quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Segundo dados da UNICEF, as crianças e os adolescentes brasileiros estão em vulnerabilidade social, mesmo depois que o Brasil diminuiu o número de pobre nos últimos 6 anos.
Nesses dados a UNICEF mostra como vivem os adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Esses dados estão em um relatório que saiu essa semana e foi divulgado hoje em Brasília.
O relatório analisa a situação de meninas e meninos de 12 a 17 anos a partir da evolução de 10 indicadores entre 2004 e 2009. O documento também traz uma análise das políticas públicas desenvolvidas no Brasil e propõe ainda um conjunto de ações a serem tomadas para garantir a realização dos direitos de todos e de cada adolescente.
Aqui em Ilhéus a situação não é diferente. Precisamos urgente de melhorar o atendimento desses jovens nos projetos ofertados pelo Governo Federal, como PETI.
O PETI que atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos tem funcionado graças ao compromisso das educadoras, que enfrentam todas as dificuldades para não deixar o espaço sem atendimento.
É preciso que a comunidade e poder público participem mais, cobre mais dos governantes para que o projeto funcione como deve. As educadoras são verdadeiras mães desses jovens, que frequentam os espaços de segunda a sexta, sempre no contra turno da escola.
Ilhéus precisa assumi o compromisso de fazer valer o ECA, O EJA (Estatuto da Juventude), que foi aprovado agora. Precisa colocar em pratica o Conselho Municipal de Juventude e criar a Secretaria de Politicas Públicas para a Juventude urgente. E o principal. Fazer valer o Relatório da UNICEF.
Joselito é Atualmente Pedagogo do PETI em Ilhéus.

Nenhum comentário: