quarta-feira, 11 de abril de 2012

Introdução:

Com o intuito de participar das comemorações do Centenário de seu nascimento é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, estará organizado um Projeto de Intervenção Cultural, com parte do seu trabalho de resgate e de construção dos valores locais, para que o seu publico alvo, que são crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

O PETI se propõe a articular uma série de atividades de caráter interdisciplinar voltadas para o desenvolvimento de ações de nítida repercussão comunitária. Para tanto a metodologia escolhida se baseia na participação e interação educador – educando – família e comunidade

Jorge Leal Amado de Faria (nasceu em Itabuna, 10 de agosto de 1912 e faleceu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

Em 1945, foi eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, tendo participado da Assembleia Constituinte de 1946 (pelo Partido Comunista Brasileiro) e da primeira Câmara Federal após o Estado Novo, sendo responsável por várias leis que beneficiaram a cultura. Viajou pelo mundo todo. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941-42), em Paris (1948-50) e em Praga (1951-52).

Justificativa

O presente projeto foi criado para que as crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) conheçam e aprendam a valorizar as referências patrimoniais de sua cidade. O presente ano se destaca por ser o centenário do escritor Jorge Amado, sendo assim de suma importância conhecer tudo o que se refere a ele. Resgatar a historia patrimonial e a trajetória do escritor são nossos dever para que as futuras gerações sejam fruto de uma sociedade mais culta e justa.

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo, fazendo entender que a literatura, o teatro, as artes, ocupam um papel fundamental na formação social do educando, buscando não só desenvolver o prazer da leitura, como também o prazer de representar e criar, viabilizando o acesso a um mundo até então pouco conhecido, como a obra e vida de um grande escritor brasileiro.

Objetivos Específicos:

Ø Valorizar a literatura brasileira e regional,

Ø Criar o gosto pela leitura,

Ø Estimular a leitura de forma lúdica e significativa,

Ø Apresentar a visão popular do autor nas obras que foram adaptadas para a televisão e cinema;

Ø Valorizar a ação de ler e, consequentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação do conhecimento.

Desenvolvimento:

O Projeto será desenvolvido nos Núcleos do PETI, com o acompanhamento das facilitadoras de Cultura e do Pedagogo e da Psicopedagoga, assim como a participação das Educadoras Sociais do programa.

Durante o desenvolvimento haverá a organização de diversas atividades sobre o tema “Jorge Amado” como: Elaboração de um painel sobre Jorge Amado e apresentação dos itens contidos nele, Apresentação da coreografia de uma música inspirada na obra de Jorge Amado, pelas crianças e adolescentes do PETI.

Haverá a confecção de uma maquete do quarteirão Jorge Amado no centro de Ilhéus, com o Bar Vesúvio, que faz parte do livro Gabriele, Cravo e Canela, da casa onde ele viveu e escreveu o livro “O País do Carnaval”.

Será realizada uma produção em vídeo da biografia dele, feito pelos meninos do programa, uma peça teatral do seu único conto infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.

Conclusão:

O Projeto terá a sua culminância no mês de Agosto mês do seu nascimento. O encerramento será enfrente a Fundação Cultual de Ilhéus situada no Centro Histórico da Cidade, que foi tombada como “Quarteirão Jorge Amado” por que serão usadas as dependências da FCI, apresentação do vídeo e da peça.

Referencia Bibliográfica

GUIA DO EDUCADOR EXTRA. Auto Astral Editora. Edição de Março de 2010.

DELORS, Jacques. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 4. ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. Brasília, DF: Editora Cortez, MEC, UNESCO, 2000.

REVISTA NOVA ESCOLA. Edição Especial. Editora Fundação Victor Civita. Mês de Outubro de 2011.

www. http://pt.shvoong.com/books/biography/1658105-jorge-amado-vida-obra/

Acessado em: 11/04/2012.

www.suapesquisa.com/jorgeamado.

Acessado em: 11/04/2012.

.www.portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22494

Acessado em: 11/04/2012.

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