sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

PROJETO MAIO MÊS DAS MÃES E DOS TRABALHADORES

PETI-2012

O projeto Maio, tem como eixo central o mês das Mães. Será realizado caminhada organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho no dia 09 de maio, que sairá da Praça da Irene e vai até enfrente a secretaria onde será oferecido um café da manhã além de varias atividades para as mães. Cada espaço irá organizar e trazer as mães para o evento.

Durante o mês de maio também vamos trabalhar outras atividades relacionadas ao Dia das Mães e outras atividades serão realizadas para comemorar: o Dia do Trabalhador, Dia das Comunicações, Dia do Artista Plástico, Dia do Enfermeiro, Dia da Escravatura; Dia do Assistente Social; e o Dia da Indústria.

Objetivos:

Ø Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano,

Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares,

Ø Conhecer as origens das datas comemoradas no mês de maio,

Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.

Ø A importância de cada profissional para o bom crescimento social.

Origem do Dia das Mães: (segundo domingo de maio. Esse ano será dia 13)

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.

Origem do Dia do Trabalhador: (01 de maio)

A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos).

No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

A Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Origem do Dia do Artista Plástico (08 de maio)

A data da comemoração foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, lembrando o seu nascimento em Itú- SP, no dia 8 de maio de 1851.

Almeida Júnior estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Júlio Le Chevrel e de Vítor Meireles.

Teve, também, formação europeia, nomeadamente, na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, tendo sido aluno do célebre Cabanel.

Origem do Dia do Enfermeiro: (12 de maio)

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Atividades que podem ser desenvolvidas

Dia das Mães:

Ø Lembrancinhas,

Ø Chamar as mães até o espaço para conversar sobre assunto relacionado à mulher,

Ø Construção de um mural com as profissões e os nomes das mães,

Ø Organizar em parceria com salões de beleza na comunidade um dia de beleza,

Ø Reforçar a importância da ida ao medico e dos direitos da mulher;

Ø Poesias, poemas

Ø Historias relacionadas: - SABE O QUANTO EU TE AMO ?

Ø Encenação de uma peça teatral sobre as mães;

Ø Dinâmicas.

Dinâmicas para trabalhar com as mães:

Dinâmica: AFETO (estimular o carinho nos filhos)

Participantes: 7 a 30 pessoas

Tempo Estimado: 20 minutos

Modalidade: Demonstração de Afeto.

Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.

Material: Um bichinho de pelúcia.

Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

Dinâmica: DUAS MÁSCARAS (trabalhar o sentimento de respeito)

Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,

Barbante de 50 cm, Tesoura.

Desenvolvimento: Cada participante recebe uma folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:

Lado 1 : Aquilo que acha que é. (alegre, triste, feio, bonito.) (Como me vejo).

Lado 2 : Escreve como os outros me veem. (3 aspectos como os outros me veem. )

Colocar a máscara no rosto do lado "como me vejo". Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua.

Após um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo.

Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc...

Atividades para o Dia do Trabalhador (01 de maio)

Ø Levar uma carteira de trabalho para o espaço para mostrar as crianças,

Ø Fazer um mural com as profissões dos pais e mães (pode ser usado o mesmo do dia das mães),

Ø Falar do primeiro emprego para os adolescentes,

Ø Levar uma pessoa para falar da profissão dela;

Ø Procurar na comunidade se tem alguma pessoa que se formou e tem uma profissão e queira ir até lá falar da importância dos estudos.

Atividades para o Dia da comunicação (05 de maio)

Ø Realizar atividades que trabalhem a leitura e escrita, criando um Jornal Mural com temas relacionado com a localidade dele com: esporte do bairro, capoeira, grupos de dança, etc.,

Ø Criar um correio elegante,

Ø Levar um jornal impresso, revistas, um aparelho de radio para o espaço.

Atividades para o Dia do artista plástico: (08 de maio)

Ø Falar das obras dos artistas plásticos ilheense: Goca Moreno e Jane Hilda Badaró,

Goca Moreno trabalha com arte abstrata feita de ferro, e material reutilizável. Jane Hilda trabalha com pinturas que fala da alma.

Ø Trabalhar com argila, pinturas, dobraduras, colagens, barro...

Ø Produzir brinquedos de material reciclável.

Atividades para o Dia do Enfermeiro: (12 de maio)

Ø Levar um enfermeiro para falar da profissão e sobre higiene pessoal e saúde,

Ø Falar da importância das vacinas,

Ø Reunião com as mães para falar dos exames preventivos da mulher como: os ginecológicos, de mama, pré-natal, etc.

Libertação da Escravatura (13 de maio)

Ø Falar da Leia Aurea que foi assinada no dia 13 de maio de m1888,

Ø Explicar a importância desse dia para todos nos, negros, brancos, índios,

Ø Explicar como as crianças brancas brincavam e as negras também, (brincar com eles aquela brincadeira de Escravos de Jó, explicar a eles que as crianças negras eram usadas nas brincadeiras eram machucadas pelas crianças brancas),

Ø Falar do preconceito racial existente no Brasil;

Ø Fazer atividades relacionadas com tema Negritude.

Assistente Social (15 de maio)

Ø Chamar um assistente social para explicar qual é a função deste profissional,

Ø Dizer a eles que quando um assistente social vai até a casa de uma pessoa ele vai ali prestar um serviço de ajuda de acolhimento para saber como anda as condições da família e não para prender e nem levar ninguém para a delegacia ou para o Juizado.

Atividades para o Dia da Indústria e do Trabalhador Rural (25 de maio)

Ø Falar da importância das indústrias para a cidade, pois geram empregos, e pagam impostos, mas também podem poluir rios, as matas, oceanos e todo meio-ambiente, matando os animais como: peixes, aves, e as plantas,

Ø Pedir que levem fotos de fabricas que eles conhecem para fazer um mural no espaço,

Ø Falar da importância do trabalhador rural para a sociedade, (se for da zona urbana convidar um pai ou mãe que trabalhem na roça para falar sobre esse trabalho para as outras crianças).

Referência bibliográfica.

Apostila, COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA, do programa salto para o futuro, exibida no canal Futura.

http://www.portalsaofrancisco.com.br. Acessado em: 03/05/2012.

www. suapesquisa.com. br. Acessado em: 02/05/2012.

www.revistanovaescla.org.br. Acessado em: 02/05/2012.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Rosas de papel, como fazer e usar em seus projetos de artesanato - Dicas para o Dia das Mães

Author : Ligiane

Olá, queridas(os)!

Encontrei mais esta novidade e amei, e como dica deixo aqui no blog do MIGA, também os links de acesso aos sites dos quais eu trouxe a pesquisa. São trabalhinhos maravilhosos que podem servir de inspiração para o Dias das Mães. Aproveitem!

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É sempre bom saber criar sobre todos os tipos de superfície, e o papel é um suporte que possibilita a realização de muitos projetos diferentes de artesanato. Vamos aprender como fazer rosas de papelcolorido que podemos aproveitar na decoração de guirlandas, cartões e caixas de presente e em pequenos arranjos que podem enfeitar uma mesa ou serem oferecidos como lembrancinhas.

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Corte um pedaço de papel firme (sugiro 80g) e arredonde as bordas. Pode ser sobre uma base quadrada ou um pouco maior, tanto faz.

Comece a cortar de fora para o centro em movimento espiral. Não precisa ficar perfeito pois as diferenças sumirão ao enrolar.

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Comece a enrolar de fora para dentro. Aqui dá pra perceber como fica o recorte do papel.

Ao enrolar a tira, alinhe o papel pela parte de baixo do recorte. Enrole o papel sem se preocupar com o formato, mas de forma bem justa e firme.

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Na medida em que enrola a tira alinhando pela base, a parte de cima vai criando movimento, é assim mesmo. Quando chegar no final deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar.

Ao terminar de enrolar solte a flor pra que sozinha tome o formato de rosa. clip_image007

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Segure a flor solta e aplique um pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar.

Vire a rosa e aplique cola quente na base em boa quantidade. clip_image009

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Dobre e fixe na cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.

Aqui está sua rosa de papel pronta. Nesse formato você já pode usar em projetos de guirlandas, decorações de caixas e cartões. Mas vamos aprender mais.

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Para colocar folhas em suas rosas corte um desenho de folha e deixe a borda de baixo reta, como na foto.

