domingo, 1 de abril de 2012

Sequência Didática de Leitura

Sandra Regina de Oliveira

clip_image002clip_image003clip_image005

Objetivo:

Confecção de um livro em feltro, de tamanho aproximado de 1,50m x 2,00 , pelo alunos do 2ºano.

No dia da apresentação as crianças estarão caracterizadas de acordo com os personagens da história trabalhada, utilizando máscaras ou com os rostos pintados.

Faremos a exposição do livro que ficará numa parede para que todos possam ler e visualizar o livro com a história.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e conversar sobre a história;

- Reescrita da história, confeccionando um “livro de pano”;

- Confeccionar toda a parte ilustrada da história, com pinturas, origami, recorte e colagem e pintura a dedo;

- Pesquisa e conversa sobre a metamorfose da lagarta.

Duração das atividades

Está prevista no planejamento a utilização de uma a duas aulas semanais para a realização deste projeto. De 29/03/2011 a 20/05/2011.

Estratégias e recursos

· CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha;

· Livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha;

· Revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose da lagarta;

· Assistiremos o filme Vida de Inseto;

· Confecção de figuras que ilustrem as fases do desenvolvimento da lagarta;

· Se possível faremos uma visita ao borboletário do município.

Atividade 1 

Antes de iniciar a história, haverá uma conversa com a turma sobre a lagarta.

Quem já viu uma? Que informações têm sobre o bicho? Será que queimam?

Pesquisar e trazer algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma.

Atividade 2

Leitura do livro A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha para a turma e ouvir o CD Mil pássaros – Palavra Cantada que conta a história.

clip_image006

clip_image007

Depois de ouvirem a história, será feita roda de conversa com os alunos numa retomada dos acontecimentos. De que fala a história? Como tudo começou? O que aconteceu depois?

Farei perguntas que conduzam à interpretação da história:

Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram?

Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta.

No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta?

Por que a autora deu este nome para história? O que quis dizer com a Primavera da Lagarta?

Aproveite a história para conversar com a turma  sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta.

O que acharam? Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta? Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la?

Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.

Atividade 3 

Ouviremos mais uma  vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta.

clip_image007[1]

Os alunos que estão alfabéticos farão junto com a professora a reescrita da história que ouviram.

Os outros alunos farão junto com a professora, as ilustrações da história.

Faremos a confecção das figuras e ilustrações com o auxilio da professora de artes (Valéria) utilizando as seguintes técnicas:

· pintura a dedo,

· origami,

· recorte e colagem de figuras,

· confecção de máscaras ou pintura no rosto das crianças dos personagens da história (para caracterização).

Atividades Complementares:

- Exploração da parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . .

O que é uma parlenda? Que outras parlendas conhecem?

- A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características.

Recursos Materiais:

· Feltro verde escuro de aproxidamente (2,0m x 2,0m);

· Papel espelho (verde, vermelho,amarelo);

· Papel camurça preto (2 folhas);

· Cartolina branca ( 10 folhas);

· Pinta cara (rosa, lilás, branco, preto, verde, amarelo, glitter);

· Pincéis para pintar o rosto;

· Esponjas para pintar rosto;

· Cola branca;

· Tesoura grande;

· Canetinhas (várias cores);

· Tinta para pintura a dedo.

· Dupla face.

Nenhum comentário: