domingo, 2 de julho de 2017

Projeto dia pais
JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dá asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio
O homem que amava caixas
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
Adivinha Quanto Eu Te Amo
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.

DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.




          Datas que falam! Folclore
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Experiência, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore.
• Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc.
• Despertar-se para a valorização das diferentes culturas.
• Desenvolver o interesse pela pronúncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua por meio dos trava-línguas.
• Apropriar-se da linguagem visual como expressão.
• Apropriar-se da expressão verbal, da memória e da criatividade.
• Despertar a curiosidade e a valorização pela pesquisa e pela cultura escrita.
• Desenvolver a percepção visual e espacial e conhecer os personagens do folclore brasileiro por meio do jogo da memória.
• Desenvolver a habilidade manual.
• Desenvolver a coordenação e o equilíbrio por meio do brinquedo pé-de-lata.
• Conhecer cantigas, brinquedos e brincadeiras do folclore.
• Despertar-se para a preservação do meio ambiente, tendo como referências os personagens folclóricos defensoras da natureza.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversa e registro: sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto, através de perguntas problematizadoras:
Ø Quem acha que gato preto dá azar? Você já viu o Saci Pererê num redemoinho? Quem acredita que o Curupira seja o protetor dos animais? Dizem que o Lobisomem aparece em noite de lua cheia... Você já ouviu a canção Ciranda Cirandinha? Já brincou de pique-pega e cabra-cega? Já comeu arroz com galinha e tutu? Já viu um tapete feito à mão? Já dançou quadrilha? Já assistiu a uma capoeira? Ah... Tudo isso e muito mais é o que chamamos de Folclore. Vamos estudar sobre ele e entender onde ele está presente.

 Estratégias e recursos da aula” PROJETO FOLCLORE”
1° momento: Rodinha de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios, hipóteses e curiosidades sobre o tema do folclore.

Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
2° momento: “Mala-surpresa”: dramatizando o folclore.
Ø Mala contendo alguns objetos para ilustrar o tema: corda, livrinho do saci, tapetes, trabalhos manuais, músicas etc.

Estratégias e recursos da aula “PROJETO FOLCLORE”
3° momento: apresentação dos personagens do folclore com os murais colar na sala. Contação da história eleita pela maioria das crianças.(Saci, Curupira, Iara...)
Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
4° momento: Atividades folhas musicas folclórica encenação
Estratégias e recursos da aula  “PROJETO FOLCLORE”
5° momento atividades na folha
CULMINÂNCIA
Confecção de brinquedos
                                  VEGETAIS(plantas)

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Identificar os diferentes tipos de plantios: mudas, caroços ou sementes;
§  -Mostrar para as crianças que as plantas têm tamanhos e formas diferentes e vivem em diferentes lugares.
§        -Falar como nascem os vegetais, etc...
§  Importância da preservação.
§  Plantar mudas de árvores;
§  Semear um canteiro;
§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  1º momento :Levar diferentes tipos  de sementes
§  O/a professor/a proporá que cada criança traga a sua semente de casa (melancia, feijão, abobora, mamão, milho etc) e cada criança fará o seu plantio. Quando todos tiverem plantado a sua semente deverão regar e todas as garrafas deverão ser colocadas num local que receba a luz do sol. Dia-a-dia o/a professor/a juntamente com as crianças deverão acompanhar a evolução da germinação.


§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  2º momento : assistir o DVD João e o pé de feijão

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  3º momento: Contação da História: “João e o Pé de Feijão”. Neste momento o professor deve organizar a sala de modo a criar um ambiente confortável para a contação da história.

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  4º momento: ler a poesia do porta-texto e instigá-los com a seguinte pergunta:
§  “O que vocês fariam com feijões mágicos?” plantar os feijões para a observação.( a observação deve acontecer todos os dias após o plantio)

§  Estratégias e recursos da aula:VEGETAIS(PLANTAS)
§  6º momento: “Colcha de retalhos” –Ouvir a musica sementinha.  Pedir para que os alunos destaquem a parte da história que mais tenham gostado através de um desenho. Posteriormente reconstruir com eles a ordem cronológica da história (explorando noções de início, meio e fim), através desta ordem cronológica construída a partir dos desenhos fixar um desenho no outro como se fosse uma colcha de retalhos.

             CULMINÂNCIA :
            PLANTAR SEMENTES PARA LEVAR PARA CASA.

Fonte: tirada da internet. 

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