quinta-feira, 2 de março de 2017

Projeto "Contando Contos: um, dois, três, cada um tem sua vez..."

Atividades de 1a. a 4a. série

Projeto "Contando Contos: um, dois, três, cada um tem sua vez..."

Gravar uma fita cassete que contenha histórias populares da tradição oral, do tipo contos de acumulação, selecionadas pela classe, para ser doada para uma instituição que trabalhe com crianças portadoras de deficiência visual.

Expectativas de aprendizagem

a) Compreensão das características lingüístico-discursivas do gênero priorizado para o trabalho.
PROJETO: " PROFISSOES- UM DIA, CADA UM TERÁ A SUA".
ADRIANA PALMEIRA DOS SANTOS
EVELIN MACEDO DO VALE
PROJETO:
“Profissões: Um dia, cada um terá a sua”

Projeto apresentado à Faculdade Metropolitana de Caieiras (FMC), Curso de Pedagogia, como exigência do curso Elaboração e Gestão de Projetos Educativos e do Programa de Estágio em Gestão Escolar, para a Profa. Ms. Rose Meire C. Furlan e Profa. Lurdes Bernardes.
PROJETO ÁGUA

A vida na água

OBJETIVOS: conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares

COMO SURGIU O TEMA? Durante o 1ª semestre, os alunos do Pré, desenvolveram o projeto: "A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA". Neste percurso, descobriram que: NA ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !

E QUISERAM DESCOBRIR MAIS:

• Que tipos de peixes e plantas existem na água?
• Como os peixes nascem?
• Como os peixes respiram?
• Tudo o que vive na água sabe nadar?
• O que os animais que vivem na água comem?

  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DA EJA








                                             

                                                                              "Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."
                                                                                                   Augusto Cury   




ITAMARAJU-BAHIA
2016



FELIZ ANO LETIVO EM 2016




Nome: ________________________
   Endereço: _____________________          Bairro: _______________________
Cidade: ___________  CEP: _______
Telefone: _____________________
E-mail________________________


O que é indústria cultural

INTRODUÇÃO

Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
A principal forma cultural construída por estas indústrias é a televisão que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação.

quarta-feira, 1 de março de 2017

O IDOSO MERECE RESPEITO
Conhecendo os direitos dos idosos
Você sabia que:
§ toda pessoa adulta com mais de 60 anos é considerada idosa?
§ a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de amparar o idoso, garantindo-lhe o direito à vida?
§ os motoristas de ônibus devem parar o veículo próximo à calçada para que o idoso suba e desça com mais facilidade?
§ os idosos têm direito à aposentadoria, os homens após 35 anos de trabalho e as mulheres após 30 anos de trabalho?
§ nos postos de saúde, hospitais, bancos, supermercados e correio o idoso tem direito ao atendimento preferencial?
§ o idoso tem direito a condução gratuita no sistema de transporte coletivo?
§ o idoso tem direito a meia entrada em cinemas, teatros, espetáculos, etc.?
Escreva um pequeno texto relatando duas cenas envolvendo idosos: uma em que a pessoa idosa foi respeitada e outra em que ela foi desrespeitada.
Para saber mais sobre o assunto entreviste cinco pessoas e pergunte a elas:
§ Você tem alguma pessoa idosa na família?
§ Como é o dia-a-dia dessa pessoa?
§ Você conhece os direitos do idoso? Cite um deles.
Anote as respostas dos entrevistados em seu caderno. Se alguma das pessoas não conhecer os direitos dos idosos, comente-os com ela.
  PROJETO DE LITERATURA
         Profª Ana Lúcia Ferreira Tessari da Silva/1999


MENINA   BONITA   DE   LAÇO   DE   FITA  
(Ana Maria Machado)


Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
Apele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:

Os Lusíadas – Luís de Camões

Veja o resumo do poema épico de Luís Vaz de CamõesOs Lusíadas, que, à imitação de Homero e Virgílio, traduz em verso toda a história do povo português e suas grandes conquistas, tomando, como motivo central, a descoberta do caminho marítimo para as Índias por Vasco da Gama em 1497/99.
Para cantar a história do povo português, em Os Lusíadas, Camões foi buscar na antigüidade clássica a forma adequada: o poema épico, gênero poético narrativo e grandiloqüente, desenvolvido pelos poetas da antigüidade para cantar a história de todo um povo. A Ilíada e a Odisséia, atribuídas a Homero (Século VIII a. C), através da narração de episódios da Guerra de Tróia, contam as lendas e a história heróica do povo grego. Já a Eneida, de Virgílio (71 a 19 a.C.), através das aventuras do herói Enéas, apresenta a história da fundação de Roma e as origens do povo romano.