Projeto reciclagem
Justificativa:
Num país que produz cerca de 180 mil toneladas de lixo por dia, a preocupação com a forma e o local de descarte é iminente. Um passo importante em relação à gestão do lixo brasileiro foi dado no ano passado quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada, depois de quase 20 anos encalhada no Congresso. A nova lei torna a logística reversa obrigatória (o setor empresarial será responsável pela coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos domiciliares, como papéis, vidros, plásticos, metais etc.) e determina que lixões sejam banidos e que sejam implantados sistemas para a coleta de materiais recicláveis nas residências, além de incentivar a integração de catadores de resíduos recicláveis.
A escola é um bom lugar para se aprender sobre a importância de descartar o lixo corretamente. E isso pode começar desde cedo. “Hoje, a criança já nasce ouvindo falar em reciclagem.
Na escola temos concentrado a atenção de alunos, pais de alunos, professores, equipe escolar e pessoas da comunidade para a questão ambiental, uma vez que a temática evidencia as interrelações e a interdependência dos elementos da natureza na constituição e na manutenção da vida no planeta.
Objetivos:
Conceituar o que é reciclagem
Reconhecer a importância da reciclagem para o nosso planeta;
Reconhecer o dia 05 de junho como dia mundial do meio ambiente;
Diferenciar os tipos de lixos que existem;
Reconhecer as cores das latas de lixos recicláveis;
Reutilizar embalagens para a confecção de brinquedos e vasos de plantas
Turmas:
1ºs anos do Ensino Fundamental
Duração:
2º bimestre
Atividades desenvolvidas:
1- Roda da conversa: O que é a reciclagem?
2- Pintar desenho sobre o dia do meio ambiente
3- Leitura em capítulos do texto informativo
Materiais Recicláveis
LIXO ORGÂNICO
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. São restos de comida em geral, cascas de frutas, casca de ovo,sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.
A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem. No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: gorduras, laticínios, carne de peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.
PAPEL
Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.
São recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.
PLÁSTICO
O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente. O ideal: serem recuperados e reciclados. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.
São Recicláveis: Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.
Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.
METAL
Os metais são 100% recicláveis, por exemplo, para fabricação de uma tonelada de alumínio são necessárias 5 toneladas de bauxita. A reciclagem de uma tonelada de sucata de alumínio economiza 5 toneladas de bauxita, um recurso natural não-renovável. As latas, tanto as de folhas-de-flandres quanto as de alumínio, são as principais sucatas metálicas desprezadas hoje em dia e que podem ser recuperadas em grandes quantidades pela coleta seletiva.
São Recicláveis: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros…
Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.
VIDRO
O vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC. Nota-se assim que a fabricação do vidro a partir dos cacos economiza energia gasta na extração, beneficiamento e transporte dos minérios não utilizados. A economia de energia é a principal vantagem do processo, em termos econômicos, pois reflete na durabilidade dos fornos.
São Recicláveis: (podem ser inteiros ou quebrados) tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
TODOS OS MATERIAIS DEVEM ESTAR SEPARADOS, LIMPOS E SECOS.
4- Pinte os cestos de lixo nas cores que aparecem no paio da escola.
Lugar de lixo é no lixo! Leve cada criança até o cesto!
5- Jogo da memória
6- Ajude a menina encontrar as garrafas para jogá-las todas no lixo e não poluir o meio ambiente.
6- Reutilizando a garrafa PET:
a) Bilboquê:
Para construir um bilboquê você vai precisar de:
• 1 garrafa pet descartável;
• fita adesiva colorida (ou transparente);
• barbante;
• 1 folha de jornal ou revista;
• tesoura
• adesivos ou recortes para enfeitar.
Passo a passo:
|
b) Vai e vem:
MATERIAL:
2 garrafas pet
Tinta plástica de várias cores
Fio de varal ou barbante (2 pedaços de 3m)
Fita crepe ou fita adesiva incolor
COMO FAZER:
Corte cada garrafa ao meio.
Você vai utilizar as metades de cima, isto é, as que têm gargalo.
Passe os dois fios de varal no centro do gargalo da primeira garrafa. Em seguida, passe os fios pela outra metade, do centro para o gargalo da outra garrafa.
Pinte o Vai e Vem com Tinta plástica para dar um visual bonito.
Quando secar e passe fita crepe ou fita adesiva incolor para juntar as duas partes das garrafas.
Faça alças para segurar as pontas do barbante durante a brincadeira, serão no total 4 alças para facilitar a brincadeira. Uma alça para cada Mão (2 jogadores = 4 mãos).
COMO BRINCAR:
Cada um se posiciona de um lado, segurando as pontas dos fios .
Conforme abrirem e fecharem os braços, o cilindro deslizará pelos fios de um lado para o outro.
Plantando em uma garrafa pet:
Cabeça de capim
Material necessário
1 garrafa pet;
Recortes de partes do rosto de revistas ou desenhos xerocados;
Areia ou serragem;
Alpiste;
Água uma vez por dia
Cola;
Tesoura
- Pratinho de plástico ou fundo de garrafa Pet
Modo de fazer
Coloque a areia até metade da garrafa pet (sem alpiste). Depois misture a parte o restante da areia com alpiste e complete a garrafa.
Faça a carinha. Os olhos devem ficar um pouco abaixo da mistura de sementes com serragem.
Coloque o Cabeça-de-Capim sobre um pratinho.
Deixe em local arejado e regue o topete do boneco diariamente mas, lembre-se "NÃO DÊ ÁGUA PARA O MOSQUITO DA DENGUE", todos os dias lave o suporte com uma bucha e troque a água.
Sugestão de atividades de matemática sobre o cabeça de capim
1- Medir o comprimento do cabelo;
2- Fazer gráfico com os resultados das medidas;
3- Pinte o cabeça de capim que ficou com o maior cabelo
Sugestão de atividades de matemática sobre o cabeça de capim
1- Desenhar e listar o nome dos ingredientes;
2- Desenhar e produzir um texto coletivo explicando como fazer o cabeça de capim;
3- Relatar por escrito de tempos em tempos as mudanças do boneco (a escrita pode ser coletiva, cada dia escolhe o boneco de uma criança para ser analisado e feito a escrita, onde o professor é o escriba).
Avaliação:
Direta e continua (observação na mudança de comportamento sobre o uso dos cestos de lixos da escola na hora do recreio)
Produto final:
Exposição dos bonecos durante o recreio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário