domingo, 14 de julho de 2019

Escola Lugar de conhecimento

Escola_______________________________________________

     3° Bimestre/18
Disciplina:  Língua Portuguesa       

4° Ano


Professora:
Aluno:
  
Data: ___/___/18

Atividades de Língua Portuguesa  
1)- Leia:









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Fonte: internete.
Justificativa:
A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de 
alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo o seu 
universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico, 
o prazeroso no processo de aprendizagem.

Objetivos:
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira lúdica.
·         Identificar palavras e frases dentro do texto memorizado.

Conteúdos: linguagem oral e escrita.
Ano: 1° e 2° ano.
Tempo estimado: Oito aulas.
Parlenda: O macaco foi à feira.

Material necessário:
·         Cópia da parlenda em letras de forma.
·         Texto fatiado em frases, palavras e silabas.
·         Lápis de cor.

Desenvolvimento:
1° etapa:
·         Contextualizar. Vamos dar inicio a um trabalho com 
parlendas.
Vocês conhecem alguma?            
Vou recitar uma que vamos memorizar.
·         Recitar a parlenda para os alunos.

PROJETO DE LEITURA:
BOA LEITURA,
BOA NOITE!
Black and White Black and White Monster Reading a Book

1° ANO
TIA DANY

Beldani - Logo 25 Anos (1)
TEMA: BOA LEITURA, BOA NOITE!
PROBLEMÁTICA:
 Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?
JUSTIFICATIVA:
A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na teoria de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de partes mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir.
OBJETIVO GERAL:
•Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização do projeto “Boa Leitura, Boa Noite.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Envolver a família nas práticas de leitura;
•Colocar o aluno em contato com variados livros;
 •Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
•Resgatar a atenção da família para com a criança;
•Motivar o aluno a querer ler;
 •Desenvolver a paixão por livros;
•Promover a aproximação aluno, escola e família;
•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;
CONTEÚDOS DA MALETA:
7 LIVROS
CADERNO DE REGISTRO
MASCOTE “MONSTRINHO SABIDO”

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Cada semana um aluno será sorteado e levará para casa a maleta viajante do projeto. Todas as noites a criança deverá escolher um dos livros e realizar a leitura para um adulto da família e para o “Sapo Sabido”. Ela poderá ter a ajuda do adulto na leitura das palavras que tiver dificuldade. Esses momentos deverão ser registrados através de fotos no caderno que está na maleta. Após a leitura dos 7 livros a criança deverá escolher o livro que mais gostou, preencher a ficha de leitura e colar no caderno de registro.
                   Boa Leitura! Beijocas da Tia Dany.


ESCOLA MUNICIPAL PADRE GERMANO MAYER
Aluno: _____________________________________________ 5° ano ____

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS –1º Bimestre

1) Leia o texto:
A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.
Ele era um pássaro diferente de todos os demais: era encantado.
Os pássaros comuns, se a porta da gaiola ficar aberta, vão embora para nunca mais voltar.
Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades...
Suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava.
Certa vez voltou totalmente branco, cauda enorme de plumas fofas como o algodão...
Menina, eu venho de montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco do encanto que eu vi, como presente para você...”
E assim ele começava a cantar as canções e as histórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro.
Outra vez voltou vermelho como o fogo, penacho dourado na cabeça.
Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. Minhas penas ficaram como aquele sol e eu trago as canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes.”
E de novo começavam as histórias.
A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isso voltava sempre. Mas chegava sempre uma hora de tristeza.
Tenho de ir”, ele dizia.
  Por favor, não vá. Fico tão triste. Terei saudades. E vou chorar...” E a menina fazia um beicinho...
“— Eu também terei saudades” dizia o pássaro. “Eu também vou chorar. Mas vou lhe contar um segredo: as plantas precisam da água, nós precisamos do ar, os peixes precisam dos rios… E o meu encanto precisa da saudade. É aquela tristeza, na espera da volta, que faz com que as minhas penas fiquem bonitas. Se eu não for não haverá saudade. Eu deixarei de ser um pássaro encantado. E tu deixarás de me amar.”
Assim, ele partiu. A menina, sozinha, chorava de tristeza à noite, imaginando se o pássaro voltaria. E foi numa dessas noites que ela teve uma ideia malvada:
“— Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá. Será meu para sempre. Não mais terei saudades. E ficarei feliz…”
Com estes pensamentos, comprou uma linda gaiola, de prata, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera. Finalmente ele chegou, maravilhoso em suas novas cores, com histórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu. Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola, para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz. Foi acordar de madrugada, com um gemido do pássaro…
“— Ah! menina… O que é que fizeste? Quebrou-se o encanto. As minhas penas ficarão feias e eu me esquecerei das histórias… Sem a saudade, o amor irá embora…”
A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas não foi isto que aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ia ficando diferente. Caíram as plumas e o penacho. Os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio: deixou de cantar. Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava. E de noite ela chorava, pensando naquilo que havia feito ao seu amigo…
Até que não mais aguentou. Abriu a porta da gaiola.
“— Pode ir, pássaro. Volte quando quiseres…”
“— Obrigado, menina. É, eu tenho de partir. E preciso de partir para que a saudade chegue e eu tenha vontade de voltar. Longe, na saudade, muitas coisas boas começam a crescer dentro da gente. Sempre que você ficar com saudade, eu ficarei mais bonito. Sempre que eu ficar com saudade, você ficará mais bonita. E você se enfeitará para me esperar…”
A menina e o pássaro encantado,