domingo, 24 de março de 2019

Fonte: internet.
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1) Piaget e Vygotsky adotam a teoria Concepção interacionista:

Jean Piaget elaborou uma teoria do conhecimento, explica como ocorre a construção do conhecimento nos campos social, afetivo biofisiológico e cognitivo. Ele não propõe um método de ensino, porém, ao elaborar uma teoria do conhecimento, ele subsidiará a ação de psicólogos e pedagogos. E com o mesmo pensamento, temos Lev Semenovich Vygotsky, que para ele, a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural.
A Concepção Interacionista, é desenvolvimento humano resultante de trocas recíprocas ao longo de toda a vida, entre o indivíduo e o meio, em que ambos se influenciam e se modificam.
O desenvolvimento humano e a construção de conhecimentos ocorrem por meio da interação da criança com outras pessoas do seu meio ambiente, especialmente as pessoas responsáveis por seus cuidados e com as quais ela se relaciona afetivamente. Nessa perspectiva, o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, resultante da ação da criança sobre o mundo e compartilhado entre duas ou mais pessoas, bem como por intermédio delas.

A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A educação para a infância originou-se com o objetivo de conceber as crianças o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Falar da infância não é uma tarefa fácil, no entanto, desafiadora; conhecer a educação infantil demanda um olhar atento, curioso e muita pesquisa. Para atuar como professor na educação infantil não basta dizer apenas “eu gosto de criança”, é necessário um desejo sincero de compreendê-la.
O profissional educativo infantil é aquele que escolhe esse campo para atuar por que acredita çoar constantemente, pois reconhece suas limitações, pesquisa porque sabe que não basta fazer qualquer coisa, planeja suas ações porque reconhece a importância da intencionalidade e especialmente por que tem o desejo de aprender.
De acordo com as diretrizes a proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas. É necessário um processo coletivo da comunidade escolar, pois é cada vez mais cedo a entrada das crianças nas escolas.
Educação da Criança de 0 A 5 Anos
Com base no histórico da educação infantil, é possível compreendermos que a creche fundada no século XVII tinha educacional, garantindo legislativamente o direito a todas as crianças brasileiras, de 0 a 6 anos de idade, de serem cuidadas e educadas em centros de educação infantil. A implementação das Diretrizes pelo Ministério da Educação propõem saúde e bem estar as crianças uma meta para educadores infantis em parceria com os familiares.
Organização e didática na Educação Infantil
As ações dos professores devem ser organizadas e compartilhadas com seus pares, o processo educativo não é algo que se constrói sozinho. A formação continuada contribui muito para o fortalecimento do trabalho do professor nos grupos de estudos, os educadores compartilha suas dificuldades, aprendem com os colegas e amenizam os obstáculos do cotidiano. A função do professor não é simplesmente ministrar aulas, mas, elaborar uma proposta pedagógica bem estruturada e de acordo com sua realidade, planejar suas aulas, refletir sobre suas ações e proporcionar a experiência de interação e conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras garantidas pela Diretriz às crianças.
O universo escolar além de acolhedor, deverá ser voltado para o desenvolvimento gradativo da cidadania, autonomia moral e cognitiva e na construção da identidade do aluno. Como todo e qualquer espaço e tempo de formação escolar, a educação infantil precisa corresponsabilizar-se, como as demais etapas de escolarização com a transmissão da herança cultural. A constituição com o olhar voltado para a educação com direito de todos e um dever do Estado e da Família, garante-se o atendimento das crianças em creches e pré-escolas e assegura à criança e ao adolescente o direito à vida.