segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

1- DESIGUALDADE ECONÔMICA

UM É POUCO, DOIS É BOM... 6 BILHÕES É DEMAIS!

No mês de outubro de 1999, a população do planeta ultrapassou os 6 bilhões de habitantes. Já pensou quantos "vizinhos" nós temos aqui na Terra?

O bebê escolhido para simbolizar a marca dos 6 bilhões nasceu na Bósnia nos primeiros minutos do dia 12 de outubro de 1999. Chama-se Adnan Nevic e vai encontrar pela frente um mundo bem complicado.

clip_image001

UNS COM TANTO, OUTROS COM TÃO POUCO...

Os números indicam que o crescimento da população mundial vem diminuindo desde 1995.
Até que seria uma boa notícia. Mas há um pequeno "detalhe": 95% desse crescimento acontece nos países pobres, enquanto nos países desenvolvidos a taxa de crescimento diminui ou permanece a mesma.
O que acontece? Cada vez aumenta mais a desigualdade. É justamente nos países com maior dificuldade econômica onde a população mais cresce.
O resultado é muito triste: 2 bilhões de pessoas passam fome todos os dias, porque não têm terra para plantar, porque não há emprego suficiente, porque não há assistência médica.

clip_image002

 

No Brasil, a desigualdade econômica é gigantesca. Os números sobre a distribuição de renda no país causam espanto. Pesquisas de 1983 indicavam que os 50% mais pobres da população detinham apenas 13,6% da renda total do país. Enquanto isso, os 10% mais ricos ficavam com 46,2% dessa mesma renda.

Dá para notar que não existe muita justiça na distribuição de renda. Proporcionalmente está tudo invertido: muito dinheiro para pouca gente e pouco dinheiro para muita gente. Não está na hora de mexer nesses números?

       

2- TRABALHO COM JORNAL (pode ser usada na coletânea)

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     * Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”.

     * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.

     * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.

     * Vivenciar uma situação concreta de leitura e escrita.

     * Despertar o leitor crítico.

Duração das atividades :2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos devem saber ler e escrever narrativas e bilhetes para poderem desenvolver um trabalho comparativo.

Estratégias e recursos

     1ª etapa:

a)    Solicitar aos alunos previamente que pesquisem e tragam para a aula a sessão de Classificados de um jornal.

b)    Em um grupão, pedir aos alunos que selecionem um classificado.

c)    Cada aluno lerá seu classificado para os colegas.

d)    A professora discutirá com os alunos sobre os aspectos envolvidos na elaboração de um anúncio:

    * assunto (compra, venda, empréstimo, troca, oferta de serviço, achados e perdidos, etc)

    * descrição do objeto do anúncio

    * anunciante 

    * contato

    * informações complementares.

clip_image004

e)    Depois, solicitará que cada aluno recorte de seu jornal um anúncio para a montagem de um mural. Os anúncios serão agrupados de acordo com sua função comunicativa: compra, venda, aluguel, etc.

              2ª etapa:

a)      A professora selecionará um anúncio para ser apresentado em destaque aos alunos em um cartaz, retroprojetor,etc.

b)      Em seguida, orientará a observação dos alunos para o texto em questão: linguagem concisa, informações precisas, descrições atraentes que conquistem o leitor.

         Exemplo: “Vendo casa de praia com vista maravilhosa para o mar. Pagamento em suaves prestações mensais”.

&n bsp;  &nbs p;    Ela mostrará aos al unos que, para serem e ficazes, os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor. Tam bém irá alertá-los para o fato de que tudo o que se escreve é intencional nesse tipo de texto e levá-los a descobrir a força das palavras.

   3ª etapa:

· Distribuição de uma folha xerocada com diferentes anúncios:

clip_image006

Leia os anúncios e responda no caderno:

a) Qual é a função de cada anúncio? ( venda e oferta de serviço).

b) Qual é o anunciante de cada produto?

c) Como é a forma de contato de cada anunciante?

d) Quais as qualidades dos produtos que os anunciantes usaram para conquistar os compradores? ( preço e qualidade)

e) Outras informações.

· A professora estimulará seus alunos para a criação de anúncios bem interessantes. Depois de prontos, eles serão lidos pelos autores para  toda a classe.

· Após a leitura dos anúncios, os alunos darão suas opiniões sobre os trabalhos apresentados e poderão eleger os classificados mais criativos, convincentes ou engraçados.  

(PORTAL DO PROFESSOR)

clip_image007

Atividades complementares

      Os anúncios criados pelos alunos poderão compor um jornalzinho da classe, juntamente com outros artigos escritos por eles: notícias, agenda cultural, coluna social, lazer e cultura e outros.

· Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

      Durante todas as atividades a professora avaliará o desempenho dos alunos, observando se:

· estão se envolvendo nos trabalhos de forma prazerosa;

· demonstram um bom desempenho oral;

· conseguem retirar as informações essenciais de um anúncio: assunto, anunciante, contato, dados complementares:

· escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram;

· respeitam as opiniões e os trabalhos dos colegas.

3 – MATERIAL DOURADO (pode ser uma atividade para nota, se sua turma já tiver costume de trabalhar com esse material)

  • Atividade 1:

Qual é o nome de cada peça do material dourado?

Qual é a menor peça?

E a maior peça?

Existem semelhanças entre as peças? Quais?

Existem diferenças entre elas? Quais?

  • Atividade 2:

Utilize o material dourado para descobrir quais são os números que podem ser representados assim:

a- 1 placa, 2 barras e 3 cubinhos?

b- 1 placa e 9 barras?

c- 11 barras e 5 cubinhos?

d- 19 barras e 6 cubinhos?

· Atividade 3:

Utilize o menor números de peças que você conseguir para representar os números seguintes:

a- 16, 61, 99, 124, 448.

b- Faça o registro matemático (com o material dourado) de cada um.

  • Atividade 4:

Usando apenas cubinhos monte uma barra. Quantos cubinhos foram necessários?

Usando apenas barras, monte 1 placa. Quantas placas foram necessárias? E se fossem cubinhos, quantos seriam?

4- TABUADAS

  • Divida a turma em dois grupos.
  • Coloque os grupos em fila.
  • Desenhe no quadro, duas tabelas grandes, onde os alunos alcançam, contendo resultados das tabuadas que você queira trabalhar (as tabelas devem possuir os mesmos resultados, mas COM OS NÚMEROS em posições diferentes).
  • Combine com os grupos que, ao seu sinal, o primeiro da fila deverá correr e bater a mão sobre o resultado da tabuada solicitado por você.
  • Acertando ou errando, o aluno irá para o final da fila, e assim por diante.
  • Ganha o grupo que mais acertar os resultados.

5- SUGESTÕES DE PLANIFICAÇÕES DE POLIEDROS

DODECAEDRO

clip_image009

CUBOS

clip_image011

Nenhum comentário: