terça-feira, 6 de dezembro de 2011


MÊS DE FEVEREIRO
TEMAS DESENVOLVIDOS           
- VOLTA AS AULAS
- CARNAVAL
- DESCOBRINDO O CORPO
PROJETO DIDÁTICO        
Tema: Volta às Aulas                             
Turma: Maternal I e II e Jardim I e II.
Areas de Conhecimentos: Linguagem Oral, Arte, Natureza/Sociedade
Conteúdos: adaptação escolar, expressão corporal, sociabilização, contos infantis, dança e música.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
- reconhecer a importância da escola na vida das pessoas;
- Identificar as atividades vivenciadas na escola;
- Identificar os materiais que utilizamos na escola;
- Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor-aluno.
Serão formadas as rodinhas planejadas de conversas do surgimento da necessidade de resolver conflitos ou organizar trabalhos em grupos.
Serão confeccionado um cartaz com os combinados eleitos pela turma e fixado na parede da sala para ser lido pelas crianças todos os dias no início da aula. Esses combinados servirão para resolver conflitos que surgirem entre as crianças.
Será feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
1º Dia ( segunda-feira)
- Apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecer  a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
2º Dia ( terça-feira)
- Conhecer a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída
3º Dia ( quarta-feira)
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.



4º Dia ( quinta-feira)
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
5º Dia ( sexta-feira)
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
Recursos Didáticos:
- giz de cera, lápis de cor, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, sulfite, cola, EVA, cartolina etc.
Avaliação:
A avaliação será através de registro por parte do professor através da observação do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.
Fonte: www. canalpedagogico.blogspot.com
Pedagoga: Cláudia 

Nenhum comentário: