quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMBINADOS E MAIS COMBINADOS

COMBINADOS E MAIS COMBINADOS







A Evolução do Desenho Infantil

A Evolução do Desenho Infantil

Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil
Autora: Thereza Bordoni
"Antes eu desenhava como Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Picasso)
Os primeiros estudos sobre a produção gráfica das crianças datam do final do século passado e estão fundados nas concepções psicológicas e estéticas de então. É a psicologia genética, inspirada pelo evolucionismo e pelo princípio do paralelismo da filogênese com a ontogênese que impõe o estudo científico do desenvolvimento mental da criança (Rioux, 1951).
As concepções de arte que permearam os primeiros estudos estavam calcadas em uma produção estética idealista e naturalista de representação da realidade. Sendo a habilidade técnica, portanto, uma fator prioritário. Foram poucos os pesquisadores que se ocuparam dos aspectos estéticos dos desenhos infantis.
Luquet (1927 - França) fala dos 'erros' e 'imperfeições' do desenho da criança que atribui a 'inabilidade' e 'falta de atenção', além de afirmar que existe uma tendência natural e voluntária da criança para o realismo.
Sully vê o desenho da criança como uma 'arte embrionária' onde não se deve entrever nenhum senso verdadeiramente artístico, porém, ele reconhece que a produção da criança contém um lado original e sugestivo. Sully afirma ainda que as crianças são mais simbolistas do que realistas em seus desenhos (Rioux, 1951).
São os psicólogos portanto, que no final do século XIX descobrem a originalidade dos desenhos infantis e publicam as primeiras 'notas' e 'observações' sobre o assunto. De certa forma eles transpõem para o domínio do grafismo a descoberta fundamental de Jean Jacques Rousseau sobre a maneira própria de ver e de pensar da criança.
As concepções relativas a infância modificaram-se progressivamente. A descoberta de leis próprias da psique infantil, a demonstração da originalidade de seu desenvolvimento, levaram a admitir a especificidade desse universo.
A maneira de encarar o desenho infantil evolui paralelamente.
Modo de expressão próprio da criança, o desenho constitui uma língua que possui vocabulário e sua sintaxe. Percebe-se que a criança faz uma relação próxima do desenho e a percepção pelo adulto. Ao prazer do gesto associa-se o prazer da inscrição, a satisfação de deixar a sua marca. Os primeiros rabiscos são quase sempre efetuados sobre livros e folhas aparentemente estimados pelo adulto, possessão simbólica do universo adulto tão estimado pela criança pequena.
Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas ( termo utilizado por Viktor Lowenfeld para nomear os rabiscos produzidos pela criança).
O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos. Na evolução da garatuja para o desenho de formas mais estruturadas, a criança desenvolve a intenção de elaborar imagens no fazer artístico. Começando com símbolos muito simples, ela passa a articulá-los no espaço bidimensional do papel, na areia, na parede ou em qualquer outra superfície. Passa também a constatar a regularidade nos desenhos presentes no meio ambiente e nos trabalhos aos quais ela tem acesso, incorporando esse conhecimento em suas próprias produções. No início, a criança trabalha sobre a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo. No decorrer da simbolização, a criança incorpora progressivamente regularidades ou códigos de representação das imagens do entorno, passando a considerar a hipótese de que o desenho serve para imprimir o que se vê.
É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.
O desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita. Parte atraente do universo adulto, dotada de prestigio por ser "secreta", a escrita exerce uma verdadeira fascinação sobre a criança, e isso bem antes de ela própria poder traçar verdadeiros signos. Muito cedo ela tenta imitar a escrita dos adultos. Porém, mais tarde, quando ingressa na escola verifica-se uma diminuição da produção gráfica, já que a escrita ( considerada mais importante) passa a ser concorrente do desenho.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade. Esta maneira de desenhar própria de cada idade varia, inclusive, muito pouco de cultura para cultura.
Luquet Distingue Quatro Estágios:
1- Realismo fortuito: começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco. A criança que começou por traçar signos sem desejo de representação descobre por acaso uma analogia com um objeto e passa a nomear seu desenho.
2- Realismo fracassado: Geralmente entre 3 e 4 anos tendo descoberto a identidade forma-objeto, a criança procura reproduzir esta forma.
3- Realismo intelectual: estendendo-se dos 4 aos 10-12 anos, caracteriza-se pelo fato que a criança desenha do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura diversos pontos de vista ( perspectivas ).
4- Realismo visual: É geralmente por volta dos 12 anos, marcado pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um enxugamento progressivo do grafismo que tende a se juntar as produções adultas.
Marthe Berson distingue três estágios do rabisco:
1 - Estágio vegetativo motor: por volta dos 18 meses, o traçado e mais ou menos arredondado, conexo ou alongado e o lápis não sai da folha formando turbilhões.
2 - Estágio representativo: entre dois e 3 anos, caracteriza-se pelo aparecimento de formas isoladas, a criança passa do traço continuo para o traço descontinuo, pode haver comentário verbal do desenho.
3 - Estágio comunicativo: começa entre 3 e 4 anos, se traduz por uma vontade de escrever e de comunicar-se com outros. Traçado em forma de dentes de serra, que procura reproduzir a escrita dos adultos.
Em Uma Análise Piagetiana, temos:
1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente. Pode ser dividida em:
• Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Com relação a expressão, vemos a imitação "eu imito, porém não represento". Ainda é um exercício.
• Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado; interesse pelas formas (Diagrama).
Aqui a expressão é o jogo simbólico: "eu represento sozinho". O símbolo já existe. Identificada: mudança de movimentos; formas irreconhecíveis com significado; atribui nomes, conta histórias. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, aparecem sóis, radiais e mandalas. A expressão também é o jogo simbólico.
2 - Pré- Esquematismo: Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido à vínculos emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional. Dentro da expressão, o jogo simbólico aparece como: "nós representamos juntos".
3 - Esquematismo: Faz parte da fase das operações concretas (7 a 10 anos).Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema; experiências novas são expressas pelo desvio do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto a cor; cor-objeto, podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional. Aparece na expressão o jogo simbólico coletivo ou jogo dramático e a regra.
4 - Realismo: Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos. Aqui acontece o abandono do esquema de cor, a acentuação será de enfoque emocional. Tanto no Esquematismo como no Realismo, o jogo simbólico é coletivo, jogo dramático e regras existiram.
5 - Pseudo Naturalismo: Estamos na fase das operações abstratas (10 anos em diante)É o fim da arte como atividade expontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade. Aparece aqui dois tipos de tendência: visual (realismo, objetividade); háptico ( expressão subjetividade) No espaço já apresenta a profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo). Na figura humana as características sexuais são exageradas, presença das articulações e proporções. A consciência visual (realismo) ou acentuação da expressão, também fazem parte deste período. Uma maior conscientização no uso da cor, podendo ser objetiva ou subjetiva. A expressão aparece como: "eu represento e você vê" Aqui estão presentes o exercício, símbolo e a regra.
E ainda alguns psicólogos e pedagogos, em uma linguagem mais coloquial, utilizam as seguintes referencias:
• De 1 a 3 anos
É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão. As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na página. No final dessa fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras humanas, como cabeças com olhos.
• De 3 a 4 anos
Já conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo. Ela também respeita melhor os limites do papel. Mas o grande salto é ser capaz de desenhar um ser humano reconhecível, com pernas, braços, pescoço e tronco.
• De 4 a 5 anos
É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais, varia no uso das cores, buscando um certo realismo. Suas figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos, e a distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma certa lógica, do tipo céu no alto da folha. Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.
• De 5 a 6 anos
Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim. As figuras humanas aparecem vestidas e a criança dá grande atenção a detalhes como as cores. Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.
• De 7 a 8 anos
O realismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância. Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos não ficam bonitos.
Como podemos perceber o linha de evolução é similar mudando com maior ênfase o enfoque em alguns aspectos. O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta, explorando diversos materiais, suportes e situações.
Para tentarmos entender melhor o universo infantil muitas vezes buscamos interpretar os seus desenhos, devemos porem lembrar que a interpretação de um desenho isolada do contexto em que foi elaborado não faz sentido.
É aconselhável, ao professor, que ofereça às crianças o contato com diferentes tipos de desenhos e obras de artes, que elas façam a leitura de suas produções e escutem a de outros e também que sugira a criança desenhar a partir de observações diversas (cenas, objetos, pessoas) para que possamos ajudá-la a nutrisse de informações e enriquecer o seu grafismo. Assim elas poderão reformular suas idéias e construir novos conhecimentos.
Enfim, o desenho infantil é um universo cheio de mundos a serem explorados.

fonte:http://dani-brincandoeaprendendo.blogspot.com/

Teatro de Natal

Final de ano é tudo tão corrido que nem estou postando tanto!

Na última sexta-feira foi a Noite do Pijama na escola e nós, professoras apresentamos um lindo teatro de Natal que eu montei com a colaboração de algumas pessoas das comunidades das quais participo e que ficou lindo,graças ao empenho das colegas professoras e auxiliares!!

Obrigada meninas!!Valeu o empenho de todas vocês!!

Teatro "A Fábrica do Papai Noel"

Personagens:

Papai Noel

Mamãe Noel

Duendes

Bailarina

Soldadinho de Chumbo

Bonequinha

Palhacinho

Maria

José

Estrela

Cenário: Painel azul estrelado e uma árvore de natal bem grande enfeitada com caixas de papelão.

Roteiro:

(Narrador) Bem distante daqui, existe um lugar muito especial, lá tudo é mágico.... É neste lugar encantador que vivem os bondosos Papai e Mamãe Noel, que trabalham o ano todo para trazer lindos brinquedos a todas as crianças na sua mágica fábrica de brinquedos.

(Papai Noel) Ah! Que beleza! O natal está chegando e irei visitar todas crianças esse ano.

(Mamãe Noel) É verdade Noel, vamos levar alegria às crianças.Temos que terminar de ler todas as cartinhas,ver quem está merecendo!

(Noel):Será que as crianças estão merecendo?Será que todas foram boazinhas pro papai e para a mamãe??
(Mamãe Noel):È,precisamos ler as cartinhas com atenção!!Bom,acho q vou la fazer o jantar.....uma comidinha bem gostosa e nutritiviva,pois temos muito trabalho pela frente!
(Noel): Então vamos lá Mamãe Noel,estou com muita fome!!
(Eles saem de cena)

(Narrador) Ah! Mas nesta linda fábrica de brinquedos, o Papai Noel tem ajudantes muito especiais, são seus amigos duendes que trabalham a todo vapor ...

(DUENDES ) Tantos brinquedos bonitos!!
(Os duendes vão colocando os brinquedos parados na cena!)
(duende1) Vamos embalar tudo para presente para quando o natal chegar.

(duende 2) Cada criança vai ganhar o seu brinquedo!
(Os duendes vão ajeitando os brinquedos no lugar)

(Narrador) Nesta fábrica de brinquedos estão sendo confeccionados lindos brinquedos, e como tudo no natal é mágico esses brinquedos a noite criam vida.
(Os duendes saem e os brinquedos mexem e quando olham para trás eles param de se movimentar!)

