domingo, 18 de agosto de 2019


TRAVA-LÍNGUA
A PIA PINGA, O PINTO PIA.
QUANTO MAIS A PIA PINGA,
MAIS O PINTO PIA.

ü  LIGUE A LETRA P AOS DESENHOS QUE SE INICIAM COM ELA.
NOME: _________________________________________

                                             ALEGRIA DE CASA
NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________


2º PERÍODO - DATA:____/____/______
1-   PINTE NOS NOMES ABAIXO AS LETRAS K, W, Y.

2-   VAMOS PINTAR OS RÓTULOS QUE SÃO MARCAS DE ALIMENTOS.








                      
                                                ATIVIDADES DE AULA
 NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________
 2º PERÍODO -DATA:____/____/______


                          ALEGRIA DE CASA
                         
NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________
 2º PERÍODO -DATA:____/____/______





















O KARAOKÊ É UMA FORMA DE DIVERSÃO ONDE PESSOAS CANTAM VERSÕES INSTRUMENTAIS DE MÚSICAS COM LETRAS EM UMA TELA.
                         ALEGRIA DE CASA
 
NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________
 2º PERÍODO -DATA:____/____/______





                                 









                  
                  ALEGRIA DE CASA

NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________
 2º PERÍODO -DATA:____/____/______
1-   LEIA O TEXTO JUNTO A UM ADULTO:
NO KARAOKÊ A MÔNICA
PENSA MESMO QUE ARRASOU
COITADO DO CEBOLINHA,
ESCUTOU, MAS NÃO GOSTOU.

2-   AS CONSOANTES ESCAPARAM DAS PALAVRAS, ENCONTRE-AS E COMPLETE.

3-   RECORTE E COLE 3 PALAVRAS ONDE APARECECEM A CONSOANTE K.








                            ATIVIDADE EM AULA

NOME: _________________________________________________________________
________________________________________________________________________
NOME:_______________________________________________________________

DATA: ­­___/___/___
Resultado de imagem para desenho de formigas para colorir


AS FORMIGAS

A FORMIGA CORRE, CORRE.
PROCURANDO UM DOCINHO.
QUANDO ENCONTRA AS AMIGAS
SÓ FOFOCA NO OUVIDINHO.


1 - CIRCULE ACIMA AS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA F.

2- PINTE AS VOGAIS:
FORMIGA
 
 






3- ESCREVA AS  VOGAIS QUE VOCÊ PINTOU.













 

 4- QUANTAS  VOGAIS VOCÊ PINTOU?

Hoje traremos dicas para os professores iniciantes, formados há pouco ou ainda estudantes de licenciatura ou pedagogia. Para entrar no mercado de trabalho, assim como em qualquer outra profissão, é preciso atitude.
Às vésperas da primeira aula, um professor pode ter algumas reações desagradáveis, como ansiedade e medo. O novo professor também pode acreditar que é tímido, e ter dúvidas quanto ao seu desempenho em sala.
Não importa quanto conhecimento teórico e preparação você receba ou tenha, apenas a experiência pode mostrar o que realmente significa estar em sala de aula como professor. Veja a seguir 15 dicas para professores iniciantes!
1 Não seja o centro das atenções
Os melhores professores são aqueles que guiam, dividem o que sabem, e não se tornam o centro das atenções. Os estudantes é que são o objetivo final de tudo.
2 Estude os seus alunos
Você precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Os talentos, os defeitos, as riquezas.
3 Alunos podem procurar desafios desde que você dê segurança a elesA aprendizagem às vezes determina alguns riscos. Se você for capaz suficiente de dar segurança e confiança a seus alunos eles poderão seguir e correr estes riscos. Os alunos precisam saber que você confia neles e que eles podem confiar em você.
4 Excelentes professores são aqueles que ensinam com paixãoA diferença entre um bom professor e um excelente professor está exatamente na paixão com que eles atuam e não no conhecimento ou experiência. Paixão pelo material, pelo programa, pelo ensino. O desejo é contagioso.
5 Estudantes aprendem quando os professores mostram o quanto eles precisam aprenderOs alunos não têm a ideia exata do que é realmente importante e o que poderão ter de benefício com a aprendizagem. Será seu papel mostrar, dividir, ensinar e praticar com eles.
6 Mantenha o seu programa claro e simplesUma das grandes funções de um mestre é fazer as coisas complicadas parecerem simples. A grande ação de um grande líder é exatamente fazer com que seus seguidores lhe entendam.
7 Aprenda com os alunosAlgumas vezes, a melhor resposta que você pode dar a seus alunos é “não sei”. Ao invés de perder credibilidade você mostrará humildade e reconhecimento. Mas não se esqueça de pesquisar com eles e sanar a dúvida.
8 O ensinamento começa do coraçãoA melhor forma de ensinar não é uma fórmula, é algo pessoal. Diferentes pessoas ensinam a mesma matéria de forma diferente porque são diferentes e vêem o mundo de forma diferente. Nós ensinamos o que somos. O ato de ensinar requer coragem para explorar o sentimento de identidade.
9 Pare de falar, comece a escutarDê espaço para seus alunos se manifestarem. Isso mostra o valor que você dá a eles. A linguagem do escutar é muito importante e dá a você um feedback do seu programa.
10 Deixe seus alunos ensinarem uns aos outrosVocê não é a única pessoa com quem eles podem aprender. Eles também podem ajudar uns aos outros. Mantenha um ambiente propício para a troca.
11 Ensine de maneiras diferentesDentro da sala de aula há espaço para diversas estratégias de ensino e dinâmica.
12 DescanseVocê sempre vai encontrar novas coisas para fazer, por isso aprenda a estabelecer limites para o tempo em que permanece na escola.
13 Planeje e respeite seu tempoHá momentos para alunos, para reuniões e para os pais. Mas também deve haver um período pessoal, onde você possa ver e responder seus e-mails, almoçar, etc.
14 Faça contatos e aprenda
Bons profissionais
 estão sempre em busca de novas informações e oportunidades. Faça isso com uma rede de contatos e leituras diárias, por exemplo. Fique conectado com sites e outros recursos que ofereçam material relevante para seu desempenho.
15 Determine o que você avaliaÉ óbvio que os professores devem saber o que avaliam e quando avaliam, mas, algumas vezes, os educadores parecem esquecer ou perder o foco naquilo que devem realmente avaliar. Saiba determinar qual é a avaliação que você deve fazer, para quem, com qual foco e em que hora.
E você, conhece mais alguma dica? Comente!


PLANO DE AULA- TRABALHANDO O ALFABETO.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ø  Explorar a linguagem oral e escrita;
Ø  Desenvolver de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto;
Ø  Relacionar os fonemas com os respectivos grafemas;
Ø  Estimular a construção de regras.
Duração das atividades
50 minutos (DURANTE 5 DIAS NAS DUAS TURMAS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser dirigida a crianças de 4 a 5 anos. É necessário que o professor já tenha trabalhado o alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
Para o início da atividade, faça uma roda com as crianças e pergunte a letra que inicia o nome de cada uma (explore também os nomes de seus familiares). Se algumas crianças ainda não reconhecerem as letras correspondentes, o professor pode falar a letra e incentivar os alunos a encontrá-la no alfabeto.
Também pode-se contar alguma história que incentive a curiosidade pela escrita de algumas palavras (personagens, lugares).
Após esta conversa inicial, apresente uma caixa surpresa que contenha as cartelas do bingo de letras. Explore a caixa: pergunte o que têm dentro, incentive a imaginação e a curiosidade. Abra a caixa e retire as cartelas: pergunte o que pode ser, para o que servem; quais letras eles identificam...
Explique que se trata de um jogo divertido: o bingo de letras. Diga que nas cartelas estão letras que compõe o do nome dos colegas da sala ou que são as letras dos nomes dos personagens da história que acabou de contar. Mas como todo jogo é preciso de regras. Combinem-as. Instigue os alunos a construírem algumas regras e registre-as na lousa. Faça a leitura e reforce a importância das regras para o bom funcionamento do jogo.
Recursos Complementares
Ø  Cartelas contendo cada uma 6 letras diferentes;
Ø  Alfabeto móvel;
Ø  Saco contendo as letras do alfabeto.




Fonte: www.neurosaber.com.br
Saiba como desenvolver atividades para crianças de 0 a 5 anos
A educação infantil é um período de desafios e descobertas para alunos e educadores. Da parte dos pequenos, podemos salientar o aspecto do novo, ou seja, o contato com aquilo que não fazia parte de sua vida e de seu mundo até então. Já para os adultos que estão envolvidos nessa missão, o caráter desafiador está no fato de ensinar e apresentar os melhores caminhos para os baixinhos. Isso tudo pode ser resolvido quando os profissionais planejam e estabelecem atividades para crianças que estão incluídas na faixa de 0 a 5 anos.