quinta-feira, 14 de junho de 2012

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÇANÃ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EMEF DEPUTADO JESSÉ FILHO

PLANEJAMENTO PARA O REFORÇO

DATA: MAIO DE 2012

JUSTIFICATIVA

Alguns alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, seja para se alfabetizar ou mesmo ao longo das séries subsequentes.

Como toda ação pedagógica, as aulas de reforço e recuperação devem complementar com êxito o trabalho realizado em sala de aula, junto com o professor. Sendo assim, o presente projeto visa o apoio pedagógico através de aulas de reforço com alunos que apresentam dificuldades e/ou defasagens de aprendizagem, que em consonância com atividades planejadas, contribuirá para o avanço dessas defasagens auxiliando o aluno em seu processo de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

· Desenvolver ações que possibilitem garantir à aprendizagem da leitura e da escrita, contemplando o trabalho em sala de aula as necessidades reais do aluno que se encontra com defasagem na leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

· Contribuir na alfabetização dos alunos

· Proporcionar atividades que levem o aluno a tornar um indivíduo capaz de utilizar a leitura e a escrita em situações do cotidiano.

· Dar condições para que os alunos reflitam sobre a sua escrita e o sistema alfabético de escrita.

· Ler compreensivelmente pequenos textos e responder os exercícios propostos.

· Ler oralmente pequenos textos, observando: pronúncia, entonação e ritmo.

· Reconhecer as vogais e os encontros vocálicos.

· Conhecer a palavra-chave e estudar as famílias silábicas.

· Compor palavras novas e formar frases.

· Escrever textos, observando a sequência das ideias, paragrafo e pontuação.

PÚBLICO ALVO:

Alunos de do 3° ao 5° Ano do Ensino Fundamental não alfabetizados do ensino e com dificuldades em leitura e escrita.

DURAÇÃO:

O projeto será realizado entre o mês de maio a novembro e será realizado duas vezes por semana.

AVALIAÇÃO:

A avaliação como mediação entre o ensino e a aprendizagem, deve ser entendida como parte integrante desse processo, que indica e fornece informações para a auto regulação do mesmo. Ou seja, ao mesmo tempo em que deve identificar o que o aluno é capaz de fazer com autonomia, indica ao professor o momento e a qualidade da intervenção pedagógica. Isso significa ajudar o aluno a avançar, atendendo às suas necessidades e provocando-o para novas aprendizagens.

Partindo dessa concepção, o desafio é avaliar os avanços e as dificuldades do aluno, considerando o grau de desenvolvimento de cada aluno que se encontra com dificuldade.

A avaliação deve ser desenvolvida como instrumento de acompanhamento e diagnostico que fundamentará as decisões/intervenções qualificadas e localizadas que o professor deve realizar para promover o avanço do educando. Deve-se ainda considerar que essas intervenções são conteúdos, procedimentos, estratégias que o professor deverá selecionar para atender às necessidades dos alunos.

ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS

· Vogais e os encontros vocálicos

· Encontros consonantais

· Famílias silábicas (SIMPLES E COMPLEXAS)

· Separação silábica das palavras estudadas

· Formação de frases

· Exercícios de caligrafia.

· Ditado de palavras

· Escrita e reescrita de textos

· Formação de novas estruturas: palavras – frases e textos.

ATIVIDADES:

· Apresentar a família das vogais através de estórias, gravuras e canções.

· Pedir aos alunos que digam palavras começadas por vogais.

· Identificar em palavras a vogal trabalhada.

· Gravar corretamente as vogais.

· Associar, nas palavras, a pronúncia e a escrita das vogais.

· Identificar, nas palavras, as vogais que compõem os encontros vocálicos (ai, ei, oi,ui, au, eu,ou).

· Diferenciar encontro vocálico oral e encontro vocálico nasal (ão, ãe).

· Escrever palavras que contém encontro vocálico (oral ou nasal).

· Selecionar palavras que contém encontro vocálico.

· Conhecer a escrita de palavras com sílabas complexas

· Ler e escrever palavras com sílabas complexas (trabalhar os vários encontros consonantais: (br/bl; cr/cl; dr; fr/fl. Etc.).

· Ler e escrever palavras com sílabas simples e complexas.

· Formar palavras novas com a família silábica, vogais e encontros vocálicos.

· Escrever frases, lendo e interpretando o significado da frase.

· Fazer a separação correta das palavras.

· Aplicar atividades de leitura e escrita para reforçar e fixar os conteúdos estudados.

ALUNOS COM DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS

· Revisar as famílias silábicas

· Estudar palavras novas

· Leitura e reescrita de textos

· Leitura silenciosa e leitura coletiva

· Ler identificando a acentuação (acento agudo, acento circunflexo e til)

· Ler e identificar os sinais de pontuação

· Ditado de palavras e frases

· Exercícios de caligrafia

· Formação de novas estruturas: palavras – frases e textos.

ATIVIDADES:

· Estudo das famílias silábicas através de fichas.

· Identificar as sílabas complexas das palavras ou do texto

· Realizar a leitura de vários tipos de textos e fazendo a interpretação

· Ler poesias observando o ritmo e a linguagem

· Reescrever textos lidos obedecendo à direção esquerda – direita.

· Produção de textos escritos usando a sequência lógica.

· Ler e escrever textos compreendendo e obedecendo a função dos sinais de acentuação e pontuação.

· Aplicar atividades de leitura e escrita para reforçar e fixar os conteúdos estudados.

ELUZE LOPES DA SILVA

SUPERVISORA

Referências:

Revista do Professor. Editora CPOEC 2004.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Manual de Orientação de Aceleração do IAB 2º edição 2010

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Pipoca: método lúdico de Alfabetização: uma proposta construtivista e interacionista lúdica. 43º edição. São Paulo: Saraiva, 1998.

CÓCCO, Maria Fernandes. Didática da alfabetização. Conteúdo e metodologia. São Paulo: FTD, 1996.

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