segunda-feira, 2 de abril de 2012

TIA NASTACIA

Trabalhe listas de delicias preparadas pela maravilhosa cozinheira que ela é

Recorte de alimentos (revistas, livros.).

Receitas

Busque sempre trabalhar com as referencias que os personagens nos passa...

VISCONDE

Sempre trabalho o desenvolvimento das plantas, principalmente o pé de milho, pois ele é um sabugo de milho.

Lista de livros que o visconde poderia ler.

Realizar experiências simples em sala (plante com as crianças pé de milho, realize pinturas utilizando folhas de plantas, etc.).

SACI

Adoro fazer a dobradura do Saci com eles (a mesma já esta postada em meu blog)

Lista das artes do Saci, discutir com os alunos o que é certo e o que é errado.

Mosaico (entregue uma folha com o desenho do Saci e peça para que os alunos pintem o Saci só que não com lápis de cor mais sim com pequenos pedaços de papel).

EMILIA

Listas de brinquedos

Confecção de um fantoche da Emília.

Recorte e colagem da Emília.

Mosaico (idem o do Saci)

Montagem de mascara da Emília.

Montagem da própria Emília.

TIO BARNABÉ

Lista de monstros que aparecem nas historia que Tio Barnabé conta

Dobradura do cachimbo

Desenho de fantasmas, monstros.

CUCA

Sempre trabalho poções de bruxa com os alunos (eles adoram escrever um feitiço)

Dobradura de jacaré

DONA BENTA

Família (árvore genealógica )

Sitio (zona rural x zona urbana)

NARIZINHO

Como o nome diz. Procure trabalhar os sentidos dando mais ênfase no olfato

Peça para que os alunos recortem gravuras de coisas que podemos sentir o cheiro

Dobradura de flores faça flores de diversas cores e formas sempre uso forminha de brigadeiro para confeccionar flores.

Lista de objetos usados pelas meninas

Atividades de recorte e colagem (menina e suas roupas)

PEDRINHO

Lista de objetos usados pelos meninos

Atividades de recorte e colagem (menino e suas roupas )

Confecção de estilingue

PROJETO DE INTERVENÇÃO

MONTEIRO LOBATO.

Objetivo:

Ø Conhecer Monteiro Lobato, um autor nacional;

Ø Levar ao conhecimento dos alunos um pouco da vida e obra de Monteiro Lobato, bem como alguns de seus mais importantes personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;

Ø Conhecer textos literários;

Ø Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

Ø Desenvolver o gosto pela leitura de autores brasileiros;

Ø "Viajar" com a turma do Sítio do Pica- Pau Amarelo, em busca de novos conhecimentos.

Desenvolvimento:

Ø Textos informativos sobre o autor;

Ø Produção de texto, descrevendo cada personagem;

Ø Confecção de fantoches (todos os personagens, utilizando dobradura, recorte e colagem).

Ø Caça-palavras, cruzadinhas, etc.;

Ø Leitura das diversas obras de monteiro lobato;

Ø Confecção de livrinho, para conhecer todos os personagens detalhadamente.

Justificativa:

Uma vez que todos os indivíduos são agentes sociais transformadores da história, ao compreender essas questões, a criança e o adolescente estarão aptos a escolher caminhos e a transformar a realidade que o cerca, compreendendo as formas de participação política, social e cultural dos brasileiros no decorrer do tempo, assim como também terão a oportunidade de entender que a cidadania constitui um conceito histórico e adquirir conhecimento dos seus deveres e de direitos enquanto membro da sociedade.

Variações possíveis:

O projeto poderá ser realizado em todos os núcleos desde que as atividades sejam adaptadas à idade e a realidade da sua localidade.

Culminância:

Cada núcleo fica livre para o seu encerramento.

Abraço

Joselito Alves. Pedagogo do PETI-Ilhéus.

domingo, 1 de abril de 2012

Sequência Didática de Leitura

Sandra Regina de Oliveira

clip_image002clip_image003clip_image005

Objetivo:

Confecção de um livro em feltro, de tamanho aproximado de 1,50m x 2,00 , pelo alunos do 2ºano.

No dia da apresentação as crianças estarão caracterizadas de acordo com os personagens da história trabalhada, utilizando máscaras ou com os rostos pintados.

Faremos a exposição do livro que ficará numa parede para que todos possam ler e visualizar o livro com a história.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e conversar sobre a história;

- Reescrita da história, confeccionando um “livro de pano”;

- Confeccionar toda a parte ilustrada da história, com pinturas, origami, recorte e colagem e pintura a dedo;

- Pesquisa e conversa sobre a metamorfose da lagarta.

Duração das atividades

Está prevista no planejamento a utilização de uma a duas aulas semanais para a realização deste projeto. De 29/03/2011 a 20/05/2011.

Estratégias e recursos

· CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha;

· Livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha;

· Revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose da lagarta;

· Assistiremos o filme Vida de Inseto;

· Confecção de figuras que ilustrem as fases do desenvolvimento da lagarta;

· Se possível faremos uma visita ao borboletário do município.

Atividade 1 

Antes de iniciar a história, haverá uma conversa com a turma sobre a lagarta.

Quem já viu uma? Que informações têm sobre o bicho? Será que queimam?

Pesquisar e trazer algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma.

Atividade 2

Leitura do livro A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha para a turma e ouvir o CD Mil pássaros – Palavra Cantada que conta a história.

clip_image006

clip_image007

Depois de ouvirem a história, será feita roda de conversa com os alunos numa retomada dos acontecimentos. De que fala a história? Como tudo começou? O que aconteceu depois?

Farei perguntas que conduzam à interpretação da história:

Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram?

Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta.

No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta?

Por que a autora deu este nome para história? O que quis dizer com a Primavera da Lagarta?

Aproveite a história para conversar com a turma  sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta.

O que acharam? Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta? Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la?

Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.

Atividade 3 

Ouviremos mais uma  vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta.

clip_image007[1]

Os alunos que estão alfabéticos farão junto com a professora a reescrita da história que ouviram.

Os outros alunos farão junto com a professora, as ilustrações da história.

Faremos a confecção das figuras e ilustrações com o auxilio da professora de artes (Valéria) utilizando as seguintes técnicas:

· pintura a dedo,

· origami,

· recorte e colagem de figuras,

· confecção de máscaras ou pintura no rosto das crianças dos personagens da história (para caracterização).

Atividades Complementares:

- Exploração da parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . .

O que é uma parlenda? Que outras parlendas conhecem?

- A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características.

Recursos Materiais:

· Feltro verde escuro de aproxidamente (2,0m x 2,0m);

· Papel espelho (verde, vermelho,amarelo);

· Papel camurça preto (2 folhas);

· Cartolina branca ( 10 folhas);

· Pinta cara (rosa, lilás, branco, preto, verde, amarelo, glitter);

· Pincéis para pintar o rosto;

· Esponjas para pintar rosto;

· Cola branca;

· Tesoura grande;

· Canetinhas (várias cores);

· Tinta para pintura a dedo.

· Dupla face.