Junte as laterais retas numa dobra em N, como na figura. Reserve. clip_image013

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Fure a base de sua rosa com uma agulha grossa atravessando do miolo para a base. Cuidado para não amassar as pétalas.

Encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame ficará bem firme, mas se necessário aplique mais um pouco por dentro da rosa. clip_image015

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Cole a folha no arame com um pingo de cola quente bem na dobra.

E sua rosa está pronta para criar lembrancinhas e também enfeites decorativos. Com certeza vocês vão aproveitar essa flor em muitos trabalhos diferentes.

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Eu fiz um pequeno ramalhete para um vasinho de centro de mesa. Uma maneira bem simpática de decorar. A sugestão cai bem também para lembrancinhas, experimentem.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Fonte/Link original: Vila do Artesão/Rosas de papel, como fazer e usar em seus projetos de artesanato

fazer flores do rolo de papel higiênico - Dicas e Idéias para o Dia das Mães.

Author : Ligiane

Olá, queridas(os),

Mais uma idéia para o Dia das Mães que encontrei no site Vila do Artesão, e não esqueça de fazer um tour neste site ele tem muitas coisas interessantes, das quais eu também aproveito:

DRAMATIZAÇÃO

PERSONAGENS – Dirigente, Narradora, Eva, Joquebede, Noemi, Isabel, Maria – as mulheres da Bíblia devem estar caracterizadas à moda antiga judaica e se apresentarão, uma a uma, a medida que a narradora disser o seu nome.

DIRIGENTE – Maio é o mês do lar! Durante os dias deste mês, nossa atenção está voltada para a família, para o lar onde vivemos em amor com os nossos queridos familiares. Para que um lar seja feliz é preciso que Cristo viva no coração de todos os seus componentes; é necessário que a Palavra de Deus seja lida e que seus ensinos preciosos sejam observados. Hoje, veremos algumas mães da Bíblia, ensinando-nos lições importantes para os nossos lares.

NARRADORA – (em pé, com uma grande Bíblia na mão, abrindo-a em Gênesis 2 , fala)

EVA – a primeira mãe do mundo! – “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem , transformou-a numa mulher.”

EVA – Quando os meus olhos se abriram e pela primeira vez contemplei o mundo, senti o peso que sobre mim caía. A mim foi dada a responsabilidade de trazer vidas ao mundo. Pensei muitas vezes no que de mim seria dito pelas mães do futuro. Achariam elas que a educação dada a Caim foi defeituosa? Ou se lembrariam de mais de Abel? Eduquei-os nos caminhos do Senhor. Infelizmente, Caim procedeu de maneira inversa, razão de seu erro e seu pecado. Alegro-me, no entanto, porque o Senhor se lembrou de mim e me deu a Sete em lugar de Abel. E recordo-me bem que, a partir daquele dia, o nome do Senhor começou a ser invocado. E, então, eu, a primeira mãe do mundo, orgulhei-me de ser MÃE!

NARRADORA – (abrindo a Bíblia no livro de Provérbios) – JOQUEBEDE - educou seu filho no caminho de Deus – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”.

JOQUEBEDE - Quando fui obrigada a lançar meu filho às águas, não compreendia, a princípio, porque tinha de fazê-lo. Afinal de contas, todas as mães têm o direito de acalentar seus filhos. Nós, do povo judeu, não tínhamos esse direito. Nossos filhos eram arrancados de nossos braços. Mas Deus tinha um propósito para meu filho Moisés. O Senhor esteve comigo e eu sempre estive com o Senhor. Ele providenciou para que eu educasse Moisés e eu o ensinei a viver em palácios, mas a não se deixar envolver pelos enganos da riqueza. Meu filho foi um grande líder, temente a Deus.

NARRADORA – (abrindo a Bíblia e Provérbios 31) – NOEMI – inspirou confiança e sinceridade – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. A força e a dignidade são os seus vestidos. Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua.”.

NOEMI – Quando Malom e Quiliom faleceram, minhas noras não se sentiram constrangidas a permanecerem comigo. A confiança e a sinceridade sempre reinaram entre nós. Órfã foi sempre mais calada, é verdade, mas temos que considerar que seu temperamento era assim. Órfã e Rute me amavam a sua maneira, é claro, mas me amavam. Consegui ser mãe para as minhas noras, e pude influenciar a escolha de um novo companheiro para Rute – Boaz, pai de Obede, avô de Jessé, que foi pai de Davi, ancestral de Jesus.

