Sequência Didática de Leitura
  Sandra Regina de Oliveira
  

 
 
  Objetivo:
  Confecção de um livro em feltro, de tamanho aproximado de 1,50m x 2,00 , pelo alunos do 2ºano.
  No dia da apresentação as crianças estarão caracterizadas de acordo com os personagens da história trabalhada, utilizando máscaras ou com os rostos pintados.
  Faremos a exposição do livro que ficará numa parede para que todos possam ler e visualizar o livro com a história.
  O que o aluno poderá aprender com esta aula
  - Ouvir e conversar sobre a história;
  - Reescrita da história, confeccionando um “livro de pano”; 
  - Confeccionar toda a parte ilustrada da história, com pinturas, origami, recorte e colagem e pintura a dedo;
  - Pesquisa e conversa sobre a metamorfose da lagarta. 
  Duração das atividades
  Está prevista no planejamento a utilização de uma a duas aulas semanais para a realização deste projeto. De 29/03/2011 a 20/05/2011. 
  Estratégias e recursos
  · CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha; 
  · Livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha;
  · Revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose da lagarta;
  · Assistiremos o filme Vida de Inseto;
  · Confecção de figuras que ilustrem as fases do desenvolvimento da lagarta; 
  · Se possível faremos uma visita ao borboletário do município.
  Atividade 1  
  Antes de iniciar a história, haverá uma conversa com a turma sobre a lagarta. 
  Quem já viu uma? Que informações têm sobre o bicho? Será que queimam? 
   Pesquisar e trazer algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma. 
  Atividade 2 
  Leitura do livro A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha para a turma e ouvir o CD Mil pássaros – Palavra Cantada que conta a história. 
  
  
  Depois de ouvirem a história, será feita roda de conversa com os alunos numa retomada dos acontecimentos. De que fala a história? Como tudo começou? O que aconteceu depois? 
  Farei perguntas que conduzam à interpretação da história: 
  Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram? 
  Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta. 
  No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta? 
  Por que a autora deu este nome para história? O que quis dizer com a Primavera da Lagarta? 
  Aproveite a história para conversar com a turma  sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta. 
  O que acharam? Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta? Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la? 
  Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias. 
  Atividade 3  
  Ouviremos mais uma  vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta. 
  ![clip_image007[1] clip_image007[1]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEyE9lAjVkkddXsB-FOMhL4Esp2Etzw99kCy7teWlthyphenhyphenPQ9bykcHC5jVzhRENvIAeJ6no7HSx_BobuE11X1UFaAp0EIMxwxEOh-69Jc2rE_w5qnhHh1mmiFZCOTUPG_6A8-u53btbPdMQ/?imgmax=800)
  Os alunos que estão alfabéticos farão junto com a professora a reescrita da história que ouviram. 
  Os outros alunos farão junto com a professora, as ilustrações da história. 
  Faremos a confecção das figuras e ilustrações com o auxilio da professora de artes (Valéria) utilizando as seguintes técnicas:
  · pintura a dedo,
  · origami,
  · recorte e colagem de figuras,
  · confecção de máscaras ou pintura no rosto das crianças dos personagens da história (para caracterização).
  Atividades Complementares:
  - Exploração da parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . .
   O que é uma parlenda? Que outras parlendas conhecem? 
  - A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características. 
  Recursos Materiais:
  · Feltro verde escuro de aproxidamente (2,0m x 2,0m);
  · Papel espelho (verde, vermelho,amarelo);
  · Papel camurça preto (2 folhas);
  · Cartolina branca ( 10 folhas);
  · Pinta cara (rosa, lilás, branco, preto, verde, amarelo, glitter);
  · Pincéis para pintar o rosto;
  · Esponjas para pintar rosto;
  · Cola branca;
  · Tesoura grande;
  · Canetinhas (várias cores);
  · Tinta para pintura a dedo.
  · Dupla face.