ROTEIRO COMENTADO
DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
Escola Municipal ....
Professora:________________________________________________________________
Série:______ Turma: ______ Turno: Tarde Data: ___/___/2007
Aluno-estagiário:
_______________________________________________ Nº _________
ÁREAS DO
CONHECIMENTO:
Verifique qual ou quais áreas do conhecimento (eixos)
será trabalhado em sua aula.
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Cite o tema da aula a ser desenvolvido de forma
interdisciplinar.
OBJETIVOS:
É a descrição clara do que se pretende
alcançar como resultado da nossa atividade. Os objetivos nascem da própria
situação: da comunidade, da família, da escola, da disciplina, do professor e
principalmente do aluno. Os objetivos, portanto, são sempre do aluno e para o
aluno.
Os objetivos específicos são proposições referentes às
mudanças comportamentais esperadas para um determinado grupo-classe.
Para manter a coerência interna do trabalho
de uma escola, o primeiro cuidado será o de selecionar os objetivos específicos
que tenham correspondência com os objetivos gerais das áreas de estudo que, por
sua vez, devem estar coerentes com os objetivos educacionais do planejamento de
currículo. E os objetivos educacionais, conseqüentemente, devem estar coerentes
com a linha de pensamento da entidade à qual o plano se destina.
Dicas:
Partindo dos conteúdos, redigirá os
objetivos específicos, ou seja, os resultados a obter do processo de construção
de conhecimentos, conceitos, habilidades.
Na redação, o professor transformará
tópicos das unidades numa proposição (afirmação) que expresse o resultado
esperado e que deve ser atingido por todos os alunos ao término daquela aula.
Os resultados são conhecimentos
(conceitos, fatos, princípios, teorias, interpretações, idéias organizadas, etc.)
e habilidades (o que deve aprender para desenvolver suas capacidades
intelectuais, motoras, afetivas, artísticas, etc.)
Na redação dos objetivos específicos, o
professor deve indicar também as atitudes e convicções em relação à matéria, ao
estudo, ao relacionamento humano, à realidade social (atitude científica,
consciência crítica, responsabilidade, solidariedade, etc.)
Devem ser redigidos com clareza, ser
realistas, corresponder à capacidade de assimilação dos alunos, conforme seu
nível de desenvolvimento mental e sua idade. Consulte a lista de verbos e a
taxionomia de Bloom para facilitar a redação dos objetivos. Uma aula deve ter
vários níveis de aprendizagem, desde conceitos mais elementares aos mais
elaborados, tendo em vista a prática social.