ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÇANÃ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF DEPUTADO JESSÉ FILHO
PLANEJAMENTO PARA O REFORÇO
DATA: MAIO DE 2012
JUSTIFICATIVA
Alguns alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, seja para se alfabetizar ou mesmo ao longo das séries subsequentes.
Como toda ação pedagógica, as aulas de reforço e recuperação devem complementar com êxito o trabalho realizado em sala de aula, junto com o professor. Sendo assim, o presente projeto visa o apoio pedagógico através de aulas de reforço com alunos que apresentam dificuldades e/ou defasagens de aprendizagem, que em consonância com atividades planejadas, contribuirá para o avanço dessas defasagens auxiliando o aluno em seu processo de aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
· Desenvolver ações que possibilitem garantir à aprendizagem da leitura e da escrita, contemplando o trabalho em sala de aula as necessidades reais do aluno que se encontra com defasagem na leitura e escrita.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Contribuir na alfabetização dos alunos
· Proporcionar atividades que levem o aluno a tornar um indivíduo capaz de utilizar a leitura e a escrita em situações do cotidiano.
· Dar condições para que os alunos reflitam sobre a sua escrita e o sistema alfabético de escrita.
· Ler compreensivelmente pequenos textos e responder os exercícios propostos.
· Ler oralmente pequenos textos, observando: pronúncia, entonação e ritmo.
· Reconhecer as vogais e os encontros vocálicos.
· Conhecer a palavra-chave e estudar as famílias silábicas.
· Compor palavras novas e formar frases.
· Escrever textos, observando a sequência das ideias, paragrafo e pontuação.
PÚBLICO ALVO:
Alunos de do 3° ao 5° Ano do Ensino Fundamental não alfabetizados do ensino e com dificuldades em leitura e escrita.
DURAÇÃO:
O projeto será realizado entre o mês de maio a novembro e será realizado duas vezes por semana.
AVALIAÇÃO:
A avaliação como mediação entre o ensino e a aprendizagem, deve ser entendida como parte integrante desse processo, que indica e fornece informações para a auto regulação do mesmo. Ou seja, ao mesmo tempo em que deve identificar o que o aluno é capaz de fazer com autonomia, indica ao professor o momento e a qualidade da intervenção pedagógica. Isso significa ajudar o aluno a avançar, atendendo às suas necessidades e provocando-o para novas aprendizagens.
Partindo dessa concepção, o desafio é avaliar os avanços e as dificuldades do aluno, considerando o grau de desenvolvimento de cada aluno que se encontra com dificuldade.
A avaliação deve ser desenvolvida como instrumento de acompanhamento e diagnostico que fundamentará as decisões/intervenções qualificadas e localizadas que o professor deve realizar para promover o avanço do educando. Deve-se ainda considerar que essas intervenções são conteúdos, procedimentos, estratégias que o professor deverá selecionar para atender às necessidades dos alunos.
ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS:
ROTEIRO DE CONTEÚDOS
· Vogais e os encontros vocálicos
· Encontros consonantais
· Famílias silábicas (SIMPLES E COMPLEXAS)
· Separação silábica das palavras estudadas
· Formação de frases
· Exercícios de caligrafia.
· Ditado de palavras
· Escrita e reescrita de textos
· Formação de novas estruturas: palavras – frases e textos.
ATIVIDADES:
· Apresentar a família das vogais através de estórias, gravuras e canções.
· Pedir aos alunos que digam palavras começadas por vogais.
· Identificar em palavras a vogal trabalhada.
· Gravar corretamente as vogais.
· Associar, nas palavras, a pronúncia e a escrita das vogais.
· Identificar, nas palavras, as vogais que compõem os encontros vocálicos (ai, ei, oi,ui, au, eu,ou).
· Diferenciar encontro vocálico oral e encontro vocálico nasal (ão, ãe).
· Escrever palavras que contém encontro vocálico (oral ou nasal).
· Selecionar palavras que contém encontro vocálico.
· Conhecer a escrita de palavras com sílabas complexas
· Ler e escrever palavras com sílabas complexas (trabalhar os vários encontros consonantais: (br/bl; cr/cl; dr; fr/fl. Etc.).
· Ler e escrever palavras com sílabas simples e complexas.
· Formar palavras novas com a família silábica, vogais e encontros vocálicos.
· Escrever frases, lendo e interpretando o significado da frase.
· Fazer a separação correta das palavras.
· Aplicar atividades de leitura e escrita para reforçar e fixar os conteúdos estudados.
ALUNOS COM DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA:
ROTEIRO DE CONTEÚDOS
· Revisar as famílias silábicas
· Estudar palavras novas
· Leitura e reescrita de textos
· Leitura silenciosa e leitura coletiva
· Ler identificando a acentuação (acento agudo, acento circunflexo e til)
· Ler e identificar os sinais de pontuação
· Ditado de palavras e frases
· Exercícios de caligrafia
· Formação de novas estruturas: palavras – frases e textos.
ATIVIDADES:
· Estudo das famílias silábicas através de fichas.
· Identificar as sílabas complexas das palavras ou do texto
· Realizar a leitura de vários tipos de textos e fazendo a interpretação
· Ler poesias observando o ritmo e a linguagem
· Reescrever textos lidos obedecendo à direção esquerda – direita.
· Produção de textos escritos usando a sequência lógica.
· Ler e escrever textos compreendendo e obedecendo a função dos sinais de acentuação e pontuação.
· Aplicar atividades de leitura e escrita para reforçar e fixar os conteúdos estudados.
ELUZE LOPES DA SILVA
SUPERVISORA
Referências:
Revista do Professor. Editora CPOEC 2004.
OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Manual de Orientação de Aceleração do IAB 2º edição 2010
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Pipoca: método lúdico de Alfabetização: uma proposta construtivista e interacionista lúdica. 43º edição. São Paulo: Saraiva, 1998.
CÓCCO, Maria Fernandes. Didática da alfabetização. Conteúdo e metodologia. São Paulo: FTD, 1996.
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