NARRADORA - (mesma atitude - Pv 14) – ISABEL – alegrou-se em ser mãe – “A mulher sábia edifica a sua casa., mas insensata com as próprias mãos a derruba.”

ISABEL - Meu coração era triste. Tinha um marido que me amava, mas não tínhamos filhos. Procurávamos viver sempre diante de Deus, Certo dia, fomos visitados pelo anjo do Senhor e a nós foi dada a graça de sermos pais da “Voz Que Clama“. Na comunhão que mantínhamos com o Senhor, soubemos da sua missão e o educamos para realizá-la. Do nosso filho foi dito: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”.

NARRADORA – (mesma atitude – Lc 1) – MARIA – compreendeu os planos de Deus para sua vida e para a vida de seu filho – ”Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.

MARIA – Senti sobre mim a grande responsabilidade de guardar em meu ventre o Filho de Deus. De ser mãe terrena de Jesus Cristo, aquele que veio para dar a salvação a todos quantos creem. Compreendi, desde cedo, a minha missão, e procurei a ajuda de Deus na execução desta grande tarefa. A oração foi minha principal arma para que saísse vitoriosa.

DIRIGENTE - Acabamos de assistir a um desfile de mães da Bíblia e isso nos alegra porque elas contaram suas experiências para as mães de hoje. A pureza do corpo, da mente e do espírito é importante para a missão da mulher. As mães precisam depender de Deus: ter comunhão íntima com ele, reconhecer suas limitações, e ter a certeza de que Deus está ao seu lado, pronto para atendê-las em todos os momentos, no lar ou fora dele.

Fonte: http://www.saf.org.br/

KIT BÁSICO DE UMA BOA MÃE

· Uma PEDRINHA, para marcar o caminho quando se achar sem rumo na educação de seus filhos;

· Um ELÀSTICO para você esticar além do limite de sua paciência quando for contrariada ou desobedecida por seu filho (a);

· Uma BALA para adoçar a vida e lembrá-la que filhos também dão muitas alegrias;

· Uma BORRACHA que lhe permita apagar os erros e as falhas cometidas na educação de seus filhos;

· Um BARBANTE para você segurar as pontas quando as coisas realmente estiverem difíceis.

clip_image002Que as forças divinas desçam sobre você, restabelecendo seu físico e seu espírito fortalecendo-lhe ainda mais na certeza que a tarefa de educar se cumprirá com muito êxito, afinal, você gerou esta vida e somente você tem a capacidade de mostrar os inúmeros caminhos que levam a felicidade.

Parabéns Mamãe! Felicidades hoje e sempre!

ENCENAÇÃO

Narrador: Uma mulher chamada Anne foi renovar sua carteira de motorista e fizeram-lhe a seguinte pergunta:

Cenário: um balcão de atendimentos de uma repartição. Uma mesa com a cadeira do atendente e duas para os usuários.

Atendente: Qual é a sua profissão?

Anne: Minha profissão? Deixa-me ver...

Atendente: O que lhe pergunto é se tem um trabalho.

Anne: Claro que tenho um trabalho. "Sou mãe".

Atendente: Nós não consideramos "mãe" um trabalho. Vou colocar "dona de casa".

Narrador: Aquilo fez com que Anne, uma simples mãe, refletisse bastante nas palavras da atendente, no outro dia ela voltou, e estava disposta a falar francamente. E lá estava a mesma atendente e lhe fez a mesma pergunta.

Atendente: Qual é a sua profissão?

Anne: "Sou doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".

Narrador: A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente para o ar, e olhou Anne como quem diz que não ouviu bem.

Atendente: Não entendi, pode repetir, por favor?

Anne: Claro! Anote aí. "Sou doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".

Atendente: Diga-me minha senhora, o que realmente você faz?

Anne: Minha querida eu desenvolvo um programa em longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e em campo experimental (normalmente eu teria dito, dentro e fora da casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas as meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?!), o grau de exigência é de 15 horas por dia (para não dizer 24).

Narrador: Naquele momento houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu a porta para Anne. Quando chegou em casa, com o título da carreira erguido, ela foi recebida pela sua equipe - uma com 21, outra com 18, e outra com 10 anos. Do andar de cima, pode ouvir o seu mais novo experimento - um bebê de sete meses, testando uma nova tonalidade de voz. Anne se sentiu triunfante!

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Cartões para o 'Dia das Mães - Dicas e Idéias de Artesanato

Author : Ligiane

Queridas(os),

Reuni mais algumas idéias que encontrei nos meus sites favoritos de Artesanato. Espero que as idéias mostradas abaixo, possam te ajudar a criar seus próprios cartões para o Dia das Mães. Em cada dica, eu coloquei os sites de origem, para que você também possa visitar estes sites e ver também muitas novidades. Mas, não vai deixar de vir aqui no blog do MIGA, OK!? Sua presença é sempre bem vinda! Vamos ver as dicas então!?!?

Artesanato Cartão para o Dia das Mães

do site Artesanato Decor e Culinária

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Artesanato Cartão para o Dia das Mães

Materiais

  • 8 1/2- por 11-polegadas pedaço de papel espesso ou cartão
  • Tintas acrílicas (opcional)
  • almofadas de tinta (opcional)

Instruções

I. clip_image003Para fazer um, primeiro decorar ambos os lados de um pedaço 8 1/2- por 11-polegada de papel espesso ou cartão - de um lado para o exterior da bolsa, outro para o forro. Utilizamos tintas acrílicas para fazer listras moda ousada nas formas geométricas fora e carimbada com almofadas de tinta de cor clara e selos pequenos no interior. Permitir que as tintas e as tintas sequem completamente.

  1. clip_image004Com a face para cima ea impressão do forro, dobrar o fundo de 4 centímetros de papel, desenhe uma forma do corpo da bolsa, na parte duplicada e uma alça na camada remanescente de papel.
  2. clip_image005Cortar a forma, corte ao longo do arco logo abaixo da alavanca (deixe o fundo intacta) para formar a aba do fechamento da bolsa.
  3. clip_image006Use pegajoso cola para unir as jóias de plástico para o punho, bem como uma jóia única para a aba de um trinco.
  4. clip_image007Deixe a cola secar, em seguida, escrever uma mensagem de mãe Dia das Mães no forro da bolsa antes de dobrar o cartão fechado.

Artesanato Cartão para o Dia das Mães

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Você sabe o que é Dislexia?

DISLEXIA

A DISLEXIA pode se apresentar quando uma criança saudável, inteligente, com estímulos sócios culturais adequados e sem problemas de ordem sensorial ou emocional, tem uma dificuldade acima do comum em aprender a ler. O ideal é realizar o diagnóstico da DISLEXIA o mais cedo possível, para amenizar ou evitar um comprometimento social e emocional do indivíduo ao longo da sua vida, e, ainda, minimizando os aspectos da dificuldade de aprendizagem.

A dislexia é persistente, mas não é uma incapacidade e sim uma dificuldade a ser vencida com sucesso.

A DISLEXIA, de causa genética e hereditária, é um transtorno ou distúrbio neurofuncional, ou seja, o funcionamento cerebral depende da ativação integrada e simultânea de diversas redes neuronais para decodificar as informações, no caso, as letras do alfabeto. Quando isso não acontece adequadamente, há uma desordem no caminho das informações, dificultando o processo da decodificação das letras, o que pode, muitas vezes, acarretar o comprometimento da escrita.

O disléxico não é deficiente, é diferente.

Alguns sinais que alertam para um diagnóstico:

• atraso no desenvolvimento da fala;

• dificuldade na aquisição e automação da leitura;

• resistência ao ler em público;

• leitura vagarosa, com trocas, mesmo que corriqueiras;

• disgrafia (letra feia);

• trocas, inversões, omissões, aglutinações de letras na escrita;

• vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

• dificuldades em decorar dias da semana, meses do ano, tabuada, números de telefone e etc.;

• dificuldade para compreender textos;

• desatenção e dispersão;

• dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;

• bom desempenho em provas orais.

O sucesso da aprendizagem da criança com dislexia depende da ação conjunta da família, escola e intervenção com profissional especializado.

DIAGNÓSTICO

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só demonstram um distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, mas não confirmam se tratar de dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes, etc.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser, obrigatoriamente, diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, psicólogo/neuropsicólogo e psicopedagogo, onde há uma minuciosa investigação, quantitativa e qualitativa das habilidades.

Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista e outros, conforme o caso.

Não há qualquer medicalização

A avaliação multidisciplinar e transdisciplinar permite um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo. Não há qualquer medicalização do indivíduo. Dislexia não se trata com remédio.

Atualmente a DISLEXIA consta no CID 10 – Classificação Internacional de Doenças (F.81), definida como transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares. Faz parte também do DSM – IV (1994) – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, relacionada entre os transtornos de aprendizagem, como transtorno de leitura. No entanto aguardam-se novas definições oficiais, perante comissões de estudos e de pesquisas atualizadas.

A não identificação da dislexia poderá causar além do fracasso escolar, prejuízos afetivos emocionais, baixa autoestima, depressão, ansiedade e, algumas vezes, o ingresso para a marginalidade.

A Associação Brasileira de Disleixa – ABD, instituição com mais de 28 anos de existência, única "global partner" no Brasil da "International Dyslexia Association – IDA" (instituição norte-americana), tem como finalidade divulgar, informar e sensibilizar os pais, profissionais da área da educação, escolas, parlamentares e todos os membros da população sobre a dislexia.

Com este objetivo promove eventos, palestras, cursos, workshop , simpósios, congressos e reuniões de apoio a pais de disléxicos, para elucidar a todos os interessados sobre o tema, inclusive unindo esforços com pessoas conscientes para aprovação de leis que ampare os disléxicos.

Associação Brasileira de Dislexia – ABD

Avenida Angélica, 2318 - 7º andar - Higienópolis -São Paulo - SP - 01228-200

Tels. (11) 3231-3296 - (11) 3258-7568 - (11) 3237-0809 – (11) 3129-9721

Outubro de 2011

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Transtornos que afetam Aprendizagem,,

São cinco os transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação :
1 - O autismo : é uma desordem global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente - segundo as normas que regulam estas respostas.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de Espectro Autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.
Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu "mundo próprio" interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo, é porque simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe nenhuma). A dificuldade de comunicação, em alguns casos, está realmente presente, mas como dito acima nem todos são assim: é difícil definir se uma pessoa tem retardo mental se nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente.
2 - Síndrome de Rett é uma anomalia
genética, no gene mecp2 que causa desordens de ordem neurológica, acometendo quase que exclusivamente crianças do sexo feminino.
Compromete progressivamente as funções motoras, intelectual assim como os distúrbios de comportamento e dependência.
No caso típico, a menina desenvolve de forma aparentemente normal entre 8 a 18 meses de idade, depois começa a mudar o padrão de seu desenvolvimento.
Ocorre uma regressão dos ganhos psicomotores, a criança torna-se isolada e deixa de responder e brincar.
O crescimento craniano, até então normal, demonstra clara tendência para o desenvolvimento mais lento, ocorrendo uma microcefalia adquirida.
Aos poucos deixa de manipular objetos, surgem movimentos estereotipados das mãos (contorções, aperto, bater de palmas, levar as mãos à boca, lavar as mãos e esfregá-las) surgindo após, a perda das habilidades manuais.
3 - Transtorno Desintegrativo da Infância é um tipo de
Transtorno invasivo do desenvolvimento (PDD, na sigla em inglês) geralmente diagnosticado pela primeira vez na infância ou adolescência.
Critérios de diagnósticos:
A. Desenvolvimento aparentemente normal durante pelo menos os 2 primeiros anos de vida, manifestado pela presença de comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativos próprio da idade.
B. Perda clinicamente importante de habilidades já adquiridas (antes dos 10 anos) em pelo menos duas das seguintes áreas:
- linguagem expressiva ou receptiva
- habilidades sociais ou comportamento adaptativo
- controle esfíncteriano
- jogos
- habilidades motoras
C. Funcionamento anormal em pelo menos duas das seguintes áreas:
comprometimento qualitativo da interação social (p. ex., comprometimento de comportamentos não-verbais, fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares, falta de reciprocidade social ou emocional)
comprometimento qualitativo da comunicação (p. ex., atraso ou ausência de linguagem falada, fracasso em iniciar ou manter uma conversa, uso estereotipado e repetitivo da linguagem, ausência de jogos variados de faz-de-conta)
padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, incluindo estereotipias motoras e maneirismos
D. A perturbação não é melhor explicada por outro Transtorno global do desenvolvimento específico ou por Esquizofrenia.
4 - síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (código CIE-9-MC: 299.8), é uma
síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA continua incerta, estando atualmente em discussão a sua manutenção ou retirada do "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders"
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" da Economia de 2002). No entanto, no Reino Unido estima-se que apenas 12% terá emprego a tempo inteiro.
O termo "síndrome de Asperger" foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista Bobby Fischer, além de autores de diversas obras literárias, como no caso de Mark Haddon.
5 -
Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação :O TID-SOE é uma categoria diagnóstica de exclusão e não possui regras especificadas para sua aplicação. Alguém pode ser classificado como portador de TID-SOE se preencher critérios no domínio social e mais um dos dois outros domínios (comunicação ou comportamento). Além disso, é possível considerar a condição mesmo se a pessoa possuir menos do que seis sintomas no total (o mínimo requerido para o diagnóstico do autismo), ou idade de início maior do que 36 meses.
Se o acordo entre os clínicos é alto para os diagnósticos de autismo, o mesmo não é verdadeiro no caso do TID-SOE.20 Ainda que os estudos epidemiológicos tenham sugerido que o TID-SOE seja duas vezes mais comum do que o TA, essa categoria continua a estar subinvestigada. Hoje em dia, diferentes categorizações têm sido propostas, algumas baseadas no enfoque fenomenológico descritivo, outras baseadas em outras perspectivas teóricas, tais como a neuropsicologia.

Fontes: psicosite / robertexto / wikipédia

Dia Mundial do Trabalho

O dia 1o de maio é o Dia Mundial do Trabalho. Essa data é comemorada em vários países do mundo e relembra a luta de trabalhadores por condições dignas de trabalho.

Origem da comemoração

O dia 1o de maio foi estabelecido como o Dia Mundial do Trabalho durante um congresso internacional de trabalhadores realizado em Paris, em 1889.

Esse dia foi escolhido para homenagear alguns operários da cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, que se uniram, no dia 1o de maio de 1886, para fazer uma manifestação a favor da redução da jornada de trabalho.

Naquela época, as condições de trabalho eram muito precárias, e os trabalhadores faziam jornadas que podiam chegar até 17 horas diárias. Além disso, os salários eram muito baixos e não havia nenhuma garantia a favor dos operários.

Nos dias seguintes à manifestação do dia 1o de maio de 1886, a polícia e os manifestantes entraram em choque, o que acabou resultando na morte de diversas pessoas e na prisão dos líderes do movimento. No julgamento, cinco líderes foram condenados à morte na forca, dois foram condenados à prisão perpétua e um recebeu a pena de quinze anos de prisão

Trabalhadores do Brasil

Atualmente, no Brasil, existem pessoas exercendo as mais diversas profissões e ocupações. Homens e mulheres participam ativamente do mercado de trabalho, que está mais competitivo a cada ano.

No entanto, o Brasil é um país com muitos desempregados e com um grande número de pessoas que realizam atividades informais, isto é, sem ter registro na carteira de trabalho.

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Além disso, há os trabalhadores domésticos. Nesse tipo de atividade, é comum que um dos moradores da casa, geralmente uma mulher, realize as mais diversas atividades, como cuidar de filhos, lavar, passar, cozinhar e limpar, não recebendo salário pelo que faz. Esse trabalho, além de muito importante, é fundamental para o funcionamento de uma casa e mesmo assim é pouco valorizado.

Existem também pessoas que exercem outro tipo de trabalho, o não-remunerado. Nesse tipo de trabalho, as pessoas, voluntariamente, realizam atividades ou prestam serviços à comunidade.

O trabalho infantil

estacionados, lavar os pára-brisas dos carros nos semáforos, vender doces e pequenos objetos e engraxar sapatos. Além disso, para ajudar a família, algumas crianças passam o dia pedindo esmolas na rua.

O trabalho infantil é uma realidade não só no Brasil, mas em vários países do mundo. Diariamente, milhares de crianças trabalham em condições precárias e desumanas, tanto nas cidades como no campo. Nas cidades, as crianças exercem as mais diversas atividades, como cuidar de carros clip_image003