sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-PETI.

Planejamento do mês agosto

Neste mês de agosto será o mês da culminância do nosso Projeto “Vida e Obra de Jorge Amado”

Então será necessário que vocês educadoras que já vem se dedicando muito a esse feito, desenvolvam atividades relacionadas com o tema “Jorge Amado”.

Além das atividades sobre o escritor Jorge Amado faremos também as atividades habituais, para isso aqui estão algumas atividades baseadas nas Datas Comemorativas deste mês como:

03. Dia do Capoeirista, 05 • Dia Nacional da Saúde, 11 • Dia do Estudante, 12. Dia dos Pais, 14. Dia do Combate à Poluição, 22 • Dia do Folclore, 24 • Dia da Infância, 25 • Dia do Soldado, 27 • Dia do Psicólogo, 29 • Dia Nacional do Combate do Fumo.

Dia do Capoeirista. Falar dessa arte brasileira que nasceu com os escravos e que é muita descriminada.

Atividades:

Levar um Capoeirista ao espaço para falar um pouco dessa arte para nossas crianças e adolescentes, procure saber se tem alguma criança ou adolescente que pratica essa modalidade esportiva e peça que fale sobre a capoeira. Essa data foi criada no dia que foi assinada a Lei nº 4.649, de 1985 na cidade de São Paulo.

Dia Nacional da Saúde.

Foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Um momento para falar da importância de estudar, Oswaldo Cruz entrou na faculdade de medicina aos 15 anos. Falar da importância das vacinas, da higiene e hábitos saudáveis na alimentação. Chame uma enfermeira para falar sobre esse dia.

Dia do Estudante. O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, data que, em 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda.

Desenvolver atividades recreativas com todos eles. (fica a critério de vocês educadora que sabem muito conduzir essas atividades.).

Dia dos Pais. Segundo domingo de agosto, cairá este ano no dia 12. Fazer lembranças e organizar um café da manhã para os pais, assim como vocês fazem com o dia das mães.

Dia Mundial de Combate a Poluição.

Organizar um mutirão na localidade do espaço. Fazer aquela velha experiência da agua suja e da agua limpa.

Dia do Folclore. Essa é outra atividade que sempre foi bem organizada por vocês. Lembro bem que até caruru já foi organizado. Então vamos falar das lendas locais, sem perder de vistas as nossas de outras regiões do país.

Dia da Mundial da Infância.

Essa data tem tudo a ver com o nosso trabalho é o Dia Mundial da Infância é comemorado no dia 24 de Agosto.

O Dia da infância, ao contrário do Dia Mundial da Criança ou o Dia da Criança, tem o propósito de se refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo inteiro.

Então vamos falar da importância dos programas do tipo PETI, Bolsa Família, CRAS, CREAS, da escola, da família para elas.

Vamos chamar ate o espaço, algum membro da família ou quem é responsável pela criança ou adolescente para falar sobre como foi a sua infância. (chame a Assistente Social do CRAS ou CREAS, para falar o que é a infância).

Produza cartazes com os direitos das crianças e peça que elas façam uma carta para a Presidente Dilma pedindo o cumprimento das leis que protegem as crianças e os adolescentes.

Dia do Soldado. Como é sempre comemorado na escola e também no PETI chame um PM ou Guarda Civil para falar do trabalho deles para que diminua essa distancia entre os adolescentes e os policiais.

Dia do Psicólogo. No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.

Levar o psicólogo do CRAS ou CREAS que são os nossos parceiros para falar como é feito o trabalho dele.

Dia de Combate ao Fumo. Essa data é muito importante, pois nosso publico entra muito cedo no mundo do tabagismo.

Para esse dia seria bom levamos carteiras vazias de cigarros (sei que nojento e horrível para quem não fuma; mas é para uma boa causa) para mostrar aqueles desenhos que são obrigatórios nas embalagens.

Peça para uma enfermeira ir até o espaço para falar das doenças causadas pelo uso do cigarro. Principalmente quando ele é falsificado.

Então turma essas são as atividades sobre as Datas Comemorativas. Boa sorte e bom trabalho.

Aqui atividades sobre Jorge Amado.

O Projeto “Vida Obra de Jorge Amado” esta chegando ao fim, com a culminância no dia 23 com a nossa apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus.

Atividades:

· Rever como estão todas as atividades nas três zonas,

· Levar material sobre Jorge Amado disponibilizado pela Fundação Cultural nos espaços, chamar algum professor de literatura brasileira para falar sobre Jorge Amado;

· Pedir que façam um poema sobre o nascimento dele.

O principal trabalho desse mês e a realização do projeto. Projeto esse que vai mostrar a importância do PETI para as nossas crianças e adolescentes.

Vamos mostrar que somos capazes de realizar um bom trabalho que o nosso trabalho será visto por muita gente e fará parte das comemorações do centenário de Jorge Amado no calendário das comemorações aqui na cidade.

Então vamos dedicar toda a nossa força nesse projeto, somos capazes de mudar o mundo, somos dedicadas ao nosso oficio que é atender e proteger as crianças e adolescentes que são retiradas do trabalho infantil e que acreditamos que elas são capazes de fazer acontecer.

A LENDA DO MILHO

TABAJARA ERA UM VELHO ÍNDIO MUITO BONDOSO E QUERIDO PELO SEU POVO.

A TRIBO ESTAVA PASSANDO POR MUITA DIFICULDADE. NÃO HAVIA CAÇA E A PESCA ESTAVA DIFÍCIL.

O VELHO ÍNDIO, SENTINDO QUE IA MORRER, REUNIU OS HOMENS DE SUA TRIBO E DISSE:

— ENTERREM MEU CORPO NUMA COVA BEM RASA. CUBRAM-ME COM PALHA SECA E POUCA TERRA. ESPEREM VIR O SOL E A CHUVA. ALI NASCERÁ ALIMENTO PARA TODA TRIBO.

APÓS A MORTE DE TABAJARA, SEU POVO FEZ O QUE ELE HAVIA MANDADO.

SOBRE A COVA DO VELHO GUERREIRO, APARECEU UMA PLANTA. SUAS FOLHAS COMPRIDAS LEMBRAVAM A LANÇA DE TABAJARA.

SUA FLOR VISTOSA PARECIA O COCAR DO CHEFE ÍNDIO E A TRIBO DESCOBRIU QUE SUA ESPIGA ERA UM DELICIOSO ALIMENTO.

FOI ASSIM QUE SURGIU O MILHO.

(ADAPTAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO)

clip_image002

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1-TABAJARA ERA UM:

A( )VELHO ÍNDIO

B( )VELHO NEGRO

C( )VELHO DOENTE

2-A TRIBO ESTAVA PASSANDO POR DIFICULDADES, POIS ESTAVA SEM:

A( )PESSOAS PARA PLANTAR

B( )CAÇA E PESCA

C( ) SEM MILHO E MANDIOCA

3-O VELHO ÍNDIO, AO VER QUE IA MORRER PEDIU PARA QUE:

A-( )JOGASSE SEU CORPO NO RIO

B-( )ENTERRASSE SEU CORPO NO MEIO DA FLORESTA

C-( )ENTERRASSE SEU CORPO NUMA COVA BEM RASA E CUBRISSEM COM PALHA E POUCA TERRA

4- NASCEU NA COVA DO VELHO ÍNDIO : clip_image004

A( )MANDIOCA

B( )MILHO

C( )GUARANÁ

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Verbete de enciclopédia: reúne informações sobre as áreas do conhecimento humano, como ciências, geografia, arte, literatura, medicina...

Tirinha: é uma história contada com recursos gráficos e lingüísticos, em dois, três ou quatro quadrinhos. Publicada geralmente em jornais e revistas, elas têm o objetivo de divertir o leitor.

Fábula: é uma história curta, que geralmente tem como personagens mais importantes animais que pensam e agem como pessoas. A fábula termina com uma moral, que tem o objetivo de ensinar uma lição ao leitor.

Bilhete: é uma mensagem resumida, contendo apenas o essencial do assunto. Na maioria das vezes, usa-se esse tipo de correspondência quando não é possível estar pessoalmente com quem se quer comunicar.

Notícia: é o relato de fatos e acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. Informar é a função da notícia, que é publicada em jornais, revistas e sites.

Anedota ou piada: é a narrativa curta de um fato engraçado e tem a função social de divertir, provocar o riso. Costuma ter final inesperado.

Divulgação científica: pode noticiar uma descoberta ou apenas aprofundar um tema com o objetivo de explicá-lo à luz da ciência. Neste último caso, geralmente, ele é escrito por um especialista no assunto. Traz informações sobre pesquisas e descobertas da ciência. A linguagem é simples para ser compreendida pelo leitor que não domina os termos específicos da área.

Poema: se caracteriza principalmente pela composição em versos e estrofes. Utiliza comparações com sentidos diferentes dos usuais, para transmitir emoção desejada pelo poeta. Exprime a visão particular do poeta sobre a realidade. O poeta apresenta uma forma diferente de ver os fatos comuns do cotidiano. Para isso, ele explora ao máximo o sentido e o som das palavras.

Poema narrativo: conta uma história por meio de versos, que podem ou não rimar. Em geral, ele apresenta os mesmos elementos dos textos narrativos em prosa: ações, personagens, tempo, espaço, narrador. A seqüência dos acontecimentos é apresentada em diferentes estrofes.

Reportagem: aprofunda a investigação de um fato, buscando mais informações e diferentes opiniões sobre o assunto tratado. È o que a difere da notícia, que apenas relata o fato ocorrido.

Propaganda: tem por objetivo divulgar produtos, ideias ou serviços e convencer o público-alvo da necessidade de adquirir esses produtos e serviços ou seguir as ideias anunciadas.

Tem três elementos fundamentais: a imagem, o texto principal e uma frase curta, de fácil memorização, que promove as qualidades de um produto, serviço ou uma ideia. Essa frase é chamada slogan. Divulga um produto, um evento, um serviço ou uma ideia. Quando se trata de um evento, o anúncio informa data, horário e local em que acontecerá.

Contos populares: são narrativas, em geral, simples e curtas, contadas e recontadas de geração em geração. Além de entreter, essas histórias preservam a cultura popular. Nesses contos, muitas vezes, as personagens são animais com características humanas.

História em quadrinhos: é geralmente contada por meio de imagens (linguagem não verbal) e de palavras (linguagem verbal)

Receita Culinária: ensina a preparar um alimento. O texto apresenta basicamente três partes: título (nome do prato) e os subtítulos: ingredientes (alimentos necessários para o preparo) e o modo de preparo (procedimentos que devem ser realizados para preparar o alimento).

Instruções de confecção: ensinam o leitor a produzir objetos. Para isso, apresenta, inicialmente, os materiais que serão usados e, em seguida, os procedimentos que devem ser seguidos.

Conto de assombração: a ação geralmente se passa à noite e há sempre um fantasma, um ser misterioso ou sobrenatural.

Texto instrucional: tem a finalidade de orientar, dar instruções ao leitor sobre a realização de alguma tarefa. Para que o leitor compreenda com mais facilidade as instruções, é comum a presença de desenhos ilustrando o texto escrito.

Diálogo: é a conversa estabelecida entre duas ou mais pessoas. Ele pode apresentar elementos que indicam o lugar e o tempo em que à conversa acontece. Os sinais de pontuação usados para indicar quem está falando são: travessão e as aspas.

Narrativa de enigma: há sempre um mistério a ser desvendado. O objetivo é prender a atenção do leitor até o fim da história, quando o segredo é revelado.

Carta do leitor: expressa a opinião do leitor sobre matérias publicadas em jornais, revistas ou sites. Ela deve conter um argumento que justifique a opinião.

Crônica: tem como tema mais freqüentes fatos comuns do cotidiano.

Texto narrativo: apresenta, em gera, os seguintes elementos: seqüência de acontecimentos, narrador, personagens, tempo e espaço. O narrador pode contar a história (narrador-observador) ou também participar dela (narrador-personagem). As personagens podem ser representadas por pessoas, animais ou coisas que vivenciam os acontecimentos em determinado momento e lugar.

Data_____________________________prof______________________________________

Aluno: ..............................................................4ª série.

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Você gosta de pássaros em gaiolas?

IRACEMA MEDROSA

__ Iracema é uma medrosa!...

__ Iracema é uma medrosa!...

__ Iracema é uma medrosa!...

A gente ficava em bando, voando à sua volta e gritando sempre:

__ Iracema é uma medrosa!...

Seus olhinhos castanhos se enchiam d’água.

__ Não façam assim __ murmurava.

A gente pousava na rama e comentava:

__ Ora, Iracema, o que é que tem?

Vamos até lá. A gente fica pendurada nos fios elétricos e é uma delícia. Balança-se que não se acaba mais. Prá lá... prá cá.

__ Não. Não. Eu não vou. Tenho medo. Vocês nunca deviam ir. Nunca deviam sair da floresta.

__ Bobagens! Que é que tem?

__ Tem sim. E se vocês encontram um alçapão? __ indagava Iracema nervosa. __ E se tem uma gaiola?

__ Gaiola? __ perguntei espantado.__ Que é isso? Mamãe nunca falou pra gente sobre gaiola.

__ É porque vocês são crianças.

__ Então, Iracema, fale. Conte para a gente o que é gaiola.

Iracema arrepiou-se e sua vozinha saiu trêmula.

__ Gaiola é uma coisa horrível. Uma coisa muito feia. Uma floresta de árvores fininhas, amarradas por um cipó chamado arame. Tem uma porta. Botam a gente lá dentro, e pronto. Nunca mais se sai de lá.

__ Ah! Isso não existe. Você está imaginando coisas. Vamos balançar nos fios.

Ela torceu nervosamente as pontas das asas.

__ Vocês me desculpem, mas eu não vou.

Dizendo isso, levantou vôo e fugiu para o coração da mata que nesse momento era quente e acolhedor.

A gente ficou caçoando dela aos berros.

__ Iracema é uma medrosa!...

__ Iracema é uma medrosa!...

Como ficou longe aquele vozerio:__ Iracema é uma medrosa.

Agora meus olhos se enchem d’água e eu vejo a gaiola em volta do meu corpo moço. Iracema tinha ração: A gaiola é uma coisa horrível!

Já não tenho vontade de me mover. Nem sei mesmo se me acostumei em dar pulos de um poleiro para o outro. Tudo tão triste. Triste. Triste.

__ Rapaz, que tristeza é essa?__ perguntava da outra gaiola, seu Pedro, um velho tié-sangue.

Isso passa. No começo é sempre assim. Daqui a pouco você começará a cantar e cantando a vida fica bonita até dentro de uma gaiola.

__ Não. Eu nunca cantarei. Eu nunca cantarei.

E me lembrava de Iracema que jamais passaria por tudo que eu já passara. Iracema teria ninhadas e ninhadas de filhotes e continuaria com medo, mas vivendo livre dentro da mata.

LEIA O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO E RESPONDA:

1-Quem é o narrador da História?

R: ................................................................................................................................................

2-Quais são as características físicas e psicológicas de Iracema?

R:...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3-Onde essa história acontece?

R:.................................................................................................................................................

4-Por que a personagem diz que nunca cantará?

R:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5-Você acha que os pássaros devem ficar em gaiolas ou livres? Justifique sua resposta?

R:...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6-Por que Iracema não gostava de cantar nos fios?

R:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7-Na sua vida, muitas vezes seus amigos dizem que não vão participar de determinadas brincadeiras porque têm medo do que pode acontecer.

Como você se comporta quando isso acontece? Explique a sua resposta.

R:.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8- Observe:

“ A gente ficava em bando, voando à sua volta e gritando sempre”.

Rescreva esse trecho colocando o verbo destacado no tempo presente.

R:...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................

“ A gente fica pendurada nos fios elétricos e é uma delícia”.

Rescreva o trecho colocando os verbos no tempo futuro

R:...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

“A humildade não é a maior das virtudes, mas é a mais bela de todas”

LEIA O TEXTO ABAIXO E ESCREVA “UM VOCÊ SABIA QUE”:

GOLFINHO

Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele

é um mamífero, assim como a baleia. Vive nos oceanos e mares de todo o mundo, perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral, do Nordeste ao Rio Grande do Sul.

Sua alimentação consiste principalmente de peixes e lulas. Mede de 1,5 a 3,5m de comprimento e pode pesar até 110 kg. O período de gestação é de 10 a 11 meses. Os filhotes nascem com pouco menos de um metro e são amamentados durante cerca de 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos. Esse animal vive em média 20 a 35 anos.

Os golfinhos vivem em grupos que podem chegar a milhares de animais, entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 deles juntos.

São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. Suas vocalizações incluem várops estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por até 8 minutos. Depois ele tem de sugir para respirar.

LEIA O TEXTO ABAIXO E ESCREVA “UM VOCÊ SABIA QUE”:

GOLFINHO

Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele

é um mamífero, assim como a baleia. Vive nos oceanos e mares de todo o mundo, perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral, do Nordeste ao Rio Grande do Sul.

Sua alimentação consiste principalmente de peixes e lulas. Mede de 1,5 a 3,5m de comprimento e pode pesar até 110 kg. O período de gestação é de 10 a 11 meses. Os filhotes nascem com pouco menos de um metro e são amamentados durante cerca de 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos. Esse animal vive em média 20 a 35 anos.

Os golfinhos vivem em grupos que podem chegar a milhares de animais, entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 deles juntos.

São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. Suas vocalizações incluem várops estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por até 8 minutos. Depois ele tem de sugir para respirar.

LEIA O TEXTO ABAIXO E ESCREVA “UM VOCÊ SABIA QUE”:

GOLFINHO

Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele

é um mamífero, assim como a baleia. Vive nos oceanos e mares de todo o mundo, perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral, do Nordeste ao Rio Grande do Sul.

Sua alimentação consiste principalmente de peixes e lulas. Mede de 1,5 a 3,5m de comprimento e pode pesar até 110 kg. O período de gestação é de 10 a 11 meses. Os filhotes nascem com pouco menos de um metro e são amamentados durante cerca de 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos. Esse animal vive em média 20 a 35 anos.

Os golfinhos vivem em grupos que podem chegar a milhares de animais, entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 deles juntos.

São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. Suas vocalizações incluem várops estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por até 8 minutos. Depois ele tem de sugir para respirar.

Um garotinho chamado Amor

PAZ: Troca de lugar

AMOR: Um abraço

ÉTICA: Um sonho

SOLIDARIEDADE: Beijo no rosto

BEM VINDOS: Bater palmas

Era uma vez, um garotinho chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de ÉTICA.

Um certo dia AMOR teve um sonho revelador, que a vida e o seu mundo só teriam sentido quando todos colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ. Ao acordar o AMOR partiu em busca de construir sua utopia.

Chegando à escola onde estudava encontrou seus amigos com um sorriso nos lábios e cheios de PAZ. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que SOLIDARIEDADE e a ÉTICA existem no interior de cada um de nós, basta saber resgatá-las e compartilhá-las com todos.

Neste momento, um amigo perguntou:

- AMOR, você encontrou um mundo cheio de ÉTICA que procurava?

O AMOR alegre respondeu:

- Sim encontrei! Ele existe na nossa essência humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim, o AMOR, a ÉTICA, a SOLIDARIEDADE neste mundo brotarão.

E assim com muita paz desejamos sejam BEM VINDOS!