A bailarina dança com seu soldadinho de chumbo.

Os palhacinhos são a alegria da fábrica de brinquedos -tocam e encantam a todos com a sua bandinha natalina e as bonequinhas são pequeninas e charmosas, verdadeiras princesinhas que mandam beijinhos e abraços.

(Brinquedos) Somos a alegria de todas as crianças no Natal!
(Palhacinho):Quem vai querer ganhar um palhacinho?
(Dançam todos os brinquedos)
Os duendes tiram os brinquedos de cena.

(Papai Noel) Nossa! Está quase tudo pronto para a noite de Natal! Olha só minha gente, agora vamos distribuir os presentes. Vamos logo mamãe Noel, pois à noite será linda e cheia de amor e esperança.

(Mamãe Noel) É Noel,O Natal Chegou!

(Narrador) Nesta noite a estrela brilhou mais forte lá no céu anunciando a chegada do menino DEUS.A estrela entra em cena,dá uma volta

(Estrela) Sou a estrela que veio iluminar o nascimento do menino Jesus.

(Narrador) É noite de Natal, papai e mamãe Noel chegaram para saudar o menino Jesus. Juntos trazem não somente presentes, mas a magia deste dia tão especial...

(Papai Noel) É Natal, os sinos tocam, lá em Belém! Neste dia nasceu o menino Jesus!Quando ele nasceu uma estrela ficou brilhando bem forte,mostrando o lugar onde ele tinha nascido!A estrela traz o menino Jesus.

(Narrador) José e Maria contemplam o menino Jesus que chegou ao mundo para todos salvar e abençoar. É natal de alegria e magia!

(José) Vejam todos!

(Maria) Nasceu o menino JESUS!
(Dançam Maria e José ao som da música “Noite feliz”)

(Mamãe Noel) É uma noite linda, vamos todos celebrar!

Todos voltam ao palco para cantar e dançar ao som da canção “Bate o sino”.

(Narrador) O natal é um tempo de amor, carinhos, esperanças...Presentes são bons, demonstram afeto, mas o verdadeiro presente é o que existe dentro de cada um de nós - o sentimento de paz, união e família que o nascimento do menino JESUS vem anunciar. Viva o Natal!

MEIO AMBIENTE


Meio Ambiente

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!

Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água

· Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.

· Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.

· Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

· Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.

· Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.

· Ar condicionado - utilize com moderação!

· Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.

· Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

LINHA DO TEMPO


Linha do Tempo

Bandeira da Ordem de Cristo (1332 - 1651)
Primeira hasteada em solo brasileiro.

Bandeira Real 1500 - 1521)
A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.

Bandeira de D. João III (1521 - 1616)
Usada no Brasil durante a Colonização

Bandeira do Domínio Espanhol (1616 - 1640)
Bandeira utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas

Bandeira da Restauração (1640 - 1683)
Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol

Bandeira do Principado do Brasil (1645 - 1816)
Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa.

Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683 - 1706)
Utilizada no reinado de D. Pedro II, após a morte de D. Afonso VI

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816-1821

Bandeira do período de D. João VI

Bandeira do Regime Constitucional (1821 - 1822)
Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal

Bandeira Imperial do Brasil (1822 - 1889)
Marca da emancipação política do Brasil

Bandeira Provisória da República (15 a 19 de Novembro 1889)
Marcou a transição da Monarquia para a República sendo válida por 4 dias apenas

Bandeira Nacional (19 de novembro de 1889 até os dias atuais)

É muito bacana ver nossa bandeira sendo hasteada em diversas partes do mundo em competições, comemorações e outros eventos importantes, não é mesmo?

fonte:http://www.smartkids.com.br

Nomes próprios

Nomes próprios

Iniciando o projeto Identidade, vou trabalhar com as crianças na primeira semana de aula, os Nomes de cada um já que a formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome.
Por que trabalhar com os nomes próprios na Alfabetização?
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe. Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:
· Diferenciar letras e desenhos;
· Diferenciar letras e números;
· Diferenciar letras, umas das outras;
· A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
· Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
· Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
· Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
· O nome das letras;
· Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
· Habilidades grafo-motoras;
· Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
· Os conhecimentos prévios dos alunos.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.
Seqüência de atividades
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos:· Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes).· Lista de chamada da classe.· Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Ao final das atividades, o aluno deve:
· Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
· Identificar a escrita do próprio nome.
· Escrever com e sem modelo o próprio nome.
· Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
· Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
· Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.

fonte:http://professoramelissa.blogspot.com

Colônia de Férias

Colônia de Férias

Durante o mês de Janeiro algumas escolas que trabalham com alunos em tempo integral oferecem a Colônia de Férias que tem como principal objetivo promover a integração de crianças de forma prazerosa e lúdica. Através da exploração de diversas atividades orientadas, músicas, oficinas, brincadeiras e jogos as crianças passam o dia divertindo-se na escola.

Selecionei algumas brincadeiras e atividades que podem ser feitas durante este período com crianças de 2 a 6 anos:

• Banho de mangueira.

• Pique esconde.
• Galinha choca.

• Trazer brinquedos de casa.

• Massa de modelar caseira.

• Chuva de papel picado.

• Culinária.

• Brincar com tecidos e retalhos.

• Pique pega.
• Pintura facial.• Pintura no azulejo.
• Horta (plantar)
• Brincadeiras com bexigas.
• Brincar de cabaninha (acampamento) com pijama.
• Montar circuitos.
• Cinepipoca.
• Teatro.
• Karaoke.
• Brincar com bolinhas de sabão.
• Piquenique coletivo.
• Brincar com sucata.
• Pintura coletiva em papel 40kl.
• Teatro de fantoche.
• Brincadeiras de roda.
• Pintura.
• Caça ao tesouro.
• Play
• Brinquedoteca.
• Brincar de dança da laranja.
• Meus pintinhos venham cá.
• Piques variados.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Vivo e morto.
• Guerra de bexigas com água.
• Cabo de guerra.
• Dança da cadeira.
• Pintura à dedo.
• Salão de beleza.
• Festa à fantasia.
• Atividades com as bolinhas menores. Equilibrar nas partes do corpo. Ex: cabeça, costa, mão, perna, pé e barriga.
• As crianças deverão ficar sentadas em círculo. Haverá uma bola grande. Ao sinal do monitor, a bola deverá ser passada de mão em mão ao som de uma música conhecida. Quando a música parar quem estiver com a bola na mão fará um rolamento para frente.
• Pique arco. O pegador ficará com um arco na mão. Para pegar outra criança ele deverá colocar o arco no corpo e assim sucessivamente.
• Divisão da turma em dois grupos. O gol de frente para cada grupo com uma bola cada um. Ao sinal do monitor, o primeiro aluno de cada grupo chutará em direção ao gol, após voltar para o seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que marcar mais gol será o vencedor.
• Divisão da turma em dois grupos com o mesmo número de participantes, dispostos em filas. Cada grupo terá um bolão (amarelo e azul). A primeira criança de cada grupo deverá rolar o bolão até chegar na corda deixando o bolão, após voltar correndo para seu grupo e assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro será o vencedor.
• Atividades com bola de gás. Em duplas, levar a bola junto ao corpo sem deixar cair.
• Em duplas manter a bola o maior tempo no ar, sem deixar cair.
• Pular corda.
• Dividir as crianças em dois grupos. Dois monitores deverão segurar a corda no alto. Cada grupo terá o mesmo número de bola. Ao sinal do monitor, as crianças deverão jogar as bolas por cima da corda por um determinado tempo para o lado contrário. Quando acabar o tempo o monitor contará as bolas de cada grupo. Quem tiver mais bolas no seu campo perderá.
• Divisão das crianças em grupo. Dispostos em fila com o mesmo número de participante. Ao sinal do monitor, o primeiro de cada fila deverá deslocar de caranguejo até chegar na corda, voltando correndo para a sua fila e assim sucessivamente.
• Variação da anterior. Deslocamento de quatro apoios de frente.
• Atividades em duplas. Cada dupla com uma bola. As crianças deverão jogar um para o outro sem deixar a bola cair.
• Corrida das meninas e dos meninos.
• Carrinho de mão.
• Espalhar pelo campo as bolinhas menores. As meninas deverão pegaras bolinhas azuis e amarelas e os meninos as vermelhas e verdes e colocar nas suas respectivas cestas. Quem acabar primeiro será o vencedor.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira criança de cada grupo,deverá passar a bola por cima da cabeça, quando esta chegar na última ela deverá ir para o início da fila e assim sucessivamente.

• Variação da anterior. Passar a bola por baixo das pernas.

• Dividir as crianças em dois grupos com o mesmo número de componentes. As crianças deverão ficar em fila. Cada grupo com uma bola. A primeira de cada grupo deverá correr e colocar a bola no chão dentro de um arco e voltar para a sua fila. A próxima criança pegará a bola e colocará novamente no espaço delimitado e assim sucessivamente.

• Divisão das crianças em dois grupos, construção de uma amarelinha.

• Coelhinho na toca 1,2,3. Cada criança terá um arco e ficará dentro dele disposto em círculo. Uma criança será escolhida para ficar fora do círculo e sem o arco. Quando o monitor falar coelhinho na toca 1,2,3, as crianças deverão trocar de lugar, não podendo permanecer no mesmo arco e sempre ficará um sem arco.

Datas Comemorativas.

Dezembro

01 Dia do Imigrante
02 Dia da Astronomia
02 Dia do Samba
04 Dia da Propaganda
08 Dia da Família
09 Dia do Fonoaudiólogo
10 Dia do Palhaço
11 Dia do Engenheiro
13 Dia do Marinheiro

15 Dia do Jardineiro
16 Dia do Reservista
18 Dia do Museólogo
21 Dia do Atleta
23 Dia do Vizinho
25 Natal
26 Dia da Lembrança
28 Dia do Salva-Vidas
31 Ano Novo

Janeiro

01 Dia Mundial da Paz
06 Dia de Reis
08 Dia do Fotógrafo
09 Dia do Astronauta
15 Dia do Compositor

20 Dia do Farmacêutico
24 Dia dos Aposentados
25 Aniversário de São Paulo
25 Dia do Carteiro
31 Dia do Mágico

Fevereiro

02 Dia do Frevo
10 Dia do Atleta
14 Dia da Amizade
16 Dia do Repórter
19 Dia do Esportista

22 Dia da Criação do Ibama
23 Dia do Surdo
24 Dia da Promulgação da Primeira Constituição
27 Dia do Livro Didático
27 Dia do Idoso

Março

01 Aniversário do Rio de Janeiro
02 Dia Nacional do Turismo
08 Carnaval
08 Dia da Criação da Casa da Moeda
08 Dia Internacional da Mulher
10 Dia do Telefone
12 Dia do Bibliotecário
14 Dia da Poesia

15 Dia da Escola
19 Dia do Artesão
20 Outono
21 Dia Internacional da Síndrome de Dowm
22 Dia Internacional da Água
23 Dia do Meteorologista
26 Dia do Cacau
27 Dia do Circo

Abril

01 Dia da Mentira
02 Dia do Propagandista
02 Dia Internacional do Livro Infantil
07 Dia Mundial da Saúde
07 Dia do Jornalismo
08 Dia da Natação
08 Dia do Correio
08 Dia Mundial de Combate ao Câncer
10 Dia da Engenharia
13 Dia do Hino
13 Dia dos Jovens
13 Dia do Office-Boy
14 Dia Pan-Americano
16 Dia Mundial da Voz
18 Dia Nacional do Livro Infantil
18 Dia de Monteiro Lobato
19 Dia do Exército Brasileiro

19 Dia do Índio
21 Dia do Metalúrgico
21 Tiradentes
21 Aniversário de Brasília
21 Dia da Polícia Civil
22 Dia da Terra
22 Descobrimento do Brasil
23 Dia de São Jorge
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 Dia do Contabilista
26 Dia do Goleiro
26 Dia da Primeira Missa no Brasil
27 Dia da Empregada Doméstica
27 Dia do Sacerdote
28 Dia da Educação
28 Dia da Sogra
30 Dia do Ferroviário

Maio

01 Dia do Trabalho
02 Dia Nacional do Ex-Combatente
03 Dia do Sol
03 Dia do Taquígrafo
05 Dia Nacional das Comunicações
06 Dia do Cartógrafo
07 Dia do Silêncio
07 Dia do Oftalmologista
08 Dia Nacional do Pintor
08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
08 Dia do Artista Plástico
08 Dia das Mães
10 Dia do Campo
10 Dia da Cozinheira
10 Dia da Cavalaria
10 Dia do Guia de Turismo
12 Dia Mundial da Enfermeira
13 Abolição da Escravatura
13 Dia do Automóvel
14 Dia do Seguro
15 Dia do Gerente de Banco

15 Dia da Assistência Social
16 Dia do Faxineiro
16 Dia do Gari
17 Dia Internacional das Telecomunicações
18 Dia dos Vidreiros
18 Dia Mundial dos Museus
22 Dia do Apicultor
24 Dia do Vestibulando
24 Dia Nacional do Café
24 Dia do Preso
24 Dia da Infantaria
25 Dia do Massagista
25 Dia da Indústria
25 Dia do Trabalhador Rural
27 Dia do Profissional Liberal
29 Dia do Geógrafo
29 Dia do Policial
29 Dia do Estatístico
30 Dia do Comissário de Bordo
30 Dia do Geólogo
30 Dia do Decorador

Junho

01 Dia da Imprensa
05 Dia Mundial do Meio Ambiente
07 Dia da Liberdade de Imprensa
08 Dia das Empresas Gráficas
08 Dia do Citricultor
09 Dia do Porteiro
09 Dia de Anchieta
09 Dia do Tenista
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
11 Batalha Naval de Riachuelo
11 Dia da Marinha Brasileira
11 Dia do Educador Sanitário
12 Dia dos Namorados
13 Dia do Turista
13 Dia de Santo Antônio
14 Dia do Solista

15 Dia do Paleontólogo
17 Dia do Funcionário Público Aposentado
18 Dia do Químico
20 Dia do Revendedor
21 Início do Inverno
21 Dia da Mídia
21 Dia do Intelectual
24 Dia do Caboclo
24 Dia de São João
24 Dia do Mel
25 Dia do Imigrante
29 Dia do Pescador
29 Dia da Telefonista
29 Dia de São Pedro
30 Dia do Caminhoneiro

Julho

02 Dia do Bombeiro
02 Dia do Hospital
04 Dia Internacional do Cooperativismo
08 Dia do Padeiro
10 Dia da Pizza
11 Dia do Mestre da Banda
12 Dia do Engenheiro Florestal
13 Dia do Engenheiro de Saneamento
13 Dia Mundial do Rock
16 Dia do Comerciante
17 Dia da Liberdade de Pensamento
17 Dia do Protetor de Florestas
18 Dia do Trovador

19 Dia da Caridade
19 Dia Nacional do Futebol
20 Dia do Amigo
23 Dia do Guarda Rodoviário
25 Dia do Colono
25 Dia do Motorista
25 Dia do Escritor
26 Dia da Vovó
26 Dia do Detetive Particular
27 Dia do Despachante
27 Dia do Motociclista
28 Dia do Agricultor

Agosto

01 Dia Nacional do Selo
03 Dia do Tintureiro
04 Dia do Padre
05 Dia Nacional da Saúde
08 Dia dos Bandeirantes
10 Dia da Enfermeira
11 Dia do Garçom
11 Dia da Televisão
11 Dia do Advogado
11 Dia do Estudante
12 Dia Nacional das Artes
13 Dia do Encarcerado
13 Dia do Economista
14 Dia do Combate à Poluição
14 Dia dos Pais
15 Dia da Informática

15 Dia do Solteiro
17 Dia do Patrimônio Histórico
19 Dia Mundial da Fotografia
19 Dia do Artista de Teatro
21 Dia da Habitação
22 Dia do Folclore
24 Dia do Artista
24 Dia da Infância
25 Dia do Feirante
25 Dia do Soldado
27 Dia Nacional do Psicólogo
27 Dia do Corretor de Imóveis
28 Dia do Bancário
28 Dia da Avicultura
29 Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

Setembro

01 Dia do Profissional de Ed. Física
02 Dia do Repórter Fotográfico
03 Dia do Biólogo
05 Dia do Oficial da Farmácia
05 Dia da Amazônia
05 Dia da Juventude
06 Dia do Alfaiate
06 Dia do Barbeiro
07 Dia da Independência do Brasil
08 Dia da Alfabetização
09 Dia do Administrador
09 Dia do Veterinário
14 Dia do Frevo
17 Dia da Compreensão Mundial
18 Dia dos Símbolos Nacionais
19 Dia do Comprador
19 Dia do Teatro
20 Dia do Funcionário Municipal

20 Dia do Pombo da Paz
21 Dia do Fazendeiro
21 Dia da Árvore
21 Dia do Radialista
22 Dia da Banana
23 Dia do Soldador
23 Dia do Sorvete
23 Início da Primavera
25 Dia do Trânsito
25 Dia da Tia Solteirona
27 Dia do Encanador
27 Dia do Cantor
27 Dia do Idoso
27 Dia Mundial do Turismo
29 Dia do Policial
29 Dia do Anunciante
30 Dia da Secretária
30 Dia Mundial do Tradutor

Outubro

01 Dia do Vendedor
02 Dia do Anjo da Guarda
03 Dia Mundial do Dentista
04 Dia da Natureza
04 Dia Mundial dos Animais
07 Dia do Compositor Brasileiro
09 Dia do Atletismo
11 Dia do Deficiente Físico
12 Dia das Crianças
12 Dia do Agrônomo
13 Dia do Fisioterapeuta
14 Dia Nacional da Pecuária
15 Dia do Professor

16 Dia da Alimentação
17 Dia do Eletricista
18 Dia do Médico
18 Dia do Pintor
20 Dia do Poeta
22 Dia do Paraquedista
23 Dia do Aviador
25 Dia da Democracia
25 Dia Nacional do Dentista
28 Dia do Funcionário Público
29 Dia Nacional do Livro
31 Dia das Bruxas

Novembro

04 Dia do Inventor
05 Dia da Ciência
08 Dia Mundial do Urbanismo
10 Dia do Trigo
11 Dia do Supermercado
14 Dia da Alfabetização
15 Proclamação da República

17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
20 Dia da Consciência Negra
22 Dia do Músico
23 Dia Internacional do Livro
25 Dia do Doador de Sangue
29 Dia do Café

RELIGIÕES


Religiões

Diversidade religiosa

Atualmente é muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e consequentemente, com tradições e hábitos diversificados decorrentes de suas crenças. No ambiente escolar é importante conhecer e respeitar essas diferenças principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados aos princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

Mas... O que é religião?

Chamamos de "religião" a crença na existência de um ser supremo e a manifestação desse tipo de crença por meio de doutrinas ou rituais.

Cada religião tem suas características...

São cinco as religiões predominantes no mundo, cada uma com características específicas. Conheça um pouco dessas religiões:

  • O cristianismo é uma religião monoteísta, isto é, acreditam em um único Deus. Atualmente conta com 1,9 bilhão de seguidores em todo o mundo. O termo "cristianismo" vem da palavra "cristo", que significa "pessoa consagrada, messias". Os cristãos acreditam que o espírito é eterno. Assim como ocorreu com Cristo, que ressuscitou após sua morte. Seus ensinamentos estão escritos na Bíblia, que é seu livro sagrado.
  • O judaísmo também é uma religião monoteísta e atualmente tem o menor número de fiéis: aproximadamente 12 a 15 milhões de seguidores em todo o mundo. Para os judeus, Deus criou o universo e
    continua responsável tomar conta dele. A Torá, ou a Bíblia Hebraica é o livro sagrado dessa religião.
  • Outra religião monoteísta é o islamismo. O deus dos islâmicos é chamado de Allah e esta religião nasceu com a revelação do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. Conta hoje com mais de 1,2 bilhão seguidores.
  • O budismo é uma religião fundada pelo príncipe Siddartha Gautama, aproximadamente 500 anos antes no nascimento de Cristo. Atualmente estima-se que tenha entre 250 e 550 milhões de adeptos no mundo. O príncipe, que ficou conhecido como Buda Gautama pregava sobre o desapego material e a importância de seguir princípios morais baseados na verdade e no respeito ao próximo e também sobre a importância da meditação.
  • Existem também as religiões politeístas, ou seja, as que acreditam em vários deuses e não em um único. O hinduísmo é uma dessas religiões, sendo que o deus principal é o Brahma, considerado o criador e, junto com Shiva e Vishnu, formam a tríade divina, que para os cristãos é o que representa Pai, Filho e Espírito Santo. Os ensinamentos dos hinduísmo estão nos chamados Quatro Livros Sagrados dos Vedas. Estatísticas mostram que essa religião conta com aproximadamente 700 milhões de adeptos em todo mundo.

Curiosidade: Muitas festas para louvar os deuses!

A vida Hindu é repleta de simbolismos, por isso existem festas e rezas para praticamente todas as situações possíveis. São aproximadamente 400 festejos, que podem variar de acordo com a região ou a divindade celebrada! (fonte: Guia dos Curiosos)

Inclusão! Respostas às suas dúvidas!

A revista Nova Escola, que é um excelente instrumento de pesquisa e orientação para o trabalho do educador, publicou uma reportagem sobre as principais questões ligadas a "Inclusão".

Inclui aqui uma parte desta reportagem no que se refere a gestão da aprendizagem. A integra com questões sobre espaço físico, material, equipe de trabalho e administração das questões legais você encontra na Nova Escola

Beijocas

Cris Chabes

Gestão da aprendizagem

Quem tem deficiência aprende mesmo?

Sem dúvida. Sempre há avanços, seja qual for a deficiência. Surdos e cegos, por exemplo, podem desenvolver a linguagem e o pensamento conceitual. Crianças com deficiência mental podem ter mais dificuldade para se alfabetizar, mas adquirem a postura de estudante, conhecendo e incorporando regras sociais e desenvolvendo habilidades como a oralidade e o reconhecimento de sinais gráficos. "É importante entender que a escola não deve, necessariamente, determinar o que e quando esse aluno vai aprender. Nesses casos, o gestor precisa rever a relação entre currículo, tempo e espaço", afirma Daniela Alonso.

Ao promover a inclusão, é preciso rever o projeto político pedagógico (PPP) e o currículo da escola?

Sim. O PPP deve contemplar o atendimento à diversidade e o aparato que a equipe terá para atender e ensinar a todos. Já o currículo deve prever a flexibilização das atividades (com mais recursos visuais, sonoros e táteis) para contemplar as diversas necessidades.

Em que turma o aluno com deficiência deve ser matriculado?

Junto com as crianças da mesma idade. "As deficiências física, visual e auditiva não costumam representar um problema, pois em geral permitem que o estudante acompanhe o ritmo da turma. Já os que têm deficiência intelectual ou múltipla exigem que o gestor consulte profissionais especializados ao tomar essa decisão", diz Daniela Alonso. Um aluno com síndrome de Down, por exemplo, pode se beneficiar ficando com um grupo de idade inferior à dele (no máximo, três anos de diferença). Mas essa decisão tem de ser tomada caso a caso.

Alunos com deficiência atrapalham a qualidade de ensino em uma turma?

Não, ao contrário. Hoje, sabe-se que todos aprendem de forma diferente e que uma atenção individual do professor a determinado estudante não prejudica o grupo. Daí a necessidade de atender às necessidades de todos, contemplar as diversas habilidades e não valorizar a homogeneidade e a competição.

Como os alunos de inclusão devem ser avaliados?

De acordo com os próprios avanços e nunca mediante critérios comparativos. Esse é o modelo adotado na EM Valentim João da Rocha, em Joinville, a 174 quilômetros de Florianópolis (leia mais no quadro abaixo). "Os professores devem receber formação para observar e considerar o desenvolvimento individual, mesmo que ele fuja dos critérios previstos para o resto do grupo", explica Rossana Ramos, professora da Universidade de Pernambuco (UPE). Quando o estudante acompanha o ritmo da turma, basta fazer as adaptações, como uma prova em braile para os cegos.

A nota da escola nas avaliações externas cai quando ela tem estudantes com deficiência?

Em princípio, não. Porém há certa polêmica em relação aos casos de deficiência intelectual. O MEC afirma que não há impacto significativo na nota. Já os especialistas dizem o contrário. Professores costumam reclamar disso quando o desempenho da escola tem impacto em bônus ou aumento salarial. "O ideal seria ter provas adaptadas dentro da escola ou, ao menos, uma monitoria para que os alunos pudessem realizá-las. Tudo isso, é claro, com a devida regulamentação governamental", defende Daniela Alonso. Enquanto isso não acontece, cabe aos gestores debater essas questões com a equipe e levá-las à Secretaria de Educação.

fonte: http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com

CURIOSIDADES


Curiosidades

Clube mais antigo do Mundo:
Notts County, Inglaterra [1862] - Atualmente disputando a 4ª Divisão Inglesa.

Clube mais antigo do Brasil:
O Sport Club Rio Grande (Rio Grande-RS) - considerado oficialmente pela CBF o clube mais antigo do país. Fundado especialmente para o futebol, em 24/6/1900, 48 dias antes da fundação da Associação Atlética Ponte Preta (Campinas - SP), em 11/8. O Fluminense Futebol Clube, mais antigo do Rio, surgiu em 1902.

O primeiro jogo Internacional da História do Futebol:
Escócia 0 x 0 Inglaterra
Data:
30 de novembro de 1872
Local: Glasgow - Escócia
Público: 3.500 torcedores

O Primeiro jogo de futebol no Brasil:
Funcionários da Companhia de Gás 2 × 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway
Data: 14 ou 15 de abril de 1895 (a data não é precisa)

HISTÓRIA DO FUTEBOL


História do Futebol

O INÍCIO NO BRASIL

Apesar de haver registros de jogos improvisados no país desde cerca de 1870, foi a partir do trabalho de Charles Miller que o esporte começou a ser de fato difundido. Pode-se considerar que ele tenha sido "o pai" do futebol brasileiro. No ano de 1894, quando retornava de seus estudos na Inglaterra, o paulista, descendente de ingleses e escoceses, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol do país.

Quando desembarcou de volta ao Brasil, Miller se surpreendeu ao saber que ninguém praticava o futebol no país. Sorte que havia trazido duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes. Começou então a catequizar seus companheiros de trabalho e de críquete - altos funcionários da Companhia de Gás, do Banco de Londres e da Ferrovia São Paulo Railway -, fundando o primeiro clube de futebol do Brasil, o São Paulo Athletic, que congregava os britânicos residentes em São Paulo.

O novo esporte firmou-se e, no primeiro torneio disputado no Brasil (Paulista de 1902), Miller foi o artilheiro da competição, com 10 gols em nove jogos. Sua história no clube seguiu até 1910. Depois teve algumas atuações como árbitro. Ele faleceu em 1953, coberto de glórias por ter introduzido o futebol no país.

fonte:http://www.smartkids.com.br

FUTEBOL


Futebol

Você sabia que o futebol é o esporte mais popular do mundo? A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta, que assim como as olimpíadas, também é realizada a cada 4 anos.  Milhões de espectadores ficam ligados nas partidas em que vários países disputam pelo título de melhor do mundo. O Brasil tem seis títulos mundiais – hexacampeão! É para ter orgulho sim, nenhum país obteve tantos títulos!

O brasileiro tem verdadeira paixão pelo futebol, quase toda a criança tem uma bola de futebol no pé. Aposto que você e seus amigos adoram jogar bola, não é verdade?

HISTÓRIA DO FUTEBOL

A data exata do surgimento do futebol é algo que ninguém pode afirmar que sabe. A brincadeira de chutar algum objeto sempre esteve presente na história da humanidade, seja uma pedra, uma fruta ou até um crânio!
Jogos que utilizam os pés existem há milhares de anos - há registros que datam de 4.500 anos antes de Cristo. Um exemplo é o kemari, criado no Japão, na época dos imperadores Engi e Tenrei. Os nobres da corte imperial praticavam o esporte em volta de uma cerejeira. O jogo consistia em tocar uma bola feita de fibra de bambu com os pés e as mãos. Sem espírito competitivo, era executado com delicadeza e habilidade. Lembrava mais uma dança, sem haver uma pontuação.
Outro parente próximo do futebol é o Tsu-chu, que foi criado na China, por volta de 1.400 A.C. No Tsu-chu os praticantes tinham que passar uma bola por dentro de duas estacas enfiadas no chão, que ficavam dez metros distante uma da outra. A bola, com capim em seu interior, podia ser conduzida tanto com os pés como pelas mãos. No início, o objetivo principal desse esporte era o treinamento militar, mas logo os nobres se interessaram pelo jogo e começaram a praticá-lo. Tornou-se uma atividade de lazer da nobreza. Só no século II, na época da dinastia Han, o futebol finalmente chegou ao povo.

Na Roma dos grandes Imperadores, praticavam um esporte chamado de Harpastum. Júlio César gostava muito deste jogo, que era praticada pelas tropas do Imperador, entre uma batalha e outra. O objetivo era entreter e manter a forma física dos soldados, funcionando como treinamento para as tropas que dividiam-se em dois grupos: defensores e atacantes.
Em Florença, na Idade Média, surgiu o Calccio Fiorentino, considerado o pai do futebol moderno. O jogo era realizado na Praça Della Signoria de Florença, entre duas equipes, que poderiam usar as mãos e os pés para movimentar a bola. O gol era marcado quando a bola passava por cima de dois postes. Com o sucesso do esporte, ele chegou a Roma e era jogado em uma praça ao redor do Vaticano, tendo como praticantes os papas Clemente VII, Leão X, Urbano VIII e até Santo Agostinho (um possível motivo dos padres agostinianos serem incentivadores do futebol em suas escolas pelo mundo).

Na França, o Soule, semelhante ao Calccio Fiorentino, mas parente distante do futebol, atravessou fronteiras e chegou à Grã-Bretanha, onde evoluiu e aprimorou-se, chegando ao surgimento do rugby.
Já na metade do século XIX, este esporte evoluiu e começou a ser chamado de rugby. Entre os muitos clubes praticantes, alguns preferiam jogar a bola com os pés, chamando-o de football. Doze clubes, ou associações, adeptos ao jogo com os pés, marcaram uma reunião para tomar uma decisão: queriam praticar um esporte e com regras diferentes que as do rugby.
No encontro que ocorreu na cidade de Londres, em 26 de outubro de 1863, os clubes criaram a Football Association e adotaram as regras que haviam sido criadas pela Universidade de Cambridge. Ficou decidido que cada equipe teria no máximo onze e no mínimo sete jogadores. No decorrer dos anos a demais regras foram introduzidas e aprimoradas.
Em 1904, foi fundada, em Paris, a Fifa. Com o imenso sucesso do futebol nos jogos olímpicos, o então presidente da entidade, o francês Jules Rimet, animou-se em organizar a primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai e que contou com a presença de 16 seleções. Hoje é o evento mais assistido em todo o planeta.

PROJETO: TRÂNSITO

INTRODUÇÃO

O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...

O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.

Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças.

JUSTIFICATIVA

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

OBJETIVOS

* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
*Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar os principais sinais de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

- Debates em rodinhas;
- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

RECURSOS
- HUMANOS: alunos, professores, pais, guarda de trânsito.

- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.

CONTEÚDOS

- PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
- MATEMÁTICA: desenhos geométrico.
- ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
- HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- CIÊNCIAS: primeiros socorros.



AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:

- Observando a participação, interesse e entusiasmo;

- Resolução de dúvidas;

- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;

- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;

- Observando as mudanças comportamentais;

- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

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fonte:http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com

ÁGUA


Água

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
(Composição: Guilherme Arantes)

Já ouviu esta música? É do cantor e compositor Guilherme Arantes. Através dela o compositor mostra de uma forma inteligente o ciclo da água e sua importância para natureza. Escute com atenção para perceber.

O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

Importância da água

Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparaçãode grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!

Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.

Mas... Há um detalhe importante...

Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

Existem soluções viáveis

Não adianta falar dos problemas se não pensarmos em soluções, e neste caso já há diversos estudos que mostram projetos viáveis para reduzir desperdícios, ampliar o saneamento básico e reduzir a poluição.

As soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com acesso a água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.

Há também informações de soluções bem-sucedidas em áreas que já sofrem com a escassez de água. Tudo isso pode que ser estudado com muito empenho e, principalmente ser aplicado o mais rápido possível.

Enquanto isso...

Mudanças mais amplas como as mencionadas acima levam tempo para serem efetivadas, mas, principalmente no que diz respeito à água, podemos contribuir para a reversão desse quadro através de atitudes simples, mas que pode fazer a diferença. Seguem algumas dicas:

ü Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;

ü Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!

ü Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;

ü Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;

ü Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior; 

ü Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;

ü Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.

Se cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta!

O Brasil é privilegiado

Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.

Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.

Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.

Curiosidades

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

Você sabia que a água pode ser encontrada de formas diferentes na natureza? Para saber mais sobre os estados físicos da água, clique aqui!