domingo, 1 de dezembro de 2019


Projeto Dia da Árvore
Publico alvo: Educação infantil turma de 4 e 5 anos.
Duração: Uma semana.
Inicio: dia 16 de setembro.
Finalização: Passeio da primavera realizado na escola (proposta)
Apresentação:
Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Justificativa:
O cuidado com a natureza é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância. A criação dessa responsabilidade desde os anos iniciais das crianças é um dos pontos cruciais para a formação de adultos conscientes a respeito da importância do cuidado com o meio ambiente.
Sendo a escola um dos locais onde as pessoas passam boa parte dos primeiros anos de vida, ela torna-se um local mais que adequado para que temas como este sejam debatidos. Mais do que isso, ela é responsável por proporcionar as bases para que os indivíduos consigam refletir e formar um pensamento crítico.
Sendo assim, discussões sobre assuntos relevantes para a sociedade são muito pertinentes ao ambiente escolar. Incluídos nestes temas, estão aqueles relacionados à preservação do conservação da natureza, uma vez que nossa sobrevivência depende diretamente do equilíbrio do planeta.
Objetivos:
  • Despertar a consciência para a necessidade da preservação ambiental;
  • Trabalhar as diferentes fases de crescimento de uma árvore e quais são suas principais partes;
  • Desenvolver percepções audiovisuais e auditivas;
  • Apreciar a natureza;
  • Adquirir conhecimento sobre o ciclo de vida das plantas, em especial, das árvores;
  • Desenvolver o cuidado e o respeito em relação a natureza;
  • Ampliar o vocabulário.


Desenvolvimento:
  • Confecção de painéis, murais e cartazes que destacam a importância do tema;
  • Desenhos, pinturas, colagens com diferentes tipos de materiais: lápis de cor, giz de cera, tinta guache, revistas, papéis coloridos e outros;
  • Rodas de conversa: apresente o tema aos alunos e conforme as perguntas forem surgindo, responda-as instigando novas questões;
  • Confecção de lembrancinhas para serem entregues aos familiares.
  • Através da roda de conversa inicie explorando o tema com os alunos, pergunte se em suas casas possuem árvores, ou próximo, converse se sabem para que elas servem. Explique que há vários tipos de árvores e ela possui muitos benefícios.


NOME:_______________________________________        DATA: _____/_____/_______.


COLE ABAIXO AS FIGURAS DOS ANIMAIS QUE SÃO ÚTEIS 

!  COMPLETE AS PALAVRAS CRUZADAS.

 








































!  PREENCHA OS QUADROS COM AS LETRAS QUE FALTAM NOS NOMES DAS FIGURAS.






 
 









































  DESCUBRA AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO NOS ESPAÇOS.

DEPOIS, COMPLETE AS PALAVRAS.

 
P__T__C__
 

 
BR__S__L
 
 

 
__ND__ __S
 

 
M__LH__
 
 


































!  ESCREVA, NOS QUADRINHOS ACIMA, O NÚMERO DE LETRAS DE CADA PALAVRA.  EM SEGUIDA, RESPONDA:
 

QUAL É A MAIOR PALAVRA?
 

QUAL É A MENOR PALAVRA?