terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

      O circo
      Arlete foi ao circo com a turma da escola.
      Eles se divertiram muito.
      No circo, o domador e seu urso e uma mulher que andava numa corda no ar. Mas o sucesso da tarde foi o palhaço Arrelia.
      Arrelia, com seu martelo de borracha, fazia a garotada rir.

    Responda
1) Quem foi ao circo?
R_____________________________________

2) Qual o nome do palhaço?
R_____________________________________

3) O que palhaço fez para as crianças rirem?
R_____________________________________

4) Circule e copie os nomes próprios do texto:
______________________________________

5)  Ilustre o texto:



A festa do Perdigão Juarez

      Dona Perdiz organizou uma festa para receber seu irmão, o Perdigão Juarez.
      Dona Perdiz fez doces e salgados. Ela convidou dez animais para a festa.
      __Juarez, fiz tudo isso para você! – disse dona Perdiz.
      O Perdigão Juarez ficou tão feliz que até perdeu a vóz.

Responda:
1)    Escreva o título do texto:
R_____________________________________________________

2)    Quem preparou a festa?
R_____________________________________________________

3)    Como era o nome do irmão de dona Perdiz?
R_____________________________________________________

4)    Copie do texto as palavras que terminam com a letra z.
R_____________________________________________________

5)    Ilustre o texto:


Jericó e Jeremias
Jeremia de Jesus
é um sujeito popular.
Sempre ao lado do seu jegue,
nunca para de falar.

Jericó é o companheiro
arrematado num leilão.
O coitado de tão magro,
parecia assombração!

Interpretação do texto:

1)    Quantos personagens tem no texto?
R_____________________________________________________

2)Como é Jeremias de Jesus?
R_____________________________________________________

3)    Onde Jeremias comprou o jegue?
R_____________________________________________________

4)Com o que se parece Jericó?
R_____________________________________________________

5) lustre o texto:



1) Leia as palavras e complete o texto:

LAVOURAS
VENENO
MORANGO
GEADA


        Em Pouso Alegre têm muitas ____________________ de _________________.
        Os agricultores usam o _________________ para sulfatar a plantação, evitando doenças.
        Todos torcem para que não tenha _______________, pois ela estraga a lavoura.
        Os bairros de Pouso Alegre que mais produzem o morango são:  Cruz Alta, Fazenda Grande, Algodão, Maçaranduba, Ferreiras e Pantano.

1) Quais as dificuldades dos agricultores que plantam o morango?
__________________________________________________________________________________________
2) Quais os bairros que mais produzem morango em Pouso Alegre?

__________________________________________________________________________________________
1)  Leia as palavras do quadro:

LIVRO
PRETO
GRAMA
TRIGO
ALEGRE
TRUQUE
PRIMO
PEDRO
FRUTA
PRAIA
GRITO
ZEBRA
FRACO
BRAVO
LIVRE
FRIO
BROA
VIDRO
PEDRA
CRISTO
LAVRADOR
VITRÔ
CRECHE
CREME


CR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
DR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
FR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
GR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
PR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
TR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
VR
__________________________________

__________________________________

__________________________________
BR
__________________________________

__________________________________

__________________________________


Por dentro do ECA
O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente?
13/07/2011 14:44
Texto
Redação Educar
Foto: Dreamstime

O ECA diz que crianças e adolescentes têm direito à educação e cultura, entre outros
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a criar leis seguindo os princípios da Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos da Criança, que aconteceu em novembro de 1989 e foi aceita pelo país em setembro de 1990. Antes disso, em julho do mesmo ano, nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O estatuto reforçou algumas determinações que já estavam na Constituição de 1988, como a proteção integral de crianças e adolescentes e a prioridade no atendimento de serviços públicos. A lei considera crianças os que têm até doze anos de idade e adolescentes aqueles que têm entre 12 e 18 anos.

O ECA estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho. Além disso, prevê a proteção contra qualquer forma de exploração, discriminação, violência e opressão. 
Texto copiado e adaptado de:


ANA TEBEROSKY (Crédito: Foto: Gustavo Lourenção)


Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos 1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que está aprendendo a ler e a escrever. A pesquisa tirou a alfabetização do âmbito exclusivo da pedagogia e a levou para a psicologia. "Mostramos que a aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita", afirma. Para ela, os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem inicia a escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas, não ajudam a formar uma comunidade alfabetizadora.
PLANO DE AULA

Nome do(a) Educopedista produtor da aula: Fernanda Savergnini
Nome do(a) Educopedista validador da aula:
Ano:4 º
Disciplina:Ciências
Aula número:
Tema(s): 1 – Alimentação e saúde
Competências e habilidades envolvidas: Vincular manutenção da saúde corporal com nutrição (funcionamento e crescimento), a partir do consumo equilibrado de alimentos.
Pergunta-desafio: Por que é importante ter o hábito de uma alimentação saudável?

Justificativa da importância:O assunto alimentação é de grande relevância. Muitas famílias não têm acesso à informação e mantêm uma alimentação inadequada. Segundo o IBGE, em uma pesquisa realizada entre 2007 e 2008 mais da metade (51,4%) dos meninos e 43,8% das meninas com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso ideal.
Na era dos produtos industrializados, do fastfood e do videogame se alimentar corretamente e praticar exercícios se tornam a cada dia mais difíceis, inclusive entre as crianças e os adolescentes.
Informar sobre os tipos de alimentos e as quantidades que devem ser consumidas diariamente é o primeiro passo para uma alimentação saudável. Não podemos esquecer de explicar a função de cada alimento no nosso corpo e frisar que a alimentação em excesso, principalmente dos alimentos energéticos poderá ser armazenada sob a forma de gordura.

Sugestões para o desenvolvimento do tema: Este tema é muito amplo e extremamente associado ao dia a dia. Então contextualize sempre! Além das atividades propostas você poderá realizar inúmeras outras atividades. Você pode, por exemplo, pedir aos alunos que formem grupos e analisem a merenda escolar durante uma semana classificando os alimentos, ou ainda que eles façam cartazes explicando e divulgando a alimentação saudável através da utilização de recortes de revistas.
O importante é que os alunos compreendam que uma alimentação balanceada apresenta diferentes tipos de alimentos em proporções corretas. E isso não é difícil, faça-os refletir se suas refeições seguem esta tendência. Lembre-os do consumo de salgadinhos, biscoitos e balas em grandes proporções e é claro da importância do consumo de frutas e vegetais.
Seria muito interessante também associar a alimentação à prática de exercícios fiscos.
Como material de apoio sugiro os seguintes sites: