domingo, 3 de dezembro de 2017

O rei que era dono do mundo
Era uma vez um Rei muito rico, tão rico que suas riquezas eram impossíveis de contar. Mesmo assim ele não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais. Por isso ele não se importava com nenhuma outra coisa.
Um dia, ele subiu na mais alta torre do seu castelo, olhou para suas terras sem fim, e disse: - Tenho muito pouco, preciso conseguir mais. Na verdade acho que preciso de todas as terras e riquezas do mundo.
Então ele convocou seus exércitos que eram muitos, e lhes ordenou que conquistassem todas as Nações do Mundo, e lhe trouxesse todas as riquezas existentes. Assim seu exército partiu para cumprir sua missão.
Depois de feito isso, ele disse: - Agora sim, tenho tudo no mundo. Na verdade eu tenho o próprio mundo e também todas as suas riquezas. Nada mais me falta, não preciso de mais nada! E ele se cobriu com seus tesouros. Estava tão contente que dormiu ali mesmo.
Então, um dia, ele viu que não estava mais contente e pensou: - Eu já tenho todas as riquezas e terras do mundo, todas as pessoas são meus servos, e ainda assim sinto que me falta mais alguma coisa! Assim ele mandou chamar seus sábios para que descobrissem o que ainda lhe faltava.
E eles disseram: - A coisa mais importante do mundo é a mais difícil de se conseguir. Não pode ser conseguida com Dinheiro ou Poder. Na verdade o Senhor já possui essa coisa, e Ela lhe foi dada de graça. Mesmo assim ela não pode ser vista ou tocada, e só pode ser vista quando a pessoa perde.
Depois de ouvir isso, o Rei ficou pensativo e sem entender o que os sábios queriam dizer com aquilo, afirmou: - É claro que esta coisa não existe. Qualquer coisa que eu conheço pode ser comprada com meu dinheiro ou conquistada por meus exércitos. Apesar de ganancioso, o Rei era um bom governante para o seu povo.
Assim, cismado com as palavras dos sábios, resolveu por um tempo, desistir de querer saber o que faltava conquistar. Então um dia o Rei amanheceu com febre. Estava doente.
Assim, ele mandou chamar os melhores médicos e magos do mundo para cuidar de sua doença. Mas o tempo passava e Ele não melhorava. Então mandou chamar os sábios para ouvir seus conselhos.
E os Sábios disseram: - Isto Majestade, era a coisa da qual lhe falamos naquele dia. Nós a temos desde o nascimento, e não pode ser vista até o momento que deixa de existir. Essa coisa é nossa SAÚDE. Poucos lhe dão importância, mas, é a coisa mais importante do mundo, e é IMPOSSÍVEL de se comprar.


Então o Rei compreendeu tudo, e disse: - Eu com todo o poder e riquezas do mundo não fui capaz de conseguir algo tão simples, que era minha Saúde. Eu fui um TOLO. De que adiantou tanto poder e riquezas se não fui capaz de conquistar algo que me foi dado de graça. E o Rei finalmente ficou curado. Então ele disse: - Agora sei o que é ficar doente. De hoje em diante, meu povo terá os melhores hospitais, e médicos, e escolas. Minhas terras e riquezas serão de todos. E ele foi contar a boa nova ao seu povo.

Então ele subiu na torre mais alta do seu castelo e olhando de cima pensou: - Como é bonito a paisagem daqui de cima. Eu já subi muitas vezes aqui e nunca tinha visto que era assim. E pensar que esta beleza sempre existiu.


Nenhum comentário: