa:

A- Observe bem.

B- Por favor.

C- O ar está seco.

3-Você está tendo um faniquito. Isto é:

A- Está viciado em salgadinho.

B- Está mancando.

C- Está dando um chilique.

4- Vossa mercê é a mesma coisa que:

A- Rei

B- Mercearia.

C- Você.

5-- Lumbago quer dizer:

A- Lombriga

B- Uma pessoa muito lenta.

C- Dor na região lombar.

6- “Que bodum!” é usado para:

A- Dizer que está um fedor insuportável.

B- Falar que você sentiu um arrepio.

C- Contar que viu uma assombração.

7- “Supimpa” quer dizer que algo é:

A- Muito legal, irado.

B- Sem graça.

C- Uma novidade.

8- Seu avô pede a você um óculos e um amplexo. Você dá:

A- Um beijo e um abraço.

B- Os óculos dele e o xarope para tosse.

C- A caneta e o caderno de anotações.

9- Alguém falou que um jogador da seleção de futebol é um xexelento. Ou que:

A- Ele não é um bom jogador e há outros melhores.

B- Ele faz xixi toda vez que entra em campo.

C- Ele não passa a bola para ninguém.

10- O seu melhor amigo diz que você é um matusquela. E aí¿

A- Você é um cara muito inteligente.

B- Você é muito maluco.

C- Você é muito magro.

11- Sua tia diz: “Não me venha com churumelas”. Então não é para você:

A- Ficar chorando no ouvido dela.

B- Pedir muito presentes de aniversário.

C- Falar coisas desinteressantes.

GABARITO

RESPOSTAS PARA O PROFESSOR.

1- B

2- B

3- C

4- C

5- C

6- A

7- A

8- A

9- A

10- B

11- C

EXTRAÍDO DA REVISTA RECREIO Nº 630. ANO 12. P 24 E 25

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROJETO

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

PROFESSORAS ENVOLVIDAS

CLAUDIA REGINA

CÉLIA MARTINS

CINTIA PEREIRA

IRACY R. DOS REIS

LEILA CRUZ

MARLI VALADARES

SIRLENE CREMONEZZI

PÚBLICO ALVO: BERÇÁRIO II B

CRECHE LIDYA THOMAZ 2012.

NOME DO PROJETO: Musicalização Infantil.

PÚBLICO ALVO: Crianças do Berçário.

OBJETIVO: Desenvolver a percepção auditiva, motora, rítmica, visual , a atenção e auxiliar no desenvolvimento global da criança. Utilizá-la como meio de interação e socialização das crianças do berçário junto às professoras e familiares. Os pais participarão trazendo sucatas para confeccionarmos os instrumentos e também trarão instrumentos comprados como chocalho, pandeirinho entre outros.

JUSTIFICATIVA: A música descontrai, melhorando o desenvolvimento da criança na adaptação a creche. Aumenta a sensibilidade, a capacidade de concentração, o desenvolvimento lógico matemático, movimento corporal, percepção auditiva, rítmica e auxilia na memória.

ESTRATÉGIA: Utilizar uma caixa com objetos trazidos por nós professoras e os pais, a fim de confeccionar os materiais recicláveis, transformando em instrumentos musicais, sonoros para o acompanhamento das músicas. Objetos como latas de leite, pote de iogurte, latinha de refrigerante, chocalhos, pandeirinhos etc. Haverá momentos em que cantaremos com as crianças músicas do cotidiano e assim, ensiná-los a acompanhar com os instrumentos fazendo movimentos e sons.

AVALIAÇÃO: Será desenvolvido o projeto durante o ano, por isso a avaliação é continua, acontecendo durante o dia a dia. Serão utilizados como registros fotos e gravações em vídeo, que serão expostas num mural na Unidade Escolar.

TEMPO

Passou o tempo de roubar amoras,

Mangas, goiabas e mexericas

No quintal dos vizinhos.

Passou o tempo de sonhar vitórias,

Com sorriso de campeão de futebol,

Basquete ou corrida de carro.

Passou o tempo de empinar pipas

E dar asas aos olhos e ao corpo

Para soltar-me no espaço com elas.

Passou o tempo de não ter vergonha

De ser rei de castelos de areia

Ou de esconder tesouros de figurinhas,

Bolinhas de gude e pedras preciosas.

Passou o tempo de caçar briga,

Chamar pro braço ou xingar a mãe

E a raça toda do amigo-inimigo.

Chegou o tempo de sonhar com a noite

Na cidade, com todas as luzes e sons

Que ainda amedrontam quando chamam.

Chegou o tempo de brigar com o mundo,

Sentir sufoco, calor nas mãos

E asas nos pés que querem sumir,

Sair de casa e ganhar o mundo.

Chegou o tempo de pensar em namoradas

E sonhar com corpos e beijos

Que vivem mais nos poemas que no real.

JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1993. P. 40-1.

1. Quantas estrofes há neste poema?

2. Quantos versos ao todo?

3. Há mais quartetos ou tercetos? Justifique sua resposta.

4. O eu lírico deste poema é do sexo masculino ou feminino? Como você chegou a essa conclusão?

5. O poema retrata um conflito interior, uma situação de transição, estágios ou fases da vida pela qual o eu lírico passa. Que transição é essa?

6. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico costumava fazer, mas diz que já é hora de parar.

7. Retire do poema 3 versos indicando ações que o eu lírico não costumava fazer, mas diz que já é hora de enfrentar.

8. Qual é o verso que evidencia a fase de rebeldia vivida pelo eu lírico?

9. Escreva D para os versos que estão no sentido denotativo ( real) e C para os versos que estão no sentido conotativo.( sentido figurado,não real)

a) ( ) Passou o tempo de roubar amoras

b) ( ) E dar asas aos olhos e ao corpo

c) ( ) Passou o tempo de empinar pipas,

d) ( ) Chegou o tempo de pensar em namoradas

e) ( ) Para soltar-me no espaço com elas.

  1. Retire do poema alguns versos com os quais você também se identifica com o eu lírico.
  1. Explique o que significa as expressões:

a) Chamar pro braço-

b) Ganhar o mundo-

  1. Na terceira estrofe, o pronome elas está se referindo a quê?
  1. Na 6ª estrofe, o eu lírico demonstra seu temor em relação a quê?
  1. Utilizando-se dos mesmos versos do poema, sem acrescentar ou retirar nenhuma palavra, escreva três estrofes, alterando a ordem dos versos, porém mantenha a coerência.
  1. Agora, crie uma estrofe, com versos seus, mas baseando-se no poema de Elias José.( Intertextualidade)

Exemplo: Passou o tempo de...

De ser...

Chegou o tempo de...

  1. Represente através de desenhos pelo menos 3 versos que estão no poema de Elias José.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

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CEMEB “ São Miguel Arcanjo”

POETAS DA ESCOLA

O poeta se aproxima da criança, que ve o mundo com olhos virgens e que, por

quase nada saber, esta aberta ao misterio das coisas. Para a criança – como para o

poeta – viver é uma incessante descoberta da vida.

Ferreira Gular

Professoras:

Cristiane Cipreste

Fabiana

Keli Priscila

Regiane Pupo

Tereza Maria Bartok de Almeida

2012

PROJETO DE LINGUA PORTUGUESA

JUSTIFICATIVA

Levar o aluno a conhecer o gênero poema , buscando uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita, melhorando suas estrategias de compreensão e desenvolvendo uma relação mais solida com o saber e a cultura.

OBJETIVO GERAL
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Resgatar e valorizar a cultura da comunidade

Ø Avaliar e ampliar o repertorio de poemas conhecimentos pelos alunos

Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

Ø Conhecer e sistematizar informações sobre as caracteristicas de um poema: versos, estrofes, ritmos, rima e repetição.

Ø Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira.

Ø Descobrir a importancia de ouvir e de dizer poemas.

Ø Despertar o prazer pela leitura de poemas.

Ø Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.

Ø Recitar poesia explorando os recursos existentes.

Ø Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

Ø Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.

Ø Resgatar sentimentos e valores.

CRONOGRAMA – 1º semestre
-Apresentação do Projeto Poesia na Escola.
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesia.
-Poemas de autoria de poetas brasileiros.
-Confecção de murais.
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.

METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS

Ø Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.

Ø Ponto de partida: conversa com os alunos sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas.

Ø Descobrir o que os alunos e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para ampliar o repertório.

Ø Coletar poemas que a comunidade conhece.

Ø Construção de um mural.

Ø Leitura dos poemas.

Ø Instigar os alunos a pensar, trocar idéias, tirar conclusões, buscar informações, coordenar e aquecer um debate.

Ø Uso da coletânea de poemas de Olimpiada de lingua Portuguesa.

Ø Audição de poemas.

Ø Organizar e sistematizar as observações.

Ø Planejar atividades para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa em oficinas.

Ø Apresentar a situação de produção.

Ø Escrita do primeiro poema de autoria do aluno para avaliar seu conhecimento e possíveis dificuldades .

Ø Os alunos irão se organizar para recitar poemas em voz alta.

Ø Conhecimento da estrutura do poema: rimas, versos, estrofes e repetição.

Ø Figuras de linguagem ( comparação, metáfora e personificação)

Ø Recursos de linguagem oral e escrita

Ø Trabalho com quadrinhas divertidas e trava-línguas.

Ø Construção de uma poema coletivo com o título: o lugar onde vivo (ajudar os alunos a se inspirar na realidade que os cerca)

Ø Convidar algum poeta para conversar com os alunos.

Ø Apresentação dos alunos.

Ø Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.

Ø Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.

Ø Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.

Ø Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.

Ø Conhecer poemas consagrados da literatura brasileira ( pesquisa – internet e ou/ sala
de multimeios)

Ø Declamação de poesias.

Ø Organização de um murais com os poetas brasileiros ( Vida e Obra).

Ø Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.

Ø Inscrição para o sarau.

Ø Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.

EQUIPE DE TRABALHO
Nós, professoras estaremos a frente de toda a orientação, desenvolvimento e execução do projeto. Assim, acreditamos que os alunos sentirão mais segurança para participar de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

MATERIAIS UTILIZADOS

ü folhas de cartolina

ü mural para cartazes e textos.

ü Coletânea de poemas.

ü Cd – rom de poemas

ü aparelho de som

ü cópias de poemas diversos

ü dicionário de língua portuguesa

ü imagens

ü filme: sociedade dos poetas mortos

PRODUTO FINAL

Sarau com café com a partcipação dos pais

Convidar os pais e acomunifdade escolar para apresentação de poemas escritos pelos alunos e outros que serão declamados de autores consagrados. Essa é a hora de cdelebrar a conquista de todos.

PASSEIO AO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA PARA COMPLEMENTAR O PROJETO

Alguns poemas que serão trabalhados:

Tem tudo a ver - Elias José

O buraco do tatu – Sérgio Caparelli

O leão – Vínicius de \Moraes

Quadras ao gosto popular – Fernando Pessoa

Cidadezinha – Mário Quintana

Rimas e Quadras – Diversos autores

Meus oitos anos – Casimiro de Abreu

As Marias do meu lugar – Carlos Victor Dantas Araújo

Milagre do Corcovado – Angela Leite de Souza

A valsa – Casimiro de Abreu

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth

Trava- línguas – domínio público

Alma cabocla – Paulo Setúbal

Livros e flores – Machado de Assis

convite – José Paulo Paes

Poemas de Carlos Drummond de Andrade

Anexo alguns poemas

Infância

~~~~~~~~~~

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Carlos Drummond

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : cosendo.

5-Escreva um poema sobre a sua infância.

6- Ilustre seu poema.

7- Montar mural.

Tem Tudo a Ver

A poesia

tem tudo a ver

com tua dor e alegrias,

com as cores, as formas, os cheiros,

os sabores e a música

do mundo.

A poesia

tem tudo a ver

com o sorriso da criança,

o diálogo dos namorados,

as lágrimas diante da morte,

os olhos pedindo pão.

A poesia

tem tudo a ver

com a plumagem, o vôo e o canto,

a veloz acrobacia dos peixes,

as cores todas do arco-íris,

o ritmo dos rios e cachoeiras,

o brilho da lua, do sol e das estrelas,

a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia

— é só abrir os olhos e ver —

tem tudo a ver

com tudo.

Elias José

Trabalhando a poesia

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : ritmo.

5- O que a palavra “ poesia” faz você lembrar? Porque?

6- Escreva uma poesia sobre como você gostaria que o mundo fosse .

7- Ilustre sua poesia.

8 – existe diferença entre poema e poesia. Pesquise.

9- Montar mura, sobre a pesquisa entre as diferenças: poema x poesia e como gostariam que o mundo fosse.

O Menino Azul

~~~~~~~~~~~~~~~~

O menino quer um burrinho

para passear.

Um burrinho manso,

que não corra nem pule,

mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho

que saiba dizer

o nome dos rios,

das montanhas, das flores,

— de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho

que saiba inventar histórias bonitas

com pessoas e bichos

e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo

que é como um jardim

apenas mais largo

e talvez mais comprido

e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,

pode escrever
para a Ruas das Casas,

Número das Portas,

ao Menino Azul que não sabe ler.)

Cecília Meireles

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : manso.

5- O menino azul era um garoto inteligente? Porque?

6- Escreva um poema sobre algo que você gostaria de ter.

7- Ilustre seu poema.

8- Montar mural.

O relógio

~~~~~~~~~~

Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega logo, tic-tac

Tic-tac, e vai-te embora

Passa, tempo

Bem depressa

Não atrasa

Não demora

Que já estou

Muito cansado

Já perdi

Toda a alegria

De fazer

Meu tic-tac

Dia e noite

Noite e dia

Tic-tac

Tic-tac

Tic-tac . . .

Vinicius de Moraes

Trabalhando o poema

1- Leitura:

* em silêncio pelos alunos ( individual)

* em voz alta por algum aluno que o queira fazer

* em voz alta pela professora

2- Repensando a leitura: ( como sentiu...)

* leitura das formas diferenciadas acima

3- Caso tenha alguma palavra desconhecida procurar no dicionário.

4- O que significa a palavra : tic-tac.

5- Porque o relógio esta muito cansado ?

6- O que lhe deixa cansado(a) ?

7- O que são onomatopéias?

8- Crie umaonomatopéia.

9- Ilustre seu poema.

10- Montar mural.

domingo, 16 de setembro de 2012

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Para manter a saúde do nosso corpo precisamos ter alguns cuidados. Um deles é apresentar bons hábitos de higiene, já que a falta deles facilita a entrada de certos micro-organismos em nosso corpo, como os vírus, e algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes; podendo causar doenças. Além disso, com pouca higiene, costumamos exalar um cheirinho nada agradável, o que pode fazer com que pessoas queridas se afastem de nós.
Claro que ninguém quer essas coisas para si, não é mesmo? Por isso, abaixo listamos algumas boas medidas para termos uma boa higiene:


- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Lavar as mãos antes de comer, pois os seres vivos causadores de doenças podem estar alojados nelas, adentrando pela nossa boca em nosso organismo;
- Lavar as mãos sempre que chegar da rua;
- Lavar as mãos e sempre dar descarga após o uso do sanitário;

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- Não colocar objetos ou as mãos na boca;
- Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário, pois neles se acumulam suor e sujeiras, ao longo do tempo;
- Andar calçado, pois os sapatos protegem os pés de sujeiras e objetos cortantes;
- Usar roupas limpas;
- Lavar o rosto ao acordar, retirando as remelas que se acumulam no canto dos olhos;
- Pentear os cabelos sempre;
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- Nunca, jamais, comer meleca de nariz;
- Limpar o nariz, assoando-o na pia, lavando as mãos com água e sabão logo depois;
- Sempre cortar e limpar as unhas;
- Cortar os cabelos com frequência, para que cresçam fortes e bonitos;
- Verificar se não há lêndeas e piolhos nos cabelos e, se sim, tratar desse problema;
- Trocar meias constantemente, para não dar chulé nos sapatos, nem frieiras;
- Não soltar flatos (pum) na frente de outras pessoas, pois além de ser nojento, é falta de
educação.

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O piolho  que infesta os cabelos de muitas pessoas é um inseto que se alimenta do sangue dos mamíferos e se reproduz com grande rapidez. Esses animaizinhos podem ser encontrados em todas as regiões do mundo e podem parasitar as cabeças de pessoas de todas as idades, raças e classes sociais. São encontrados mais comumente nas cabeças de crianças, principalmente aquelas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças.

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Qualquer pessoa, seja criança ou adulta, pode ser infectada por piolhos

O piolho é transmitido principalmente de uma pessoa para a outra pelo contato direto, mas também podemos pegá-lo através do uso compartilhado de bonés, capacetes, tiaras de cabelo, escovas e pentes. Uma vez em nossa cabeça, o piolho se instala na base de nosso cabelo e é lá que ele coloca seus ovos, muito conhecidos como lêndeas. As lêndeas têm cor branca e ficam grudadas nos fios de cabelos.

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Na figura podemos observar uma lêndea presa a um fio de cabelo

Ao picar o couro cabeludo da sua vítima para se alimentar, o piolho libera algumas substâncias na sua saliva que entram em contato com a nossa pele, o que causa uma sensação de coceira. Por isso, quando estamos com piolho há uma coceira muito intensa na cabeça e, em razão do ato de coçar, podem surgir feridas no couro cabeludo.

Geralmente, poucos piolhos infestam o couro cabeludo, por isso é um pouco difícil encontrá-los entre os cabelos, mas se a pessoa tiver maus hábitos de higiene, os poucos piolhos começam a se reproduzir e a infestação de piolhospiora, podendo causar anemias e até infecções.

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O piolho é transmitido de uma pessoa para outra pelo contato direto

O tratamento para piolho é feito com a aplicação nos cabelos de medicamentos específicos, próprios para acabar com os piolhos, como xampus e loções, ou também na forma de comprimidos. É importante lembrar que qualquer um desses medicamentos deve ser prescrito por um médico para evitar qualquer tipo de complicação.

Outra forma de se acabar com os piolhos é utilizando produtos encontrados em casa, como condicionador, azeite de oliva ou óleo de cozinha. Para isso, basta lavar os cabelos com xampu e embebedá-los completamente com um dos ingredientes acima. Feito isso, coloque uma touca nos cabelos e deixe-a por no mínimo duas horas. Passado o tempo, retire a touca, lave os cabelos, seque e penteie com o pente fino para verificar se restou algum piolho.

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Passar o pente fino nos cabelos é uma forma de encontrar piolhos e lêndeas

O tratamento feito em casa mata os piolhos por sufocamento, mas eles costumam ficar grudados nos cabelos, mesmo mortos. O uso do condicionador e do óleo facilita a retirada das lêndeas, mas somente esse tipo de tratamento, assim como o feito com produtos da farmácia, não consegue matá-las, sendo por isso necessário repeti-lo mais vezes.

É importante lembrar que piolhos também gostam de cabelos limpos, portanto manter os cabelos lavados não mudará em nada o risco de contaminação. Uma forma de se prevenir desses insetos é evitando o uso de pentes, tiaras de cabelos, bonés, capacetes, lenços, presilhas de cabelo, etc. de outras pessoas.

Nas aves também podemos encontrar piolhos, mas ao contrário dos piolhos que parasitam os mamíferos, eles não se alimentam de sangue, e sim das penas das aves.

Senhores pais ou responsáveis;

Seu (sua) filho (a) _____________________________________, hoje, dia _____ / _____ / 2012, foi atendido na Oficina da Beleza. Encontramos no (a) mesmo (a) ___________________________.

Precisamos que vocês em casa verifiquem a cabeça de seu (sua) filho (a) várias vezes na semana, caso encontre piolhos e lêndeas, é preciso tirá-los seguindo as instruções abaixo.

OBS: É muito importante remover todos os ovos de piolho e tratar todos os membros da família.

  1. Lave o cabelo com xampu normal. Não use condicionador.  O condicionador pode impedir a ação do medicamento.  Enxágüe os cabelos com água quente e seque-os com uma toalha.  Não use esta toalha novamente antes que seja lavada.
  2. Aplique vinagre branco (morno) no cabelo para ajudar a dissolver a “cola” que prende os ovos no cabelo.
  3. Coloque uma touca de banho e deixe o produto agir por 10 minutos.
  4. Assegure-se de molhar a nuca e atrás das orelhas.  Se o produto entrar nos olhos, lave-os imediatamente com água fria.
  5. Passe um pente fino nos cabelos para retirar as lêndeas e os piolhos.  Pode ser útil dividir o cabelo em seções.  Todos os ovos devem ser removidos! Isto pode demorar de 2 a 3 horas ou ainda mais, e pode ser necessário catar os ovos com a mão se o pente não der certo.
  6. Coloque os ovos em um saco plástico, feche-o bem e jogue fora.
  7. Lave a cabeça novamente e coloque um condicionador para enxaguar.
  8. Faça um chá forte da planta carqueja. Após a cabeça lavada, despeje o na cabeça.
  9. Secar os cabelos e prendê-los.
  10. Passar um pouquinho de perfume em torno da cabeça.
  11. Lave bem as mãos e esfregue a parte de baixo das unhas.
  12. Vista roupas limpas.

Após o tratamento

· Se você continuar a ver piolhos após o tratamento,  poderá repeti-lo quantas vezes fizerem necessário. Verifique os cabelos e o couro cabeludo de toda a família todos os dias. Se você encontrar lêndeas ou piolhos, trate os cabelos e as roupas da pessoa da mesma forma.

· Os piolhos só conseguem sobreviver por 55 horas fora do corpo humano.

Prevenção

· Ensine ao seu filho a nunca compartilhar “nada que toque os cabelos”. As crianças não devem deixar ninguém usar seus pentes, escovas, bonés, cachecóis, travesseiros, acessórios de cabelo e capacetes. Elas tampouco devem pedir esses itens emprestados.

· Lave os cabelos com xampu entre duas e três vezes por semana.

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, converse com alguém da equipe da escola ou procure orientação em alguma Unidade de Saúde da cidade.

A CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera está chegando!

Anuncia o beija-flor,

Voando de flor em flor.

A primavera está chegando!

Diz o menino divertindo-se,

Ao ver o dia tão lindo!

A primavera está chegando!

Com flores de pétalas abertas

Que se deu sono despertam.

O beija-flor, o menino, as pétalas

Alegres falam ao mesmo tempo:

A primavera chegou! É tão bom!

A CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera está chegando!

Anuncia o beija-flor,

Voando de flor em flor.

A primavera está chegando!

Diz o menino divertindo-se,

Ao ver o dia tão lindo!

A primavera está chegando!

Com flores de pétalas abertas

Que se deu sono despertam.

O beija-flor, o menino, as pétalas

Alegres falam ao mesmo tempo:

A primavera chegou! É tão bom!

A CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera está chegando!

Anuncia o beija-flor,

Voando de flor em flor.

A primavera está chegando!

Diz o menino divertindo-se,

Ao ver o dia tão lindo!

A primavera está chegando!

Com flores de pétalas abertas

Que se deu sono despertam.

O beija-flor, o menino, as pétalas

Alegres falam ao mesmo tempo:

A primavera chegou! É tão bom!

Responda em seu caderno:

1) O poema tem ________ estrofes.

______ x _____

2) Cada estrofe tem _______versos.

______ x _____

3) Copie o verso que fala o que o beija-flor faz:

______ x _____

4) O menino diz que o dia está:

a) nublado

b) bonito

c) chuvoso

d) frio

______ x _____

5) Copie do poema a estrofe que mostra como ficam as flores na primavera:

______ x _____

6) Assinale a alternativa correta de acordo com a frase abaixo:

Alegres, falam ao mesmo tom:

a) o beija-flor, a menina, a flor.

b) o beija-flor, o menino, a flor.

c) o beija flor, o menino, as pétalas.

d) o beija-flor, a menina, as pétalas.

_________x______

7) Retire do poema:

a) um verbo no presente:______________________________

b) o antônimo de:

fechadas: ________________________

feio: ________________________

triste: _______________________

ruim: _______________________

_________x________

8) Você sabe por que o beija-flor tem este nome?