Horário de verão
É adotado no Brasil desde a década de 1930, tendo
sido inventado por Benjamim Franklin no século XVIII.
Durante
a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são
mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer,
amanhecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz
natural, foi instituído o Horário Brasileiro de Verão que é
o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.
Para
que serve o horário de verão?
O horário de verão serve para
minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários. As horas de
maior consumo de energia do dia (final da tarde) ocorrem quando as pessoas
chegam em suas casas e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos
eletrônicos, aumentando a demanda de energia.
O Horário Brasileiro de Verão em 2018 começa
à zero hora do domingo, dia 04/11/2018, e termina à zero hora do
domingo do dia 17/02/2019.
Em quais estados se aplica o Horário de Verão?
O Horário
de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul,
Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados:DF (Distrito
Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas
Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso
do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de
Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa
Catarina) e SP (São Paulo).
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domingo, 18 de novembro de 2018
PROJETO: NÃO FALE PALAVRÃO
O palavrão é um fenômeno de linguagem
revestido de tabu. Embora pertença à categoria gíria, desta se distingue porque
tem caráter ofensivo, chulo, obsceno, agressivo e imoral. São formas
inadequadas para a norma culta e mais comumente presentes na linguagem oral
popular e coloquial.
Os palavrões são classificados em
três categorias:
1. Pessoal: insulto com o
objetivo de agredir o outro;
2. Ritual: insulto sem intenção de
magoar o outro, mas com o propósito de chamar atenção para a pessoa e não para
o significado do palavrão;
3. Solidário: insulto que marca
proximidade entre indivíduos, tendo em vista que as expressões faciais e os
gestos tanto do locutor quanto do receptor não deixam transparecer tenção
durante o diálogo.
Embora a evolução da linguagem
indique que o palavrão está sendo utilizado com mais permissividade em certos
espaços sociais, ele ainda não é aceito e providências são tomadas para conter
o seu uso. Ainda que se trate de textos ou obras escritas para adolescentes, os
vocábulos vulgares são evitados, mantendo certa flexibilidade em relação a
palavrões menos agressivo ou imoral. Os palavrões impossibilitam uma boa
comunicação e enfraquece a capacidade argumentativa. Cabe à escola propiciar
aos jovens um espaço para reflexão lingüística e prepará-los para momentos em
que não poderão se comunicar de forma vulgar.
NOME:
_______________________________________________________ 4ºANO A
ATIVIDADE DE ESCRITA ESPONTÂNEA
·
QUAL
FOI A MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE AMIZADE QUE VOCÊ JÁ RECEBEU?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
QUAL
FOI A SITUAÇÂO MAIS EMBARAÇOSA QUE VOCÊ JÁ PASSOU POR CONTA DE UMA MENTIRA?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
SE
PUDESSE FAZER UMA VIAGEM NO TEMPO,VOCÊ ESCOLHERIA O PASSADO OU O FUTURO? Por
quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
O
QUE VOCÊ FAZ QUE MAIS IRRITA AS PESSOAS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
QUAL A PROFISSÃO QUE VOCÊ JAMAIS GOSTARIA DE
EXERCER? POR QUÊ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
SE
FOSSE POSSÍVEL SABER A IDADE EM QUE VOCÊ VAI MORRER,VOCÊ GOSTARIA DE SABER? POR
QUÊ?
·
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
SE VOCÊ PUDESSE SER DEUS POR UM DIA, PARA
REALIZAR UM ÚNICO ATO EM FAVOR DO MUNDO,O QUE VOCÊ FARIA?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte:
Internet
A causa da chuva
Não chovia há muitos
e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover
logo, outros diziam
que ainda ia demorar. Mas não
chegavam a uma conclusão.
— Chove só quando a água cai do telhado de meu galinheiro - esclareceu a galinha.
— Ora, que bobagem!
- disse o sapo de dentro da lagoa. - Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
— Como assim? - disse a lebre. - Está visto
que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d'água
que têm dentro.
Nesse momento começou a chover.
— Viram? - gritou a galinha. - O telhado de meu
galinheiro está pingando. Isso é
chuva!
— Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando?
- disse o sapo.
— Mas, como assim? - tornou a lebre - Parecem cegos! Não
vêem que a água cai das folhas das árvores?
1. O
trecho do texto que indica um fato é:
(A) “...começou a chover.”
(B) “... diziam que ia demorar...”
(C) “... que bobagem!”
(D)“... diziam que ia
chover...”
2. A
ideia central do texto é apresentar uma discussão sobre:
(A) o telhado do galinheiro.
(B) a chuva.
(C) a água da lagoa.
(D) as folhas das árvores.
3. A
inquietação dos animais tem como causa:
(A) a necessidade de águas nas árvores do lugar.
(B) a expectativa de chuva no verão na lagoa.
(C) a ausência de água na lagoa onde moravam.
(D) a falta de chuvas no lugar onde moravam.
Millôr Fernandes
FONTE: INTERNET
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA
VAMOS VIAJAR NO MUNDO DA FANTASIA
No
jardim encantado, perto da casinha dos 7 anões, vive uma porção de
bichinhos.São todos miudinhos, leves,arteiros e espertos.
No
tronco da grande árvore vive uma família de 12 caracóis e outra de 9
centopéias.
Nas
folhas há 20 formiguinhas cortadeiras , 6 cigarras e 8 borboletas muito
coloridas.
Nas
flores passeiam colhendo alimentos,22 abelhas , 6 besouros e 10 joaninhas,
cheias de bolinhas luminosas.
Pelos
furinhos da terra, perto das raízes, há minhocas,não se sabe quantas .
Quando
Zangado passa todos fogem,mas,se Dunga se senta numa pedra e começa a contar,ai
todos os bichinhos se aproximam.Vamos ajudá-lo.
a)
Quantos animai há no tronco da árvore
?___________________________
b)
Quantos animais hás nas
folhas?_________________________________
c)
Quantos animais há nas
flores?__________________________________
d)
E perto das
raízes?____________________________________________
e)
Por que será que quando Zangado passa
todos fogem?
____________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Quantos animais há no Jardim
Encantado?_________________________
________________________________________________________________
Descubra:
a) Duas “coisas”em seu corpo que chegam a 1
dezena.
________________________________________________________________
b) Duas “coisas”em seu corpo que chegam a 2
dezenas.
________________________________________________________________
c) Uma “coisa”em seu corpo que passa muito de
9 dezenas .
________________________________________________________________
d) Some os animais das folhas com os animais
do tronco da grande árvore.
________________________________________________________________________________________________________________________________
e)Subtraia os animais das flores com os das
folhas .
PROJETO LEITURA E ESCRITA
Justificativa:
A leitura e a escrita na perspectiva freiriana é
indispensável para uma educação crítica e cidadã. Além de poderosos meios de
comunicação que guardam consigo muito do conhecimento acumulado, são
habilidades indispensáveis para o pleno convívio social.
Objetivos:
Esclarecer quanto à importância de ler e escrever;
Conscientizar quanto ao caráter interpretativo do
ato;
Aprender a interpretar e desenvolver esta
capacidade;
Desenvolver raciocínio lógico;
Exercitar disciplina e respeito;
Conscientizar e humanizar, buscando formar sujeitos
críticos que exerçam plenamente sua cidadania.
Desenvolvimento:
Faça uma sondagem previamente, buscando verificar
quanto conhecimento prévio eles trazem consigo, o que já conseguem decodificar
(ler) e reproduzir (escrever);
Use de todos os meios didáticos e interativos
possíveis para familiarizá-los com o tema em sua apresentação;
Folhear revistas, livros, roda de leitura, recorte e
colagem, ditado, completar as lacunas nas letras, nas palavras, nas frases,
etc;
Cantar e assistir filmes;
Realizar brincadeiras dirigidas, como gincanas e
jogos, envolvendo letras, palavras, sílabas;
O QUE QUER DIZER? – Nesta atividade, faça com que
encontrem o significado de palavras, frases e etc., para reforçar a capacidade
interpretativa.
COMO EU FALO… – Aqui, reúna os erros de comunicação
mais comuns entre eles e ensine a forma correta de se expressar, melhorando a
comunicação.
VERDADE OU MENTIRA – Esta brincadeira dirigida
consiste em dividir os alunos em grupos, onde cada grupo dirá frases
previamente escolhidas (você pode confeccioná-las em cartões feitos com papel
mais duro), e o outro terá de adivinhar se é verdade ou mentira.
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/projeto-leitura-e-escrita/
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