quinta-feira, 24 de maio de 2012

ESCOLA MUNICIPAL COUTO DE MAGALHÃES

PROFESSORA: Eva Vieira DATA: _____/_____/_____

ALUNO (A):________________________________________

ANO: 5º Ano “A” VALOR: 4,0

Simulado de Língua Portuguesa

Lixo Precioso

Você não percebe, mas a saboneteira que está no seu banheiro, a tinta que cobre as paredes do seu quarto ou o cano que leva o esgoto da sua casa até a rede pública podem já ter passado por suas mãos algum tempo antes. A evolução tecnológica da reciclagem de plásticos permite que a embalagem de refrigerantes de ontem tenha, hoje, essas entre outras formas. Quando as garrafas de vidro começaram a ser substituídas pela resina polietileno tereftalato (PET), no final dos anos 80, havia iniciativas tímidas para sua reciclagem. As embalagens de refrigerantes descartadas davam origem a alguns modelos de cordas e tecidos de poliéster. Na década de 90, com a saída quase total do vidro do mercado de refrigerantes e a adoção do PET em outros segmentos da indústria de embalagens, os processos de reciclagem avançaram rapidamente. Além dos aspectos ambientais, reciclar plástico vem se transformando em um promissor negócio para muita gente. “A tecnologia se desenvolveu com muita velocidade nos últimos anos. Já conseguimos, a partir dos processos de reciclagem, uma matéria-prima com características muito próximas às da resina virgem”, diz o engenheiro químico Antonio Cláudio dos Santos. Isso significa que muita coisa que antes precisava de resina vinda da natureza hoje pode ser feita a partir do processamento de produtos jogados no lixo. As pesquisas se direcionam também para aprimorar a transformação de PET reciclado em embalagens de alimentos. É o chamado bottle to bottle (de garrafa para garrafa). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, e órgãos semelhantes no exterior ainda proíbem o uso de PET reciclado em embalagens que tenham contato direto com os alimentos. É uma precaução contra algum tipo de contaminação que o material possa ter sofrido em sua vida anterior. “Há experiências de grande sucesso em bottle to bottle na França, na Austrália e em outros países, usando reatores no processo de produção”, diz Santos. Elas transformam garrafas PET em embalagens novas para produtos de limpeza.

(GIMENEZ, Karen. As 30 maiores descobertas da ciência. Superinteressante.

São Paulo: Ed. Abril, set. 2004, p.38.)

01- A frase que melhor resume o texto é:

A) a população desconhece a necessidade da reciclagem.

B) as embalagens descartadas dão origem a outros produtos.

C) as experiências de reciclagem na Europa têm pouco sucesso.

D) os processos de reciclagem têm avançado com rapidez.

02- No 2º parágrafo, resina polietileno tereftalato, ou PET, refere-se a:

A) um material adequado para reciclagem.

B) um produto impróprio para embalagem.

C) uma resina bem diferente da resina virgem.

D) uma matéria-prima difícil de encontrar.

D6 – Localizar informação explícita em um texto

O PULO

A onça encontrou com o gato e pediu:

__Amigo gato, você me ensina a pular?

O gato ficou muito desconfiado, mas concordou.

Nas últimas aulas a onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um gato gigante.

__Você é um professor maravilhoso, amigo gato! – dizia a onça, agradando.

Uma tarde depois da aula, foram juntos beber água no riacho. E a onça fez uma aposta:

__Vamos ver quem pula naquela pedra?

__Vamos lá!

__Então, você pula primeiro – ordenou a onça.

O gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a onça – procotó. – deu um pulo traiçoeiro em cima do gato.

Mas o gato pulou de lado e escapoliu tão rápido como a ventania.

A onça ficou vermelha de raiva:

__É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!

E o gato respondeu cantando:

__O pulo de lado é o segredo do gato!

MARQUES, Francisco (Chico dos Bonecos), Carretel de Invenções. AMEPPE. 1993. 2ª Edição

D6 – Localizar informação explícita em um texto

03- A principal informação transmitida pelo texto é:

(A) a estratégia utilizada pela onça para pegar o gato.

(B) as diferentes formas usadas pelos professores para ensinar seus alunos.

(C) o desejo que o gato tinha de ser professor da onça.

(D) as brincadeiras dos felinos.

D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

O cabo e o soldado

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o parente é seu.
Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.
04- No texto, o traço de humor está no fato de:

(A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
(B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
(C) todos terem olhado para o cabo.
(D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.

D09 - Identificar o tema central de um texto.

D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)


NOVIDADE NAS ESCOLAS

O programa TIM Música nas escolas começa seu segundo ano em Belo Horizonte com muitas novidades para os alunos e professores. A partir desse mês, os dois mil jovens, estudantes de quatro escolas públicas da Região do Barreiro, participarão de 128 oficinas, em que aprofundarão conhecimentos musicais ficando na composição e interpretação.

Integrantes da Bateria TIM Música nas escolas e os embaixadores da paz irão fazer as primeiras apresentações públicas, levando mensagens de cidadania às comunidades. Também esse ano, serão formados oito núcleos de agitação cultural, que são uma forma de ampliar e fixar o projeto nas escolas.

Jornal Estado de Minas – Caderno Prazer em Ajudar – 26/02/2008

Jornal Estado de Minas – Caderno Prazer em Ajudar – 26/02/2008

05- Marque a alternativa que nos mostra qual o assunto desta notícia:

(A) O Programa Tim lança novos toques pra celulares.

(B) O Programa Tim beneficia alunos de escolas particulares.

(C) O Programa Tim incentiva jovens a participar de oficinas musicais.

(D) O Programa Tim lança novos aparelhos de celular.

06- Essa notícia foi retirada de:

(A) Revista

(B) Internet

(C) Jornal

(D) Panfleto

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.

ESTRANHAS GENTILEZAS

Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.

Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos ventinhos de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.

(Ivan Ângelo. O comprador de aventuras e outras crônicas. S.Paulo: Ática, 2000)

07- De acordo com o texto, é correto afirmar que:

(A) Todas as pessoas da cidade grande são extremamente gentis, isto é, muito educadas.

(B) O narrador habituado a ser tratado de forma pouco gentil, percebe que as pessoas começam a tomar atitudes de gentileza pouco comuns.

(C) O narrador perdeu a paciência com o seu vizinho que provocou uma intriga e destruiu a amizade dos dois.

(D) As pessoas gastam sua paciência nos ônibus, mas conservam a educação quando estão com os amigos.

 
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

08- O que representa as estrelinhas do 1º quadro?

(A) Alegria

(B) Dor

(C) Raiva

(D) Tristeza.

 

D26- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso, veio um automóvel

e o motorista gritou para o caipira:

– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!

O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao

lado da ponte. Ai, o caipira falou pro motorista:

– Oi, cumpade! Dando água pra tropa, é?

ZIRALDO. As últimas anedotinhas do bichinho de maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

09- Que palavra do texto indica o modo de falar de uma pessoa que mora no meio rural?

(A) Cumpade.

(B) Disparada.

(C) Passo.

(D) Tropa.

 

D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Negócios atípicos proliferam no país

Obviamente com ironia, o cronista Paulo Francis costumava dizer que um nível pequeno de corrupção fazia bem à sociedade: estimulava obras públicas, contratações de empresas, empregos e ativava a economia de forma ampla. É claro que a frase não pode ser levada ao pé da letra, mas, a partir dela, pode-se concluir que o atual ambiente de denúncias de corrupção por toda parte cria uma situação caótica. A sensação de corrupção está chegando a níveis insuportáveis.

Nos últimos anos, houve denúncias e até prisões de diretores de grandes empreiteiras, vereadores, prefeitos, empresários e até banqueiros, mas não se sabe de qualquer punição concreta.

(Colunista Sérgio Barreto Mota)

10- Ao compararmos o texto com a charge, podemos perceber que:

A) Os dois criticam a questão da corrupção no Brasil.

B) Aconteceu uma infestação de ratos em Brasília.

C) Os dois falam de construção.

D) Os dois afirmam que no Brasil não existe a corrupção.

GABARITO

 

A

B

C

D

01

       

02

       

03

       

04

       

05

       

06

       

07

       

08

       

09

       

10

       

BOA SORTE E MUITA ATENÇÃO!!!

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