domingo, 18 de novembro de 2018

Horário de verão



É adotado no Brasil desde a década de 1930, tendo sido inventado por Benjamim Franklin no século XVIII.
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer, amanhecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o Horário Brasileiro de Verão que é o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

Para que serve o horário de verão?
O horário de verão serve para minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários. As horas de maior consumo de energia do dia (final da tarde) ocorrem quando as pessoas chegam em suas casas e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletrônicos, aumentando a demanda de energia.

Horário Brasileiro de Verão em 2018 começa à zero hora do domingo, dia 04/11/2018, e termina à zero hora do domingo do dia 17/02/2019.
Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados:DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).


PROJETO: NÃO FALE PALAVRÃO

O palavrão é um fenômeno de linguagem revestido de tabu. Embora pertença à categoria gíria, desta se distingue porque tem caráter ofensivo, chulo, obsceno, agressivo e imoral. São formas inadequadas para a norma culta e mais comumente presentes na linguagem oral popular e coloquial.

Os palavrões são classificados em três categorias:
1. Pessoal: insulto com o objetivo de agredir o outro;
2. Ritual: insulto sem intenção de magoar o outro, mas com o propósito de chamar atenção para a pessoa e não para o significado do palavrão;
3. Solidário: insulto que marca proximidade entre indivíduos, tendo em vista que as expressões faciais e os gestos tanto do locutor quanto do receptor não deixam transparecer tenção durante o diálogo.

Embora a evolução da linguagem indique que o palavrão está sendo utilizado com mais permissividade em certos espaços sociais, ele ainda não é aceito e providências são tomadas para conter o seu uso. Ainda que se trate de textos ou obras escritas para adolescentes, os vocábulos vulgares são evitados, mantendo certa flexibilidade em relação a palavrões menos agressivo ou imoral. Os palavrões impossibilitam uma boa comunicação e enfraquece a capacidade argumentativa. Cabe à escola propiciar aos jovens um espaço para reflexão lingüística e prepará-los para momentos em que não poderão se comunicar de forma vulgar.


NOME: _______________________________________________________ 4ºANO A
ATIVIDADE DE ESCRITA ESPONTÂNEA
·         QUAL FOI A MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE AMIZADE QUE VOCÊ JÁ RECEBEU?
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·         QUAL FOI A SITUAÇÂO MAIS EMBARAÇOSA QUE VOCÊ JÁ PASSOU POR CONTA DE UMA MENTIRA?
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·         SE PUDESSE FAZER UMA VIAGEM NO TEMPO,VOCÊ ESCOLHERIA O PASSADO OU O FUTURO? Por quê?
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·        O QUE VOCÊ FAZ QUE MAIS IRRITA AS PESSOAS?
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·         QUAL A PROFISSÃO QUE VOCÊ JAMAIS GOSTARIA DE EXERCER? POR QUÊ?
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·         SE FOSSE POSSÍVEL SABER A IDADE EM QUE VOCÊ VAI MORRER,VOCÊ GOSTARIA DE SABER? POR QUÊ?
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·          SE VOCÊ PUDESSE SER DEUS POR UM DIA, PARA REALIZAR UM ÚNICO ATO EM FAVOR DO MUNDO,O QUE VOCÊ FARIA?
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Fonte: Internet

A causa da chuva

Não chovia muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
      Chove quando a água cai do telhado de meu galinheiro - esclareceu a galinha.
      Ora, que bobagem! - disse o sapo de dentro da lagoa. - Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
      Como assim? - disse a lebre. - Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d'água que têm dentro.
Nesse momento começou a chover.
     Viram? - gritou a galinha. - O telhado de meu galinheiro está pingando.  Isso é chuva!
     Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? - disse o sapo.
     Mas, como assim? - tornou a lebre - Parecem cegos! Não vêem que a água cai das folhas das árvores?


 1. O trecho do texto que indica um fato é:
(A)    “...começou a chover.”   
(B)    “... diziam que ia demorar...”
(C)   “... que bobagem!”
(D)“... diziam que ia chover...”


2. A ideia central do texto é apresentar uma discussão sobre:

(A)    o telhado do galinheiro.
(B)    a chuva.
(C)   a água da lagoa.
(D)   as folhas das árvores.

 3. A inquietação dos animais tem como causa:
(A)    a necessidade de águas nas árvores do lugar.
(B)    a expectativa de chuva no verão na lagoa.
(C)   a ausência de água na lagoa onde moravam.
(D)   a falta de chuvas no lugar onde moravam.
Millôr Fernandes


FONTE: INTERNET



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

VAMOS VIAJAR NO MUNDO DA FANTASIA



            No jardim encantado, perto da casinha dos 7 anões, vive uma porção de bichinhos.São todos miudinhos, leves,arteiros e espertos.
         No tronco da grande árvore vive uma família de 12 caracóis e outra de 9 centopéias.
         Nas folhas há 20 formiguinhas cortadeiras , 6 cigarras e 8 borboletas muito coloridas.
         Nas flores passeiam colhendo alimentos,22 abelhas , 6 besouros e 10 joaninhas, cheias de bolinhas luminosas.
         Pelos furinhos da terra, perto das raízes, há minhocas,não se sabe quantas .
         Quando Zangado passa todos fogem,mas,se Dunga se senta numa pedra e começa a contar,ai todos os bichinhos se aproximam.Vamos ajudá-lo.

a)  Quantos animai há no tronco da árvore ?___________________________
b)   Quantos animais hás nas folhas?_________________________________
c)   Quantos animais há nas flores?__________________________________
d)   E perto das raízes?____________________________________________
e)   Por que será que quando Zangado passa todos fogem?
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f)    Quantos animais há no Jardim Encantado?_________________________
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Descubra:
a) Duas “coisas”em seu corpo que chegam a 1 dezena.
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b) Duas “coisas”em seu corpo que chegam a 2 dezenas.
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c) Uma “coisa”em seu corpo que passa muito de 9 dezenas .
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d) Some os animais das folhas com os animais do tronco da grande árvore.
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e)Subtraia os animais das flores com os das folhas . 

Fonte: Internet

PROJETO LEITURA E ESCRITA
Justificativa:
A leitura e a escrita na perspectiva freiriana é indispensável para uma educação crítica e cidadã. Além de poderosos meios de comunicação que guardam consigo muito do conhecimento acumulado, são habilidades indispensáveis para o pleno convívio social.
Objetivos:
Esclarecer quanto à importância de ler e escrever;
Conscientizar quanto ao caráter interpretativo do ato;
Aprender a interpretar e desenvolver esta capacidade;
Desenvolver raciocínio lógico;
Exercitar disciplina e respeito;
Conscientizar e humanizar, buscando formar sujeitos críticos que exerçam plenamente sua cidadania.
Desenvolvimento:
Faça uma sondagem previamente, buscando verificar quanto conhecimento prévio eles trazem consigo, o que já conseguem decodificar (ler) e reproduzir (escrever);
Use de todos os meios didáticos e interativos possíveis para familiarizá-los com o tema em sua apresentação;
Folhear revistas, livros, roda de leitura, recorte e colagem, ditado, completar as lacunas nas letras, nas palavras, nas frases, etc;
Cantar e assistir filmes;
Realizar brincadeiras dirigidas, como gincanas e jogos, envolvendo letras, palavras, sílabas;
O QUE QUER DIZER? – Nesta atividade, faça com que encontrem o significado de palavras, frases e etc., para reforçar a capacidade interpretativa.
COMO EU FALO… – Aqui, reúna os erros de comunicação mais comuns entre eles e ensine a forma correta de se expressar, melhorando a comunicação.
VERDADE OU MENTIRA – Esta brincadeira dirigida consiste em dividir os alunos em grupos, onde cada grupo dirá frases previamente escolhidas (você pode confeccioná-las em cartões feitos com papel mais duro), e o outro terá de adivinhar se é verdade ou mentira.
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/projeto-leitura-e-escrita/