quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Em defesa da educação publica.

É muito fácil ficar destilando comentário a cerca da posição que o país, ocupa no ranking da educação no mundo.

Para um país com 512 anos de existência que passou por e passa por varias turbulências econômica, social, ditatorial e etc. Que só agora começa a pensar em crescer é muito complicado sai falando como se a culpa fosse apenas dos governos de Lula e agora de Dilma.

Se estudarmos a História da Educação no Brasil, veremos que nosso sistema é bastante complexo, vem com a imposição de uma educação jesuítica que seguia um modelo religioso europeu, que só foi acabar com a expulsão desses padres em 1759, pelo Marquês de Pombal, que começamos a pensar um pouco mais em uma educação diferenciada.

Só com a chegada da Família Real é que aparecem os primeiros cursos e que se volta a querer uma educação própria, foi quando foram criados os primeiros subsídios para o ensino primário. Só em 1934, é que se constrói a primeira universidade no Brasil em São Paulo. Veja em que ano foram criadas as universidades lá na Europa? Veja lá?

Então temos vários momentos, sem falar que o Brasil tem 110 anos que tenta um modelo de alfabetização, já tentamos vários métodos.

Ainda precisamos avançar, precisamos de um Plano Nacional de Educação, que respeite as diferenças sociais, precisamos debater um currículo mais adequado à realidade de cada região, tem que melhorar as condições de nossas escolas, enquanto lá nos países que estão na frente do Brasil nem se usa mais giz aqui ainda se usa, nada contra o uso do giz, mas já existem outras ferramentas.

Precisamos debater melhoria nos cursos de formação de professores nas Universidades, temos criar maneiras para manter os nossos alunos na escola, é grande o numero de alunos que evadem antes mesmo de terminar o primeiro semestre. Temos que acabar com essa exclusão dos que podem pagar tem bom ensino que não tem recebe um ensino de péssima qualidade.

Precisamos urgente que a sociedade que reclama tanto participe dos fóruns de debate sobre a educação, das Conferencias, dos Conselhos Escolares, que participe da vida escolar dos seus filhos, que cobre mais e que procure esta na luta em defesa de uma educação para todos, gratuitas e em todos os níveis.

Joselito é Pedagogo formado pela UESC.

Nenhum comentário: