quinta-feira, 24 de maio de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTO: TÉCNICA DA MONSTRINHA

Prepare-as para só escutar e desenhar o que vai pedindo, cada um desenha o seu.

A MONSTRINHA

- Tem uma cabeça em forma de um quadrado bem grande
- Um de seus olhos é um coco, o outro um botão
- Usa uma faixa na cabeça
- Seu nariz é um garfo
- Sua boca é uma banana
- Seu cabelo são ramos de flores
- Uma de suas orelhas é uma lua
- A outra orelha é uma estrela
- Seu pescoço é uma mola
- Sua barriga é um travesseiro
- Um de seus braços é um guarda chuva
- O outro braço é uma colher
- Uma de suas pernas é uma enxada
- A outra perna é um desentupidor de pia
- A monstrinha é muito vaidosa, enfeite-a.

Desenhado a MONSTRINHA, o professor pode sugerir que as crianças escrevam sobre a sua monstrinha.

- Qual o nome da sua monstrinha
- De onde ela veio
- O que veio fazer aqui
- Ela vai ficar aqui por quanto tempo
- Onde ela está morando
- O que ela mais gosta de fazer
- Ela encontrou amigos
- As pessoas gostam dela
- Ela é uma monstrinha boa ou má
- O que ela gosta de comer
- Quando ela vai retomar

LENDO E COMPREENDENDO LENDAS

Você sabe o que é uma lenda?

É possível que você até já conheça algumas lendas, mas nem saiba que esse texto é uma lenda.

Você vai ler algumas e depois tentar responder à pergunta: O que é lenda?

clip_image002

Atividade 1

clip_image004clip_image005 Leia o texto a seguir:

clip_image006

2-Responda no caderno:

A)Onde aconteceram os fatos narrados nesta história?

B) Quando aconteceram estes fatos?

C) Quais são os personagens que apareceram nesta história?

D) Quem conta esta história?

E) Escreva, com suas palavras, a história que você conheceu, lendo este texto.

F)Como você pôde perceber no texto, os índios acham que lua é uma pessoa. Por quê?

G) Agora como você define lenda?

Pesquise uma lenda e cole no caderno de gêneros textuais.

A lenda das duas orelhas

Tupã criou o céu, as estrelas e a terra com água, plantas e animais.

Depois chegou a vez de criar o homem.

Com barro limpo e fresco, começou a modelar o primeiro ser humano.

E fez:

- dois olhos para enxergar o mundo.

- duas pernas para caminhar.

- duas mãos para continuar a construção do mundo.

Tupã contemplou sua obra-prima e percebeu que o homem tinha ficado com uma boca e uma orelha. E resolveu acrescentar outra orelha para o homem ouvir duas vezes mais do que falar.

Lenda Tupi

clip_image002 ESCOLA MUNICIPAL DESEMBARGADOR DRUMOND

clip_image003

ALUNO (A):_________________________________ 2ºPERÍODO / ED. INFANTIL

PROFESSORA:__________________________ DATA:____/____/____

1- LIGUE A PESSOA AO NOME:

clip_image004

clip_image005

clip_image006

clip_image007

clip_image008

clip_image009clip_image010clip_image011

2-ESCREVA A 1ª LETRA DESSES NOMES.________

3-QUAL NOME USAMOS MAIS LETRAS PARA ESCREVER? QUANTAS LETRAS USAMOS?

clip_image012clip_image013

ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES

PROFESSORA: Eva Vieira DATA: _____/_____/_____

ALUNO (A):________________________________________

ANO: 5º Ano “A” VALOR: 4,0

Simulado de Língua Portuguesa

Lixo Precioso

Você não percebe, mas a saboneteira que está no seu banheiro, a tinta que cobre as paredes do seu quarto ou o cano que leva o esgoto da sua casa até a rede pública podem já ter passado por suas mãos algum tempo antes. A evolução tecnológica da reciclagem de plásticos permite que a embalagem de refrigerantes de ontem tenha, hoje, essas entre outras formas. Quando as garrafas de vidro começaram a ser substituídas pela resina polietileno tereftalato (PET), no final dos anos 80, havia iniciativas tímidas para sua reciclagem. As embalagens de refrigerantes descartadas davam origem a alguns modelos de cordas e tecidos de poliéster. Na década de 90, com a saída quase total do vidro do mercado de refrigerantes e a adoção do PET em outros segmentos da indústria de embalagens, os processos de reciclagem avançaram rapidamente. Além dos aspectos ambientais, reciclar plástico vem se transformando em um promissor negócio para muita gente. “A tecnologia se desenvolveu com muita velocidade nos últimos anos. Já conseguimos, a partir dos processos de reciclagem, uma matéria-prima com características muito próximas às da resina virgem”, diz o engenheiro químico Antonio Cláudio dos Santos. Isso significa que muita coisa que antes precisava de resina vinda da natureza hoje pode ser feita a partir do processamento de produtos jogados no lixo. As pesquisas se direcionam também para aprimorar a transformação de PET reciclado em embalagens de alimentos. É o chamado bottle to bottle (de garrafa para garrafa). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, e órgãos semelhantes no exterior ainda proíbem o uso de PET reciclado em embalagens que tenham contato direto com os alimentos. É uma precaução contra algum tipo de contaminação que o material possa ter sofrido em sua vida anterior. “Há experiências de grande sucesso em bottle to bottle na França, na Austrália e em outros países, usando reatores no processo de produção”, diz Santos. Elas transformam garrafas PET em embalagens novas para produtos de limpeza.

(GIMENEZ, Karen. As 30 maiores descobertas da ciência. Superinteressante.

São Paulo: Ed. Abril, set. 2004, p.38.)

01- A frase que melhor resume o texto é:

A) a população desconhece a necessidade da reciclagem.

B) as embalagens descartadas dão origem a outros produtos.

C) as experiências de reciclagem na Europa têm pouco sucesso.

D) os processos de reciclagem têm avançado com rapidez.

02- No 2º parágrafo, resina polietileno tereftalato, ou PET, refere-se a:

A) um material adequado para reciclagem.

B) um produto impróprio para embalagem.

C) uma resina bem diferente da resina virgem.

D) uma matéria-prima difícil de encontrar.

D6 – Localizar informação explícita em um texto

O PULO

A onça encontrou com o gato e pediu:

__Amigo gato, você me ensina a pular?

O gato ficou muito desconfiado, mas concordou.

Nas últimas aulas a onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um gato gigante.

__Você é um professor maravilhoso, amigo gato! – dizia a onça, agradando.

Uma tarde depois da aula, foram juntos beber água no riacho. E a onça fez uma aposta:

__Vamos ver quem pula naquela pedra?

__Vamos lá!

__Então, você pula primeiro – ordenou a onça.

O gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a onça – procotó. – deu um pulo traiçoeiro em cima do gato.

Mas o gato pulou de lado e escapoliu tão rápido como a ventania.

A onça ficou vermelha de raiva:

__É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!

E o gato respondeu cantando:

__O pulo de lado é o segredo do gato!

MARQUES, Francisco (Chico dos Bonecos), Carretel de Invenções. AMEPPE. 1993. 2ª Edição

D6 – Localizar informação explícita em um texto

03- A principal informação transmitida pelo texto é:

(A) a estratégia utilizada pela onça para pegar o gato.

(B) as diferentes formas usadas pelos professores para ensinar seus alunos.

(C) o desejo que o gato tinha de ser professor da onça.

(D) as brincadeiras dos felinos.

D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

O cabo e o soldado

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o parente é seu.
Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.
04- No texto, o traço de humor está no fato de:

(A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
(B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
(C) todos terem olhado para o cabo.
(D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.

D09 - Identificar o tema central de um texto.

D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)


NOVIDADE NAS ESCOLAS

O programa TIM Música nas escolas começa seu segundo ano em Belo Horizonte com muitas novidades para os alunos e professores. A partir desse mês, os dois mil jovens, estudantes de quatro escolas públicas da Região do Barreiro, participarão de 128 oficinas, em que aprofundarão conhecimentos musicais ficando na composição e interpretação.

Integrantes da Bateria TIM Música nas escolas e os embaixadores da paz irão fazer as primeiras apresentações públicas, levando mensagens de cidadania às comunidades. Também esse ano, serão formados oito núcleos de agitação cultural, que são uma forma de ampliar e fixar o projeto nas escolas.

Jornal Estado de Minas – Caderno Prazer em Ajudar – 26/02/2008

Jornal Estado de Minas – Caderno Prazer em Ajudar – 26/02/2008

05- Marque a alternativa que nos mostra qual o assunto desta notícia:

(A) O Programa Tim lança novos toques pra celulares.

(B) O Programa Tim beneficia alunos de escolas particulares.

(C) O Programa Tim incentiva jovens a participar de oficinas musicais.

(D) O Programa Tim lança novos aparelhos de celular.

06- Essa notícia foi retirada de:

(A) Revista

(B) Internet

(C) Jornal

(D) Panfleto

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.

ESTRANHAS GENTILEZAS

Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.

Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos ventinhos de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.

(Ivan Ângelo. O comprador de aventuras e outras crônicas. S.Paulo: Ática, 2000)

07- De acordo com o texto, é correto afirmar que:

(A) Todas as pessoas da cidade grande são extremamente gentis, isto é, muito educadas.

(B) O narrador habituado a ser tratado de forma pouco gentil, percebe que as pessoas começam a tomar atitudes de gentileza pouco comuns.

(C) O narrador perdeu a paciência com o seu vizinho que provocou uma intriga e destruiu a amizade dos dois.

(D) As pessoas gastam sua paciência nos ônibus, mas conservam a educação quando estão com os amigos.

 
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

08- O que representa as estrelinhas do 1º quadro?

(A) Alegria

(B) Dor

(C) Raiva

(D) Tristeza.

 

D26- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso, veio um automóvel

e o motorista gritou para o caipira:

– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!

O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao

lado da ponte. Ai, o caipira falou pro motorista:

– Oi, cumpade! Dando água pra tropa, é?

ZIRALDO. As últimas anedotinhas do bichinho de maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

09- Que palavra do texto indica o modo de falar de uma pessoa que mora no meio rural?

(A) Cumpade.

(B) Disparada.

(C) Passo.

(D) Tropa.

 

D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Negócios atípicos proliferam no país

Obviamente com ironia, o cronista Paulo Francis costumava dizer que um nível pequeno de corrupção fazia bem à sociedade: estimulava obras públicas, contratações de empresas, empregos e ativava a economia de forma ampla. É claro que a frase não pode ser levada ao pé da letra, mas, a partir dela, pode-se concluir que o atual ambiente de denúncias de corrupção por toda parte cria uma situação caótica. A sensação de corrupção está chegando a níveis insuportáveis.

Nos últimos anos, houve denúncias e até prisões de diretores de grandes empreiteiras, vereadores, prefeitos, empresários e até banqueiros, mas não se sabe de qualquer punição concreta.

(Colunista Sérgio Barreto Mota)

10- Ao compararmos o texto com a charge, podemos perceber que:

A) Os dois criticam a questão da corrupção no Brasil.

B) Aconteceu uma infestação de ratos em Brasília.

C) Os dois falam de construção.

D) Os dois afirmam que no Brasil não existe a corrupção.

GABARITO

 

A

B

C

D

01

       

02

       

03

       

04

       

05

       

06

       

07

       

08

       

09

       

10

       

BOA SORTE E MUITA ATENÇÃO!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

clip_image003

1) Coloque os números abaixo na ordem das classes:

Número

Classe dos milhões

Classe dos milhares

Classe das unidades simples

 

C

D

U

C

D

U

clip_image001clip_image001[1] C D U

a) 345.207

             

b) 99.800

             

c) 237

             

d) 23.873.420

             

2) Escreva como se lê cada número da tabela acima:

A)

B)

C)

D)

3) Observe as figuras e escreva quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:

 
  clip_image003

clip_image004

clip_image005
clip_image006

 
  clip_image007

clip_image006[1]

clip_image009

clip_image0104) A professora de Eduardo escreveu no quadro a operação abaixo. Ele foi o primeiro da turma a resolver e acertar. Eduardo encontrou como resultado: Cálculo:

a) 1204 b) 1304

c) 12840 d) 13040

5) Marcela tem R$ 39,00 em seu cofrinho e sua irmã tem o triplo do valor que ela possui. Quanto tem a irmã de Marcela?

R: ................................................................................................................................................................

clip_image012clip_image014clip_image0166) Em uma das aulas de matemática, aprendi sobre os poliedros e os corpos redondos. Em seguida, fui ao supermercado. Lá comprei uma caixa de sabão em pó, uma lata de óleo e uma bola. No caixa percebi que os três produtos tinham, respectivamente, a forma de:

a) cubo, cone e circunferência.

b) paralelepípedo, cone e esfera.

c) cubo, cilindro e circunferência.

d) paralelepípedo, cilindro e esfera.

7) Qual é o número representado pelo ábacos?

clip_image018

CM

DM

UM

C

D

U

clip_image020

CM

DM

UM

C

D

U


8) João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?

clip_image021
(A) 14,250 kg Cálculo:

(B) 40,850 kg

(C) 48,500 kg

(D) 76,450 kg

9) A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano. Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes?

Estações do ano

Total de visitantes (aproximadamente)

Verão

1.148

Outono

1.026

Inverno

1.234

Primavera

1.209

( A ) Inverno

( B ) Outono    

( C ) Primavera    

( D ) Verão

IOGURTE: R$ 3,59

10) Observe os produtos abaixo e faça o que é pedido.

clip_image023

           
   

ÓLEO: R$ 2,79

 
 

ARROZ: R$ 7,99

   

BOMBOM: R$ 6,89

 

a) Qual o produto mais caro?______________________________________________

b) Qual a diferença de preço entre o produto mais barato e o mais caro? __________________________

c) Quanto gastaria uma pessoa que comprasse todos os produtos? ______________________________

11) Uma escola recebeu a doação de 4 caixas de 1 000 livros, mais 8 caixas de 100 livros, mais 5 pacotes de 10 livros, mais 9 livros. Quantos livros esta escola recebeu?

R: .................................................................................................................................................................

12) Luiz chegou à casa de Paulo às 9h45 para fazerem um trabalho da escola. Às 11h terminaram o trabalho e foram brincar. Em quanto tempo fizeram o trabalho?

(A) 1h00 (B) 1h10 (C) 1h15 (D) 1h30

13) Leia a tira em quadrinhos e responda:

clip_image025

a) Quantos quilos de batatas contém o saco que aparece na história em quadrinhos?

..........................................................................................................................................................................

b) Quantos gramas de batatas contém o saco que aparece na história?

..........................................................................................................................................................................

TRIÂNGULO

clip_image026clip_image027
 
14) Pinte os polígonos da mesma cor da plaquinha:
 
  clip_image028

clip_image030

           
    clip_image031
    clip_image032
 

HEPTÁGONO

 
  clip_image033
 

15- O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?

clip_image035(A) 50                   

(B) 40

(C) 35                   

(D) 30

16- No mapa abaixo está representado o percurso de um ônibus que foi de Brasília a João Pessoa e passou por Belo Horizonte e Salvador.

clip_image037

Quantos quilômetros o ônibus percorreu ao todo?

(A) 1670 km. (B) 2144 km. (C) 2386 km. (D) 3100 km.

17- Arme e resolva com atenção! Você é craque !

678.500 + 126.309

7.900 – 5.206

9.023 x 6

452 : 4

34.871 + 52.328

81.342 – 6.520

361 x 23

288 : 12

clip_image039

FAÇA A PROVA COM ATENÇÃO! REVISE ANTES DE ENTREGÁ-LA!

PROJEO CHAPEUZINHO VERMELHO

JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:

-Recuperar as histórias da primeira infância;
-Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
-Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
-Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
-Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
-Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
-Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;

Televisão e vídeo;

CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;

Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Dramatização;

7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
· Escrita de palavras com letras móveis
· Caça-personagens
· Cruzadinha
· Receita
· Seqüência com tarjas (música)
· Reescrita coletiva do texto
· Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
· Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)

TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem. 6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as). 21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria? (Desenhar as espigas de milho).

2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).

3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).

PRODUTO FINAL: Confecção de livrinhos de receitas para o “Dia das Mães”

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Chapeuzinho Vermelho

Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe em uma bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho. Certo dia sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha cheia de doces para sua vovó:

__ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Vá levar essa cestinha de doce para a vovó, mas evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.

__ Está bem mamãe. Tchau. Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada cantando de alegria:. “Pela estrada afora eu vou bem sozinha...”. Queria fazer uma surpresa para a vovó e começou a colher as flores que encontrava pelo caminho. A menina estava tão distraída com as flores quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o Lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.

__ Bom Dia, Chapeuzinho Vermelho.

__ Bom Dia!

__ Aonde você está indo?

__ Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.

__ Por que você não vai pela floresta, que é bem mais perto?

__ Será que é mesmo? Minha mãe disse para eu ir pelo bosque.

__ Claro que é mais perto pela floresta, sua mãe está enganada.

__ Muito obrigada Senhor Lobo, tchau.

Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o Lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo: “ Eu sou o Lobo Mau, Lobo mau....”O Lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:

__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?

__ Quem está aí?

__ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho - disse o Lobo disfarçando a voz.

__ Entre minha netinha, a porta está aberta.O Lobo que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó:

__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?

__ Entre querida.

__ Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?

__ É pra te ouvir melhor.

__ Vovó! Para que esses olhos tão grandes?

__ É para te ver melhor.

__ Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?

__ É para te comer!!!Dizendo isso, o Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.Enquanto isso a menina se escondeu dentro de um velho armário.O Lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Uns caçadores que passavam escutaram:

__ Que ronco esquisito é esse?

__ Pois é, também estou ouvindo.

__ Vamos ver o que é?

__ Ah! É o Lobo!

__ Será que ele comeu a vovó?

Ouvindo isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história:

__ Senhores o Lobo me enganou, chegou aqui antes de mim e deve ter comido minha vovozinha. Ele queria me comer também.

__ Então, o que vamos fazer? – disse um caçador.

__ Vamos cortar a barriga dele.Aproveitando que ele está dormindo cortaram sua barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.

__ E agora o que faremos com esse malvado?

__ Vamos encher a barriga dele com pedras. – disse um dos caçadores. Quando o Lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou.Todos ficaram aliviados e felizes. Os caçadores foram embora, e as duas foram sentar na varanda e saborear os doces.

__ Vovó, eu prometo nunca mais desobedecer minha mamãe.

__ Isso mesmo, os filhos não devem desobedecer suas mães, elas sempre querem o melhor para seus filhinhos.

MÚSICA
PELA ESTRADA A FORA, EU VOU BEM SOZINHA

LEVAR ESSES DOCES PARA A VOVOZINHA

ELA MORA LONGE, O CAMINHO É DESERTO

E O LOBO MAU PASSEIA AQUI POR PERTO

MAS À TARDINHA, AO SOL POENTE

JUNTO À MAMÃEZINHA DORMIREI CONTENTE.

terça-feira, 22 de maio de 2012

clip_image001
CUIDADO COM A BONECA
IDADE: De 1 a
3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e
chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e
ter um bom relacionamento com o grupo.
Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o
relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o
outro –necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai
se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações
sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na
rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua
filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
clip_image001[1]
CHUVINHA DE PAPEL
IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a
30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e
interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.
Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais
velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os
papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o
papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
clip_image001[2]
JOGO DAS
EXPRESSÕES
IDADE: De 2 a
3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que
demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe
algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.
Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente
naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por
exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
clip_image001[3]
UM PINCEL MUITOS PAPÉIS
IDADE: De 2 a
3 anos.
TEMPO: De 15 a
30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Lápis de cor, giz de cera grande ou pincel grosso e vários tipos de
suporte, como papel espelho, cartolina, papel cartão de cores diferentes, papel
enrugado, papéis com recortes inusitados (com um furo no meio, por exemplo) ou,
ainda, madeira, argila etc.
OBJETIVOS: Experimentar diferentes suportes gráficos; explorar várias
possibilidades de registro gráfico; perceber diversas formas de expressão; e
desenvolver habilidades motoras (dependendo do material, o ato de desenhar
exige mais ou menos força, delicadeza para não rasgar etc.).
Com um mesmo pincel, lápis de cor ou giz de cera, as crianças desenham sobre
papéis de diferentes cores, formas, tamanhos e texturas (e até sobre outros
tipos de materiais, como a madeira). Elas vão perceber diferentes efeitos ou
tonalidades de um lápis, por exemplo, quando usado sobre superfícies diversas.

HISTÓRIAS GINASTICADAS

LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)
Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer.
(tremer)
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo
não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento
de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu
roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar
pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a ficar
cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar
bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos
para sempre.
DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitados
em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma
fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel
grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
_com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo
_encolhidos
_esticados
_ com calor
_com frio
_roncando
_sonhando
_com pesadelo
_tranquilos
EXPLORANDO A TERRA
Vamos sair pelo mundo para conhece-lo melhor?
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços
e pernas). Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos. Que bela
vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que
tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo).
O GATINHO PIPO

Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele acordou com muita
preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu
correndo para atender a mamãe.(correr). Saiu com tanta pressa que bateu
com o pé na mesa (pular num pé só). Depois que o pé parou de doer,
ele saiu a passear(quadrupedar) e não prestou atenção nos carros
que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás
(quadrupedar para trás). Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer).
Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados(movimento do pescoço) CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque
usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar
flores para a vovó que morava no bosque,
Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou
para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e
começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho
Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando
Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento) Depois
ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las.
(abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras( saltar
várias vezes),logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos,
então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um
rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr
(correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção
de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão
dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar
os músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram
a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado
de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando
seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou
(empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo.
(saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho
doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o
outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular
com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar
em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar
ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa.
(exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado
de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando
seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou
(empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo.
(saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho
doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o
outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular
com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar
em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar
ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa.
(exercício de respiração).

HISTÓRIAS GINASTICADAS

LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)
Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer.
(tremer)
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo
não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento
de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu
roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar
pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a ficar
cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar
bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos
para sempre.
DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitados
em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma
fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel
grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
_com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo
_encolhidos
_esticados
_ com calor
_com frio
_roncando
_sonhando
_com pesadelo
_tranquilos
EXPLORANDO A TERRA
Vamos sair pelo mundo para conhece-lo melhor?
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços
e pernas). Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos. Que bela
vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que
tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo).
O GATINHO PIPO

Era uma vez um gatinho chamado Pipo.Um dia ele acordou com muita
preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu
correndo para atender a mamãe.(correr). Saiu com tanta pressa que bateu
com o pé na mesa (pular num pé só). Depois que o pé parou de doer,
ele saiu a passear(quadrupedar) e não prestou atenção nos carros
que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás
(quadrupedar para trás). Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer).
Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados(movimento do pescoço) CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque
usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar
flores para a vovó que morava no bosque,
Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou
para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e
começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho
Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando
Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento) Depois
ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las.
(abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras( saltar
várias vezes),logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos,
então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um
rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr
(correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção
de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão
dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar
os músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram
a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado
de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando
seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou
(empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo.
(saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho
doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o
outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular
com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar
em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar
ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa.
(exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado
de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas
elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando
seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou
(empurrar) até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo.
(saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar
um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho
doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o
outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular
com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com
medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar
em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar
ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos
abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa.
(exercício de respiração).