domingo, 17 de dezembro de 2017


Horário de Verão


Horário de verão: por que temos que adiantar nossos relógios?
Todo ano é a mesma coisa. Sempre que o calendário aponta para a proximidade do final do ano, temos que, a partir de uma data específica, adiantar nossos relógios em uma hora. Esse é o nosso horário de verão.
Mas para que serve o horário de verão? Quando ele foi criado?
O horário de verão foi inventado há muito tempo, no ano de 1784, por Benjamin Franklin, que, na época, teve essa ideia de alterar o horário para economizar as velas que eram utilizadas para iluminar as casas e as ruas. Mas foi na I Guerra Mundial (1914-1918) que esse horário foi adotado mais definitivamente, tanto pela Alemanha quanto pela Inglaterra, difundindo-se depois por toda a Europa e em outros inúmeros países.
A ideia é simples: ao adiantarmos os relógios, os dias demoram mais para anoitecer, fazendo com que gastemos menos energia elétrica com as lâmpadas, ou seja, aproveitamos mais a luz do sol para as nossas atividades. No caso do Brasil, adiantamos o relógio em uma hora, mas existem países que adiantam em duas horas e outros que diminuem o horário, tudo a depender do que for mais conveniente para o país.
E por que o horário de verão é adotado só em certo período do ano?
Para responder a essa pergunta, precisamos primeiramente compreender o significado de uma palavra um pouco “estranha”: o solstício.
A Terra, durante o seu movimento de translação (ao redor do Sol), recebe diferentes índices de iluminação ao longo do ano, em razão de o seu eixo estar inclinado. Assim, em algumas épocas do ano, o hemisfério sul da Terra apresenta noites mais longas e dias mais curtos, são os solstícios de inverno. Da mesma forma, em outras épocas, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas, com uma maior exposição do nosso hemisfério em relação ao sol, são os solstícios de verão, que se apresentam de forma mais definida mais ou menos a partir do dia 21 de dezembro, quando inicia a estação do verão.
Observe o esquema a seguir:

Esquema do solstício de verão no hemisfério sul
Por esse motivo, por volta do mês de novembro, quando o solstício de verão já começa a ficar mais evidente, os relógios são adiantados em uma hora para aproveitarmos ainda mais esse “tempo extra” de luz solar, economizando energia ao final do dia, quando o consumo geralmente é maior.




Nenhum comentário: