domingo, 22 de outubro de 2017

Músicas para rotina
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Para fazer Roda de Conversa:

Roda, roda, roda
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Carangueijo peixe é?
Carangueijo não é peixe...carangueijo peixe é
Carangueijo só é peixe na enchente da maré
olha palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda, roda, roda
Carangueijo peixe é.

Para guardar o brinquedo:

Está na hora de guardar
Não adianta reclamar
Está na hora de guardar
Vamos todos ajudar.

Para o lanche:

Meu lanchinho (bis)
Vou comer (bis)
Pra ficar fortinho (bis)
E crescer (bis)

Chegou a hora de merendar
Vamos comer
Bem devagar
Agora prestem muita atenção
Papel e casca não se põe no chão

Onde Coloca turminha???
No lixo.

Obrigada Papai do Céu
Pelo lanchinho que vamos comer
Daí igual a quem não tem.
Amém
e bom apetite!

Calendário e tempo:

Para dia de Sol:

Hojé é ......... feira, dia de sol
sai do casco tartaruga
sai da casa caracol
viva a .........feira, viva a semana inteira (bis)

Para dia de Chuva:

Hoje é ........feira, está chovendo
Chuva boa
Xuá, xuá, xuá
Lava a terra, molha o chão e limpa ao ar.
Se trovão fazer barulho eu não vou me assustar.

Na hora da história ou quando é necessário que as crianças façam silêncio:

Ouço o barulho do mosquitinho
e as batidas do meu coraçãozinho
Fecho a boquinha e tranco com a chavinha.
Xiiiiiiiiii

A linguagem oral está profundamente ligada ao desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional infantil e se deve ao fato de que a fala é um dos primeiros meios que a criança utiliza para transmitir seus sentimentos e para manter contatos fetivo-pessoais com os outros. É importante ressaltar ainda que somente quando ela se encontra com relação à conservação e constância dos objetos. O desenvolvimento da linguagem oral também permite que a criança adquira uma pronúncia correta e inteligível, melhore sua expressão oral, passando da utilização de palavras-frases (aos 2 anos aproximadamente) para a de frases completas e complexas e a narração de pequenas experiências.
As histórias contribuem para o desenvolvimento da linguagem, raciocínio e principalmente da imaginação. Quanto à duração da história o educador deverá usar sua capacidade de adaptação para que a história não ultrapasse o período de atenção de seus alunos (de oito a quinze minutos, entre 3 e 6 anos), o melhor momento seria após uma atividade moderada, antes de contar história promova momentos calmos como; ver livros,ouvir música, montar quebra-cabeça e outros jogos. Ao terminar a história é indispensável conversar sobre ela, sem utilizar perguntas do tipo: “gostaram da história?” É interessante incentivar com indagações do tipo: “se acontecesse com você o que você faria?”.




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